O meu primeiro short film - O que acham?

Chob

1st Folding then Sex
Hey hey, não vou contar muito porque o meu melhor problema foi mesmo explicar a história.. por isso gostava de ter a vossa opinião se a percebem.

Conselhos e dicas são bem vindos :)

[video=youtube;W9dVgVSwttE]http://www.youtube.com/watch?v=W9dVgVSwttE[/video]

A curta está em inglês porque foi feito em itália com 2 amigos portugueses, uma austriaca e uma albanesa.. apelo á vossa compreensão :)


Cheers a todos
 
Tens ou estás a frequentar alguma formação relacionada com cinema?

Só vi um pouco, uns 4 minutos.. só à noite é que posso ver o vídeo com mais atenção para ver se percebo o enredo..

Estive a reparar apenas no aspecto 'técnico'.. É evidente que deves estar limitado em termos de material - e material para filmar com qualidade é sempre caríssimo -, mas parece-me que um tripé ou pelo menos um monopé teriam ajudado a obter melhor resultados em algumas situações. Em termos de planos obtidos, pelo menos alguns parecem estar bem pensados mas depois na execução acabam por falhar muitas vezes [cortar um pouco da cabeça/cabelos]. E o cameraman devia ganhar mais um pouco de experiência, para ter mais estabilidade e fazer um movimento mais 'certo' no panning que faz aos 3:35... :)

É certo que é vídeo amador e a ideia até pode passar por transmitir isso mesmo. Mas alguns detalhes destes acabam por estar fracos mesmo que a ideia seja um vídeo 'amador' sem execução a nível elevado.

Encara isto como uma critica positiva, naquilo que eu - que pouco percebo - julgo conseguir te ajudar.
Como disse mais logo vejo tudo com mais atenção em relação à história.
 
Última edição:
Percebo pouco desta área, mas tirando alguns pormenores técnicos menos conseguidos, gostei no geral, para um primeiro short film não está mal.
 
Gostei bastante do video no geral, boa qualidade, principalmente para o teu primeiro e com o que suponho não seja equipamento de grande qualidade :)

A parte que me parece pior é o facto de ser em inglês.... porque sinceramente o inglês falado aí não é, digamos, bom... e retira logo por completo a imersão no filme.
A rapariga ainda tem uma pronuncia que não fica mal, ela fala com confiança e isso nota-se. Agora o resto do pessoal parece que está a ler o guião na hora.

Ah, aquela parte com uma ventania do caraças no micro era escusada :/
Acho que é das coisas que gosto menos em vídeos é o som irritante de vento forte, parece que estou no meio dum furacão.
Ou tiravas o som, visto que na verdade não se passa nada em maior parte da cena (em termos de som do micro), ou tentavas minimizar o barulho em pós-produção e/ou com qualquer coisa no micro para que não leve com o vento directo. Não precisa de ser equipamento profissional, basta usares um bocado de esponja como por exemplo vês em micros de phones de PC, já fica bem melhor.

Também não sei o que usas-te, micro à parte, micro da camera, se fizeste alguma coisa pós-produção no som a não ser a montagem claro.

De qualquer maneira, como disse até gostei e acho que foi bom para um primeiro short film.
 
Atenção ao Som, composição dos planos e excesso de sobreposições de imagens (opacidades nos videos).
 
Última edição:
WoW, não tava á espera que alguem respondesse :o

Não, não estou em nenhuma formação, apenas pdf's e muito aprender no youtube, mas talvez vá para a univ de cinema um dia ;)
O Material usado foi uma 550D com uma 24-70L (tudo emprestado), e 2 holofotes para as cenas interiores.. tripé, confeço o meu medo de o usar devido ao vento que era mesmo mesmo muito forte.. Tanto que poderão ver que a rapariga ao chegar áquela zona, quase se desequilibrou com uma rajada de vento..

Ya o camara man tem tado a treinar muito os movimentos.. mas visto que as zonas exteriores foram todas gravadas em 90min (antes que anoitecesse) não deu muito tempo para aprefeiçoar cada cena.. foi quase tudo one-shot go
:s

O micro usado era do da camara para a ultima cena (na cada em obras), e de resto foi tudo em dobragem com um microfone de PC.. tenho pena não ter arranjado alguem para me ajudar com som :S

As sobreposições foram de propósito, para mostrar 3 espaços diferentes, estarão exageradas?

Thanks pessoal, opiniões são bem vindas :)
 
Boas. Para 1º não está nada mau. Agora é continuar e ter muita atenção ao detalhe.

Vou ser um bocado "bruto" agora, mas espero que vejas isto no bom sentido e não leves a mal. Acho que é com críticas constructivas que se melhora.

O acting está mau, incluindo o inglês. Realmente a que se safa melhor ainda é a rapariga, mas mesmo assim... Bem sei que é dificil, mas há cenas que parece que foram filmadas às três pancadas. O acting também depende muito de outros factores como realização, script e screenplay. Se há cenas mal escritas e realizadas, até um bom actor vai parecer mau. É preciso que pareça natural, e não que pareça real.

- A 1ª cena das chaves: não faz grande sentido um casal ter duas xboxs aleatoriamente desligadas em cima de qualquer coisa. Isto não adiciona nada à história e é estranho. O plano dele a abrir a gaveta e a mostrar as chaves dá um enfâse enorme às chaves, coisa que não devia acontecer já que elas não têm um papel na história. Toda esta cena desde ele a perguntar onde estão as chaves até as encontrar devia ter sido mais rápida e fluída já que é só um adereço. A transição da cena antes dele perguntar onde é que estão as chaves para a outra logo a seguir também não faz sentido ter aquele fade com opacity. Desliga completamente a "cena", ainda por cima o background não se parece nada com a da cena anterior, e ele parece que só andou uns passos. Cria um mix muita estranho. Ele só deu um passo, parece que andou imenso, a cena é diferente mas a voz dela quando responde está à mesma distância (aqui já tem a ver com sound editing e sound design)

Outra cena importante para ter em atenção e particularmente visivel neste trecho: 2:51 - 3:28. Ele aparece a andar da direita para esquerda, e quando se encontra com ela, aparece da esquerda para a direita. A partir daqui ele está sempre à esquerda, e ela à direita a olhar para esquerda. Subitamente ao minuto 3:28 ela responde-lhe a olhar para a direita. Isto causa imensa confusão de espaço. E logo a seguir, cuidado com o sound design. A vibração do telemóvel não faz sentido a nível de material e de espaço, está excessivamente alto e com reverb. Eu ouço o som e vejo um telemóvel em cima de uma mesa dentro de uma sala. E o som não muda quando ela tira o telemóvel da mala e agarra com a mão. O som também acaba muito abruptamente.

- Com material desses a cinematografia podia ter estado melhor. Os planos podiam ter sido melhor estudados, assim como a ligação entre eles. Antes de teres dito pensava que o filme tinha sido gravado com uma handycam.

- O camera man precisa de um suporte para estabilizar a máquina. Há maneiras relativamente fáceis de fazer isto com cenas que tens por casa, é só uma questão de pensarem um bocado no que têm à disposição. Eu utilizava o tripé encostado ao corpo por exemplo. Um skate para fazer de glide... etc.

- Cuidado com o aspect ratio do filme, que além de mudar ao longo do filme, nas situações onde estã a 2.39:1 o letterbox está desproporcional. Não ponham letterbox, o youtube faz isso automaticamente.

- As legendas estão muito grandes e demasiado bold. O fade nas legendas também não fica bonito. Se só usam o youtube, é preferível introduzirem as legendas lá.

E pronto, isto foi o que me saltou mais à vista.
Abraço e continua, e parabéns por fazeres um projecto do ínicio ao fim. Há muita gente com boas ideias que nunca as realiza. Teres dado este 1º passo, e logo numa curta com 8 minutos e com uma história interessante a meu ver é um bom presságio se continuares a trabalhar mais.
 
Última edição:
Com o material que usas-te podias ter aproveitado em abusar em pouca profundidade de campo em vez do blur de pos produção. O som é muito importante falam em 80% para 20% da imagem a nivel de importancia num filme. Se tiveres bom áudio e qualidade de imagem mais fraca não vais notar tanto como o contrario.

Ps: Vais sempre a tempo de fazer uma segunda cut ao vídeo e sacar o vento fora...lol

O tripé teria sido o teu melhor amigo. lol

Os planos achei muito fechados em nível geral tal seja de 24mm(mais o factor crop da maquina) em espaços pequenos mas a nível geral é continuar. Para a próxima limita para 1min ou máximo 3 min, para teres 3 min. excelentes em vez de 8min bons ou +/-.

De resto acho que o pessoal já falou de tudo. força nisso.
 
Thanks a lot pelas opiniões.

Só para te responder Drackey, não foi feito nenhum blur em pós produção, foi tudo alente.

Mais uma vez, thanks a lot people, tenho tado a aplicar o que tem sido dito aqui :)
 
Back
Topo