O meu primeiro site

Realmente links para websites externos num menu de navegação principal sem anunciar o facto não é a melhor ideia, porque confunde os visitantes. Agora, abrir janelas de popup/tabs a torto e a direito não acho boa ideia, deixo isso para o utilizador decidir. Se eu tiver um post a dizer "E não se esqueça de nos seguir no Facebook", vou estar a obrigar o utilizador a abrir uma janela nova, quando ele já sabe que vai parar ao Facebook, e sabe também que pode voltar atrás? Eu aqui optava por um link direto, sem abrir em nova tab. Se o utilizador quiser abrir numa nova tab, que o faça de sua livre vontade.

Quanto aos botões de browser, eu não quis dizer que eles são obrigatórios, eles são complementares à navegação web. Claro que não vou estar à espera que o utilizador use esses botões (do género: "para voltar à página inicial, carregue no Back do seu browser"), mas se lhe apetecer usar, não vejo qualquer problema. Não estava a pensar no ponto de vista de forçar o utilizador a usar os botões, por isso concordo plenamente com o que referiste.
 
O Facebook é um mau exemplo, porque se queres ir para o Facebook ou partilhares qq coisa and so on...tens a api que permite utilizares essas funcionalidades sem saíres do site :p LOL Mas isso já foge ao tópico.

Isso de deixares ao critério do utilizador nunca deixas, porque por definição ou abre uma tab ou abre no próprio site, não podes assumir que todos os utilizadores são experientes e que qd desejam abrir uma nova tab utilização o rato ou ctrl+click sobre o link.

Neste caso, como os links externos são do ambito do site, apenas são sites diferentes, se não quiser abrir uma nova tab acho que deve pôr uma referência nos outros sites para voltar à página anterior, assim o utilizador nunca perde a "ligação" entre o site principal e o novo, mas isto é um bocado martelado. Num cenário ideal seria o forum estar dentro do site principal e ligações que existam com o FB seria utilizar as funcionalidades da API do mesmo. :)
 
Back
Topo