1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

O meu super water coling home made na minha super caixa!!

Discussão em 'Galeria de projectos' iniciada por NeoToPower, 12 de Maio de 2002. (Respostas: 29; Visualizações: 4481)

?

Que acham?

1. Tá louco!!

27 vote(s)
    27,0%
  2. Fixe!!!

20 vote(s)
    20,0%
  3. Ya.... tá giro!!

15 vote(s)
    15,0%
  4. Naaaaaaa......

11 vote(s)
    11,0%
  5. Arranja uma vida meu!!

27 vote(s)
    27,0%
  1. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Como o nome indica é um sistema de water coling fabricado por mim, ou seja, neste sistema foi fabricado por mim o water block, modificado o radiador, criado o suporte para as ventoinhas e o modulo de retenção do water block.
    Os materiais utilizados foram uma bomba de água “Shark 2” que debita 600 l/h, 1 radiador em 2ª mão com 19x30 cm, 2 placas de cobre de aprox 10x5 cm, 4 junções de mangueira de gás “macho”, 1 adaptador de ¾ para 3/8, 70 cm3 de chapa de ferro, 1,5 de mangueira de ½, 1 recipiente de plástico com 20x7x12 cm com tampa, vários parafusos, 1 chapa de alumínio 10x10 cm entre outros.
    O water block foi feito unindo as duas chapas de cobre com estanho e fazendo furos atravez da junção das mesmas como mostra o seguinte esquema:

Neste esquema temos a amarelo as chapas de cobre e a cinzento o ponto da sua união c/ estanho, a vermelho temos as uniões de gás macho fixadas nas placas e a azul a direcção da corrente de água.
    Como de certo repararam os furos foram feitos no sentido longitudinal sendo a união entre os mesmos feita por meio de desgaste do cobre com uma broca antes da união a estanho da mesmas. Para tapar os buracos no topo optei pelo método mais rápido e barato... simplesmente utilizei uma sobra de cobre recortando-a á medida e de seguida soldando-a.
    Como podem ver o método de realização deste water block ñ foi assim tão simples porque este wb foi realizado a partir de sobras compradas numa sucateira ( reciclagem meninos e meninas.... reciclem) e como ñ encontrei nenhum bloco suficientemente grande (encontrar encontrei só que era demasiado grande pois dava para fazer alguns 200 wb ;-) ) resolvi-me por este método.
    Agora para os novatos que estão a olhar para isto como um burro olha pra um palácio e estão a tentar perceber a lógica do wc aqui fica um esquema das ligações:

Tradução... a azul escuro temos o depósito da água e o que está a vermelho dentro do mesmo é a bomba interior (bomba de aquário). Agora do depósito a agua vai directamente para o water block ( a amarelo) e depois, como vem quente do wb por causa do calor do processador, vai para o radiador, de preferencia em cobre, onde é arrefecida por meio de uma ou duas ventoinhas (no meu caso duas de 12 cm ) e de onde parte de seguida novamente para o depósito. Simples ñ é?

Bem... agora após tanta conversa vocês devem querer ver fotos a sério do “animal”... e como eu sou tipo que ñ gosta de fazer alguém esperar.... aqui estão elas:

O que se vê nas fotos, da esquerda para a direita, é em 1º o depósito de água e se prestarem atenção poderão ver a bomba de água dentro de depósito, logo atras está a fonte de alimentação que dá o power ás fans. Em 2º temos o water block ( peço desculpa pela má qualidade das img, mas a culpa tem a ver com a maquina fotográfica pois ñ dava para aproximar +) o qual como podem ver é feito de cobre a já se encontra ligado ás mangueiras, aliás o sistema estava já a bulir quando tirei a fotos. E finalmente em 3º temos o radiador, o qual, como podem observar, já se encontra no seu suporte e já com uma ventoinha ligada ( ainda ñ retirei a outra da minha caixa).
    Agora temos aqui uma img do radiador, onde se pode ver as ligações já efectuadas, em cima de um outro projecto meu, uma super caixa de computador a qual vai albergar este sistema de water coling:

Aqui, alem do radiador, podem ver tb a bomba de água e o water block.

Aqui temos também a mesma situação da anterior fotografia mas desta o vez o radiador já se encontra com o suporte.

Quanto á bomba... bem eu optei por comprar uma shark 2 interior devido ao seu reduzido custo e á sua eficácia 2ct's/600lh mas como todo o resto teve de ser adaptada:

Como não se nota muito bem o que foi feito na bomba passo a explicar: esta bomba ñ dispunha de uma entrada para uma mangueira pois em vez de tal tinha antes um difusor que espalhava a corrente de água, então tive de tapar o buraco com massa epóxica ( massa muito resistente que seca em 5 m e fica dura como aço) e abrir um novo com um diâmetro de 15 mm para colocar o adaptador de ¾ para ½ (parte brilhante amarela na img). Se olharem com atenção poderão, na 1ª imagem, ver a tal ranhura difusora e na segunda verificarão que ela já se encontra fechada.
    Quanto ás img do sistema a funcionar no meu computador... bem isso terá de esperar mais um pouco pois tenho ainda de acabar o rolo fotográfico e depois fazer a edição digital das fotos... mas isto tudo para muito breve e enquanto essas fotos ñ vem aqui tem mais umas do water block sobre a tampa da minha antiga caixa. Enjoy :-)

Bem.... já tenho as img do bicho!

Passo a explicar pois as fotos ñ estão muito nitidas:
    1ª e 2ª foto temos um overview do sistema , começando da ESQ para a DTª uma coluna de som, a preto, seguida da minha impressora em cima, os meus discos a meio (40 gb WD 7200rpm + maxtor 1.5gb 5400rpm) e logo abaixo tenhoo meu CD-RW e o meu CD-ROM encimado pela minha flopy. Temos depois a board (asus a7v133), em cima temos a fonte e no meio disto tudo temos o o que interessa.... o WaterBlock!
    Feito em cobre, como podem vê-lo pela cor, é seguro pelo um soporte de aluminio ionizado a azul, sendo tudo seguro por um conjunto de parafusos. As mangeiras são de 1/2".
    Na foto de baixo temos o overview do depósito e fan+radiador. Nesta foto tenho apenas 1 fan mas actualmente tenho duas Sonon de 120 mm 12v a bufar no bicho e igualmente + 1 radiador....este em passivo e ñ totalmente operacional.... por enquanto :)

Espero que tenham gostado do meu WC!

2. NeoToPower

Ao Mano ou mana que respondeu que eu arranja-se uma vida!!!
    Eu já tenho uma vida..... estudo.... desenho.....trabalho....... saio á noite.... vou ter com a chavala á noite......... efim tudo o que um jovem saudavel na minha idade faz..... isto de Watercooling e mods é o meu hoby de fim de semana!!!
    So,...... dont piss me off!!!
    :001: :001: :001: :001: :001: :001: }>

3. savagedemon

savagedemon Banido

vou ter com a chavala á noite.........

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não é um homem muito ocupado?????????

4. Strakata

Strakata [email protected] Member

Neo,
    Não tens ar a circular dentro do sistema? Uma maneira de ver, ou melhor, ouvir isso é escutando a bomba, se estiver a fazer barulho é porque tem ar (normalmente as bombas não se ouvem). Porque muitas vezes o ar não se vê, só se ouve (e às vezes nem isso).

Pergunto-te isto do ar porque tens o reservatório (que no teu caso funciona como airtrap) na parte de baixo do sistema.

Claro que deves ter tirado todo o ar antes de meter a sucata todo no sítio, mas mesmo assim convém perguntar para o caso de te teres esquecido :)

5. NeoToPower

olha realmente a bomba faz barulho.... mas é devido á trepidação, poix se eu a desencosto doreservatório ela nem se houve!! quanto resto.... tive ar.... mas já saio todoe sim devia ter o reservatório em cim mas quando a isso funceminar como air trap..... acho que te referes ao facto de quando a agua saí do radiador ela ao trazer qualquer bolha de ar ela ficar retida na bolsa de ar no reservatório visto que o circuito ñ é fechado! É isso n~é?
    A prpósiot ... amanhã vou instalar uma bomba de 1800 l/h.... ainda ñ a testei..... a s´rio pelo menos mas com os afrouxamentos das entradas do water block (leva mangeira de 1/2 mas os conctores são mais finos- 8mm interior- ) deve trepiadr um coi..... que achas?
    Mas quanto á performance.... digamos apenas que com a mangeira de 1/2 ela , no maximo, projecta a agua a quase 1,5 m de distancia!!! Bomba como tudo!! :001: :001: :001: :001: }>

6. Raptor

Raptor OC Legend

O bloco é um MCW462B?

7. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Raptor ... eh home made !! :P
    podias ter lido o k ele escreveu !! :P

Neo ... Rulez !!! :P

8. savagedemon

savagedemon Banido

Nem deu o trabalho de ler o post eh eh!!!!~

Éh toda caseira......já agora se tiverem peruntas estou aqui esta tarde pra vos reponder(Sou vizinho do Neo caso se lembrem)

9. savagedemon

savagedemon Banido

serviço terminado voltem amanhã
    ;p ;p ;p ;p

10. NeoToPower

Mais um para o post count... ñ é assim J?

11. savagedemon

savagedemon Banido

Que Foi PP? Este é um forum e spams aqui não faço....

12. T-REX

T-REX Power Member

Entao porque repetiteste o post 2 vezes?

13. _PrEdAt0r_

_PrEdAt0r_ Power Member

ta fixolas ms uma cena... pra ke tanta refrigeração k makina tens?

14. L0zInMuSt

L0zInMuSt Power Member

Eu axu eh ke issu sao metros de "mangueira" a mais! Issu assim n deve ter muito flow! Podias usar alguns metros dissu pa ir ate a placa grafica! :) Mas pronto axu ke issu ainda tah um pouco incompleto!

N sei qual eh a tua ideia de ter watercooling!

1ª Apenas de nao fazer barulho !
    2ª Ou ficar com umas temps baixas e fazer overclock!

15. NeoToPower

barulho e hz meu rapaz :-D

16. Invodkae

Invodkae Power Member

ganda maluco!!!

:-D
    ganda maluqueira...;p
    isso mais parece as fotos da barragem do alqueva...:-D :-D :-D
    lol
    o q interessa é q funcione...:rolleyes:
    já agora,quanto é q a máquina está a dar ???:003:

17. Indifference

Indifference Power Member

Hz???

Poix é, afinal de contas ao fim de tantos metros de mangueira e Mhz quantos são???
    Só curiosidade!!!
    Na minha ignorância até tá porreiro o WC!!!

MHZ????
    Rams???Mb???

18. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

Mt fixe mesmo neo! especialmente se nos lembrarmos que é homemade!

Muitos parabéns, está espectacular.:)

19. Raptor

Raptor OC Legend

Só agora é que me lembrei, Madril, tenho resposta para ti...

Aquilo ali azul é um bloco da Swiftech, portanto pouco pio!

20. NeoToPower

Meu caro amigo raptor... aquilo é hommy made! Se ñ acreditas eu posso passar aí na unreal e mostrar-to! E se quiseres até levo a caixa... mas claro, no caso de levar a caixa terias de me arranjar por aí um descontozinho fixe numa a7v333 ;p ! agora a sério... diz aí um dia que eu passo por aí e fica tudo esclarecido!

Ps: aquilo que vês a azul é o antigo soporte do bloco, embora agora tenha outro tb azul e agora com o bloco em prateado! }>

Partilhar esta Página