1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O meu weekend project: real-time weather report!

Discussão em 'Web Development' iniciada por rafaqueque, 13 de Dezembro de 2012. (Respostas: 21; Visualizações: 1705)

1. rafaqueque

rafaqueque Power Member

Boas,

Gostava de partilhar convosco um weekend project que até está a ter bom andamento, de acordo com o Google Analytics. Cerca de 800 visitas únicas em 3 dias, que geraram 3750 pageviews.

O projecto é muito simples: real-time weather report. Metem a vossa cidade e ele reporta o clima e mais umas informações de forma "engraçada", para não ser tão formal. Fiz o site para testar umas tecnologias e ter um primeiro projecto meu na web. O projecto é totalmente aberto e o código está disponível no meu github.

Bem, indo ao que interessa: http://canileave.com — "Can I leave my home safely?"

Screenshot:

Feedback needed, please :)

2. NetEnforcer

NetEnforcer Power Member

Original a meu ver!

Tá muito fixe! :D

3. EnterSandman

EnterSandman Power Member

Desde já os parabens, muito interessante!

O que usaste a nível de tecnologias?

4. rafaqueque

rafaqueque Power Member

No backend é usado um wrapper feito por mim, em PHP, que vai buscar as informações ao Yahoo! YQL, via JSON. No frontend é usado algum jQuery, para fazer as AJAX calls e mais algumas coisas.

Mais tarde vou adicionar geolocalização via HTML5 e ter o HTML do site a funcionar com Mustache.js, para separar o código do HTML (templating system em Javascript), apesar de não estar misturado já — as primeiras versões é que tinham esse problema, esta já está mais "certinha".

PS: Acabei de passar das 900 visitas e bateu nas 4300 pageviews. Looking greaaaaat!

5. eyeliner

eyeliner Power Member

Muito original, Rafa, "my boy". Continua em frente.

6. RicardoMoreira

RicardoMoreira Power Member

Está engraçado, parabéns. Possivelmente retiraria a necessidade de carregar em Enter (no meu caso escrevi "Braga" e fiquei a aguardar, não reparei na "protip").

7. ombaiz

ombaiz Power Member

Excelente ideia!! Está muito bem conseguido simples e eficaz!

8. pisco

pisco Power Member

Está engraçado, eu se calhar criava era mais algumas frases consoante a temperatura por exemplo, pois ele actualmente diz sempre a mesma coisa, quer esteja calor ou frio (estou a falar do LOL Sure)

9. paulo.correia

paulo.correia Banido

Ou até arranjar um bonequito que de acordo com os dados, aparecia com roupa especifica (tipo, com chuva, tinha o chapéu de chuva e galochas, com sol, aparecia de calções, etc)

10. nfk

nfk Power Member

Gosto da ideia de ser uma página simples, só com a informação mais útil (indo diretamente à página do Yahoo há muita coisa no ecrã e não é tão imediato). Até sugeria que criasses uma alternativa só com a informação, sem as frases engraçadas. Sei que essa era parte da ideia, a informalidade, mas ganhava ainda mais clareza.

A geolocation seria importante neste caso. Indo ao Yahoo não preciso de dar mais nenhuma informação, ele sabe logo onde estou. Se fosse possível dar a temperatura em ºC ou ºF de acordo com a localização também seria muito bom. É a coisa que mais me aborrece nesses sites, ter de andar à procura de onde mudar isso. Claro que terias sempre de dar a opção de mudar, mas até nisso o teu site ganha por ter muito pouca informação, é óbvio onde clicar.

Uma ideia: se houver serviços de PSA (Public Service Announcement) ou qualquer coisa do género, que também forneçam um serviço semelhante ao YQL, seria um bónus interessante, dar informação sobre cheias, incêndios, etc. Claro que tornaria o programa muito mais complexo, se começasses a adicionar fontes dessas para locais específicos.

11. hostmake

hostmake Power Member

Muito bom, retoques no design, menos piadas se calhar, mais clareza e tens aqui algo com muito futuro possivelmente. Gostei

12. rafaqueque

rafaqueque Power Member

Obrigado a todos pelo feedback.

Quanto ao design, sim, isto está muito simples, muito despido, mas também eu sou programador, a nossa (programadores) visão das coisas é muito simples: toma lá a informação. Não queria que o site parecesse um folclore, ou que tivesse sequer imagens. Texto, apenas e só, para garantir um load quase instantâneo.

Vou absorver muitas das críticas construtivas que aqui me meteram. Talvez não as aproveite todas, mas isto tinha uma visão inicial e não pode fugir muito a isso. Agradeço imenso o feedback, ainda assim.

13. kronozord

kronozord Power Member

Eu acho que está em espectáculo.
    Parabens.

14. rafaqueque

rafaqueque Power Member

Já temos geo-localização a funcionar! :)

15. hostmake

hostmake Power Member

Sou de vila nova de gaia, portugal.
    Quando abro aparece-me na city "Vila%20nova%20de%20gaia" %20 a entidade HTML do espaço.
    E detetou sendo Vila de Espanha, mas quando reescrevo vila nova de gaia eu a mão, já sabe que é portugal, se calhar as entidades estão a ser mal interpretadas pelo parser e fazem chegar a outra localidade?

16. rafaqueque

rafaqueque Power Member

Thank you por esse report. Quanto à localização, eu só uso o nome da cidade, o que ele vai buscar depois já vem do Yahoo.

Já agora, podes ver se te aparece bem agora? (sem erros de caracteres)

17. kronozord

kronozord Power Member

Faz uma versão mobile :)

18. hostmake

hostmake Power Member

Sim está tudo bem agora, rafaqueue.

19. Zed_Blade

Zed_Blade Power Member

Só uma questão (para além daquilo que já foi dito, que estou de acordo, muito bom, muito simples. Impec):

Qual o link para o github? :P

20. rafaqueque

rafaqueque Power Member

É só pesquisar por "rafaqueque", que é o meu username por lá e está tudo bastante visível :)

Partilhar esta Página