O mito do RAID0

mydoom5

Power Member
Boas malta.
Será que podem partilhar as vossas experiências com discos em RAID0?
Sempre ouvi grandes desgraças acerca deste método de escrita de dados no disco, mas após cerca de um ano de uso em desktop (, e agora no portátil) , só tenho coisas boas a dizer.
Gostava mesmo de saber se alguém teve problemas e se acham que o ganho em desmpenho, a meu ver bastante notório, não é argumento face a uma possível perda de dados (caso algum disco fique danificado).
 
Para armazenar ficheiros em discos com configuração RAID 0, é muito arriscado. Para usar com o S.O. e correr aplicações, o desempenho compensa o risco.
 
para SO ou jogos e do melhor. agora para dados "importantes" (ou que pelo menos que nao gostavas de perder) ai ter em raid 0 tens o dobro das hipoteses de os perdes (basta 1 dos 2 discos ir a vida).

SO e jogos e nakela, se for a vida basta reinstalar, perdes os saves, mas e melhor k perder todos os trabalhos da escola um uma boa coleccao de fotos :P
 
Eu uso o Win 7 RC x64 num RAID 5 (3 discos iguais, apenas 1/3 da capacidade perdida para striping/parity, mas com desempenho próximo do RAID 0). :P
 
Última edição:
Ora aí está, daí que faça muito regularmente uma cópia de segurança para um disco externo dos documentos mais importantes, não vá o diabo tece-las :P. Acho que já se tornou uma rotina, mas digo-vos sinceramente, de origem o meu portátil trazia os discos na configuração habitual e até o vista arrancar (com poucos programas em startup) era um autêntico sufoco.
 
Eu ja tive e não notei ganho de performance. Acabei por tirar. Qual é o tamanho dos blocos em que ficam divididos os ficheiros que vocês usam? se calhar não escolhi um tamanho recomendado. Estou disposto a tentar de novo...
 
Eu ja tive e não notei ganho de performance. Acabei por tirar. Qual é o tamanho dos blocos em que ficam divididos os ficheiros que vocês usam? se calhar não escolhi um tamanho recomendado. Estou disposto a tentar de novo...

eu uso 128kb, mas a performance também tem a ver com os discos que tens, alguns são melhores que outros para raid...
eu tenho 2 Seagate 7200.12 Single Plate, e a performance é espectacular, comparado com o que eu usava antigamente WD Caviar Black 1TB (este fora de raid)
 
Tenho 2 samsungs que estão no (My system) destes
Quando comprei tinha ideia que eram bons. (Na exame informática etc)
E a MB (tb no My system) tb não é má.
 
Última edição:
eu tenho 2 Seagate 7200.12 Single Plate, e a performance é espectacular, comparado com o que eu usava antigamente WD Caviar Black 1TB (este fora de raid)

Tendo em conta isso, é natural que sintas uma diferença grande. Os discos de 1TB não são os ideias para boot.
Eu tinha um raptor 150GB e agora tenho raid 0 de 320GB SP... não sinto diferença nenhuma. Mas penso que tem um problema nos discos. Daqui a uns tempos experimento um raid 0 de ssd de 60gb :D
 
Back
Topo