1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O mito dos Megapixels

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por andré ferrari, 13 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 1093)

1. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Fonte: State of the Art

Texto na diagonal:
    • A importância dos megapixels tem relevância quando a intenção é fazer crop's agressivos, e ainda sobrar megapixels para ajustar o detalhe.
    • Em situações não profissionais, 5 ou 6Mp são mais que suficientes.
    • Não usar o número de megapixels como valor comparativo (melhor ou pior) não agrada ao mercado financeiro. Mas: "a vida nem sempre é preto no branco (...)"
    É um mito que tem sido alimentado ao longo de vários anos. Já vi algumas opiniões perdidas por vários tópicos. Mas qual é realmente a opinião dos leitores deste cantinho de fotografia? ;)

2. Migael

Migael Banido

Eu até diria que 4 já era mais do que suficiente.

3. blastarr

blastarr Power Member

Eu considero um mito é alguém supostamente tão educado como o David Pogue cometer sistematicamente o mesmo erro num artigo técnico de um jornal de referência lido por milhões de pessoas: "Megapixels"

:wow:

4. trankz

trankz Power Member

para mim o importante é o equilíbrio entre as várias características da máquina, e não apenas um factor.
    É como a potência nos carros, não é o único factor a ter em conta!

5. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Os 5 ou 6Mp é apenas o exemplo citado no artigo. Tenho usado 3M em todas as fotos recentes.
    Por recentes considero as mais de 1000 que tirei desde Janeiro :D

6. Finalmente para que todos se esclareçam quanto a este assunto! Um dos melhores tópicos desta secção do fórum. The myth is broken ;)

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

E há que ter em conta que há lentes e lentes...
    Aqui à tempos estive a mostrar a um amigo as diferenças entre uma máquina que nunca na vida deveria ter 10Mp, e uma que tem 10Mp e faz bom uso deles. Ele achava que era tudo a mesma coisa, e teimava que o que interessa são os MP.
    O que é certo que é uma imagem de 10Mp de uma compacta, vista a 100% perde a qualidade toda (ou grande parte dela), mesmo sem ser por questões de ruido e isso. Já os 10Mp de uma dSLR com bom vidro, D200 com 50mm 1.8, mostrei-lhe um crop a 100% e ele até pensava que era a original.
    Tal não é a diferença no detalhe captado...

Partilhar esta Página