1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

O outro lado da barricada- win VIsta.

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por JPCarvalhinho, 14 de Novembro de 2006. (Respostas: 41; Visualizações: 4829)

1. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

O post seguinte prende-se com opiniões pessoais, e apenas nisso pois nunca fui um tester a sério de software.

A instalação:

A instalação correu sem problemas... admito dizer que é tão ou mais fácil/bonita/visual do que o macosx. away com o modo gráfico e away com as 30 perguntas... no início escolhemos o país e a localização do sistema, e escolhendo o modo custom escolhemos/gerimos a partição onde vamos instalar o dito.

Refira-se que é um sistema muito bem comportado...

Eu acrescentei ao meu disco sata um ATA normal de 15 GB antiquíssimo que praqui tinha, e ele apresentou logo todos os discos sem necessário introduzir disquete de drivers de SATA ou outra coisa (necessário no xp). Depois escolhi o tal disco antigo e ele não colocou qualquer outra questão... Copiou tudo para o disco, descomprimiu (como o macosx faz) de uma vez e configurou/instalou logo todos os drivers... um reboot, e toca de criar o user de administração. Depois disto mais uns minutos e pronto... tudo prontinho com um dual boot instalado e perfeitamente configurado...

hardware..

Reconheceu tudo excepto o que eu já esperava... Uma placa de rede wireless com chip da broadcom que sempre me deu problemas (no linux e no macosx86) por culpa da broadcom que nunca fez drivers decentes para isto... vou-me dedicar a fundo a este hardware agora de seguida depois actualizo aqui a review.
    Uma coisa que eu achei fofa foi o facto de ele realizar testes de compatibilidade e desempenho com o hardware com base nas métricas da MS (qualidade de drivers, desempenho etc) e ao contrário de muito bloatware dar uma nota de desempenho com base no subsistema mais lento, no meu caso o disco rígido de 15 gb e uns 10 aninhos no meu poder...Ainda assim consegui um respeitável 3.6, que quando analisado extraindo este susbsistema melhorava para os 4.6 isto com um

Amd A64+ 3200; 2 GB memoria, Geforce 6600 AGP, o que pelos standards de hoje anda mesmo por um price range dos 300€ ;) (personal reminder, substituir pc no futuro próximo)

Utilização

Digam o que disserem, copia imitação whatever, o que é certo é que usar o windows vista é como usar um sistema windows... melhor? pior? igual ao macosx é que não é de certeza, e afirmo com todas as letras que o Leopard que se ponha a pau. Não tem dock, mas tudo o que é efeito visual para acompanhar o utilizador está lá, desde o minimizar, a um tipo de exposé mais intuitivo para first users (icone na barra- não exige conhecer teclas ou configuração dos cantos) em que as janelas são apresentadas em perspectiva, permitindo fazer next/previous com os cursores... num efeito bem mais joli que o exposé...

Configurações e manutenção...

Tudo na ponta de um dedo é o que me apetece dizer... agora ao invés de um manager com links para os aplicativos principais do control pane, é-nos dado logo as opções principais para realizar as tarefas mais normais, quer seja alterar uma conta de user ou fazer um backup (incremental) do sistema.

Aplicações.

Guardarei esta secção para mais tarde já que não experimentei a fundo as funcionalidades adicionais que o sistema operativo nos traz... dei uma volta pelo outlook express, agora muito mais bonito e integrado com o sistema operativo, abri o gestor de fotos que me parecer muito photo like na arrumação (menu básico à esquerda thumbnails á direita como tantas outras aplicações) e vi pouco mais.

Um dos objectivos que eu comprei o mac foi para analisar a viabilidade de um mini como media center... agora que a Microsoft oferce a sua funcionalidade de media center, que é um pouco mais cumbersome de navegar já que não se "Pode" suportar nos menus minimalistas do frontrow, posso-vos afirmar com certeza absoluta que o produto da apple é tão básico como o comando que vem com as máquinas da maçã, pois as capacidades desta funcionalidade windows deixam qualquer front row corado encostadinho a um canto... a ver vamos a nova versão quando sair o itv.

Aspecto visual

Muito bom... eu tenho macosx e digo-vos que o windows vista inspira mais modernidade que o tiger, muito devido à filosofia zen deste último, que é muito limpo, com poucas opções visíveis, mas no win tudo está lá mas de uma forma não cluttered, apesar de com uma arrumaçãod e menus totalmente diferente do que estamos habituados. O tão falado thumb de conteúdos está lá, etc... enfim. Não gostei de dois icones da barra de tarefas que me pareceram deslocados a nível de qualidade, mas... O mac osx também já perdeu o aspecto uniforme que teve à nascença, e cada aplicação do ilife por exemplo segue já uma guideline prórpia (e.g. itunes,vs iphoto vs mail.app)

Notas finais.
    Quanto À instabilidade do sistema fiquei positivamente surpreendido... com um ecrã azul... passo a explicar... Como disse a placa de rede wireless não foi detectada... o sistema teve quase uma hora ligado, a desempenhar uma série de funções e no final quando fiz shutdown e ele se preparava para cortar a corrente apresentou o dito ecrã, numa optica quanto a mim de que o sistema tinha um erro, para eu da proxima vez espreitar... mas sem nunca introduzir qualquer instabilidade no sistema.

Vou expremer mais um pouco esta versão, que no entanto (apesar do xp já estar muito perto) me dar vontade de afirmar que desta vez a microsoft acertou na mouche

+ Aspecto com o Aero
    + Funcionalidades de media center
    + Estabilidade e reconhecimento de hardware
    + revolução, ao contrário de evolução
    + Copia? só mesmo na essência/definição, pois sente-se que estamos num windows... e nunca numa cópia de algo conhecido

- Alguns icones de rede no taskmanager
    - curva de aprendizagem face a versão anterior

2. ngm

ngm Power Member

És um "switcher" [PT]latrine...

*** EDITED

:P

Última edição pelo moderador: 15 de Novembro de 2006
  3. Xapilolala

Xapilolala [email protected] Member

Muito bom post Latrine, é de louvar um coment isento e imparcial... ***EDITED

Última edição pelo moderador: 15 de Novembro de 2006
  4. paupas

paupas Power Member

Epá já chega da guerra Win/Mac!!! Cada um é livre de usar o sistema que quiser. E sinceramente este post soa a provocação para esta "guerra". Qual é o sentido de estar uma review do Windows Vista num forum de Mac??

5. ajax

ajax Banido

também acho que o Vista está bonitinho e cheio de efeitos visuais. Deve ser para esconder o resto. Vou esperar pelas reviews de quem usa PC's a sério mas duvído que seja mais fácil de usar que o Tiger.

6. kidloco

kidloco Power Member

Não é guerra nenhuma. O [PT]latrine está a fazer um review do Windows Vista depois de ter mudado (em parte) para o OS X.

Não é nenhuma afronta (vindo de quem é) e muito menos está deslocado, pois a análise foca as semelhanças (ou não) entre os dois sistemas.

Última edição: 15 de Novembro de 2006
  7. cantara

cantara Power Member

Comparações com o OSX à parte (porque nunca cheguei a usá-lo durante muito tempo), as primeiras impressões que tenho tido com o Vista são mais ou menos como as tuas. Bem arrumadinho, novas aplicações de certa forma práticas, aspecto gráfico bastante bom a meu ver. Só não concordo (pelo menos por enquanto) que seja uma revolução. Pode ser que no futuro a coisa seja diferente, através dos SP's, mas acho que lhe falta mais alguma substância para ser revolucionário.

Ó Latrine, será que o Vista te vai levar a meteres o OSX na prateleira?:002:
    Bom post!

8. SuBzEr0

SuBzEr0 [email protected] Member

Bem...realmente não se pode postar nada neste forum que não seja uma vénia aos Macs, que cai tudo em cima que nem tordos. Infelizmente mais parece o forum desporto em que ao que parece só as proprias pessoas do clube é que têm direito a postar nas threads do mesmo...
    Mas o curioso é que o user em questão até tem um mac, logo...

Cada vez menos dá vontade de cá vir dar uma espreitadela com atitudes assim.

Não existe provocação nenhuma do user que postou até porque faz uma review bastante imparcial sobre as diferenças e semelhanças entre os dois sistemas.

Achei o post bastante organizado e completo. Parabens pela review, continua o bom trabalho.

9. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Bom post [PT]latrine.

Do que li parece que a versão final está rápida o que é algo inesperado depois das betas.
    Pessoalmente só posso fazer votos para que o Vista esteja mesmo bom. Pode ser que assim o Mac OS X possa passar a ser instalado em hardware não apple.

Se o Vista impressiona um utilizador de Mac e se é possível instalar o Vista com o boot camp 2+2... é preocupante. Ainda por cima se já trás a funcionalidade de media center (bem sei que não vem por default em todas as versões.

lidador:
    Edita o teu post para utilizador declarado de XP+Ubuntu+Mac OS X... autorizado.

10. God_Lx

God_Lx Folding Member

Ele provavelmente tem a versão RTM do Windows Vista que já está disponivel... Usa Linux no computador ou no Mac, e tem um Mac onde usa MacOSX... Não estou a ver onde possa falhar a comparação...

11. abc

abc [email protected] Member

Ainda me vão explicar o que é "imparcial" porque eu devo desconhecer o conceito.

Qualquer review que haja sobretudo de um sistema operativo é uma análise em grande parte da forma como utilizamos computadores e este ponto (excepto em situações de extremo tipo DOS vs Windows) é extremamente pessoal e como tal imparcial.

Uso Mac OS X como principal sistema operativo há mais de 3 anos desde o Jaguar, vivi toda a história do Windows desde a versão 3.0 e uso Ubuntu esporadicamente há alguns meses se bem que sou experiente em Linux há uns 2 anitos com o RH8 mas apenas em linha de comandos na gestão de um servidor.

Usei o Vista RC1 praticamente desde que foi lançado publicamente bem como o RC2 assim que saiu. Em ambos não tive qualquer problema de performance ou lentidão e o sistema pareceu-me correr com estabilidade total e com a velocidade que é suposto.

Tudo isto para poder agora dar a minha opinião em pontos que considero subjectivos e como tal desprovidos de imparcialidade à priori. A instalação standard é simples, é verdade, mas o Windows continua a fazer a vida negra a quem o quer instalar em partições não principais não o permitindo no installer e continua sem explicar qual é o problema... (talvez isso tenha mudado na versão final)

O sistema operativo tem tonelada e meia de eye-candy mas não acho que seja mais bonito que o XP ou o Mac OS X. Acho-o aliás, simplesmente horrível, carregado, piroso e se quiserem uma analogia eu diria que é uma espécie de "maison" de emigrante com tudo do bom, do melhor e mais caro e naturalmente sentido estético nulo.

Não acho que seja simples de usar. Talvez esteja muito habituado ao XP mas dei e ainda dou por mim às voltas para conseguir encontrar certas coisas a somar ao peso visual (muitas cores, brilhos, texto em excesso, etc) do interface, dificulta focalizar as coisas e encontrá-las.

O Task Switcher do Aero (a grande flagship do Aero que aparece em todo o lado) é só eye-candy puro... Com muitas janelas torna-se incómodo percorrê-las a todas. Não tem o refinamento do exposé em que podemos fazer Task Switch entre janelas de uma só aplicação e depois fazer switch entre cada conjunto de janelas de cada uma das aplicações. Em última análise não passa de uma forma de ver as janelas em thumbnail e não muito bem porque aparecem em stack...

Não vou escrever mais sobre nada. Só queria focar a área que considero profundamente subjectiva e como tal imparcial à priori. De resto é mais estável, não se chateou com drivers (excepto a Audigy que em Linux funciona perfeitamente...) e ainda bem porque o meu hardware está longe de ser novidade, tem muito mais funções de raiz, tem menos 5 anos que o XP...

12. [N]

[N] Power Member

Acho que a comparação com o tiger é um bocado despropositada. Quando o vista sair o tiger tem que? 2/3 anos? Será ridiculo se não for mais moderno. Aguardo com entusiasmo o Leopard. O Vista não me vem trazer nada de novo. Com o Leopard tenho expectativas. Vamos ver se a Apple nao desilude. Estou realmente curisos para ver o que vai sair do leopardo. Voltando ao vista... Cá o espero para poder experimentar :D

13. blastarr

blastarr Power Member

Desculpa lá, mas se não sabes instalar um Windows Vista noutra partição que não o C:, então algo está mal por aí...

Desde que eu uso sistemas com kernel NT essa opção sempre esteve presente.
    Deixa-me repetir: sempre esteve presente.

Até na longínqua versão 4074 (do ramo antigo do Longhorn -pre-reshuffling-) já dava para instalar noutra partição, outro disco, etc, e até usar multi-boot com outros sistemas não-Windows sem qualquer problema.

Além disso até estás a confundir o "Task Switcher" (Alt + Tab) com o "Flip3D" (Win Key + Tab), que são coisas completamente diferentes no aspecto gráfico. É daquelas coisas que até um leigo em informática saberia distinguir só pela aparência visual.

14. God_Lx

God_Lx Folding Member

Eu penso que ele queria dizer partições não primárias... E mesmo assim já não instalo um windows há demasiado tempo pra me recordar de como funciona nesse caso...

De qq forma qd apanhar aí um pc qq lá vai levar o Vista RTM pra experimentar...

Btw a versão 4074 (por acaso a unica que experimentei mais a sério) era uma miséria :P

15. blastarr

blastarr Power Member

Em termos visuais podia ser, mas em termos de tecnologia até estava mais avançada do que a RTM do Vista em certos aspectos (incluía o WinFS, por exemplo).

16. abc

abc [email protected] Member

O teu nível de educação e maneiras consegue sempre surpreender-me. Dar-te-ia os parabéns mas nem consegues ser muito original na forma como o fazes.

Cometi um erro, queria dizer partição primária. Mas no blastarr distortion field of reality o Windows installer não tem quaisquer problemas de instalação em discos ou partições não primárias:

No caso do XP:

Ecrã de selecção

Ecrã após selecção de partição primária se o disco for não primário na BIOS (nunca vai sair dali mesmo que se eliminem todas as partições e se criem novas usando o installer e o melhor é que ele nem diagnostica bem o problema)

Ecrã após selecção se o disco for primário na BIOS (aqui não há problemas)

No Vista ele já não faz esta birra ridícula mas faz outra. Tinha uma partição primária com o XP e queria meter o Vista numa outra partição não primária no mesmo disco. Chegava-se ao menu de selecção da partição de instalação e o botão next ficava greyed out quando escolhida essa partição, não aparecia qualquer aviso de irregularidades, simplesmente não dava. Claro que isto foi durante a RC1, talvez tenha sido corrigido entretanto...

Faria um teste com todo o prazer mas infelizmente agora tenho apenas partições activas em todos os discos que possuo. Quem não acreditar, que experimente se puder...

A minha formação é em *censurado para não ferir susceptibilidades ao blastarr* e por isso não sei se me sinta lisonjeado por implicitamente assumires que sou mais do que um leigo nestas questões. Mas indo ao que interessa, fico extremamente feliz que saibas todas as designações correctas definidas pela Microsoft para as suas funcionalidades, mas quanto a mim prefiro ver as coisas por aquilo que fazem.

E asseguro-te que não confundo o tal "Flip3D" com o "TaskSwitcher". Desconhecendo o nome oficial do "Flip3D" utilizei uma forma descritiva (Task Switcher do Aero) de me referir a ele que não é rigorosa mas tendo em conta o tema que se discute, claramente suficiente e essencial para transmitir a ideia que eu queria: não passa de um Task Switcher eye-candy.

Aliás, tu próprio abordas o cerne da questão:

"É daquelas coisas que até um leigo em informática saberia distinguir só pela aparência visual."

Precisamente, é a única coisa que difere...

Task Switcher

Flip3D

Analisemos aquilo que são e o que fazem.

Naquilo que fazes questão de referir como "TaskSwitcher" vemos thumbnails das diferentes janelas abertas (independentemente da aplicação) podendo assim fazer switch entre as mesmas.

Naquilo que fazes questão de referir como "Flip3D" vemos thumbnails das diferentes janelas abertas (independentemente da aplicação) podendo assim fazer switch entre as mesmas.

Diferença: Como já tinha dito, um é todo catita com efeitos visuais todos pipi e o outro não... A funcionalidade e a ideia são as mesmas mas pronto, talvez não conheças o conceito de equivalência.

EDIT: Auto-censura para não ferir susceptibilidades.

Última edição: 16 de Novembro de 2006
  17. Sox

Sox Power Member

Foi com este hardware que fizeste o teste? Agora seria engraçado testar com hardware Mac.

Com o MB C2D já foi feito, vou ver se posto aqui os resultados.

18. Sox

Sox Power Member

Vista num Macbook C2D 2Ghz

Aqui fica a review de alguém que já testou a versão final do Vista no novo MacBook C2D.
    Tirem as vossas conclusões...

Aqui fica o link original

19. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Peço-vos desculpa, mas vou mover esta thread para a secção de software, onde pertence.

PT

20. timber

timber Zwame Advisor

O RTM já trás driver da D-Link... Ummhh é bom saber isso

Partilhar esta Página