1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

O Paging File - Swap Partitions

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por XockWave, 11 de Dezembro de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 956)

1. XockWave

XockWave Power Member

A partição ou ficheiro Swap em ambientes Windows é conhecida como Paging File. A temática levanta-me algumas dúvidas quanto ao uso e á melhor performance a retirar consoante o perfil de uso.

Já li algumas opiniões totalmente opostas, daí gostar de saber o que vocês pensam sobre o assunto.

Há quem defenda que deve ser o sistema a ajustar automaticamente o local e o tamanho do page file.

Há quem diga que se fixarmos limites, up and down ou até mesmo um tamanho fixo, a performance aumenta bem como se luta contra a fragmentação.

Há quem diga que a melhor alternativa é alocar o page file numa partição, noutro HDD que não o que tenha a partição boot.

Há quem defenda o contrário, e é apenas suficiente coloca-lo numa outra partição não importanto o HDD.

Com os sistemas a vulgarizarem os 4Gb de RAM, consideram razoável que volume para o page file?

Opiniões e experiências precisam-se!

2. syqe

syqe Power Member

Boas,

Eu sempre li artigos em que o pagefile deve ser fixo, e numa proporção de 1.5x a RAM.
    Obviamente hoje em dia começa a ser ridiculo com sistemas de 8/9gb de ram (e daí o espaço em disco disponivel é também é cada vez maior, mas neste campo não estou totalmente seguro).

Aqui não há grandes duvidas, sempre que possivel deves ter o pagefile noutro disco que não o de SO, é mais um acesso concorrente ao disco e resulta em perdas de performance.

Última edição: 11 de Dezembro de 2008
  3. Nausea

Nausea Power Member

Pois eu com 2gb de ram estou a pensar seriamente deixar de usar o pagefile mas temo pelos jogos que por vezes ocupam mais de 2gb de ram a minha questão é se eu tiver 4gb de ram e win 32bits mais a gráfica a ir buscar a memoria partilhada torna-se seguro? eu digo isto porque volta e meia o meu disco está em constante acesso e torna-se chato estar com meia duzia de programas abertos (netbeans, firefox, uns quantos pdf's, docs do word, media player, etc) e a musica começar aos soluços, eu sei que não tem a ver com as especificações do hardware mas sim o acesso ao disco.

4. syqe

syqe Power Member

Penso que "deixar" de ter pagefile nunca é solução. Não é por teres mais pagefile que o SO deixa de usar a ram para ir ao disco. Independentemente das suas quantidades o SO só usa o pagefile quando já n tem ram livre.

Partilhar esta Página