O PC gaming e a pirataria

Status
Fechado a novas mensagens.
Test-drive -> Legal

Fazer o download ilegal de um jogo -> Ilegal

O conceito da legalidade é que ainda não deve ter chegado aos teus lados.
A questão é, no caso do L4D eu agora quero comprá-lo, mas para isso tive de experimentar a versão pirateada então como já não há demo como é que poderia fazer o "test-drive" do jogo ? Espero que entendas "test-drive" como jogar a demo :D
 
Obviamente que não é havendo demos e em condições que a pirataria acaba, mas era uma grande ajuda, antes de comprar um jogo pode-lo jogar e testa-lo como deve ser. Os jogos agora ou não trazem demos ou estes vêm cheio de erros.

Cumps
 
Se nunca tivesse experimentado o Fallout 3, nunca o tinha acabado por comprar. Embora em muito casos a pirataria não seja de todo beneficial, no caso de BONS jogos (Fallout 3, Crysis Warhead, Grid ... e não jogos do tipo NFS, Fifas e companhia) ajuda bastante, porque foi graças à pirataria que eu fui "a correr" comprar os originais.
 
se pusessem os jogos todos a 11,95€ como se pode comprar o left4dead no site polaco... este problema seria em muito menor escala...

Concordo. Muito menor escala mais ainda presente.

Mais, mesmo que as editoras pagassem aos jogadores alguns, mesmo assim, iam procurar a cópia. Questão de rebeldia talvez...

(PS: hey, quem não tem programas piratas que atire a primeira pedra, mas factos são factos).
 
A verdade é que as demos são cada vez mais raras.

E como foi dito acima, quando saem, muitas saem todas bugadas, e a gente continua sem saber se vale a pena comprar ou não.

Em parte testar o pirata para depois comprar tem a sua lógica. Como a tal história do test-drive. Em analogia ao software, num test drive testamos o carro completo (versão final), não testamos o carro incompleto (demo)...
O ideal para a gente testar e saber se vale a pena ou não, era as editoras disponibilizarem a versão final do software por tempo limitado. Nem que seja por uma hora ou assim.
 
Última edição:
no test drive metes gasolina, trocas os pneus, mudas o oleo, enches a bagageira cm se fosses de ferias, metes o cao no banco de tras e sujas os estofos com nodoas dificeis para ver se saem?

um test drive e uma demo, existe muita coisa k nao podes fazer, tal como no demo, mas num test drive tens uma ideia dakilo k vais comprar (tal como no demo).

o test drive dese ser completado com uma consulta a reviews, seja num carro seja num jogo...

keres saber se o jogo crasha, etc? meu amigo, basta ir aos foruns, a este por exemplo :)
 
A raridade actual das demonstrações de jogos começa a ser preocupante e leva muitos a terem que recorrer a copias não autorizadas dos jogos para terem uma ideia de como o mesmo é ou se, sequer, vão correr no seu sistema.

Eu já não faço isso porque, simplesmente, já não tenho PC para essas brincadeiras e o próximo investimento deverá ser, em principio, uma G36k :D Até que pensei em renovar o sistema para poder jogar o Wrath of the Lich King, mas o jogo em si já se tornou bastante enfadonho e tenho uma X360 para sustentar.

Só não modifico o firmware da X360 para correr copias de jogos porque não estou para ter a consola banida, caso contrario bem que o faria, o que, de momento, é irrelevante que ando com uma conta Silver e não vejo, num futuro próximo, a necessidade de a mudar para Gold (trabalhar faz mal aos jogos...) e, sim, é aborrecido haver tanto jogo no mercado e nem uma pequena demonstração para ver como é que o mesmo é.

A titulo de curiosidade, o Deus Ex é o meu jogo favorito de PC e este passou por 3 copias do CD até acabar por comprar o original respectivo, o mesmo com o NeverWinter Nights e quem me dera ter arranjado a copia do NWN 2 para não ter feito a estupidez de comprar o original respectivo.

Outros jogos que joguei primeiro a versão ilegal antes de ter o original foram o Diablo 2, Starcraft, Return to Castle Wolfenstein (pela componente MP, claro), Soldier of Fortune 2, etc...

Não defendo a copia ilegal dos jogos na sua integra, mas também não censuro quem a ela recorra para ter uma ideia do jogo em si, especialmente com a decadência da qualidade que os jogos de PC tem vindo a sofrer.
 
O securom é outra. Compras o jogo e aquilo instala-te um programa sem tu saberes. Enquanto que na versão crackada isto já não acontece.

Sei que vou repetir muito do que se disse aqui, mas é o meu ponto de vista.

Os jogos estão caros!!! Muito caros mesmo. E se gostam de ser chulados, está bem. Mas jogos a 50€? Os jogos no tempo da PSX eram 25€ quando saiam. E as quantias envolvidas na sua produção eram as suficientes para criar bons jogos.
Tenho uma PSone e comprei imensos jogos porque tinham um preço justo e na fase final até começaram a sair a preços tipo 5€ levas dois.
Pensei em compra uma PS2 mas mal começei a ver os preços dos jogos...70€ e assim. E agora com a PS3 é a mesma coisa.
E se pensarmos que as editoras devem comprar cada DluRay a praí 2€ no maximo(lembrei-se que eles compram as paletes), vejam bem a margem que cada jogo dá.

A industria queixa-se? Claro que se queixa, eles querem é ter o lucro que podiam ter sem a pirataria.

E não venham com as maravilhas do comprar usado ou pela net. Eu para sacar saco copias, para pagar, pago mas quero a caixa, a garantia e um manual em portugues de portugal.
Porque isso merece ser pago.

Isto pode parecer fantasioso. Mas olhem para a EA. Contam-se pelos dedos os bons jogos saidos ultimamente. Os senhores de fato só veem os numeros e pagam balurdios a equipas de 20 gordos de barba por fazer para mexerem no motor de jogo anterior e fazer parecer que é um jogo novo.
Isto e outros exemplos de má gestão.
Os estudios fecham e veem aqui queixar-se que é da pirataria. Se usassem os fundos como deve ser. Por exemplo, em consultores para darem um conhecimento real sobre os assuntos.
Mas não, preferem pagar milhões a companhia tipo securom.
Securom essa que deve ter cunhas para ter o producto comprado.


E isto da pirataria no PC é uma hipocrisia. Isso é uma treta inventada para os tais 20 gordos de barba não terem de sair da sua cave para aprenderem que os PCs não trazem todos o mesmo hardware e que tem de ser optimisados.

E sobre isso, voces falam do Crysis, mas no my sistem corre melhor que o Fallout3. Lá está, os alemães como não são parvos sabem fazer bons jogos E EXCLUSIVOS PARA PC!!!
Mas claro, foram comprados pela EA que tratou de rentabilizar os seus titulos para MAXIMUM PROFIT!!!

Piratear companhias de jogos como a EA é como fugir aos impostos...de um pais que não é o nosso. É crime, mas...

Faço um desafio. Façam um jogo, vendam-no a 20€, com 15€ de lucro, se venderem 10.000 copias(e conseguiam este numero só em portugal), são 150.000€ o que paga um ano de trabalho a 5 pessoas e ainda cobre o investimento inicial dos PCs.
É facil e já foi feito.

Não é bem assim, existem de facto custos de desenvolvimento enormes, ja visitei a Eidos e a Activision e a maquina que está por traz do desenvolvimento dos é bem mais complexa , do que a teoria de "Faz jogo, compra paletes de dvd/br, vende a 20 Euros" ....lol

Se um jogo é um fiasco, nem imaginam o prejuizo:eek:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo