O PC gaming e a pirataria

Status
Fechado a novas mensagens.
Mais uma thread de pirataria...mais uma oportunidade para alguns estarem calados perdida.

Não sou contra a pirataria. Se não fosse ela, haveria muita gente que acabaria por não comprar o original devido ao desconhecimento do conteúdo (e não, não ando no mundo da fantasia porque há muitos que fazem isso).

Já comprei mais jogos do que agora. Quando me apetece e se me agradar arranjo um ocasionalmente a bom preço, mas desde que valha a pena. Há prioridades que falam (e devem falar) mais alto que certos vícios. Não é só as drogas leves/duras que viciam meus caros.
Apenas compro porque aproveito da melhor maneira o respectivo exemplar. Quando estiver a apanhar pó a solução é simples: vende-se, a não ser que a emoção fale mais alto.

De resto, fico espantado ver certo pessoal (não querendo generalizar) vir com o paleio da anti-pirataria nos jogos. A esses só queria saber uma coisa: digam-me onde arranjam os mp3 que querem ouvir em qualquer lado, o toque do bufo que têm no telemóvel quando recebem uma chamada/sms/whatever, os vossos filmes/séries, os programas do PC (ou mesmo o OS), ou até mesmo os manuais que os docentes das cadeiras recomendam (pois...bem estava a ver que as fotocópias, ou mesmo as versões em pdf alojadas no rapidshare ou outro semelhante fazem menos mossa à carteira que o livro original).

Podia estar aqui com mais exemplos (usar roupa contrafeita por exemplo), mas pronto...

concordo, muitos vem para aqui falar, e nao sao nenhuns "santinhos" alguma coisa pirata no pc deve ter, encontrar alguem que nao tenha nada pirata e muito raro.
 
Preocupem-se mas é com os terroristas, ladrões, fome, pobreza, traficantes.

Depois então falem da pirataria.

Não sou contra nem a favor, como já disse numa thread semelhante.

Sou contra quem faz pirataria e ganha dinheiro com isso.
 
Mas que não é por todos os fazerem, que o torna mais legítimo...

Exacto. Uma coisa é fazer algo sabendo é errado. Outra complemente diferente é fazê-lo a ainda achar que tens todo o direito do mundo para o fazer.

Actualmente já nem musica saco, só mesmo séries mas gravadas da televisão. A legalidade (ou não) desse tipo de distribuição é ainda duvidosa.
 
Nós vivemos num Mundo onde, nem todos podem ter as mesmas regalias. Todo o Mundo funciona desta forma. Não existe equilibrio, existem sempre pessoas com mais dinheiro do que outras...

Da maneira que falas, tu querias equilibrio no mundo, não é? Todos deviam ter direito a tudo... Epá, ya... Isto até têm a sua verdade e justiça.

Isto só tem um problema... existem pessoas que trabalham mais que outras... logo não seria justo todas receberem o mesmo. Depois ainda existem aquelas pessoas que se metem no desemprego para ganhar o subsidio quando nunca quiseram sequer trabalhar! Só querem ganhar dinheiro sem fazer nada...
(...)
Não queres dar 50€ pelo jogo? Estás no teu direito... não o compras... qual é a dúvida? Agora ires "roubar" o jogo à internet... epá... acho que se eu te fosse roubar o produto que estás a vender no Miau.pt tambem não ias ficar contente...
(...)
A meu ver o teu raciocinio tem 2 grandes falhas (e vou fazer de advogado do diabo):

A primeira é equiparação de roubo de bens físicos com pirataria. Se eu roubar um carro, alguém fica sem ele. Se eu copiar um mp3, ninguém ficou sem ele.

A segunda é reduzir o que alguém pode ter ao dinheiro que consegue ter. Isto para dizer que a riqueza de uma pessoa não se mede na conta bancária. No caso do pirata pode-se argumentar que tem mais manha ou conhecimentos ou menos escrupulos. É essa soma de atributos que lhe permite ter o bem pirateado. Também faz parte da nossa natureza usar todos e quaisquer vantagens para chegar mais longo.

Deixando agora o papel de advogado do diabo de parte, é claro que têm de existir leis para proteger a propriedade privada, e é claro que a pirataria tem de ser considerada um roubo.

No entanto acho que choramingar que mundo não é justo nunca vai acabar com a pirataria. Acho que terá de haver uma mudança de mentalidades por parte dos produtores e editoras. É interessante ver fenómenos como por exemplo o Wolfenstein:ET, que por ser grátis tevei uma aceitação fenomenal (gostava muito de saber quantas cópias teria vendido se fosse vendido ao preço normal e se a o ETQW teria sequer exstido). Ou o Oblivion que apesar de não ter quaisquer protecções de cópia vendeu extremamente bem. Ou o 'In Rainbows' dos radiohead que fez milhões só em doações.

Para mim essa mudança de mentalidades passa por parar de lutar contra a pirataria e verem o que a pirataria pode fazer por eles. Custo zero implica uma base de instalação muito maior e é por aí que acho que têm de ser feitos os lucros. Dá-se o trabalho inicial e aproveita-se a base instalada para vender serviços e conteúdos adicionais. Deixar de olhar para o dinheiro que podia ter ganho se o utilizador tivesse comprado o jogo e pensar ao que é que ele dará valor agora que tem o jogo instalado.

Acho que com a fortuna que negócios como por exemplo os toques de telemóveis geram não há dúvidas que há de facto muito dinheiro pra gastar em bens não essenciais.
 
A meu ver o teu raciocinio tem 2 grandes falhas (e vou fazer de advogado do diabo):

A primeira é equiparação de roubo de bens físicos com pirataria. Se eu roubar um carro, alguém fica sem ele. Se eu copiar um mp3, ninguém ficou sem ele.

A segunda é reduzir o que alguém pode ter ao dinheiro que consegue ter. Isto para dizer que a riqueza de uma pessoa não se mede na conta bancária. No caso do pirata pode-se argumentar que tem mais manha ou conhecimentos ou menos escrupulos. É essa soma de atributos que lhe permite ter o bem pirateado. Também faz parte da nossa natureza usar todos e quaisquer vantagens para chegar mais longo.
O teu primeiro ainda algum sentido....ou talvez não. É verdade que a empresa não ficou sem o DVD do jogo, mas dado o preço que custa um DVD isso é irrelevante. Infelizmente o valor real da perda resultante do acto de piratear é que é impossível quantificar, já que não se sabe quantos dos piratas comprariam o jogo caso não tivessem a opção grátis.

O segundo argumento....bem já estás a ir por águas tortuosas. Basicamente estás a dizer que é legítimo seres um "fura-vidas", que tudo vale para atingirmos os nossos fins quer estejamos a falar de corrupção à manipulação de massas de modo a assegurar poder. O que estamos a discutir aqui é a moralidade do acto, não a tua capacidade para o executar.

A moralidade (felizmente) existe.

Para mim essa mudança de mentalidades passa por parar de lutar contra a pirataria e verem o que a pirataria pode fazer por eles. Custo zero implica uma base de instalação muito maior e é por aí que acho que têm de ser feitos os lucros. Dá-se o trabalho inicial e aproveita-se a base instalada para vender serviços e conteúdos adicionais. Deixar de olhar para o dinheiro que podia ter ganho se o utilizador tivesse comprado o jogo e pensar ao que é que ele dará valor agora que tem o jogo instalado.
Esse modelo funciona em algum tipo de jogos mas não todos. Eu diria que é bem mais rentável (simples) lixarem para o PC e dedicarem-se às consolas que têm um muito menor racio de pirataria.
 
Eles na entrevista falam de várias coisas:

1 - A pirataria
2 - O hardware
3 - Os reviewers
4 - Os utilizadores idiotas

Acho que não nos devemos só focar num dos aspectos. A pirataria já todos sabemos que é muito má, apesar de alguns não quererem acreditar no impacto que ela tem na industria. O AC ter saído meses antes do lançamento oficial vai destruir as vendas do jogo....depois ainda querem que a Ubisoft tivesse investido a serio no port.

O hardware, bem o hardware é principal razão que me fez mudar para as consolas. Não culpo os developers, nem os construtores de hardware. O PC é mesmo assim, muitas configurações, impossível de testar tudo. Pode ser dificil de aceitar para alguns mas não é uma questão de culpa...é um facto da vida.

Os reviewers. Bem esses tal como qualquer um dos nós é uma pessoal falível. Tão como qualquer um de nós comete erros, e certamente será prejudicado pelo seu engano.

Os utilizadores idiotas. Por um lado eu compreendo o desabafo do entrevistado. O problema é que eu próprio sou um "utilizador idiota" se vir as coisas de determinada forma. Posso não fazer o uso mais responsável do PC no entanto no meu caso é uma escolha consciente. A "liberdade" que quero ter no PC foi mais uma razão que me levou para as consolas.

Conclusão....compreendo o desabafo mas para mim é um caso claro de "se tás mal muda-te". Ele queixa-se de problemas básicos do PC, que não vão mudar (talvez a pirataria, mas os outros estão para ficar). Se acha o PC tão mau, se calhar a solução é passarem a desenvolver para consolas.


Sim claro. Tens o AC disponível meses antes do lançamento. Qual é o preço que te faria esperar, e ainda por cima pagar pelo jogo? Os preços dos jogos podem não estar adaptados ao mercado português, mas a industria dos jogos tem culpa da nossa economia ser uma maravilha?

1 - Os preços dos jogos são apropriados para os países desenvolvidos (os mercados que interessam);
2 - Se baixassem o preço em Portugal vinha tudo cá comprar.....logo não é uma solução. Se se baixassem para Portugal, vinham os da Albania refilar que ainda eram caros. Baixavam mais?....

Os preços são apropriados ? Achas plausível que um jogo em Inglaterra onde têm um nível de vida superior ao nosso e onde ganham mais seja metade do preço do que eles custam aqui ?

E se o jogo saiu antes da Data de lançamento é porque houve uma fuga interna ! Logo alguém da equipa ou em contacto com a equipa que desenvolveu o jogo foi a própria a lançar a pirataria.

É a minha opinião .
 
Ponto da situação :

- Os jogos são caros, sim é verdade...mas n é desculpa, quem tem 200€, 400€, 600€, 800€ ou mais para comprar uma consola/PC tb tem q ter 20€ para dar pontualmente por um jogo, deixam de jogam a 10 jogos por mês? azar, talvez passem a usufruir e a gozar 100% aquele q pagaram durante esse mês, verdade seja dita, n saem 10 grandes jogos por mês q se justifiquem jogar a todos, se sairem 2 já vamos com sorte... ;)

- Qt a mim, as editoras n têm lutado nem o suficiente nem da maneira correcta, n é complicar a vida a quem quer copiar, mas sim convencer esse q copia a comprar, e as editoras fazem exactamente ao contrário com a tendância de complicar a vida até a quem compra o original (instalação completa e ter q usar o DVD na drive e ligação à internet no final da instalação qd o jogo nem tem multiplayer são só 2 exemplos)...nem o Steam me parece ser o caminho, n me agrada a ideia de um jogo q paguei, n o ver na prateleira...

- Qt à realidade nacional, actualmente n compro um único jogo cá, é tudo importado (salvo uma excepção de um preço melhor q possa ver o q é raro para os meus lados) e só compro jogos q relamente me interessam e sei q são bons, ou seja n compro e jogo a toda a m**da q sai para o mercado...

Tenho pena de n apoiar a economia nacional, mas com a realidade existente, se já me "comem" no preço dos combustíveis e em tantas outras coisas, no joguinho ou outro q vou comprado n me enrolam mais...quero lá saber se é do IVA a 21%, da margem q quem vende ou da comissão do importador, o q é um facto é q ver um jogo 360 acabado de sair a custa cá 70€ e compra-se novo em lojas online do Reino Unido, por 40€ ou 50€ e isso para mim é intolerável...esse mesmo jogo para PC q custa cá 50€ fica a menos de 30€ qd comprado lá fora...

Para quem segue assiduamente preços de lojas online do UK sabe q por exemplo jogos cá q estão a 30€ agora depois de uma "suposta" baixa de preço, compra-se mtas vezes a menos de 15€...n será estranho comprar :

- FarCry Insticts Predator 360 novo e selado por 15€ qd cá custava 60 e tal €?
- Gears of War por 22€ versão Classic, coisa q ainda n apareceu por estes lados e continua nos 60 e tal €?

Os preços são mais altos cá e demoram muito mais tempo a baixar de preço do q no Reino Unido por ex, surpreendidos?...eu já não, surpreende-me é como é q ainda exista alguém compre jogos cá full price, qd os pode ter em casa ao fim de 3 dias a menos 20€ ou 30€...

A verdade é q poucos têm moral para reclamar da situação actual, qd os gamers grande parte n compra jogos, as editoras nada fazem para inverter a tendência, o pouco fazem acaba por complicar mais a vida a quem paga o original e a industria nacional continua a praticar preços completamente fora da realidade nacional (qd poucos forem os q compram cá jogos pode ser q acordem para a vida)...

A realidade do PC gaming propriamente dita, os gamers/editoras só estão a colher aquilo q semearam ao longo dos anos, por isso...
 
Os preços são apropriados ? Achas plausível que um jogo em Inglaterra onde têm um nível de vida superior ao nosso e onde ganham mais seja metade do preço do que eles custam aqui ?

O que é que eu escrevi? Os preços são adequados lá! Cá é caro, mas lá não é.
Têm de ver os jogos como uma industria global. O preço dos joguinhos cá em Portugal é irrelevante, o que me interessa é o melhor preço a que consigo comprar, seja onde for.

E esse preço....esse preço é que eu digo ser apropriado para os outros países, não para Portugal.
Estou-me pouco borrifando para os preços de cá. São raros os jogos que compro cá.
 
As editoras nunca vão conseguir desenvolver um sistema que impossibilite a pirataria , já tentaram de várias maneiras e nunca resolveu nada , apenas adiou o inevitável ...

E sempre achei injusto que só se fala-se da pirataria no que toca ao PC ; Eu nunca tive consolas mas toda a gente que conheço que tinha consolas (PS1, PS2, Xbox, Xbox360) não comprava um único jogo era tudo pirateado ! E nas consolas nem havia sequer o argumento de ter de comprar original para jogar Online pois era possivel fazelo com a cópia !

AwakE:

Também não compro nada por cá , afinal de contas temos o CDWOW onde os jogos são a metade do preço e os gastos de envio oferecidos !
 
Lá está... deviamos de ser todos presos... Lol :P

Mas que não é por todos os fazerem, que o torna mais legítimo...

Claro que não e também não quis dizer isso.
Mas quis apenas referir que ninguém neste mundo é santo, [off-topic]até porque só se é santo uns bons após ter sido posto debaixo de 7 palmos de terra [/off-topic]. Todo o ser humano peca por natureza.

No fundo, independentemente da maneira como se arranjou o jogo, o que interessa é disfrutar dele e obter bons momentos de prazer.
 
6r4ff3r, adorei aquele parágrafo do MP3...

M@nS1nHO, o problema para mim está no seguinte: Que legitimidade têm algumas pessoas aqui de criticarem e por vezes insultar pessoal que admite recorrer por vezes à pirataria, quando fazem o mesmo no mesmo e em outros sectores?!

É claro que a pirataria é ilegal e errada. Querem combater a mesma?! Olhem para o mercado dos CD's de música e dos DVD's e vejam como estes vendem como paes quentes - comparando com jogos. Porque será?!

Outra coisa, tenho quase a certeza que mais de 70% das pessoas que fazem downloads ilegais, e arranjam cópias, estas são para uso próprio, e não para vendas e assim obter lucros. Sem contar com os ciganos (que vendem as coisas nas feiras com policias ao lado, sem sofrerem nada), poucos mais ganham dinheiro ao vender cópias.

Não percebo a revolta existente em volta da pirataria, enquanto os politicos sugam-nos e roubam-nos de todas as maneiras imaginárias (obras que custaram o triplo do inicialmente planeado, obras feitas em terrenos pertencentes ao "padrinho", etc...) - basta relembrar a polémica (não digo noticia pois para mim não é novidade) dos deputados europeus. O que me revolta é o facto de um homem ter sido esfaqueado por um tipo que estava a roubar-lhe o carro, e esse criminoso é solto pelo juiz como se nada tivesse feito. O que me revolta é o facto de não podermos rebentar com um gajo que nos está a assaltar sob a pena de termos que pagar uma indimnização. Viviamos no céu se o maior problema fosse a pirataria.

Repito, os developers abriram um precedente com a PS2. A consola além de ter desde o seu nascimento uma taxa de pirataria ao nível do PC, e além de ser mais fraca que as suas rivais, não deixou de receber os melhores titulos e exclusivos.
 
Última edição:
Ponto da situação :

(...)

- Qt a mim, as editoras n têm lutado nem o suficiente nem da maneira correcta, n é complicar a vida a quem quer copiar, mas sim convencer esse q copia a comprar, e as editoras fazem exactamente ao contrário com a tendância de complicar a vida até a quem compra o original (instalação completa e ter q usar o DVD na drive e ligação à internet no final da instalação qd o jogo nem tem multiplayer são só 2 exemplos)...nem o Steam me parece ser o caminho, n me agrada a ideia de um jogo q paguei, n o ver na prateleira...

(...)

A parte de ter que usar o DVD na drive não é solução, há várias maneiras de contornar isso com drives virtuais... Como é lógico não vou aqui referir maneiras de fazer isso mas que as há, há!
Quanto ao bioshock, vou tentar arranjar alguma maneira de o instalar, para ver se existe, e depois digo-vos aqui o resultado. Se conseguir, é porque a parte da ligação à internet também não é solução.
 
O Bioshock assim como half Life's corre sem ligação á internet logo a parte da ligação à internet não é solução .
 
Se o jogo fosse o fruto do teu suor, e a tua empresa estivesse à beira da falência, se calhar já não dizias o mesmo.

E se a empresa para onde trabalhas lembrasse de fazer cortes orçamentais e mandar uns quantos à sorte para o olho da rua (independentemente ou não de seres produtivo e teres dado provas disso) também se calhar não dirias o mesmo.

E por vezes são as pequenas empresas que produzem melhores jogos (e quantos não são feitos com um orçamento apertado "até aos tin-tins") do que certos "colossos" que se lembram de mandar mais do mesmo (ou pior) para ver se ganham mais uns "trocos".
 
E se a empresa para onde trabalhas lembrasse de fazer cortes orçamentais e mandar uns quantos à sorte para o olho da rua (independentemente ou não de seres produtivo e teres dado provas disso) também se calhar não dirias o mesmo.
Isso era suposto fazer sentido? Dizer o mesmo....o quê?

E por vezes são as pequenas empresas que produzem melhores jogos (e quantos não são feitos com um orçamento apertado "até aos tin-tins") do que certos "colossos" que se lembram de mandar mais do mesmo (ou pior) para ver se ganham mais uns "trocos".
Continuo a não perceber o que isso tem a ver com o que disse....

Tu disseste que o importante era usufruíres do jogo, qualquer que fosse a origem do mesmo. Disse APENAS que se fosses tu que tivesses investido o teu suor no mesmo, vias as coisas de forma diferente. Se tens algum recalcamento....não tenho nada a ver com ele.
 
A parte de ter que usar o DVD na drive não é solução, há várias maneiras de contornar isso com drives virtuais... Como é lógico não vou aqui referir maneiras de fazer isso mas que as há, há!
Quanto ao bioshock, vou tentar arranjar alguma maneira de o instalar, para ver se existe, e depois digo-vos aqui o resultado. Se conseguir, é porque a parte da ligação à internet também não é solução.

Ora lê lá o meu texto q citaste outra vez, penso q fui claro ... ;)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo