DJ Drum`n
Power Member
Olá a todos,
Pois é, eu já lido com esta área há cerca de uns 15 anos e o que é certo é que até hoje, toda e qualquer empresa com a qual trabalhei, correu SEMPRE mal. É que nem dá para acreditar!
Então aqui vai uma tentativa de resumo sobre o processo pelo qual já tive que passar:
Comecei há muitos anos atrás com sites do estilo nome.com.sapo.pt, até que depois tive que procurar por algum hosting baratinho, porque na altura fazia desenvolvimentos para mim, por mera curiosidade e porque era a onda dos "hackers"... outros tempos...
Anyway, lembro-me de uma empresa de hosting, manhosa que era (ainda é) a 3ix.com que, como é de esperar, o barato sai caro e o serviço era (e provavelmente continua a ser) péssimo!
Depois lembro-me de ter ido parar à amen.pt, que também não correu bem pois eles tinham um sistema próprio e muito limitado, tendo naquela altura um suporte muito fraco e muito limitado. A velocidade de resposta do hosting também não era a melhor...
Estive também algum tempo na Hosting Portugal mas o serviço era mesmo muito mau. Uma vez mais, downtimes constantes. Lembro-me de uma vez que estive quase 48h com o alojamento inacessível, nem emails funcionavam e quando repuseram, colocaram backups com meses. A minha minha sorte é que, por já ter tido más experiências e ter sofrido com isso, vou mantendo backups regularmente...
Voltei depois para a amen.pt mas, uma vez mais, a coisa correu mal porque, embora o apoio ao cliente nesta fase já estivesse um pouco melhor, a instabilidade do sistema era muita e as desculpas eram sempre as mesmas, diziam que eram scripts de outros clientes que estavam a causar problemas e que esses clientes já tinham sido banidos, mas voltávamos sempre ao mesmo e depois já diziam que nos tinham mudado de servidor para um melhor, e voltávamos ao mesmo. Depois tivemos uma VPS com eles, só problemas e dores de cabeça porque tínhamos de estar várias vezes a reiniciar a VPS e às vezes tínhamos inclusive que lhes pedir a eles para a reiniciar porque não o conseguíamos fazer, para além de (mais uma vez) instabilidade na própria VPS...
Passei depois para a Rackspot.com (pertencente à falida NFSI), na qual estive durante algum tempo e onde as coisas até correram bem, até meados de 2014, em que as coisas começaram a descambar, como já é publicamente sabido!
Ainda dentro da Rackspot, o Nuno Silva (CEO) passou-me para uma outra empresa que ele criou que era a EasyHost, que nunca chegou a ser divulgada publicamente pois tinha lá apenas alguns clientes que estavam anteriormente na Rackspot e eram mais pequenos, deixando ele na Rackspot grandes contas apenas.
Claro que, como era de esperar, a coisa rebentou também na EasyHost e ele encaminhou-me para um amigo dele, o Paulo Medeiros dono da 100Limite.
A 100Limite foi outro pesadelo ainda pior! Desde downtimes constantes a instabilidade nos acessos graças à enorme lentidão do alojamento, até um serviço de apoio ao cliente que dizia coisas como esta, que nunca mais me esqueci. Liguei um dia para o número de apoio ao cliente e eram 13:50 sensivelmente, sendo que a resposta da menina foi, inacreditavelmente, algo deste género: "Olhe lá, você sabe que horas são? Eu estou a almoçar, acha que isto são horas de ligar para as pessoas? Ai ai... mas vá, diga lá o que é que quer..." Esta foi a resposta após uma breve introdução da minha parte do género "Olá boa tarde, fala o Pedro Lima...".
Frustrado com a qualidade de serviço inacreditavelmente má, quis mudar rapidamente de fornecedor, até porque a minha empresa já estava nessa altura a crescer (isto ainda no início de 2015) e não me podia dar ao luxo de ter clientes a ligar para a empresa e a reclamar connosco por culpa de um fornecedor nosso, pois pautamos pela qualidade de serviço e ficarmos mal vistos por algo que nem é culpa nossa, deixa-me altamente stressado.
Cometi o erro de voltar para a Hosting Portugal... inicialmente eu até elogiei o serviço, porque surpreenderam-me com um apoio ao cliente com resposta rápida, um alojamento relativamente rápido e uma estabilidade agradável. Pensámos, finalmente encontrámos um fornecedor que nos consegue oferecer um serviço à nossa medida e, como tal, fizemos bem em voltar para eles e arriscar... errado! Passados uns meses começaram os downtimes. Disseram-nos que eram uns clientes que estavam a causar problemas e isolaram alguns dos projectos mais importantes num servidor à parte. A coisa melhorou um pouco, mas foi "sol de pouca duração", lá voltámos ao mesmo e começou a instabilidade nos tempos de resposta do servidor. De madrugada era espectacular, nós navegávamos nos sites com uma velocidade incrível, mas chegada a manhã começava logo a existir uma quebra e em vários momentos durante o dia os sites ficavam inclusive inacessíveis até que começou a falhar o MySQL uma e outra vez e tornou-se rotina... Agora no fim, antes de sairmos há coisa de 1 mês atrás, era insuportável! O MySQL constantemente a ir abaixo, uma lentidão insuportável, enfim...
Mais grave ainda é que nós tínhamos recebido, directamente do Rui (dono da empresa) uma proposta para partilharmos um servidor dedicado com eles, que era realmente uma máquina e que ficámos 3 meses à espera que esta estivesse pronta, sendo que ao fim de todo esse tempo, depois de nos terem feito uma proposta e de nós a termos adjudicado (aceite/aprovado), fez-nos uma contra proposta que era nada mais, nada menos que 10 vezes mais cara que a proposta inicial... Isto demonstra o nível de palavra de honra que esta malta tem!
E maneiras que há 1 mês que estou na PTisp...
Estou nesta empresa porque pesquisámos bastante qual seria a melhor para adquirirmos uma VPS e um alojamento partilhado, para sites mais básicos e queríamos uma empresa que não só nos conseguisse acompanhar no nosso crescimento, mas também tivesse um serviço de apoio ao cliente muito bom e, acima de tudo, que fosse credível e estável. Das que pesquisámos online, esta era a que tinha melhores referências, mas a realidade é outra e desde a migração ter demorado mais de 3 semanas até agora estarmos ainda com um dos nossos principais projectos sem funcionar (MaiFix), a frustração está a bater no pico!
Eu próprio já tinha anteriormente feito várias migrações, e o máximo que demorei foi cerca de 1 semana (eu, que me considero leigo neste tema de servidores). Dizerem-me que têm 3 pessoas a fazer a migração e demorarem mais de 3 semanas para o fazer... enfim...
Depois existiram vários problemas com as configurações da VPS... a primeira começou logo com as permissões das pastas e dos ficheiros, que estavam a ser colocadas por defeito em 775 e 664 ao invés de 755 e 644, o que fazia com que muitos scripts/sites simplesmente não funcionassem ou funcionassem de forma defeituosa. Depois emails com problemas. Emails que não eram recebidos, emails que não eram entregues, emails que, dentro do mesmo domínio, não eram recebidos... E agora este gravíssimo problema com a nossa plataforma MaiFix desde o passado dia 14 (quando ocorreu a migração do MaiFix). Ou seja, desde essa data que não entram pedidos de orçamento, que não há novos registos de empresas e nenhuma empresa consegue responder a um pedido de orçamento. Tivemos que parar as campanhas de AdWords e isto está a causar-nos directamente uma perda financeira significativa, pois há empresas que não estão a renovar planos pagos e outras que, não se conseguindo registar, nem sequer chegam a estar presentes. Já para não falar da perda de credibilidade!
É certo que só há uns dias isto foi detectado, pois por algum motivo internamente na minha empresa houve uma falha e não foi testado se o site estava 100% a funcionar, pois quem fez o teste assumiu que estando o site a aparecer, estava tudo bem.
Ainda assim, darem-me respostas como me deram a dizer que isto não é problema da VPS, deixa-me no mínimo indignado porque se a migração foi completa, se é literalmente uma cópia do que existia e se do outro lado funcionava (no antigo fornecedor) e agora não funciona, então como é que o problema pode não ser da VPS? Certamente que há algum tipo de configuração que deveria existir e não existe!
Não consegui resumir isto e peço desculpa pelo testamento, mas a frustração com empresas de hosting é tal que estamos aqui desesperados na empresa!
A minha questão é:
Têm alguma outra empresa que sugiram, independentemente dos preços, para um VERDADEIRO serviço de qualidade e com pessoal verdadeiramente competente que nos possam sugerir? De preferência uma empresa que seja nacional, mas se a nível nacional não existir competência neste ramo, então teremos que contratar uma empresa noutro país, mas nós queríamos evitar isso porque se algo de errado acontece, é sempre mais difícil de fazer qualquer coisa...
Obrigado e, mais uma vez, peço desculpa pelo testamento.
Cumprimentos,
Pedro Lima
Pois é, eu já lido com esta área há cerca de uns 15 anos e o que é certo é que até hoje, toda e qualquer empresa com a qual trabalhei, correu SEMPRE mal. É que nem dá para acreditar!
Então aqui vai uma tentativa de resumo sobre o processo pelo qual já tive que passar:
Comecei há muitos anos atrás com sites do estilo nome.com.sapo.pt, até que depois tive que procurar por algum hosting baratinho, porque na altura fazia desenvolvimentos para mim, por mera curiosidade e porque era a onda dos "hackers"... outros tempos...
Anyway, lembro-me de uma empresa de hosting, manhosa que era (ainda é) a 3ix.com que, como é de esperar, o barato sai caro e o serviço era (e provavelmente continua a ser) péssimo!
Depois lembro-me de ter ido parar à amen.pt, que também não correu bem pois eles tinham um sistema próprio e muito limitado, tendo naquela altura um suporte muito fraco e muito limitado. A velocidade de resposta do hosting também não era a melhor...
Estive também algum tempo na Hosting Portugal mas o serviço era mesmo muito mau. Uma vez mais, downtimes constantes. Lembro-me de uma vez que estive quase 48h com o alojamento inacessível, nem emails funcionavam e quando repuseram, colocaram backups com meses. A minha minha sorte é que, por já ter tido más experiências e ter sofrido com isso, vou mantendo backups regularmente...
Voltei depois para a amen.pt mas, uma vez mais, a coisa correu mal porque, embora o apoio ao cliente nesta fase já estivesse um pouco melhor, a instabilidade do sistema era muita e as desculpas eram sempre as mesmas, diziam que eram scripts de outros clientes que estavam a causar problemas e que esses clientes já tinham sido banidos, mas voltávamos sempre ao mesmo e depois já diziam que nos tinham mudado de servidor para um melhor, e voltávamos ao mesmo. Depois tivemos uma VPS com eles, só problemas e dores de cabeça porque tínhamos de estar várias vezes a reiniciar a VPS e às vezes tínhamos inclusive que lhes pedir a eles para a reiniciar porque não o conseguíamos fazer, para além de (mais uma vez) instabilidade na própria VPS...
Passei depois para a Rackspot.com (pertencente à falida NFSI), na qual estive durante algum tempo e onde as coisas até correram bem, até meados de 2014, em que as coisas começaram a descambar, como já é publicamente sabido!
Ainda dentro da Rackspot, o Nuno Silva (CEO) passou-me para uma outra empresa que ele criou que era a EasyHost, que nunca chegou a ser divulgada publicamente pois tinha lá apenas alguns clientes que estavam anteriormente na Rackspot e eram mais pequenos, deixando ele na Rackspot grandes contas apenas.
Claro que, como era de esperar, a coisa rebentou também na EasyHost e ele encaminhou-me para um amigo dele, o Paulo Medeiros dono da 100Limite.
A 100Limite foi outro pesadelo ainda pior! Desde downtimes constantes a instabilidade nos acessos graças à enorme lentidão do alojamento, até um serviço de apoio ao cliente que dizia coisas como esta, que nunca mais me esqueci. Liguei um dia para o número de apoio ao cliente e eram 13:50 sensivelmente, sendo que a resposta da menina foi, inacreditavelmente, algo deste género: "Olhe lá, você sabe que horas são? Eu estou a almoçar, acha que isto são horas de ligar para as pessoas? Ai ai... mas vá, diga lá o que é que quer..." Esta foi a resposta após uma breve introdução da minha parte do género "Olá boa tarde, fala o Pedro Lima...".
Frustrado com a qualidade de serviço inacreditavelmente má, quis mudar rapidamente de fornecedor, até porque a minha empresa já estava nessa altura a crescer (isto ainda no início de 2015) e não me podia dar ao luxo de ter clientes a ligar para a empresa e a reclamar connosco por culpa de um fornecedor nosso, pois pautamos pela qualidade de serviço e ficarmos mal vistos por algo que nem é culpa nossa, deixa-me altamente stressado.
Cometi o erro de voltar para a Hosting Portugal... inicialmente eu até elogiei o serviço, porque surpreenderam-me com um apoio ao cliente com resposta rápida, um alojamento relativamente rápido e uma estabilidade agradável. Pensámos, finalmente encontrámos um fornecedor que nos consegue oferecer um serviço à nossa medida e, como tal, fizemos bem em voltar para eles e arriscar... errado! Passados uns meses começaram os downtimes. Disseram-nos que eram uns clientes que estavam a causar problemas e isolaram alguns dos projectos mais importantes num servidor à parte. A coisa melhorou um pouco, mas foi "sol de pouca duração", lá voltámos ao mesmo e começou a instabilidade nos tempos de resposta do servidor. De madrugada era espectacular, nós navegávamos nos sites com uma velocidade incrível, mas chegada a manhã começava logo a existir uma quebra e em vários momentos durante o dia os sites ficavam inclusive inacessíveis até que começou a falhar o MySQL uma e outra vez e tornou-se rotina... Agora no fim, antes de sairmos há coisa de 1 mês atrás, era insuportável! O MySQL constantemente a ir abaixo, uma lentidão insuportável, enfim...
Mais grave ainda é que nós tínhamos recebido, directamente do Rui (dono da empresa) uma proposta para partilharmos um servidor dedicado com eles, que era realmente uma máquina e que ficámos 3 meses à espera que esta estivesse pronta, sendo que ao fim de todo esse tempo, depois de nos terem feito uma proposta e de nós a termos adjudicado (aceite/aprovado), fez-nos uma contra proposta que era nada mais, nada menos que 10 vezes mais cara que a proposta inicial... Isto demonstra o nível de palavra de honra que esta malta tem!
E maneiras que há 1 mês que estou na PTisp...
Estou nesta empresa porque pesquisámos bastante qual seria a melhor para adquirirmos uma VPS e um alojamento partilhado, para sites mais básicos e queríamos uma empresa que não só nos conseguisse acompanhar no nosso crescimento, mas também tivesse um serviço de apoio ao cliente muito bom e, acima de tudo, que fosse credível e estável. Das que pesquisámos online, esta era a que tinha melhores referências, mas a realidade é outra e desde a migração ter demorado mais de 3 semanas até agora estarmos ainda com um dos nossos principais projectos sem funcionar (MaiFix), a frustração está a bater no pico!
Eu próprio já tinha anteriormente feito várias migrações, e o máximo que demorei foi cerca de 1 semana (eu, que me considero leigo neste tema de servidores). Dizerem-me que têm 3 pessoas a fazer a migração e demorarem mais de 3 semanas para o fazer... enfim...
Depois existiram vários problemas com as configurações da VPS... a primeira começou logo com as permissões das pastas e dos ficheiros, que estavam a ser colocadas por defeito em 775 e 664 ao invés de 755 e 644, o que fazia com que muitos scripts/sites simplesmente não funcionassem ou funcionassem de forma defeituosa. Depois emails com problemas. Emails que não eram recebidos, emails que não eram entregues, emails que, dentro do mesmo domínio, não eram recebidos... E agora este gravíssimo problema com a nossa plataforma MaiFix desde o passado dia 14 (quando ocorreu a migração do MaiFix). Ou seja, desde essa data que não entram pedidos de orçamento, que não há novos registos de empresas e nenhuma empresa consegue responder a um pedido de orçamento. Tivemos que parar as campanhas de AdWords e isto está a causar-nos directamente uma perda financeira significativa, pois há empresas que não estão a renovar planos pagos e outras que, não se conseguindo registar, nem sequer chegam a estar presentes. Já para não falar da perda de credibilidade!
É certo que só há uns dias isto foi detectado, pois por algum motivo internamente na minha empresa houve uma falha e não foi testado se o site estava 100% a funcionar, pois quem fez o teste assumiu que estando o site a aparecer, estava tudo bem.
Ainda assim, darem-me respostas como me deram a dizer que isto não é problema da VPS, deixa-me no mínimo indignado porque se a migração foi completa, se é literalmente uma cópia do que existia e se do outro lado funcionava (no antigo fornecedor) e agora não funciona, então como é que o problema pode não ser da VPS? Certamente que há algum tipo de configuração que deveria existir e não existe!
Não consegui resumir isto e peço desculpa pelo testamento, mas a frustração com empresas de hosting é tal que estamos aqui desesperados na empresa!
A minha questão é:
Têm alguma outra empresa que sugiram, independentemente dos preços, para um VERDADEIRO serviço de qualidade e com pessoal verdadeiramente competente que nos possam sugerir? De preferência uma empresa que seja nacional, mas se a nível nacional não existir competência neste ramo, então teremos que contratar uma empresa noutro país, mas nós queríamos evitar isso porque se algo de errado acontece, é sempre mais difícil de fazer qualquer coisa...
Obrigado e, mais uma vez, peço desculpa pelo testamento.
Cumprimentos,
Pedro Lima