O pesadelo dos hostings... afinal, qual devo escolher?

DJ Drum`n

Power Member
Olá a todos,

Pois é, eu já lido com esta área há cerca de uns 15 anos e o que é certo é que até hoje, toda e qualquer empresa com a qual trabalhei, correu SEMPRE mal. É que nem dá para acreditar!

Então aqui vai uma tentativa de resumo sobre o processo pelo qual já tive que passar:

Comecei há muitos anos atrás com sites do estilo nome.com.sapo.pt, até que depois tive que procurar por algum hosting baratinho, porque na altura fazia desenvolvimentos para mim, por mera curiosidade e porque era a onda dos "hackers"... outros tempos...

Anyway, lembro-me de uma empresa de hosting, manhosa que era (ainda é) a 3ix.com que, como é de esperar, o barato sai caro e o serviço era (e provavelmente continua a ser) péssimo!

Depois lembro-me de ter ido parar à amen.pt, que também não correu bem pois eles tinham um sistema próprio e muito limitado, tendo naquela altura um suporte muito fraco e muito limitado. A velocidade de resposta do hosting também não era a melhor...

Estive também algum tempo na Hosting Portugal mas o serviço era mesmo muito mau. Uma vez mais, downtimes constantes. Lembro-me de uma vez que estive quase 48h com o alojamento inacessível, nem emails funcionavam e quando repuseram, colocaram backups com meses. A minha minha sorte é que, por já ter tido más experiências e ter sofrido com isso, vou mantendo backups regularmente...

Voltei depois para a amen.pt mas, uma vez mais, a coisa correu mal porque, embora o apoio ao cliente nesta fase já estivesse um pouco melhor, a instabilidade do sistema era muita e as desculpas eram sempre as mesmas, diziam que eram scripts de outros clientes que estavam a causar problemas e que esses clientes já tinham sido banidos, mas voltávamos sempre ao mesmo e depois já diziam que nos tinham mudado de servidor para um melhor, e voltávamos ao mesmo. Depois tivemos uma VPS com eles, só problemas e dores de cabeça porque tínhamos de estar várias vezes a reiniciar a VPS e às vezes tínhamos inclusive que lhes pedir a eles para a reiniciar porque não o conseguíamos fazer, para além de (mais uma vez) instabilidade na própria VPS...

Passei depois para a Rackspot.com (pertencente à falida NFSI), na qual estive durante algum tempo e onde as coisas até correram bem, até meados de 2014, em que as coisas começaram a descambar, como já é publicamente sabido!

Ainda dentro da Rackspot, o Nuno Silva (CEO) passou-me para uma outra empresa que ele criou que era a EasyHost, que nunca chegou a ser divulgada publicamente pois tinha lá apenas alguns clientes que estavam anteriormente na Rackspot e eram mais pequenos, deixando ele na Rackspot grandes contas apenas.

Claro que, como era de esperar, a coisa rebentou também na EasyHost e ele encaminhou-me para um amigo dele, o Paulo Medeiros dono da 100Limite.

A 100Limite foi outro pesadelo ainda pior! Desde downtimes constantes a instabilidade nos acessos graças à enorme lentidão do alojamento, até um serviço de apoio ao cliente que dizia coisas como esta, que nunca mais me esqueci. Liguei um dia para o número de apoio ao cliente e eram 13:50 sensivelmente, sendo que a resposta da menina foi, inacreditavelmente, algo deste género: "Olhe lá, você sabe que horas são? Eu estou a almoçar, acha que isto são horas de ligar para as pessoas? Ai ai... mas vá, diga lá o que é que quer..." Esta foi a resposta após uma breve introdução da minha parte do género "Olá boa tarde, fala o Pedro Lima...".

Frustrado com a qualidade de serviço inacreditavelmente má, quis mudar rapidamente de fornecedor, até porque a minha empresa já estava nessa altura a crescer (isto ainda no início de 2015) e não me podia dar ao luxo de ter clientes a ligar para a empresa e a reclamar connosco por culpa de um fornecedor nosso, pois pautamos pela qualidade de serviço e ficarmos mal vistos por algo que nem é culpa nossa, deixa-me altamente stressado.

Cometi o erro de voltar para a Hosting Portugal... inicialmente eu até elogiei o serviço, porque surpreenderam-me com um apoio ao cliente com resposta rápida, um alojamento relativamente rápido e uma estabilidade agradável. Pensámos, finalmente encontrámos um fornecedor que nos consegue oferecer um serviço à nossa medida e, como tal, fizemos bem em voltar para eles e arriscar... errado! Passados uns meses começaram os downtimes. Disseram-nos que eram uns clientes que estavam a causar problemas e isolaram alguns dos projectos mais importantes num servidor à parte. A coisa melhorou um pouco, mas foi "sol de pouca duração", lá voltámos ao mesmo e começou a instabilidade nos tempos de resposta do servidor. De madrugada era espectacular, nós navegávamos nos sites com uma velocidade incrível, mas chegada a manhã começava logo a existir uma quebra e em vários momentos durante o dia os sites ficavam inclusive inacessíveis até que começou a falhar o MySQL uma e outra vez e tornou-se rotina... Agora no fim, antes de sairmos há coisa de 1 mês atrás, era insuportável! O MySQL constantemente a ir abaixo, uma lentidão insuportável, enfim...

Mais grave ainda é que nós tínhamos recebido, directamente do Rui (dono da empresa) uma proposta para partilharmos um servidor dedicado com eles, que era realmente uma máquina e que ficámos 3 meses à espera que esta estivesse pronta, sendo que ao fim de todo esse tempo, depois de nos terem feito uma proposta e de nós a termos adjudicado (aceite/aprovado), fez-nos uma contra proposta que era nada mais, nada menos que 10 vezes mais cara que a proposta inicial... Isto demonstra o nível de palavra de honra que esta malta tem!

E maneiras que há 1 mês que estou na PTisp...

Estou nesta empresa porque pesquisámos bastante qual seria a melhor para adquirirmos uma VPS e um alojamento partilhado, para sites mais básicos e queríamos uma empresa que não só nos conseguisse acompanhar no nosso crescimento, mas também tivesse um serviço de apoio ao cliente muito bom e, acima de tudo, que fosse credível e estável. Das que pesquisámos online, esta era a que tinha melhores referências, mas a realidade é outra e desde a migração ter demorado mais de 3 semanas até agora estarmos ainda com um dos nossos principais projectos sem funcionar (MaiFix), a frustração está a bater no pico!

Eu próprio já tinha anteriormente feito várias migrações, e o máximo que demorei foi cerca de 1 semana (eu, que me considero leigo neste tema de servidores). Dizerem-me que têm 3 pessoas a fazer a migração e demorarem mais de 3 semanas para o fazer... enfim...

Depois existiram vários problemas com as configurações da VPS... a primeira começou logo com as permissões das pastas e dos ficheiros, que estavam a ser colocadas por defeito em 775 e 664 ao invés de 755 e 644, o que fazia com que muitos scripts/sites simplesmente não funcionassem ou funcionassem de forma defeituosa. Depois emails com problemas. Emails que não eram recebidos, emails que não eram entregues, emails que, dentro do mesmo domínio, não eram recebidos... E agora este gravíssimo problema com a nossa plataforma MaiFix desde o passado dia 14 (quando ocorreu a migração do MaiFix). Ou seja, desde essa data que não entram pedidos de orçamento, que não há novos registos de empresas e nenhuma empresa consegue responder a um pedido de orçamento. Tivemos que parar as campanhas de AdWords e isto está a causar-nos directamente uma perda financeira significativa, pois há empresas que não estão a renovar planos pagos e outras que, não se conseguindo registar, nem sequer chegam a estar presentes. Já para não falar da perda de credibilidade!

É certo que só há uns dias isto foi detectado, pois por algum motivo internamente na minha empresa houve uma falha e não foi testado se o site estava 100% a funcionar, pois quem fez o teste assumiu que estando o site a aparecer, estava tudo bem.

Ainda assim, darem-me respostas como me deram a dizer que isto não é problema da VPS, deixa-me no mínimo indignado porque se a migração foi completa, se é literalmente uma cópia do que existia e se do outro lado funcionava (no antigo fornecedor) e agora não funciona, então como é que o problema pode não ser da VPS? Certamente que há algum tipo de configuração que deveria existir e não existe!


Não consegui resumir isto e peço desculpa pelo testamento, mas a frustração com empresas de hosting é tal que estamos aqui desesperados na empresa!

A minha questão é:

Têm alguma outra empresa que sugiram, independentemente dos preços, para um VERDADEIRO serviço de qualidade e com pessoal verdadeiramente competente que nos possam sugerir? De preferência uma empresa que seja nacional, mas se a nível nacional não existir competência neste ramo, então teremos que contratar uma empresa noutro país, mas nós queríamos evitar isso porque se algo de errado acontece, é sempre mais difícil de fazer qualquer coisa...

Obrigado e, mais uma vez, peço desculpa pelo testamento.

Cumprimentos,
Pedro Lima
 
Acho que tens trabalhado com malta básica, ou então de certa forma ser foste tu a fazer, nunca chegaste a ter algo que domines.
Para tanto problema é porque não fazes hosting de simples sites em html. Mas usas muitas coisas e tecnologias diferentes.

A guerra que tens vai acabar, das duas uma.
Quando pagares para que alguém se encarregue dos teus problemas, ou quando te fartares e resolvas tu próprio. As duas soluções exigem dinheiro. Se não for dinheiro, tempo.

Faz um resumo dos serviços que tens só para ter uma ideia do que te posso sugerir.

abraço
 
Para tanto problema é porque não fazes hosting de simples sites em html. Mas usas muitas coisas e tecnologias diferentes.

Sim, é verdade, não temos nem sequer 1 único site que seja HTML simples.

Quando pagares para que alguém se encarregue dos teus problemas, ou quando te fartares e resolvas tu próprio. As duas soluções exigem dinheiro. Se não for dinheiro, tempo.

Quanto a programadores, já temos alguns na empresa mas o que eles resolvem são problemas de código, não de servidor.

Supostamente, se contratamos um serviço de VPS gerida, é precisamente para gerirem os problemas de servidor por nós. :)

Servidores não é nem quero que seja o nosso foco. É uma área de negócio que para mim, não quero. Prefiro pagar bem a quem preste um bom serviço.

Faz um resumo dos serviços que tens só para ter uma ideia do que te posso sugerir.

Isto são, obviamente, percentagens relativas:

100% PHP | 70% MySQLi / 25% PDO / 5% MySQL

80% WordPress / 5% Joomla / 5% Prestashop / 5% Outros / 5% Custom development
 
Se já são assim tanto e vais ter mais, porque não contratas alguém para cuidar de todos os sites? e backups, actualizações e afins?
 
Se já são assim tanto e vais ter mais, porque não contratas alguém para cuidar de todos os sites? e backups, actualizações e afins?

Uma vez mais, o meu problema não tem que ver absolutamente nada com backups, actualizações e afins. Como referi, no que respeita a código já tenho programadores para o efeito, aqui a questão tem que ver pura e simplesmente com a estabilidade dos servidores em termos de velocidade e downtimes assim como relativamente ao suporte sempre que corre algo de errado com os servidores.

Mesmo que eu tenha alguém 100% dedicado a fazer backups de sites, actualizações, optimizações, etc. Isso não impede que existam problemas no servidor, pois isso é algo que nunca é controlado por nós e, conforme referi, nem eu quero que seja pois não é a nossa área de expertise.
 
Já pensaste que simplesmente um web hosting não aguenta com esses sites? Há sites que recebem milhares de visitas e isso inunda o web hosting como sabes é partilhado.. O melhor é fazeres uma analise de qual é o cliente qque esta a fazer muita bandwidth e a receber muitas visitas bem como a usar o CPU..

Uma Hospedagem partilhada tem os recursos dividos, se um cliente usar mais o web hosting fica prejudicado, todo.. porque é partiilhado!
Acho que esta na altura de um cliente teu ter de migrar para a VPS.

Não é só por o site em web hosting e já esta.. pelo que li no teu texto nem disseste nada a cerca dos clientes no web hosting.
É normal que va a baixo sem controlares o CPU,RAM,Bandwitch o web hosting partilhado fica saturado, porque é que acha que nos termos de serviço do web hosting partilhado impedem o uso do cpu a cima dos 25% ou 75%?
Numa hospedagem normal esses sites em web hosting são suspensos, devido a consumirem muitos recursos.. e quando isso acontece é altura de migrar para uma VPS ou dedicado.

Tens dedicados baratos e bons
http://kimsufi.com se não me engano consegues ter IP em Portugal comprando
https://www.soyoustart.com/pt/servidores-essential/
https://www.soyoustart.com/pt/servidores-game/
http://ovh.pt
https://www.online.net/en *

Em principio em qualquer desses consegues ter o IP Nacional.
* Excepto o último.

Pegas nisso e fazes um web hosting partilhado num dedicado.. pronto.. e terás que começar a definir regras.. uso elevado do CPU, limitar a bandwidth para não congestionar toda a rede do web hosting partilhado.
Acho que quem têm culpa aqui muito sinceramente és tu, peloss vistos só forneces o alojamento ao cliente e nem verificas o uso do CPU, quem esta a consumir mais, quem esta a usar scripts que abusam do CPU etc

Há sites nestas alturas que nem deveriam estar em web hosting, depois admiram-se que o web hosting caia normal! Simplesmente há site que o web hosting partilhado já não aguenta e têm de ser migrados para VPS ou dedicados se não fazes isso é normal que tenhas downtime e quedas basta 1 ou 2 clientes abusarem ou terem um site demasiado grande e largo que prejudica a rede e os outros clientes ficam prejudicados por downtime

Se não sabes como mexer, compra serviços MANAGED são mais caros..
A PTISP é um bom hosting.. eles tem serviços managed, compra um dedicado ou VPS managed é simples.
Tens o ptservidor.pt também.

O Zwame esta alojado no ptisp.pt se fosse assim tão má, isto já teria caído também.

O que eu acho é que fazes algo similar "Sites pesados? Não há problema! Nós pomos no web hosting" ou seja enfias (desculpa a expressão) um site qualquer no web hosting e não monitorizas.

Sendo assim é normal que haja downtime, lentidão, servidor offline porque muitos desses websites grandes para alem de não dever de estar em web hosting, recebem imensos ataques de DDoS e nesses casos de ataques é normal que deixe o web hosting congestionado lento e a carregar e a cair constantemente.

Faz uma analise e verifica que sites estão a consumir mais etc.

Não foi uma critica, muito menos não quero ofender de forma nenhuma, apenas uma opinião pessoal.
 
Última edição:
Já pensaste que simplesmente um web hosting não aguenta com esses sites? Há sites que recebem milhares de visitas e isso inunda o web hosting como sabes é partilhado.. O melhor é fazeres uma analise de qual é o cliente qque esta a fazer muita bandwidth e a receber muitas visitas bem como a usar o CPU..

Eu agradeço a resposta, mas claramente que não leu tudo e limitou-se a fazer uma leitura "na diagonal".

Já há algum tempo que a solução VPS + alojamento partilhado (para sites simples e com pouco tráfego) é um "must-have" aqui na empresa.

A solução de VPS gerida é também uma obrigatoriedade e é a solução que temos, por tudo o que referi por diversas vezes, nós não percebemos de hosting nem queremos perceber. Ponto.

Nós tínhamos propostas mais baratas e optámos pela PTisp pelas boas referências que tinham, mas infelizmente nem pagando mais conseguimos ter sorte com os hostings...

E não, a questão aqui não tem que ver com excesso de utilização de recursos. Só aconteceu uma vez "reclamarem" que os nossos sites estavam a usar muitos recursos e isso foi há anos atrás, quando começámos a usar soluções de VPS.
 
Eu agradeço a resposta, mas claramente que não leu tudo e limitou-se a fazer uma leitura "na diagonal".

Já há algum tempo que a solução VPS + alojamento partilhado (para sites simples e com pouco tráfego) é um "must-have" aqui na empresa.

A solução de VPS gerida é também uma obrigatoriedade e é a solução que temos, por tudo o que referi por diversas vezes, nós não percebemos de hosting nem queremos perceber. Ponto.

Nós tínhamos propostas mais baratas e optámos pela PTisp pelas boas referências que tinham, mas infelizmente nem pagando mais conseguimos ter sorte com os hostings...

E não, a questão aqui não tem que ver com excesso de utilização de recursos. Só aconteceu uma vez "reclamarem" que os nossos sites estavam a usar muitos recursos e isso foi há anos atrás, quando começámos a usar soluções de VPS.

"nós não percebemos de hosting nem queremos perceber. Ponto."
E depois dizes-me isto "questão aqui não tem que ver com excesso de utilização de recursos"? Como é que sabes que não é? Se não percebes de hospedagem, recursos e CPU..
Mais uma vez as causas podem ser tantas

Ataque de DDoS
Recursos usados muito elevados
Congestionamento na rede devido a elevada Bandwidth usada pelos clientes.
Scripts a usarem muitos recursos.
Consumo enorme de RAM ou CPU.
Web Server não optimizado (Cache,GZIP,Firewall etc)
Malware
DDoS outbound (algum cliente a realizar ataque de DDoS de saída apartir da sua hospedagem) pode ser o próprio cliente a fazer-lo ou até mesmo um malware/script que ele contenha nos seus ficheiros, ou até mesmo o site pode ter sido hackeado e terem feito upload de uma shell.

Qualquer um destes provoca downtime, compra um dedicado na kimsufi.com não estejas a espera de bom suporte, é unmanaged (gerido por ti)
Passa pelos https://ptisp.pt/#dedicated/linux clica em geridos.

Como indiquei a cima, este forum onde estas agora esta alojado na ptisp e aposto que este forum é 10x maior que todos os teus clientes juntos num web hosting.
Eu li tudo, posso é ter esquecido algumas partes mas li.

A unica solução contra ataque de DDoS é o kimsufi.com , ovh.pt , soyoustart
e https://blazingfast.io/
 
Última edição:
Eu uso PTISP, e podem ter algumas coisas más mas são extremamente interessantes tenho a vps mais elevada deles com 300GB, tenho adicionalmente uma conta no fastcomet, que tem um suporte fantastico, e por fim recomendo a iberweb sao impecaveis tambem
 
Acho que tu mesmo detectaste o problema.. "o barato sai caro.." e depois, pelo que pareceu, foi numa de ir um pouco mais caro para ver se corria melhor..
O teu erro é comum, infelizmente as empresas na área são horríveis na sua maior parte..

A questão, e se poderes esclarecer é: Quanto sites tens?
Isto porque fazendo as contas é capaz de compensar pagares a alguém para teres uma vps só tua (configuração,manutenção,etc)
Ainda assim, pela experiência que tenho ovh, digitalocean e kimsufi são sem duvida as melhores opções atualmente.. eu já a muito que desistir das opções portuguesas qualidade/preço está muito fora da realidade internacional, infelizmente :(

PS: quanto ao forum estar na ptisp, é um mau exemplo, porque isto tem mais quebras dedos tenho eu na mao hahaha (just kidding)
 
Qualquer um destes provoca downtime, compra um dedicado na kimsufi.com não estejas a espera de bom suporte, é unmanaged (gerido por ti)

Mais uma vez, a solução que nós procuramos não quero que seja gerida por nós...


E uma vez mais, a solução que temos é gerida. A única diferença é que não se trata de um servidor dedicado (porque não se justifica neste momento) mas sim uma VPS. Mas é uma VPS gerida por eles, personalizada à nossa medida.

Como indiquei a cima, este forum onde estas agora esta alojado na ptisp e aposto que este forum é 10x maior que todos os teus clientes juntos num web hosting.

Eu sei que está, e esse foi mais um dos pontos que me fez inclinar para a PTisp. Mas eu com a PTisp não me estou a queixar de downtimes nem de lentidão. Aliás, notei melhoria nos tempos de resposta assim que passei para lá. E mais, até agora o downtime foi zero! Eu estou a queixar-me é, principalmente, do problema que está a ocorrer com o MaiFix e do facto de não estarem a conseguir resolver, porque isso é que me está a tirar o sono neste momento (literalmente), porque nós temos um investidor americano envolvido neste projecto e ele ainda nem sonha que estamos basicamente "mortos" desde o dia 14...
 
Acho que tu mesmo detectaste o problema.. "o barato sai caro.." e depois, pelo que pareceu, foi numa de ir um pouco mais caro para ver se corria melhor..
O teu erro é comum, infelizmente as empresas na área são horríveis na sua maior parte..

A questão, e se poderes esclarecer é: Quanto sites tens?
Isto porque fazendo as contas é capaz de compensar pagares a alguém para teres uma vps só tua (configuração,manutenção,etc)
Ainda assim, pela experiência que tenho ovh, digitalocean e kimsufi são sem duvida as melhores opções atualmente.. eu já a muito que desistir das opções portuguesas qualidade/preço está muito fora da realidade internacional, infelizmente :(

PS: quanto ao forum estar na ptisp, é um mau exemplo, porque isto tem mais quebras dedos tenho eu na mao hahaha (just kidding)

Ora nem mais, eu considero o kimsufi,soyoustart e online.net para começar um negocio de hosting.. não é por acaso que a maioria dos resellers são ovh, apesar de dizerem que não.. não é por estarem atrás da cloudflare que conseguem esconder :P

O problema é que ele disse isto "nós não percebemos de hosting nem queremos perceber. Ponto." por tanto duvido que a kimsufi ou online.net sejam boas para ele (no geral para mim são excelentes)
E a tal coisa que referi a cima as causas podem ser muitas, hoje em dia o melhor é ter sempre um alojamento protegido contra ataques de DDoS pois são muito comuns hoje em dia, ou estarei enganado? ;)
 
Acho que tu mesmo detectaste o problema.. "o barato sai caro.." e depois, pelo que pareceu, foi numa de ir um pouco mais caro para ver se corria melhor..
O teu erro é comum, infelizmente as empresas na área são horríveis na sua maior parte..

Sim mas optarmos por soluções "low-cost" já deixou de ser política há muito tempo! Aliás, a Rackspot não era propriamente barata e, salvo erro, já em 2008 eu estava lá.
 
Existe vários problemas no negócio dos alojamentos, são os clientes que procuram os que oferecem mais por menos e a facilidade com que é possível entrar no negócio... De qualquer forma, uma pessoa que tenha conhecimentos e seja bem informada deverá conseguir encontrar um serviço que sirva as suas necessidades.

Hoje em dia tenta-se muito vender soluções gerais, que dê para toda a gente e tu podes precisar de uma solução particular, e aí podes precisar de uma empresa que te venda um serviço personalizado para as tuas necessidades, e só estudando as tuas necessidades actuais e futuras é que seria possível te indicar soluções, de outra forma seria te enviar para as empresas com melhor feedback para o cliente comum (que por vezes tem apenas uma página html sem usar recursos) e que não serve para ti.

O famoso "managed" não é mais do que a instalação e configuração inicial, tanto do software como da segurança, além de updates e monitorização de uptime, não é propriamente contratar um administrador de sistemas para optimizar a tua máquina conforme os serviços que tenhas, na maioria dos casos usam um script que faz tudo automaticamente e a monitorização também é automática provavelmente com Nagios ou algo do género, e atenção que um bom administrador de sistemas deve-te ficar bastante caro.

Já agora, fica uma dica a todos, cuidado com o aluguer de servidores, muitas vezes as políticas é de reuso dos discos, muitas vezes são discos de desktops que em uso de servidor facilmente avariam ao fim de alguns anos, e o reuso muitas vezes dá problemas que são díficeis de identificar (como por exemplo kernel panic, em que ficam com o servidor em baixo e nem sabem o porquê, reiniciar resolve momentaneamente, porque se for do disco vai dar outra vez kernel panic).
 
Pelo que percebi queres é um bom serviço gerido.
Só tenho a dizer bem da Linode. Fazem managed e Professional services, podes ler a diferença na pagina deles.
São US based mas têm servidores no UK e NL.
 
E em jeito de conclusão, escrevo aqui a mesma crítica que escrevi no Facebook relativamente à PTisp:

Sugiro muito cuidado ao optarem pela PTisp pois nós baseámos-nos nas boas referências que encontrámos assim como nos excelentes argumentos de venda e o que é certo é que desde que estamos com eles, ainda só passaram sensivelmente 4/5 semanas e já se tornou num dos maiores pesadelos em termos de hosting!

Inicialmente foi o tempo de migração... cerca de 3 semanas para fazer uma migração de alguns sites para uma VPS gerida e vários sites para uma conta de revenda. Tarefas simples, pois eu próprio que não percebo servidores já o fiz anteriormente e o tempo máximo que levei foi inferior a uma semana! Ou seja, eles, no limite, deveriam levar o mesmo e não bem mais...

Depois a questão do suporte. Nós tínhamos propostas mais baratas mas optámos pela PTisp porque foi-nos vendida a ideia de que o suporte era inigualável e de elevada qualidade. Mentira! Colocam pessoal trainee a tratar de tickets de extrema urgência e com alguma complexidade e depois acabam por nem conseguir resolvê-los. Desde emails mal configurados na VPS, o que fez com que alguns clientes tivessem problemas com o envio e/ou recepção de emails, até problemas bem mais graves que nem sequer tiveram solução.

Uma das plataformas que nós temos é o MaiFix e trata-se de algo desenvolvido à medida com código proprietário. Pois essa plataforma já passou por outros 3 hostings, sempre com migrações feitas por mim, e nunca houve problemas graves. Desta vez, no entanto, estivemos desde o dia 14 de Julho até ao dia 28 de Julho sem o site funcionar! Isto é, ele abria mas nada funcionava... não era possível as pessoas pedirem orçamentos, não era possível registarem-se, não era possível as empresas responderem aos pedidos de orçamento, etc... No fundo, o site só estava ali "à mostra" e nada mais.

Depois de muito tentarem na VPS, lá disseram que era impossível colocar isto a funcionar na VPS porque esta não tem um cpanel e que, como tal, tinham que passar o site para a conta de revenda. Ora, o MaiFix foi um dos projectos que nos fez procurar uma VPS, precisamente para o termos mais rápido...

E connosco foi esta a experiência... acredito que para quem precise de hosting básico, que a PTisp seja boa, porque até agora downtimes foram zero e a estabilidade e rapidez parecem aceitáveis para quem tem sites básicos, mas livrem-se de ter um problema mais complexo, pois vão ter dores de cabeça!
 
Tanta resposta gigante!!! Ohv

E mais não digo :) Espero que tenhas mais sorte que as tuas experiências anteriores!

Abraço
 
Uma vps não tem cpanel ? Não tem se não quiserem. Como dono de uma empresa de hosting digo-te que o teu problema passa por aqui:

Isto são, obviamente, percentagens relativas:

100% PHP | 70% MySQLi / 25% PDO / 5% MySQL

80% WordPress / 5% Joomla / 5% Prestashop / 5% Outros / 5% Custom development

E os motivos são claramente algo que um utilizador enunciou:

Ataque de DDoS
Recursos usados muito elevados
Congestionamento na rede devido a elevada Bandwidth usada pelos clientes.
Scripts / PLUGINS a usarem muitos recursos.
Consumo enorme de RAM ou CPU.
Web Server não optimizado (Cache,GZIP,Firewall etc)
Malware
DDoS outbound (algum cliente a realizar ataque de DDoS de saída apartir da sua hospedagem) pode ser o próprio cliente a fazer-lo ou até mesmo um malware/script que ele contenha nos seus ficheiros, ou até mesmo o site pode ter sido hackeado e terem feito upload de uma shell.


Passo a vida a avisar os clientes deste problema. Desses 80% em wordpress, quantos plugins não devem comer recursos ao server.

No entanto, nada justifica um bom servidor não aguentar com o que quer que seja, desde que bem configurado.
 
Antes de mais, muito obrigado a todos pelas ajudas. Embora já há bastante tempo que eu não vinha "para estas bandas", é bom saber que ainda se pode contar com o apoio do pessoal.

Bom, isto é importante sabermos criticar quando necessário, mas sabermos igualmente elogiar quando é merecido.

Após um inicio bastante atribulado com uma migração bastante demorada, problemas com configurações e incompatibilidades, foram bastante correctos em ter oferecido um serviço mais completo daquele contratado e em todo o apoio prestado para resolução de todos os problemas.

Assim, resta-me desejar que assim continue, estando certo de que tendo a notoriedade que têm, certamente isso acontecerá.

Ou seja, neste momento temos tudo estável e livre de problemas. Só é pena que, face ao que aconteceu e ao facto do MaiFix ter estado todo aquele tempo sem funcionar, a confiança tenha caído de tal forma que agora há empresas a não renovarem planos e muito menos pedidos de orçamento...
 
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