Agente47
Power Member
A Sony quer chegar ao fim do ano com 100.000 PS3 vendidas em Portugal. Um número muito elevado considerando o arranque lento da consola em todo o mundo, mas começo a acreditar que é possível.
Em Portugal a marca Playstation é tão forte que os mais distraidos podem pensar que não existe concorrência. Por isso, este Natal, as PS3 agora com preço reduzido vão certamente voar das prateleiras. Com ou sem crise. As Xbox 360 por seu lado estão destinadas a um nicho de mercado.
O cenário a nível mundial é bem diferente, com a consola da Sony a ter algumas dificuldades em chegar aos tops de vendas. Qual é então o segredo para este sucesso avassalador em terras lusas?
O marketing é o principal culpado. O da Sony que é visivel, e o da Microsoft, que é inexistente. Vou dar 3 exemplos:
1. Os anúncios televisivos
Nos últimos dias os anúncios relacionados com a PS3 sucedem-se. Podemos ver um anúncio à Playstation 3, pouco depois o spot de Heavenly Sword e logo a seguir o anúncio do novo preço da PS3 nas lojas *****. Vemos também um anúncio da PSP, a portátil que se pode ligar à PS3. No meio destes ainda passa o anúncio do PES 2008, que embora seja multi-plataforma, está muito ligado à marca Playstation.
2. Apresentação PES 2008
Não é por acaso que o PES está ligado à Playstation apesar de sair também para a Xbox 360 e PC. Na apresentação do jogo havia algumas PS2 e imensas PS3 a demonstrar o novo PES. Nem uma Xbox. É claro que a maioria dos convidados que não eram especialistas em videojogos sairam de lá com a PS3 na cabeça e se quiserem jogar PES 2008 next-gen já sabem que consola vão ter de comprar este Natal. Isto não acontece por acaso, a Sony colocou as suas consolas na apresentação do jogo mais vendido em Portugal e marcou a sua posição. Curiosamente a Ecofilmes que distribui o PES, também distribui a Xbox, e nem assim aproveitou um produto para promover o outro.
3. Fifa 08 na Luz
O Fifa 08 foi apresentado no Benfica - Sporting perante 60.000 espectadores, num jogo amigável antes do verdadeiro derby. Qual foi a máquina escolhida para correr o jogo? A Playstation 3 claro. Mais uma jogada da Sony que mostrou ao público que os jogos next-gen estão a sair para a sua consola.
Com a publicidade forte que a Sony faz aos seus exclusivos, e com estas parcerias estratégicas com as editoras de jogos multi-plataformas, a maioria dos portugueses tem apenas uma vaga ideia do que seja uma Xbox 360, e não lhes interessa aprofundar. Por isso a PS3 deixou para trás há muito tempo a consola rival, e neste Natal vai ter vendas record.
Jogos PS3
Em Portugal a marca Playstation é tão forte que os mais distraidos podem pensar que não existe concorrência. Por isso, este Natal, as PS3 agora com preço reduzido vão certamente voar das prateleiras. Com ou sem crise. As Xbox 360 por seu lado estão destinadas a um nicho de mercado.
O cenário a nível mundial é bem diferente, com a consola da Sony a ter algumas dificuldades em chegar aos tops de vendas. Qual é então o segredo para este sucesso avassalador em terras lusas?
O marketing é o principal culpado. O da Sony que é visivel, e o da Microsoft, que é inexistente. Vou dar 3 exemplos:
1. Os anúncios televisivos
Nos últimos dias os anúncios relacionados com a PS3 sucedem-se. Podemos ver um anúncio à Playstation 3, pouco depois o spot de Heavenly Sword e logo a seguir o anúncio do novo preço da PS3 nas lojas *****. Vemos também um anúncio da PSP, a portátil que se pode ligar à PS3. No meio destes ainda passa o anúncio do PES 2008, que embora seja multi-plataforma, está muito ligado à marca Playstation.
2. Apresentação PES 2008
Não é por acaso que o PES está ligado à Playstation apesar de sair também para a Xbox 360 e PC. Na apresentação do jogo havia algumas PS2 e imensas PS3 a demonstrar o novo PES. Nem uma Xbox. É claro que a maioria dos convidados que não eram especialistas em videojogos sairam de lá com a PS3 na cabeça e se quiserem jogar PES 2008 next-gen já sabem que consola vão ter de comprar este Natal. Isto não acontece por acaso, a Sony colocou as suas consolas na apresentação do jogo mais vendido em Portugal e marcou a sua posição. Curiosamente a Ecofilmes que distribui o PES, também distribui a Xbox, e nem assim aproveitou um produto para promover o outro.
3. Fifa 08 na Luz
O Fifa 08 foi apresentado no Benfica - Sporting perante 60.000 espectadores, num jogo amigável antes do verdadeiro derby. Qual foi a máquina escolhida para correr o jogo? A Playstation 3 claro. Mais uma jogada da Sony que mostrou ao público que os jogos next-gen estão a sair para a sua consola.
Com a publicidade forte que a Sony faz aos seus exclusivos, e com estas parcerias estratégicas com as editoras de jogos multi-plataformas, a maioria dos portugueses tem apenas uma vaga ideia do que seja uma Xbox 360, e não lhes interessa aprofundar. Por isso a PS3 deixou para trás há muito tempo a consola rival, e neste Natal vai ter vendas record.
Jogos PS3