1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

O poder do marketing

Discussão em 'PlayStation' iniciada por Agente47, 31 de Outubro de 2007. (Respostas: 223; Visualizações: 8569)

  1. Agente47

    Agente47 Power Member

    A Sony quer chegar ao fim do ano com 100.000 PS3 vendidas em Portugal. Um número muito elevado considerando o arranque lento da consola em todo o mundo, mas começo a acreditar que é possível.

    Em Portugal a marca Playstation é tão forte que os mais distraidos podem pensar que não existe concorrência. Por isso, este Natal, as PS3 agora com preço reduzido vão certamente voar das prateleiras. Com ou sem crise. As Xbox 360 por seu lado estão destinadas a um nicho de mercado.

    O cenário a nível mundial é bem diferente, com a consola da Sony a ter algumas dificuldades em chegar aos tops de vendas. Qual é então o segredo para este sucesso avassalador em terras lusas?

    O marketing é o principal culpado. O da Sony que é visivel, e o da Microsoft, que é inexistente. Vou dar 3 exemplos:

    1. Os anúncios televisivos

    Nos últimos dias os anúncios relacionados com a PS3 sucedem-se. Podemos ver um anúncio à Playstation 3, pouco depois o spot de Heavenly Sword e logo a seguir o anúncio do novo preço da PS3 nas lojas FNAC. Vemos também um anúncio da PSP, a portátil que se pode ligar à PS3. No meio destes ainda passa o anúncio do PES 2008, que embora seja multi-plataforma, está muito ligado à marca Playstation.

    2. Apresentação PES 2008

    Não é por acaso que o PES está ligado à Playstation apesar de sair também para a Xbox 360 e PC. Na apresentação do jogo havia algumas PS2 e imensas PS3 a demonstrar o novo PES. Nem uma Xbox. É claro que a maioria dos convidados que não eram especialistas em videojogos sairam de lá com a PS3 na cabeça e se quiserem jogar PES 2008 next-gen já sabem que consola vão ter de comprar este Natal. Isto não acontece por acaso, a Sony colocou as suas consolas na apresentação do jogo mais vendido em Portugal e marcou a sua posição. Curiosamente a Ecofilmes que distribui o PES, também distribui a Xbox, e nem assim aproveitou um produto para promover o outro.

    3. Fifa 08 na Luz

    O Fifa 08 foi apresentado no Benfica - Sporting perante 60.000 espectadores, num jogo amigável antes do verdadeiro derby. Qual foi a máquina escolhida para correr o jogo? A Playstation 3 claro. Mais uma jogada da Sony que mostrou ao público que os jogos next-gen estão a sair para a sua consola.

    Com a publicidade forte que a Sony faz aos seus exclusivos, e com estas parcerias estratégicas com as editoras de jogos multi-plataformas, a maioria dos portugueses tem apenas uma vaga ideia do que seja uma Xbox 360, e não lhes interessa aprofundar. Por isso a PS3 deixou para trás há muito tempo a consola rival, e neste Natal vai ter vendas record.

    Jogos PS3
     
  2. jjmaia

    jjmaia What is folding?

    Concordo com tudo, mas n é nada que já n se saiba...
     
  3. manipulo

    manipulo Banido


    A sony não fez nada que a ms não tenha feito .
    Eu detesto futebol mas quando dizem que a sony apresentou 2 jogos de futebol ou que lavou as mãos seja lá a quem tenha sido . que raios ficaram cegos quando o Ronaldo apresentou um jogo de futebol numa x360 seguido de um torneio ou lá o que foi ... o tipo ficou com a maquineta pendurada para aproveitar ao máximo o tempo de exposição .

    Ainda no outro dia falavam num topico em que no heaventhly sword a sony pagou luvas ao telejornal .. bem eu vi 3 vezes a ps3 ser promovida enquanto a x já passam das 5 entre jogos e funcionalidades que já têm barbas .

    No entanto estou-me a lixar para a x aparecer 1 e a ps3 aparecer 1000 ou mesmo o contrário .
    São negócios publicidade a ms se não se promove é porque não deve necessitar ou então é forreta .

    Agora continuarem a bater na mesma tecla em quem compra ps3 é um ignorante não sabe nada de nada .. épah mudem de conversa isso já enjoa . isso alguma vez é um argumento ?!
    Mesmo que fosse um argumento era muito injusto tanto para quem o profere como para a quem ele é dirigido ... o caçador atira a moca ao coelho mas esta acerta no caçador .

    Existe informação suficiente nas prateleiras as consolas estão todas no mesmo sector existem propostas de preços mais baratas mais bem alimentadas de jogos ... cada qual gasta o que gosta ou o que pensa que lhe servirá melhor e não é por uma centena dizer a um ou dois que é burro por comprar produto n ou y que as pessoas têm forçosamente de mudar .

    A ps3 até pode ser a pior sucata do século .. que me importa isso .
    Eu tive razões para a comprar apenas a mim me diz respeito e nada tem a ver com clubismos ou ser bised .. playstation country .
     
  4. xokos

    xokos Banido

    Só um cometário?
    Já nao chega?Cada um compra pelo que compra e já tá.
     
  5. manipulo

    manipulo Banido


    Eu disse precisamente isso .
     
  6. timber

    timber Zwame Advisor

    Mais que o marketing (que serve para manter e acentuar as diferenças) acho que este mercado tem muita inércia.

    É muito difícil um gajo aterrar com um bom produto e safar-se bem.
     
  7. HyperRush

    HyperRush Power Member

    Não há uma equipa qualquer que ainda patrocina a Dreamcast?
     
  8. Yggdrasil

    Yggdrasil Power Member

    O Arsenal foi patrocinado pela Dreamcast, mas já não é. Da mesma forma, acho que o Marselha (ou outra equipa francesa, talvez o Lyon) foi patrocinado pela PS1 e a Fiorentina foi patrocinada pela Nintendo.

    O post inicial constata factos que todos conhecemos. A PS1 quando foi lançada por cá em 1995 passou quase despercebida durante dois anos, devido à força da marca SEGA e à fraca receptividade do público a uma consola de jogos da Sony - lembram-se que havia imensos anúncios à Saturn e a Ecofilmes financiou dois concursos na RTP1 com jogos da SEGA (CyberMaster e Último Nível). Quando a Saturn 'caiu', Portugal levou algum tempo a ser afectado, mas entretanto a Sony retirou a distribuição da PS1 à Lusomundo e assumiu ela própria as rédeas da máquina em Portugal e foi a partir daí que a marca PlayStation se tornou praticamente a única marca de consolas conhecida em Portugal - a par da marca Game Boy nas portáteis.

    Com a ausência da SEGA até à chegada da Dreamcast e com a ineficácia da Concentra a Sony Portugal criou o seu próprio domínio e conseguiu que a esmagadora maioria dos portugueses associasse o nome "PlayStation" a "consola de jogos". Foi assim que a PS1 e a PS2 venderam uma quantidade várias vezes maior que as suas concorrentes - uma vez que a grande maioria dos portugueses conhece pouco do assunto, está totalmente receptivo à publicidade e neste aspecto a Sony faz muito mais do que as concorrentes. Até dá formação a funcionários de lojas, o que leva a situações que já conhecemos como uma pessoa vai a uma loja para comprar uma consola e sai de lá com uma PS2/PS3/PSP, convencida pelo vendedor que é o melhor produto.

    Quanto à PS3, li no mês passado que ela tinha atingido a marca das 30 000 em Portugal, se eles pretendem atingir as 100 000, não vai ser fácil. Sobretudo porque hoje há mais informação e quer a XBox 360, quer a Wii estão a ter mais sucesso que as suas antecessoras.
     
  9. camadas

    camadas Power Member

    O mais grave é que já me deparei com muitas 40Gb version e que não diz nada sobre retrocontabilidade, 1 vendedor que queria despachar as consolas nem sequer ira informar o consumidor de tal coisa, o que acho simplesmente ridiculo o que estão a fazer ... mas prontos
     
  10. Rakter

    Rakter Folding Member

    No mundo da publicidade só interessa dizer os pontos positivos, negativos nem dizem...
    Por acaso descurto aquele anuncio do Fifa 08, quem vir aquilo pensa que é exclusivo das consolas da Sony...
     
  11. camadas

    camadas Power Member

    É que a Sony com este tipo de coisas, no caso da Ps3 40Gb, é publicidade enganosa, ou seja, está a omitir coisas da consola para obter mais vendas do mesmo, pode ser que lhe calhe 1 maluco a comprar e os processar por isso.

    A Sony neste momento esta a fazer tudo por tudo para vender a sua consola, porque está ciente do que está em risco este natal se a consola não vender, o BR ira sofrer com isso, exclusivos 3º party ira sofrer com isso .... Por mim até quero que a Sony tenha a sua Ps3 no mercado, sempre faz mais barato as coisas no concorrencia, o que é sempre bom para os consumidores, mas usar truques baixos ao omitir coisas acho mal, mas prontos é a minha opinião. E talvez como o Stock da Ps3 nas lojas é grande ( em todas as lojas que passo aqui em Braga têm Ps3 com fartura para venda ) os vendedores não iram informar os clientes do mesmo, visto que ganham por comissão também. Mas o que é bom é que cada vez mais os consumidores estão mais informados, dai a Wii e 360 estarem bem a frente da Ps3
     
  12. Sameiro

    Sameiro Membro BOINC

    O marketing sempre desempenhou um papel fundamental na venda de um produto...É sempre uma aposta ganha.
     
  13. camadas

    camadas Power Member

    O marketing é tudo em certos produtos, temos o grande exemplo do WoW, sei que o jogo já tinha a sua user base do Warcraft ( sou 1 deles, jogo deste o Warcraft I :P ) mas o que levou ao seu grande sucesso mesmo, muitas pessoas experimentarem ao inicio, foi a publicidade maluca feita ao jogo em todo o lado ( cá em Portugal não se viu muito como sempre ), se não tenho 100% a certeza que o jogo não iria ter tanto sucesso.
     
  14. Sckauter

    Sckauter I'm cool cuz I Fold

    Por falar em marketing...

    Eu nunca vi um anúncio da XBOX, a sério não estou a exagerar é que nunca vi mesmo, pelo menos não me recordo.

    Já a Sony aposta bem no marketing e de que maneira, os anuncios são simplesmentes bestiais, para mim o melhor anuncio da Sony á PlayStation é aquele em que a mulher está no parto sai o bébé disparado e passa os anos a voar pelas nuvens aterrando directamente na campa do cemitério, simplesmente genial, e os anuncios da Bravia também são de se lhe tirar o chapeu.

    Sem dúvida a Sony aposta bem no marketing e mais tarde acaba por colher os seus frutos.

    off topic:
    Já que o amigo camadas falou no WoW e muito bem, realmente é pena aqui em PT não terem passado uns anuncios do WoW, mas ouve ainda assim muita publicidade mas por parte das revistas que deram destaque em muitas edições e ainda vão continuar a dar no futuro com a nova expansão que se segue, podem ver alguns anuncios do WoW no sitio do costume (youtube) :P

    Abraços
     
    Última edição: 31 de Outubro de 2007
  15. Pure Anarchy

    Pure Anarchy Moderador
    Staff Member

    Por acaso esse anúncio que falaste era da Xbox :-D http://www.youtube.com/watch?v=CYducok2od0

    No entanto, é verdade que a Sony aposta bastante no marketing, que é bastante importante, e em Portugal raramente se vê um anúncio duma marca concorrente (quer da Microsoft, quer da Nintendo).
     
  16. JDaman

    JDaman Power Member

    Esse anuncio é da XBox Original. Mesmo assim já vi anúncios da concorrência, mesmo assim á que apostar mais!

    Fiquem Bem.
     
  17. T1P3R

    T1P3R Power Member

    Boas

    Na própia embalagem diz que não é compativel com os jogos da ps2.
     
  18. bseixas

    bseixas Power Member

    Em relação ao tópico, só compra quem quer...se vão na "conversa" da Sony e acreditam em tudo o q metem a circular cá para fora, é um problema dessas pessoas...hj em dia, n há desculpa para andar mal informado, com a info à distância de um click...

    Agora claro q como em todos os produtos, o marketing é mt importante e influência os q estão menos dentro do assunto...ao comprar uma PS3, existem os q sabem o q estão a comprar, os q compram pq é Playstation (marketing) e os q tendo dúvidas sobre q consola comprar e estando pouco informados, vão para o produto q tem mais visibilidade (marketing)...

    N sei qtas PS3 já foram vendidas cá até agora, agora se forem 100 mil só posso dizer q para o q a consola apresentou até agora e o q custou durante grande parte desse ano, num país com o nosso nível de vida é rídiculo q isto aconteça (e daí talvez n, já q cada um sabe de si...)

    Agora, n deixa de ser injusto e triste para produtos como a Wii e a 360, com as qualidades q têm, q no nosso país só haja olhos para Playstation e se recompense a Sony por apresentar mais marketing q conteúdo neste ano de vida da PS3, isto na minha opinião claro ;)
     
  19. nemesis26

    nemesis26 Power Member

    Todos nós sabemos que Portugal é PSfanboi maioria tu vais a uma família Normal e perguntas o que joga em casa o seu PLaystation mesmo que tenha um xbox em casa.
    O mercado é dominante com nome playstation já sabemos isso.

    Em portugal a unica consola da nintendo que conheçem é o gameboy.

    Muitos n sabem da existencia da Game Cube a Wii se não fosse exposição nos centros comerciais Publicidade televisiva não existe praticamente mas houve.

    Digamos a Sony Domina o mercado Português das consolas e Ponto Final nada Fazer.

    agora porque Domina? Simples Investe.

    Xbox live passado uma consolas e 1 ano de uma nova chega o live a Portugal.
    Game Cube teve Internet ou serviço online mal chegou a europa muito menos Portugal.
    Playstatio 2 chegou a PSN mesmo que seja fraca ou foleira teve serviço em portugal e com assitencia.
    Dreamcast tb teve serviço Portugal e assistencia.

    Ora bem o passado dá nome e ganha fama e isso marca as pessoas e é isso que levam a comprar porque já conhecem o produto.

    Agora cada um compra o que quer e justifica como quer, mas que em portugal no mundo das consolas está coberto uma uma grande sombra da sony está.
     
  20. camadas

    camadas Power Member

    Bom tive na GameStop aqui em Braga, no MinhoCenter, têm dessas na montra e olhei bem e não vi na nenhuma info sobre retrocontabilidade, a não ser que estejam em letras minusculas
     

Partilhar esta Página