O poder do marketing

Mudam as palavras e as formas o conteudo mantem-se .

Boa afirmação tens aí ... que tens para vender .
Podes sempre recorrer aos ciganos .. excelentes vendedores dão 1000 a qualquer expert na matéria .

Eu sei que é assim .
Vês primeiro .. um expositor sozinho com produto não poluido por publicidade periférica (e rival) , associação : o primeiro é o melhor
Estratificas o produto no mesmo plano com os dos teus rivais arranjas um percurso forçado passando pelo teu produto dando a visão de secundários todos os outros apresentados . maior e melhor suporte expositor ajuda .
Faz o cerebro do cliente dar o click .

Regra de podium ... mas isto são meus nomes tecnicos da treta .. de consumidor .

Deves ter dito coisas lindas mas não percebi nada, perdi-me logo na segunda frase :rolleyes:
 
Tá na parte de traz da caixa da ps 40gb e até me admirei quando vi aquilo, destacado dentro de um rectangulo, e tudo a negrito:eek:

Em relação ao topico, o sucesso das vendas não da minoria que sabe o que está a comprar, mas sim daquelas pessoas que teem a ps2, e quando se fala noutra consola, elas dizem ps3.


cumpzz

Pois na parte de traz .... bom eu não vi a parte de traz, ou seja esta escondido, uma coisa importante como esse deveria era de estar a frente, não atraz, de certeza que ira haver pessoal chatiado derivado a isso.



Tem o aviso no seu devido lugar .

Procura bem e verás que tem na parte das especificações .
Até indica que a unica compatibilidade é com software psone .

Devido lugar atraz ? A retrocontabilidade é uma coisa importante nas consolas, eu por exemplo, se fosso como a maioria dos portugueses, olhava, nao via nada comprava pensado que iria dar para jogar os jogos da Ps2 .... Deveria de estar na parte da frente, este tipo de info é importante para o consumidor
 
Oh camadas não achas que estás a ser no minimo ridiculo?

Tu achas importante "retrocontabilidade" (lol) e portanto tinha que vir na frente da caixa??

Eu acho importante uma porrada de outras coisas que não vêm na frente da caixa e algumas que se calhar nem atrás nem dos lados, se quero saber leio a caixa toda, procuro, pergunto ao vendedor, etc...

Na frente da caixa diz SONY PLAYSTATION 3 e praticamente mais nada! Queres saber as capacidades da máquina, informas-te como os outros.
 
Na ***** do Colombo logo à entrada está uma prateleira enorme com o PES 2008. Está cheia de jogos para PS2 e PS3 e tem as duas consolas por baixo, é só entrar e pegar no jogo e na consola. As outras, estão lá dentro bem longe da entrada.
Quem é iludido é o consumidor... esse mesmo jogo numa outra consola (aquela consola branca e verde que fica lá dentro bem longe da entrada) ganha todo um outro esplendor com imagens a 1080p e jogabilidade mais fluida.
E podem perguntar aos experts... acontece o mesmo com a maioria dos outros jogos também.

No entanto a Sony paga! E é por isso que as suas consolas têm o destaque que têm nessas superfícies comerciais.

E quem não pesquisa, quem não entende... compra.
E lá dentro, bem longe da entrada e sem qualquer destaque, continuam as outras consolas... prémios de quem pondera antes de aceder aos impulsos e aos apelos do marketing fácil.
 
Devido lugar atraz ? A retrocontabilidade é uma coisa importante nas consolas, eu por exemplo, se fosso como a maioria dos portugueses, olhava, nao via nada comprava pensado que iria dar para jogar os jogos da Ps2 .... Deveria de estar na parte da frente, este tipo de info é importante para o consumidor

Tem mais calma a escrever...
 
A marca Playstation é muito forte em Portugal e noutros paises , e foi a Sony que a soube construir , quanto a retrocompatibilidade muito ppl nem sabe que existe uma compativel com jogos ps2 e outra que não é compativel compram para jogar jogos ps3 e continuam com a ps2 para jogar ps2 , na Ps3 de 60gb tb acho que não tá lá a dizer , que tem retrocompatibilidade com jogos Ps2 , não seiporque ainda ha muita gente a criticar o facto da de 40gb não trazer a info , a frente e com letras grandes e sei lá mais o que esse nome de retrocompatibilidade nem sequer é conhecido por muitos que compram as consolas lol
 
Boas

Como toda a gente sabe a sony tem 1 forte base em Portugal, mas fez por merecer isso. Não é como certas empresas que estão sedeadas em Espanha e nos veem como mais 1 provincia Espanhola.
 
Investimento? Lembro-me bem antes da playstation era a Sega... Cá em portugal somos demasiados comodistas para nos irmos informar, comemos tudo o que nos dão... É por isso que anda para aí muita boa gente malta informada.

E cá? Não existem consolas de jogos, existem "playstations".
 
Quem é iludido é o consumidor... esse mesmo jogo numa outra consola (aquela consola branca e verde que fica lá dentro bem longe da entrada) ganha todo um outro esplendor com imagens a 1080p e jogabilidade mais fluida.
E podem perguntar aos experts... acontece o mesmo com a maioria dos outros jogos também.

No entanto a Sony paga! E é por isso que as suas consolas têm o destaque que têm nessas superfícies comerciais.

E quem não pesquisa, quem não entende... compra.
E lá dentro, bem longe da entrada e sem qualquer destaque, continuam as outras consolas... prémios de quem pondera antes de aceder aos impulsos e aos apelos do marketing fácil.

Os 2 primeiros paragrafos, tudo certo. E tudo positivo para a Sony, se os outros não fazem o seu trabalho de marketing e a Sony faz, parabéns à Sony.

Agora o fim não é bem assim, as outras consolas não são prémios de quem pondera. Podem ser ou não, eu ponderei e comprei a PS3 e estou muito contente com essa escolha. Há quem pondere e escolha qualquer uma delas, simplesmente a grande maioria compra no impulso e aí, vai a que toda a gente conhece.
 
A marca Playstation é muito forte em Portugal e noutros paises , e foi a Sony que a soube construir , quanto a retrocompatibilidade muito ppl nem sabe que existe uma compativel com jogos ps2 e outra que não é compativel compram para jogar jogos ps3 e continuam com a ps2 para jogar ps2 , na Ps3 de 60gb tb acho que não tá lá a dizer , que tem retrocompatibilidade com jogos Ps2 , não seiporque ainda ha muita gente a criticar o facto da de 40gb não trazer a info , a frente e com letras grandes e sei lá mais o que esse nome de retrocompatibilidade nem sequer é conhecido por muitos que compram as consolas lol

Tenho uma ideia, a consola podia dizer à frente "esta Playstation 3 destina-se a jogar jogos de Playstation 3".

Acho que vendia exactamente o mesmo :P
 
Como estudante na area de marketing estou bastante a vontade para falar deste assunto. Ora bem, o marketing é muito importante e isso toda gente sabe. Mas, marketing não é apenas publicidade, é saber dar ao cliente o que o cliente quer e não tentar impingir um produto.

O que a sony tem feito com a ps3 é simplesmente impingir um produto com base no sucesso da ps1 e da ps2. Toda a campanha de marketing está apontada para o "poder da ps3" e o que a ps3 pode fazer. Isto é um erro claro de marketing (e qualquer analista vos diz o mesmo que eu) pois o cliente dos videojogos (tiranto fan boys que compram tudo o que lhes metem À frente) quer é jogos e não uma ficha de especificações tecnicas.

Enquanto a ps3 não mostrar mais valias em relação à competiçao, e por mais valias leia-se jogos exclusivos que façam o consumidor optar pela ps3, a consola nao irá vender.

A xbox360 e a wii já têm uma grande fatia do mercado, têm um posicionamento (conceito de marketing muito importante pa quem nao sabe), têm um catalogo com exclusivos aliciantes, têm os preços mais baratos, têm os produtores cada vez mais do lado deles. Que tem a ps3 para oferecer em troca?

A sony cometeu muitos erros com a ps3, está na hora de aprender com eles e mudar de estrategia. Somos bombardeados com campanhas da ps3, e depois? Enquanto não houver 3 ou 4 jogos exclusivos cá fora que mereçam ser jogados ela não vende o esperado.
 
Para mim o exemplo da PS nem é o pior. O do ipod é que é absurdo. Tem um som péssimo quando comparado com os creative da mesma gama e preço, e que os sony, mas esses são um bocadinho mais caros.

Acho estúpido estares a chamar ignorantes às pessoas (que na realidade são, mas por outros motivos mais alarmantes) por comprarem a PS3 sem saberem o que estão a comprar. A culpa não é da sony, nem dos consumidores, mas sim das outras marcas que não investem em marketing em Portugal, provavelmente porque acham este mercado insignificante. Uma pessoa quando vai comprar uma consola não é obrigada a saber de dentro para fora todas as specs, nem quais os jogos que vão sair no próximo ano, se compram a ps3 é porque têm o dinheiro para gastar, e se calhar porque já tiveram uma consola PS ou PS2 e gostaram.

Porra estamos a falar de comprar uma consola, não é exactamente comprar um carro ou uma casa.

Onde é que o som de um iPod é inferior ao que um creative da mesma gama? isso é uma afirmação totalmente errada. Os iPods são mais caros porque pagas o design e o status (diferenciação).

Outra cena que te devo corrigir: as pessoas não compram uma ps3 porque tiveram uma ps2 e gostaram. As pessoas pensam em comprar uma ps3 porque tiveram uma ps2 e gostaram, mas depois quando vão ver a consola reparam que as alternativas estão melhores ou seja com mais e melhores jogos (wii ou sbox360 dependendo do gosto de cada um); quando reparam nisso optam pela outra consola. É que ninguém compra uma ps3 "às cegas".. são 500€ e ninguém dá esse dinheiro sem saber o que está a comprar.

Isto que acabei de escrever acontece frequentemente e justifica as fracas vendas da ps3. Sem jogos que sejam mais valias não há vendas.
 
Outra cena que te devo corrigir: as pessoas não compram uma ps3 porque tiveram uma ps2 e gostaram. As pessoas pensam em comprar uma ps3 porque tiveram uma ps2 e gostaram, mas depois quando vão ver a consola reparam que as alternativas estão melhores ou seja com mais e melhores jogos (wii ou sbox360 dependendo do gosto de cada um); quando reparam nisso optam pela outra consola. É que ninguém compra uma ps3 "às cegas".. são 500€ e ninguém dá esse dinheiro sem saber o que está a comprar.

Isto que acabei de escrever acontece frequentemente e justifica as fracas vendas da ps3. Sem jogos que sejam mais valias não há vendas.

Estás enganado...ainda há quem compre uma PS3 simplesmente pq teve consolas da Sony antes, pq é Playstation, sem se preocupar em ver o q existe na concorrência e acredito q exista quem a tenha comprado por 599€ logo em Março, sem saber mt bem o q estava a comprar e q jogos o esperavam...e cá em PT a consola até n tem vendido mal o q significa q os portugueses ou são uns "visionários" ou são bastante influênciaveis e vulneráveis ao marketing... :-D

Parecendo q n, ver "product placement" com a PS3 na novela Vingança, um tipo a jogar Motorstorm com motion sensor no painel HD 42'', sempre há de influênciar uns quantos a comprar uma...

Mas concordando ou n com a realidade existente, há q dar o mérito à Sony, pois Microsoft e a Nintendo juntas, n fazem nem tanta publicidade nem são tão eficazes como a Sony nesse capítulo (já vi mais pub na TV à PS3 nestes últimos meses do q à Wii e 360 desde q foram lançadas) e o nosso mercado é o exemplo q ter bons produtos nem sempre é suficiente...
 
Ser ridículo ? Não, não acho que estou a ser, se ser ridículo é pedir que o consumidor seja informado .... bom então não sei a onde iremos parar 1 dia destes
 
Ser ridículo ? Não, não acho que estou a ser, se ser ridículo é pedir que o consumidor seja informado .... bom então não sei a onde iremos parar 1 dia destes


O consumidor é informado .

Como o agente 47 disse a ps3 quando saiu não veio a dizer na frontal que era compativel com jogos ps2 .
Essa informação encontrava-se numa lateral ou na parte de trás da caixa .

Se nas de 60G o consumidor era informado agora tambem o é ... a informação está lá toda não podem pegar na sony por isso .

Continua a existir compatibilidade com jogos ps .
 
Como estudante na area de marketing estou bastante a vontade para falar deste assunto. Ora bem, o marketing é muito importante e isso toda gente sabe. Mas, marketing não é apenas publicidade, é saber dar ao cliente o que o cliente quer e não tentar impingir um produto.

O que a sony tem feito com a ps3 é simplesmente impingir um produto com base no sucesso da ps1 e da ps2. Toda a campanha de marketing está apontada para o "poder da ps3" e o que a ps3 pode fazer. Isto é um erro claro de marketing (e qualquer analista vos diz o mesmo que eu) pois o cliente dos videojogos (tiranto fan boys que compram tudo o que lhes metem À frente) quer é jogos e não uma ficha de especificações tecnicas.

Enquanto a ps3 não mostrar mais valias em relação à competiçao, e por mais valias leia-se jogos exclusivos que façam o consumidor optar pela ps3, a consola nao irá vender.

A xbox360 e a wii já têm uma grande fatia do mercado, têm um posicionamento (conceito de marketing muito importante pa quem nao sabe), têm um catalogo com exclusivos aliciantes, têm os preços mais baratos, têm os produtores cada vez mais do lado deles. Que tem a ps3 para oferecer em troca?

A sony cometeu muitos erros com a ps3, está na hora de aprender com eles e mudar de estrategia. Somos bombardeados com campanhas da ps3, e depois? Enquanto não houver 3 ou 4 jogos exclusivos cá fora que mereçam ser jogados ela não vende o esperado.

A questão é que agora embora as pessoas, em vez de olharem para a consola e verem apenas uma consola, vem mais que isso. Principal uso da consola diga-se o que se diga: Jogos, ou para quem quer apenas comprar um leitor BR. Eu e muita gente que conheço, pensa assim, sabe que a consola é para jogos, mas se consegue dar um online gratiuto, instalar linux, leitor de BR, browser proprio, por pouco mais €uros...Porque não aproveitar.

Depois existe o outro pessoal que não lhe interessa nada disto, e apenas quer a consola SO para jogar, que diz que a ps3, não tem jogos. O que a meu ver é mentira, tem jogos e de qualidade, não digo que a x-360 não tenha jogos e de qualidade, porque os tem. Como ja disse em varios topicos, se eu n tivesse pc, provavelmente optava por uma x-360, porque: GoW, Halo3, Bioshock, e muitos outros FPS. So que eu e muita boa gente não se adapta simplesmente aos analogicos, e então FPS, jogam-nos no pc, e deixam o resto para a consola.

cumpzz
 
Onde é que o som de um iPod é inferior ao que um creative da mesma gama? isso é uma afirmação totalmente errada. Os iPods são mais caros porque pagas o design e o status (diferenciação).


Lol pergunta a quem quiseres, que já tenha comprado um ipod, e depois um sony ou mesmo um creative, aliás à algures uma thread sobre isso.

Mas voltando ao topico:

O facto de não dizer que a ps3 40g não é retrocompatível à frente não tem nada de mal, onde é que uma consola tem as specs na frente? na frente põem-se a foto e o nome e pronto;

Os portugueses têm realmente uma inclinação para a PS3, epa, azar, se a microsoft tivesse preocupação com o mercado tuga, se calhar era ao contrário. Dizer que são estúpidos por comprar uma ps3 sem se informarem é falta de objectividade. se dissessem que comprar qualquer consola sem se informarem é estúpido, assim sim estariam correctos, porque da maneira que falam, parece que a sony são uns charlatães a venderem um produto que não presta.

Eu estou bastante informado e vou comprar uma PS3, assim como muitos dos utilizadores deste forum que depois de informados também obtaram por comprar a ps3.
 
Eu estou bastante informado e vou comprar uma PS3, assim como muitos dos utilizadores deste forum que depois de informados também obtaram por comprar a ps3.
Podes por favor nos dizer o que te leva a tomar essa opção?

A menos que tenhas necessidade de correr alguns jogos PS antigos nessa consola e já não tenhas a antiga ou, por alguma razão muito particular, tenhas muitos filmes BlueRay e não tenhas acesso aos mesmos em HD-DVD não vejo nenhuma outra razão objectiva para o fazeres.
 
Podes por favor nos dizer o que te leva a tomar essa opção?

A menos que tenhas necessidade de correr alguns jogos PS antigos nessa consola e já não tenhas a antiga ou, por alguma razão muito particular, tenhas muitos filmes BlueRay e não tenhas acesso aos mesmos em HD-DVD não vejo nenhuma outra razão objectiva para o fazeres.

Mas eu falei em objectividade? só disse que estou informado, conheço de dentro para fora as specs de ambas as consolas, e os títulos que cada uma tem e vai ter. não me vais ouvir dizer que a 360 é uma consola inferior ou que quem a compra é estúpido, quer esteja informado ou não, o que me chateia é a necessidade que os fanboys (e não estou a dizer que sejas) da 360 tem de falar mal da PS3 a toda a hora. Tenho vários motivos para preferir a PS3 à 360, motivos pessoais e logo subjectivos, na medida em que podem não ser adaptáveis a outras pessoas.
Quando compras um pc, é uma escolha objectiva, já que todos os pc´s correm as mesmas versões dos mesmos jogos, uma consola não, por isso dificilmente é uma escolha objectiva, a não ser que na compra não se tenha em conta quais queres gostos pessoais, e isso não existe.


Até porque, na industria dos videojogos, só os números são objectivos, tudo o resto é subjectivo. jogo A é melhor que jogo B, subjectivo; comando A melhor que comando B, subjectivo; consola A melhor que consola B, subjectivo;
O que nós podemos e fazemos é apoiarmos-nos e confiarmos naquilo que pessoas com alguma credibilidade (os reviewers e criticos) dizem, com mais ou menos objectividade, porque mesmo usando critérios iguais de avaliação, o gosto pessoal entra sempre em cena.
 
Última edição:
Back
Topo