O poder do marketing

Como estudante na area de marketing estou bastante a vontade para falar deste assunto. Ora bem, o marketing é muito importante e isso toda gente sabe. Mas, marketing não é apenas publicidade, é saber dar ao cliente o que o cliente quer e não tentar impingir um produto.

O que a sony tem feito com a ps3 é simplesmente impingir um produto com base no sucesso da ps1 e da ps2. Toda a campanha de marketing está apontada para o "poder da ps3" e o que a ps3 pode fazer. Isto é um erro claro de marketing (e qualquer analista vos diz o mesmo que eu) pois o cliente dos videojogos (tiranto fan boys que compram tudo o que lhes metem À frente) quer é jogos e não uma ficha de especificações tecnicas.

Enquanto a ps3 não mostrar mais valias em relação à competiçao, e por mais valias leia-se jogos exclusivos que façam o consumidor optar pela ps3, a consola nao irá vender.

A xbox360 e a wii já têm uma grande fatia do mercado, têm um posicionamento (conceito de marketing muito importante pa quem nao sabe), têm um catalogo com exclusivos aliciantes, têm os preços mais baratos, têm os produtores cada vez mais do lado deles. Que tem a ps3 para oferecer em troca?

A sony cometeu muitos erros com a ps3, está na hora de aprender com eles e mudar de estrategia. Somos bombardeados com campanhas da ps3, e depois? Enquanto não houver 3 ou 4 jogos exclusivos cá fora que mereçam ser jogados ela não vende o esperado.


Como estudante de marketing, és apenas isso, estudante. Aplica-te mais porque não acertaste uma.

Este tópico é sobre o marketing das consolas em Portugal, e em Portugal a Sony ultrapassou a Xbox no primeiro mês, e agora vai deixa-la muito para trás neste Natal.

Além disso se leres o meu primeiro post percebes que a Sony fez exactamente o que tu dizes que não fez, mostrou que a consola corre os jogos que todos querem jogar. Além dos exclusivos com publicidade na TV, colou-se aos multi-plataformas como se fossem seus.

Se quiseres falar do marketing a nível global, em particular nos Estados Unidos, aí sim a Sony meteu água e está agora a começar a corrigir.
 
Podes por favor nos dizer o que te leva a tomar essa opção?

A menos que tenhas necessidade de correr alguns jogos PS antigos nessa consola e já não tenhas a antiga ou, por alguma razão muito particular, tenhas muitos filmes BlueRay e não tenhas acesso aos mesmos em HD-DVD não vejo nenhuma outra razão objectiva para o fazeres.


Podia escrever uma longa lista de razões, mas é tão absurda a tua pergunta e está tão batida a resposta em metade dos tópicos deste fórum, que o melhor é ignorar.
 
Achas que ser estudante de marketing têm algo a ver para o caso ? Sabes o que 1 prof de marketing disse ? Quando acabaram o curso ? Agora é que vocês vão aprender ....
 
Estás enganado...ainda há quem compre uma PS3 simplesmente pq teve consolas da Sony antes, pq é Playstation, sem se preocupar em ver o q existe na concorrência e acredito q exista quem a tenha comprado por 599€ logo em Março, sem saber mt bem o q estava a comprar e q jogos o esperavam...e cá em PT a consola até n tem vendido mal o q significa q os portugueses ou são uns "visionários" ou são bastante influênciaveis e vulneráveis ao marketing... :-D

Parecendo q n, ver "product placement" com a PS3 na novela Vingança, um tipo a jogar Motorstorm com motion sensor no painel HD 42'', sempre há de influênciar uns quantos a comprar uma...

Mas concordando ou n com a realidade existente, há q dar o mérito à Sony, pois Microsoft e a Nintendo juntas, n fazem nem tanta publicidade nem são tão eficazes como a Sony nesse capítulo (já vi mais pub na TV à PS3 nestes últimos meses do q à Wii e 360 desde q foram lançadas) e o nosso mercado é o exemplo q ter bons produtos nem sempre é suficiente...

Se reparares bem no post eu nao disse que isso nao acontecia, eu disse que havia fanboys que faziam. E são esses fans boys que o fazem, nao é a grande fatia do mercado. Isso explica que há consola que se vendem (se nao a sony nao vendia uma unica consola), mas não tem a maioria do mercado (isso explica as outras consolas venderem mais).

E mais marketing não é igual a mais publicidade. Há outras formas de fazer marketing, menos dispendiosas e mais eficazes. A microsoft e a nintendo têm seguido esse capinho. O caso da nintendo é sublime, pois é a empresa com menos recursos; conseguiu mandar um produto que se diferencia da concorrencia e muitas vezes nem pode ser comparado, fazendo com apanhe também pessoas que antes nem pensavam comprar uma consola. Isto é que é bom marketing, não é despejar anuncios e aparecer ps3 em todo o lado..

Aliás, quando abres uma revista (por exemplo a Unica do Expresso) e vez lá um capitulo sobre uma das consolas, é marketing. Fazer publicidade (o que a sony está apostar) é uma forma de marketing primaria e está provada que não é a mais eficaz e é muito dispendiosa.

Sobre o nosso mercado, Portugal é um case study em todo o mundo. Pois o nosso mercado é um mercado incaracteristico, produtos que vingam em toda a Europa falham em portugal e outros que falham na Europa vingam cá. Por exemplo: em detergentes o skip é lider em portugal, no entanto em toda a Europa o lider é o tide.
 
Achas que ser estudante de marketing têm algo a ver para o caso ? Sabes o que 1 prof de marketing disse ? Quando acabaram o curso ? Agora é que vocês vão aprender ....

Primeiro todos os profs dizem isso em todas as areas. E isso tem a ver com a mobilidade de trabalho e não com os conteúdos academicos. E para tua informação eu estou a tirar o mestrado e já tenho experiencia de mercado.

E sim tem a ver com o caso, pois (com toda a arrogancia que isso implique) estou mais capacitado para analisar esta questão do que alguém que não perceba de marketing. Não sei tudo, mas de certeza que sei mais do que quem não tem conhecimentos profundos sobre a materia.

Eu não percebo de programação, pois isso não falo de programaçao.. oiço e aprendo. Engraçado como de certos temas já toda gente se acha entendido (marketing, futebol, musica, cinema e carros são bons exemplos disso)
 
Última edição:
Como estudante na area de marketing estou bastante a vontade para falar deste assunto. Ora bem, o marketing é muito importante e isso toda gente sabe. Mas, marketing não é apenas publicidade, é saber dar ao cliente o que o cliente quer e não tentar impingir um produto.

O que a sony tem feito com a ps3 é simplesmente impingir um produto com base no sucesso da ps1 e da ps2. Toda a campanha de marketing está apontada para o "poder da ps3" e o que a ps3 pode fazer. Isto é um erro claro de marketing (e qualquer analista vos diz o mesmo que eu) pois o cliente dos videojogos (tiranto fan boys que compram tudo o que lhes metem À frente) quer é jogos e não uma ficha de especificações tecnicas.

Enquanto a ps3 não mostrar mais valias em relação à competiçao, e por mais valias leia-se jogos exclusivos que façam o consumidor optar pela ps3, a consola nao irá vender.

A xbox360 e a wii já têm uma grande fatia do mercado, têm um posicionamento (conceito de marketing muito importante pa quem nao sabe), têm um catalogo com exclusivos aliciantes, têm os preços mais baratos, têm os produtores cada vez mais do lado deles. Que tem a ps3 para oferecer em troca?

A sony cometeu muitos erros com a ps3, está na hora de aprender com eles e mudar de estrategia. Somos bombardeados com campanhas da ps3, e depois? Enquanto não houver 3 ou 4 jogos exclusivos cá fora que mereçam ser jogados ela não vende o esperado.

Primeiro, No que é que te baseias para dizer que a Sony está a tentar "impimgir" um produto e a MS não ?

Segundo, para quem estuda Marketing, deixo-te uma pergunta simples para o teu segundo parágrafo: Visto que a MS já tem uma consola no mercado, portanto com mais jogos no mercado ( factor que tu consideras prioritário ), como é que queres que a Sony , quando a PS3 entra no mercado, portanto sem jogos, faça dos jogos a sua arma de Marketing para fazer face a essa mesma desvantagem.

Isto em relação à MS , a concorrente directa da Sony.
Em relação à Nintendo, embora a Wii também seja responsável pelas poucas vendas da PS3, isso deve-se ao preço. E sejamos honestos uma PS3 nunca poderia custar 200 euros. Mais uma vez, ambas sem jogos no mercado e com uma diferença de preço tão grande como é que queres que a Sony faças dos jogos a sua arma de Marketing ?

O catálogo/portfólio é Marketing ? Pode ser, mas tens que ter em conta um factor muito importante a maturidade do produto. Analisar produtos com características identicas quanto ao seu portfólio sem ter em conta a maturidade á falacioso na sua conclusão.

O preço é Marketing ? É. Mas tens que analisar a qualidade do produto e a sua maturidade.
 
Isto em relação à MS , a concorrente directa da Sony.
Em relação à Nintendo, embora a Wii também seja responsável pelas poucas vendas da PS3, isso deve-se ao preço. E sejamos honestos uma PS3 nunca poderia custar 200 euros. Mais uma vez, ambas sem jogos no mercado e com uma diferença de preço tão grande como é que queres que a Sony faças dos jogos a sua arma de Marketing ?
Então a Wii não é concorrente directa das outras consolas?! Isso é como dizer que o iphone não é concorrente directo dos outros telemóveis.

A GC tinha um preço muito mais baixo que o da concorrência e bem se viram as vendas. O argumento do preço já não convence, pelo menos como factor que leva à compra.
A Wii e a DS têm vendas elevadas porque definiram uma estratégia com objectivos mais ambiciosos e levaram-na a cabo com grande competência. Podiam continuar a fazer consolas a 200€ que nunca iam a lado nenhum, só com uma alteração nos conteúdos é que conseguiram vender. Sem Nintendogs, Animal Crossing ou Wii Sports a DS e a Wii não tinham vendido metade do que já venderam. Depois os sistemas de controlo mais intuitivos fizeram o resto.

A 360 seguiu um caminho mais dispendioso, com compras de estúdios e saque de exclusivos tradicionais da Sony. O resultado tem sido um catálogo como eu nunca vi.

A PS3 tem o blu-ray e uns milhões de PS2 activas. Se calhar não chega para convencer...


edit:
Nos jogos fortes para este Natal que a Eurogamer indica para a PS3 ou temos multiplataformas ou jogos que não parecem ser muito bons de acordo com o que já sei deles (excluindo talvez os muitos apeciados jogos de cariz musical).
 
Última edição:
Fazer publicidade (o que a sony está apostar) é uma forma de marketing primaria e está provada que não é a mais eficaz e é muito dispendiosa.

Mesmo depois do post inicial és capaz de dizer que o único marketing da Sony é meter publicidade a rodar? Então não percebeste nada.
 
Primeiro, No que é que te baseias para dizer que a Sony está a tentar "impimgir" um produto e a MS não ?

Segundo, para quem estuda Marketing, deixo-te uma pergunta simples para o teu segundo parágrafo: Visto que a MS já tem uma consola no mercado, portanto com mais jogos no mercado ( factor que tu consideras prioritário ), como é que queres que a Sony , quando a PS3 entra no mercado, portanto sem jogos, faça dos jogos a sua arma de Marketing para fazer face a essa mesma desvantagem.

Isto em relação à MS , a concorrente directa da Sony.
Em relação à Nintendo, embora a Wii também seja responsável pelas poucas vendas da PS3, isso deve-se ao preço. E sejamos honestos uma PS3 nunca poderia custar 200 euros. Mais uma vez, ambas sem jogos no mercado e com uma diferença de preço tão grande como é que queres que a Sony faças dos jogos a sua arma de Marketing ?

O catálogo/portfólio é Marketing ? Pode ser, mas tens que ter em conta um factor muito importante a maturidade do produto. Analisar produtos com características identicas quanto ao seu portfólio sem ter em conta a maturidade á falacioso na sua conclusão.

O preço é Marketing ? É. Mas tens que analisar a qualidade do produto e a sua maturidade.

Há uma diferença em fazer marketing de um produto e impingir um produto. É claro que todas elas querem vender consolas, é obvio pk isto é um negocio. Já pensaste que foi uma boa jogada da Microsoft lançar a consola com 1 ano de antecedencia? E a sony não soube reagir a essa situação?

O que se passa aqui é que a sony nas duas gerações anteriores ganhou a "guerra" por razoes distintas em ambas as gerações: na geraçao da ps1 a nintendo meteu borrada da grande ao demorar 1 ano a lançar a n64 e lançou-a em cartuxos, e a sega saturn acabou por ser um falhanço; na geração da ps2 a sega e a nintendo voltaram a meter borrada.. uma deixou as consolas e a outra teve de renovar a sua estrategia para a geraçao que nos encontramos hj.. enquanto a primeira xbox foi quase um testdrive da microsoft.

O que retiramos disto? A sony nunca teve uma concorrencia que lhe fizesse frente (também com grande merito da sony que soube fazer o seu jogo e arranjar uns exclusivos que fizeram a diferença). Só que agora deparou-se com uma concorrencia forte: a microsoft aprendeu muito com a xbox1 e afinou estrategias para a xbox360; a nintendo apostou na diferenciação do produto. A sony pensava que tinha tudo controlado e que o mercado ia reagir bem só pelo facto de a consola ter lá escrito Sony e Playstation.. Errou profundamente porque as demoras de saída da consola, a escaces de jogos, o tardamento em haver exclusivos, os preços altos, as dificuldades de desenvolvimento.. tudo isso foi atrasando o sucesso da consola.

Outra cena: uma consola entra no mercado tarde.. tem de trazer bons jogos de lançamento com ela. (um exemplo: mario 64 na N64). Lançar uma consola sem jogos que façam a diferença é normal que ng a compre, pelo menos enquanto nao houver jogos. Prometer poder sem jogos é ridiculo, no minimo; pois toda gente espera que a consola baixe de preço e saiam bons jogos.. ou entao compram outra consola se houver alternativas validas (que é o que tem acontecido).

MAturiadade do produto? sim, existe aí um elemento interessante. Mas se a entrada na fase de maturidade for muito lenta em relaçao à concorrencia, o sucesso do produto será menor porque a concorrencia vai conquistando mercado.

Sendo o mais honesto possivel: a Sony pode dar a volta? Talvez, mas se virar a sua estratégia. A ps3 precisa de um conjunto de 3 ou 4 jogos imperdiveis, que façam o consumidor perder a cabeça e os comprar, sem isso nao vai lá.

E sim a ps3 nao podia custar 200 euros.. a wii custa 250. Se calhar a Nintendo percebeu uma coisa com a gamecube: nao é a consola mais poderosa que vende mais. A sony pensou que o poder da ps3 por si só ia vender consolas, os factos provam que eles estavam enganados.. ou há jogos ou não há vendas.
 
Mesmo depois do post inicial és capaz de dizer que o único marketing da Sony é meter publicidade a rodar? Então não percebeste nada.

não que nao é só meter publicidade a rodar, tb tem product placement e acçoes de relaçoes publicas nos media.

Mas é baseado na presença da consola. Do genero: Está aqui a PS3!! É super poderosa!!

O marketing da ps3 é baseado nas capacidades tecnicas da consola, e tirando meia duzia de geeks e fanboys, as capacidades da consola nao interessam ao publico comum. Este publico quer é jogos.

Sobre o PES: é puro product placement. o mais provavel é a Sony ter pago para ter as playstation lá em exclusivo.
 
Última edição:
A sony tem pouco papel mas parece e tenta fazer bom uso dele ... lol
"Sony ... pouco papel" ?!
Fazem ideia de quanto a Sony paga para ter as suas consolas em destaque nas superfícies comerciais ou para aparecer em tudo o que é folhetos de lojas de informática, electrodomésticos e afins? Já para não falar nos spots na TV...

O que impressiona é a quantidade de vendas da Xbox 360 e da Wii quase sem publicidade.
Isso só mostra que às vezes um bom produto impõe-se por si só sem necessidade de grandes investimentos em marketing.
 
O segredo do "sucesso" (não se pode falar em sucesso neste momento mas pronto:-D) da ps3 em portugal, deve-se ao facto dos portugueses serem um bocado "lentos" e mal informados.


Então os ingleses e espanhois tb são lentos e já agora os americanos tb para lá caminham então :lol: é com cada uma.

Abraços
 
Estou sinceramente farto. Vocês falam de quem compra a PS3 como se fossem todos estupidos e otários.

Para mim quem é otário são aquelas pessoas que adoram mal dizer a PS3 e que também a têm. Se a 360 é assim tão boa, para que comprar a Ps3, eu digo-vos, se tivesse uma 360 não comprava a PS3, não por ser melhor, mas por ser muito semelhante, agora não tendo nenhuma, prefiro a PS3.
EU prefiro, não estou a dizer que têm todos que preferir, porque senão são borregos.

por isso custa-me que digam isso em relação ao inverso, porra parece que estão numa cruzada, parem lá com a jihad contra a PS3
 
A Xbox 360 e a Wii têm bastante publicidade nos mercados mais importantes, logo não têm em Portugal. No Japão, EUA, Reino Unido, França e Alemanha há muita publicidade à Wii, por exemplo. Juntem a isso a boa recepção que os consumidores desses países dão às consolas da Nintendo e o resultado é um grande sucesso comercial.

Na Europa, a PS3 apenas vende mais que a Wii e que a XBox 360 em Portugal, Espanha e Itália, que não são propriamente os mercados mais importantes no panorama dos jogos.

Em relação aos hábitos de consumo dos portugueses, já tinha lido (não me lembro onde) que em Portugal as pessoas têm tendência para se "renderem" em massa a um produto, e dava o exemplo dos telefones Nokia, do iPod e da PlayStation para exemplificar que no nosso país, um produto tem um sucesso desmedido e a concorrência quase não tem expressão.

Isso reflecte-se no caso da PS3, por exemplo - entre as consolas actuais é a mais cara e a que tem um catálogo de jogos mais pequeno, no entanto é a que vende mais em Portugal. A Sony Portugal anunciou no mês passado que a PS3 já tinha vendido mais de 30 000 unidades - o que seria mais do que a concorrência. Se a PS2 não tivesse tido o sucesso que teve por cá, quantas PS3 teriam sido vendidas? Entre os compradores da PS3 em Portugal, quantos é que sabem o que é a consola, conhecem as suas capacidades, sabem quais são os melhores jogos actuais e os melhores jogos que estão para vir?

Desde que li que mais de metade dos donos de uma PS3 e de uma XBox 360 desconhecem as capacidades HD das consolas (a maioria até jogavam com um cabo compósito) e uma grande parte não sabem o que é o Blu-Ray, fiquei totalmente convencido que muitos dos consumidores não merecem o dinheiro que têm...se é esse o tal "mercado hardcore" que a Sony e a Microsoft acham que estão a cativar, eu vejo o panorama muito negro.

por isso custa-me que digam isso em relação ao inverso, porra parece que estão numa cruzada, parem lá com a jihad contra a PS3

Isto já parece uma discussão política, em vez de estares com esse complexo por causa de uma consola de jogos porque não vais antes jogar? Deves achar que só porque algumas pessoas nos fóruns criticam a PS3-máquina ou a PS3-produto que todo o mercado português se vai voltar contra ela, nisso não tens que te preocupar - a PS3 pode ficar com apenas 10% do mercado global daqui a 5 anos mas em Portugal vai ser a consola dominante :P
 
Última edição:
Yggdrasil; disse:
Isto já parece uma discussão política, em vez de estares com esse complexo por causa de uma consola de jogos porque não vais antes jogar? Deves achar que só porque algumas pessoas nos fóruns criticam a PS3-máquina ou a PS3-produto que todo o mercado português se vai voltar contra ela, nisso não tens que te preocupar - a PS3 pode ficar com apenas 10% do mercado global daqui a 5 anos mas em Portugal vai ser a consola dominante :P

lol, não é isso, mas parece que à pessoal aqui que sente mesmo ódio pela Ps3 ou pela sony, não percebo.
 
Back
Topo