O poder do marketing

Eu fiz este post por que alguém dizia que a PS3 estava muito mal na Europa. A ps3 só leva baile nos EUA, o problema é que esse baile da 360, é superior às diferenças de vendas no resto do mundo.
 
Tentando não me afastar muito do tópico, e falando sobre o objectivo das 100.000 consolas PS3 vendidas em Portugal até 2008, acho uma marca extremamente dificil de conseguir, a não se que a sony lance ai uma promoção de compre uma PS3 60GB com 4 jogos e 4 comandos e ainda leve uma PS2 de borla tudo por 399€, :D:joker::002:

Visto que até agora creio que segundo já mencionaram aki por algumas vezes as vendas rondam 30.000, e os últimos impulsos de vendas foram graças ao receio de muita gente perder a retro com a versão de 40gb e devido a isso correrem para as lojas comprarem os packs de 60gb com 2 jogos + 2 comandos. Tenho uma amigo que trabalha na electric co do odivelas parque, e à conversa com ele sobre este tema pois fui tantar catar uma de 60gb da promoção e já não havia, ele próprio disse que têm o armazem carregado de 40gb e que compra são normalmente pessoas mais velhas que vão oferecer aos filhos, ou pessoas que simplesmente querem mais barato e estão dispostos a perder a retro e as outras features em prol do preço, mas no entanto são muito poucas, e também afirmou que a maior parte das pessoas que iam à procura da PS3 queriam o starter pack da promoção de 60gb, assim que deixou de existir quase não venderam nenhuma PS3, quer de 60gb quer de 40gb, sempre com a mesma ideia em mente, "esperar que saia outra promoção ou que baixem o preço".

Conclusão, e estou a dar o meu exemplo e os factos que me foram transmitidos por este meu colega, quem quer PS3 é na sua grande maioria pessoas informadas, logo não quer perder retro, logo a 40gb não vende, por outro lado, quem queria retro só comprava a de 60gb starter pack com 2 jogos + 2 comandos por 499€, nunca na vida vai dar 499€ apenas pela consola + 1 comando (eu sou exemplo disso) principalmente depois de ter visto essa promoção pois ficamos com aquela sensação de sermos lesados perante quem comprou a promoção, e perante isto ficamos à espera de nova promoção ou de uma grande baixa de preço.

Na minha opinião a sony está a dar um tiro brutal no pé com estes preços, devem tomar os europeus por parvalhões, mas eu apesar de gostar da sony, e de ter tido psx e ps2 e ter ainda uma psp, começo cada vez mais a gostar da Xbox e da wii, e ou baixam a porcaria dos preços e metem jogos de jeito no mercado como o GT e o MGS4 ou não sei não... :(

Ainda acabamos por ver a história repertir-se, e a termo outra sega, não digo que a sony morra, mas a Sony entertainment europa é bem capaz de ir desta para melhor.

Esperemos que não.:cool:

PS- desengane-se quem ainda pensa que o marketing faz milagres, é verdade que cumpre a sua tarefa em "enganar" algumas pessoas, mas vivemos numa sociadade de informação, já não é como nos bons velhos tempos em que bastava um anuncio na TV para ir logo a uma loja comprar sem primeiro saber que o aparelho faz, e com uma consola de 500€ é normal uma pessoa informar-se primeiro pois não é uma produto de compra compulsiva, dai o marketing da sony perder uma bocado a sua força actualmente, faz efeito, mas é natural os compradores partirem amis informados quando vão a uma loja realizar a compra, e mandado a tacada aos fanboys da sony que não abrem os olhos, os principais pontos fortes da PS3 que são sempre apontados como razões de compra da consola são as suas specs "superiores", portanto não tentem dizer que quem compra a consola não olha para as suas features primeiro.

Aposto contigo o que quiseres que estar a substimar bastante a PS3 no nosso país.

E as 30.000, eram antes dos últimos impulsos, essa entrevista foi publicada a 11 de Outubro, apenas uns dias depois das mudanças dos preços.

100.000 até ao fim do ano acho dificil, mas ficará lá perto. Vou fazer outro post sobre isso mesmo, este Natal é PS3.
 
Aposto contigo o que quiseres que estar a substimar bastante a PS3 no nosso país.

E as 30.000, eram antes dos últimos impulsos, essa entrevista foi publicada a 11 de Outubro, apenas uns dias depois das mudanças dos preços.

100.000 até ao fim do ano acho dificil, mas ficará lá perto. Vou fazer outro post sobre isso mesmo, este Natal é PS3.

de 11 de outubro à data actual de certeza que não venderam mais de 10.000 e agora acabaram os starters pack, logo com ps3 a 499€ 60gb sem jogos e 1 comando, e 300 e picos com o fifa ou com o spider man BR a de 40gb, não tou bem a ver como raio vão vender tão bem até 2008, a não ser que como eu diga saia um pack maravilhoso na altura do natal, mas não é no mes de dezembro que a sony vai recuperar mais de 50.000 unidades vendidas, eu falo por mim. Nunca na vida comprava uma 60gb sem jogos a 499 ou uma 40gb a 399€.
 
so uma coisa o fifa 08 é exclusivo sony? :joker::joker:
Se estás a falar de pub, o PES2008 tambem é... Acho que a Sony anda a gastar fortunas em convencer as editoras a fazer pub aos jogos, referindo apenas a sua plataforma. Tipo, não se preocupem com gastos de publicidade... nós fazemo-lo por vós (têm é que esquecer que tambem fizeram os jogos para outras plataformas - o que, diga-se de passagem, é muito pouco ético...
 
Eu fiz este post por que alguém dizia que a PS3 estava muito mal na Europa.

Em França e na Alemanha sim, no Reino Unido está a ter um sucesso moderado. Em Portugal, Espanha e Itália está a ter um bom percurso.

Fora esses três...ela até vende bem (em termos relativos) em mercados como a Rússia e alguns países do Médio Oriente, mas a importância desses para o panorama global deve rondar 1%.
 
A nível mundial a PS3 está com as mesmas vendas que a Xbox teve no primeiro ano. Isto é menos do que o esperado porque na geração anterior a Playstation dava uma tareia enorme na Xbox e agora ficou equilibrado. No entanto não é tão mau como querem fazer parecer, o mercado ficou dividido, é de prever que a PS3 vá reduzindo a diferença que é consequência de ter saido um ano mais tarde e apanhe a Xbox talvez daqui a um ano.

Depois há a Wii que é completamente diferente das outras duas e que vendeu milhões que ninguém esperava. Essa veio baralhar as contas, não se sabe quanto tempo vai durar a moda, mas é certo que com tanta máquina vendida já andam a lançar bastantes jogos.

Resultado disto tudo, a Wii é a grande vencedora de 2007 mas é a que continua a ser mais fraca e pode cair no esquecimento a qualquer momento, ou não. A Xbox graças a um ano de avanço mantém uma posição confortável. A PS3 tem que dar tudo por tudo para apanhar as outras, mas tem argumentos para isso, nomeadamente milhões de PS2 ainda activas que um dia vão ser trocadas por.... PS3?

Em 2008 ninguém vai ter o monopólio, depois logo se vê... a tendência agora são os jogos multi-plataformas.

Claro que em Portugal nada disto se aplica, PS2 + PS3 + PSP = 90% do mercado.
 
de 11 de outubro à data actual de certeza que não venderam mais de 10.000 e agora acabaram os starters pack, logo com ps3 a 499€ 60gb sem jogos e 1 comando, e 300 e picos com o fifa ou com o spider man BR a de 40gb, não tou bem a ver como raio vão vender tão bem até 2008, a não ser que como eu diga saia um pack maravilhoso na altura do natal, mas não é no mes de dezembro que a sony vai recuperar mais de 50.000 unidades vendidas, eu falo por mim. Nunca na vida comprava uma 60gb sem jogos a 499 ou uma 40gb a 399€.

A PS3 vendeu 20.000 no mês de lançamento, a 600 euros e com poucos jogos disponiveis. Tu nunca na vida compravas a 60G sem jogos a 499, mas 20.000 compraram-na a 599!

Achas que há 20.000 malucos para comprar a consola cara e quase sem jogos logo ao inicio, e não há 50.000 que a comprem mais barata no Natal?

Eu já disse que acho 100.000 muito optimista, mas eles na Sony devem saber melhor do que eu e tu o que esperar, e se mantêm essa previsão devem ter razões para isso. Portanto acho que é provável que não cheguem lá, mas não por um valor muito grande.
 
A PS3 vendeu 20.000 no mês de lançamento, a 600 euros e com poucos jogos disponiveis. Tu nunca na vida compravas a 60G sem jogos a 499, mas 20.000 compraram-na a 599!

Achas que há 20.000 malucos para comprar a consola cara e quase sem jogos logo ao inicio, e não há 50.000 que a comprem mais barata no Natal?

Eu já disse que acho 100.000 muito optimista, mas eles na Sony devem saber melhor do que eu e tu o que esperar, e se mantêm essa previsão devem ter razões para isso. Portanto acho que é provável que não cheguem lá, mas não por um valor muito grande.


tens de ter em conta que muitos desses 20000 já contavam com o lançamento da ps3 para Novembro de 2006 e como em pt a concorrência não existe em Março muitos deles já tinham o dinheirinho pronto para gastar, interessando ou não a quantidade irrisória de titulos disponiveis
 
tens de ter em conta que muitos desses 20000 já contavam com o lançamento da ps3 para Novembro de 2006 e como em pt a concorrência não existe em Março muitos deles já tinham o dinheirinho pronto para gastar, interessando ou não a quantidade irrisória de titulos disponiveis

Então e desde Março a Dezembro quantos é que não juntaram para a comprar neste Natal?

E quantos conheces que estavam só à espera que o preço baixasse?

E quantos estavam à espera que saissem mais jogos?

Por isso eu acho que entre Novembro e Dezembro se vão vender mais PS3 do que no mês de lançamento, e a Sony também acha.
 
Então a Wii não é concorrente directa das outras consolas?! Isso é como dizer que o iphone não é concorrente directo dos outros telemóveis.

A GC tinha um preço muito mais baixo que o da concorrência e bem se viram as vendas. O argumento do preço já não convence, pelo menos como factor que leva à compra.
A Wii e a DS têm vendas elevadas porque definiram uma estratégia com objectivos mais ambiciosos e levaram-na a cabo com grande competência. Podiam continuar a fazer consolas a 200€ que nunca iam a lado nenhum, só com uma alteração nos conteúdos é que conseguiram vender. Sem Nintendogs, Animal Crossing ou Wii Sports a DS e a Wii não tinham vendido metade do que já venderam. Depois os sistemas de controlo mais intuitivos fizeram o resto.

A 360 seguiu um caminho mais dispendioso, com compras de estúdios e saque de exclusivos tradicionais da Sony. O resultado tem sido um catálogo como eu nunca vi.

A PS3 tem o blu-ray e uns milhões de PS2 activas. Se calhar não chega para convencer...


edit:
Nos jogos fortes para este Natal que a Eurogamer indica para a PS3 ou temos multiplataformas ou jogos que não parecem ser muito bons de acordo com o que já sei deles (excluindo talvez os muitos apeciados jogos de cariz musical).

O que é que o IPhone tem a ver com as consolas ?

O argumento do preço não convence ?? Convence e muito....

A Wii não é concorrente directa da 360 e da PS3 porque não é um sistema de alta defenição.

A MS comprou algum estúdio ?

Nunca viste um catálogo como o da 360 ? O PC e a PS2 passam-te ao lado ?
 
Acho que a Wii de pode considerar uma concorrente de peso, visto que é quem vai a frente e de certeza nem a Ps3 e nem a 360 ira vender tanto como a Wii
 
A Wii não é concorrente directa da 360 e da PS3 porque não é um sistema de alta defenição.

A MS comprou algum estúdio ?

Que tipo de conclusão é essa? Se a Sony e a Microsoft constantemente disparam declarações sobre a Wii é porque ela é uma concorrente directa. A desculpa da alta definição já não convence ninguém, aliás, colocar o ênfase todo na alta definição é distorcer o conteúdo dos jogos - não estamos a falar de nenhuma tecnologia de exibição de vídeo, estamos a falar de jogos e neste contexto somos jogadores, não espectadores.

E sim, a Microsoft comprou a Rare em 2002 por $377 milhões, 49% dela pertencia à Nintendo que decidiu vender a sua parte devido à descida de qualidade dos jogos da Rare. Foi o valor mais alto pago por um estúdio de jogos.
 
Que tipo de conclusão é essa? Se a Sony e a Microsoft constantemente disparam declarações sobre a Wii é porque ela é uma concorrente directa. A desculpa da alta definição já não convence ninguém, aliás, colocar o ênfase todo na alta definição é distorcer o conteúdo dos jogos - não estamos a falar de nenhuma tecnologia de exibição de vídeo, estamos a falar de jogos e neste contexto somos jogadores, não espectadores.


Tens razão, são consolas, logo estão sempre no mesmo mercado, mas tens de concordar que os pontos de comparação quase que acabam por aí.

Os jogos são muito diferentes ( e repara, não estou a dizer que são melhores ou piores), enquanto que na PS3 e 360 a maioria dos títulos são os mesmos.
 
E sim, a Microsoft comprou a Rare em 2002 por $377 milhões, 49% dela pertencia à Nintendo que decidiu vender a sua parte devido à descida de qualidade dos jogos da Rare. Foi o valor mais alto pago por um estúdio de jogos.

Epah ainda bem... :-D

Conker: Live & Reloaded (fraca qualidade? do melhor q vi na xbox1 dentro do género)
Kameo: Elements of Power (Tb n tem qualidade? provavelmente n o jogaste)
Perfect Dark Zero (Este confesso q n fiquei grande fã do q vi, mas isso deve-se à realidade de FPS na 360 q é brutal, arrisco-me a dizer q se calhar existisse na Wii era o melhor FPS disponível...)
Viva Piñata (jogo q n dava nada por ele até jogar a demo, agora esta na minha lista de compras)
Party Animals (Eu dispenso o tipo, mas penso q dentro do género está ao nível do q existe noutras plataformas, pelo q vi do demo)...

O próximo q vem aí é o Banjo-Kazooie 3 q tb n deve prestar, mas isso só pq sai na 360, se tivesse debaixo da alçada da Nintendo, provávelmente já tinha mt mais qualidade... :rolleyes:

Portanto eu diria q esse "devido à descida da qualidade dos jogos da Rare" soa um bocadinho a dor de cotovelo... ;)
 
Eu comparo sempre a 360 com a PS3. Não por dar menos crédito à wii, mas porque penso que está numa categoria à parte quer em preço quer em estilo.

Também sempre pensei assim, mas com o sucesso de vendas da Wii as editoras estão a ser forçadas a desenvolver mais jogos para a consola, e isso vai acabar por afectar as outras duas.
 
Entre a x-360, e a ps3. Eu faço uma aposta de 95%, em como ganha a sony(em vendas).

Basta ver os factos, e quem não souber ver so tem uma palavra...

PS3: No primeiro ano está a vender tanto a nivel mundial como a x-360. A diferença, é que o preço a 600€, e sem titulos atrativos. Agora basta imaginar, quando os titulos, que estão a começar a aparecer e a baixa de preço, o que vai levar ás vendas.

cumpzz
 
Back
Topo