O Portugal@Folding e os ppd por user activo no TOP 50 de equipas: para reflectir.

Aderito-PT

I fold therefore I AM
Boas, caros irmãos foldadores.


A QUESTÃO:

Após ter ouvido, em "conversas de picardia amigável :P" com elementos de outras equipas de que nós, face ao número de elementos activos que temos, nem sequer produzimos valores diários nada por aí além, resolvi meter as mãos à obra (por curiosidade) e calcular os ppd/active user (a média de pontos por dia por user activo) à data (10h da manhã do dia 03 de Maio de 2006).

Tendo em conta a nossa posição no ranking, procedi a esse cálculo para o TOP 50 das equipas (no qual nós estamos quase a meio). Assim teríamos (para além de nós), a média para 21 equipas abaixo de nós e para 28 acima.


OS RESULTADOS:

Os resultados obtidos dão no mínimo que pensar:

a) Entre as 50 equipas do TOP, somos a 4ª com a menor pontuação média diária por user activo. Abaixo de nós só a Team 2ch (48ª no ranking), a p2p-community (13ª do ranking) e, curiosamente, um "peso-pesado" do TOP 5 (a Aliance Francophone, 4ª no ranking);

b) A média de "pontos por dia por user activo" entre as 50 equipas do TOP é de 327,37 pontos. A do Portugal@Folding é de pouco mais de um terço deste valor médio (139,64 pontos);

c) Estes resultados são ainda mais curiosos quando somos, entre as mesmas 50 equipas, a 11ª com mais users activos (embora, obviamente, estas duas variáveis sejam independentes entre si).



AS CONCLUSÕES:


Obviamente que: 1) estamos a fazer magníficos resultados (apesar de se ter registado uma quebra de produção nos últimos meses); 2) todas as contribuições são importantes para este nobre projecto (nem que seja um user com 1 ppd a sua contribuição pode ajudar a fazer a diferença).

No entanto, também é tentador pensar porque se observam os resultados que apresentei, até porque com o número de users activos que actualmente temos, bastava que produzíssemos valores de "pontos por dia por user activo" próximos do valor médio para as 50 equipas do TOP 50 para, a médio/longo prazo, estarmos a "lutar" pelo TOP 10.

Quais serão as explicações e causas para estes valores? Serão os mesmos um sintoma de "pouca eficácia produtiva" (e, logo, motivo para "preocupação") ou haverá outras explicações plausíveis?


Eu tenho, obviamente, as minhas suspeitas e opiniões acerca do porquê destes resultados mas não os vou lançar para já :007::007:. Gostava de vos ouvir rapaziada!!! Dêem a vossa opinião sobre qual será o verdadeiro significado destes valores e, caso pensem que seja caso para "preocupação", que soluções pensam que devem/podem ser implementadas para potenciar os valores de ppd/user e assim potenciar ainda mais a nossa subida no TOP.



Abraço e keeeeep folding!!!!!

Aderito-PT


Nota: Os dados obtidos foram compilados através dos dados apresentados hoje, dia 03 de Maio de 2006, às 10 horas da manhã no site do EOC (ExtremeOverClocking.com).

__________________________________

EDIT: VER TABELA COM A SERIAÇÃO DAS 50 EQUIPAS DO TOP 50 NUM REPLY ABAIXO.



 
Última edição:
Simples, metade dos users não foldam... Eu digo sem qq problema k sou um deles, tou inactivo ha' bastante tempo...
 
God_Lx disse:
Simples, metade dos users não foldam... Eu digo sem qq problema k sou um deles, tou inactivo ha' bastante tempo...

Boas,

Não é por aí pois o cálculo foi efectuado tendo em conta apenas os users activos, e não o número total de users (já que se contabilizássemos estes, não falaríamos de 400 e poucos mas de mais de 2000, de acordo com o EOC).

A verdade andará por aí..algures....LOL

Abraço

Aderito-PT

P.S: Estás inactivo porquê, pá??!! Ai ai ai, toca a foldaaaarrr.... LOL LOL :-D:-D
 
God_Lx disse:
Simples, metade dos users não foldam... Eu digo sem qq problema k sou um deles, tou inactivo ha' bastante tempo...

Oh God...como é possível que o termo mais usado do que o Adérito escreveu foi aquele que não viste? :wow:

"Users activos"

Para mim, muito se deve a muitas vezes o folding estar desligado, ou porque se desliga o PC, ou porque se usa o cliente gráfico e dá problemas em jogos... ou tb porque temos PC's fracos comparado com o resto (não me parece...)

[[[[ ]]]]
 
Vocês conhecem o conveito de "farms"?

Essas equipas que fazem batuladas de pontos, muitas delas têm "farms"!!
E outra coisa, sim, somos capazes de ter piores computadores que eles. A média da equipa é capaz de nem ter um CPU a 64bits!
 
Grande Estudo Amigo Adérito... e obrigado pela paciência demonstrada para o fazer (eu não a tenho lol).

Eu vou falar por mim e apontar as razões pelas quais não tenho maior produção:

1- Tenho um pc relativamente fraco que me faz para ai 2 wus de 239 pontos por semana... com agravante que tenho de parar o folding para jogar "em condições" e muitas vezes acabo por me esqueçer de o voltar a ligar (culpa minha eu sei... ás vezes ate digo no canal do IRC pa me lembrarem quando eu disse que voltei do jogo :P)

2- Já pensei em apresentar o projecto na escola, em empresas .. até a pessoas conhecidas ou familiares (ligados profissionalmente á medicina....) , mas é a tal coisa.. o meu controlo possível e de acompanhamento dessas máquinas é minimo.. e o folding acaba por desaparecer de lá , á primeira formatação que façam.. whatever... (principalmente na minha escola que por causa dos putos fazerem #$%&# os pcs são formatados quase todas as semanas...)

3- Em relação ao ponto anterior... muita gente (como eu) desiste de instalar o folding em certos locais porque passado um tempo deixam de foldar.... sem se lembrarem que esse pouco tempo que essas máquinas foldam (nem que seja meia duzia de wus) pode fazer a diferença ... lembrem-se disso...

4- Assim que vierem as férias do verão como vou andar mais desocupado , vou tratar de trabalhar em angariação de membros.... tenho já algumas targets em mente: targets colectivas (como por exemplo associações de doentes ... etc... ) ... e targets individuais, como familiares etc...

5- Por último , estou a gostar de ver que tamos agora com mais ou menos 420 users activos ... e que a nossa produção que a cerca de 1 ou 2 meses atras n passava dos 50k... está agora estavel entre os 57k/58k diários... é verdade que não é nada comparado coms os 75k que ja fizemos em tempos... mas é uma melhoria.

6- Fica aqui mais um dado interessante : Se todas as equipas parassem de foldar... e nós mantivessemos uma produção estável de 50k diários... demorariamos a módica quantia de 14 anos a atingir o 1º lugar :wow: :wow: :wow:

Pocas
 
Grande post Aderito.
Isto merece ir para o nosso site.

Regista-te lá sff para ver se começas lá a postar;)

Penso que haja vários motivos.
O primeiro é que todas as equipas que estão acima de nós são mais antigas e t~em conseguido fazer passar a mensagem. Tb têm outra tradição nestas andanças.

Em termos de PCs tb naturalmente terão melhores máquinas e constroem farms que é coisa que nós não temos.
Já falamos disso mas levantam-se várias questões. Uma delas a culpa é minha. Podiamos ter alguma forma de arranjar dinheiro que poderiamos aplicar em hardware mas as desvantagens disso são muito grandes.

Há a dificuldade de colocar o pessoal a participar nestas iniciativas e confesso que não sei muito bem porque. A razão mais frequente que vejo pelas questões que me chegam é a falta de dominio do PC. Muitas vezes o pessoal sabe e mal navegar na net.
Os resultados tb infelizmente não aparecem todos os dias para serem um incentivo extra para que o pessoal folde cada vez mais.

Tb ganhariamos seguramente se a rapaziada já tivesse lançado clientes para graficas e um cliente para o BOINC.
Uma coisa que melhoraria era seguramente ter uma consola que não estando como serviço que é confuso parar para a maioria do pessoal ficasse no system tray tal como o modo grafico sempre que se arranca o PC com a vantagem de estar sempre acessivel.

Swimmer:
Os 64 bits no folding são irrelevantes. Não folda mais por ser 64 bits. Eu tb pensei que pudesse ser util mas não há nenhum cliente que ganhe com o CPU ou SO a 64 bits.

GodLx:

Algum motivo especial para teres deixado de foldar? mesmo que parcialmente com WUs sem limite de tempo?

Edit:
Pocas.
O principal atraso que temos são menos 3 anos a foldar do que as equipas de topo. O projecto tem 5 anos e nós temos 2.
 
Metro, quando falei em 64bits, queria falar em processadores das novas gerações, desde A64 e dessa data para a frente!

Eu cá continuo com o meu mobile, só como exemplo
 
SwimmerBoy disse:
Metro, quando falei em 64bits, queria falar em processadores das novas gerações, desde A64 e dessa data para a frente!

Eu cá continuo com o meu mobile, só como exemplo

Não tinha percebido.

Realmente penso que os top producers da equipa acabam por ter máquinas boas mas realmente o resto dos membros ainda devem ter máquinas mais antigas.
Concordo.
 
Metro disse:
Grande post Aderito.
Isto merece ir para o nosso site.

GodLx:

Algum motivo especial para teres deixado de foldar? mesmo que parcialmente com WUs sem limite de tempo?

tambem penso o mesmo..grande post.:)

@God--»tambem tou curioso..what s up m8? mesmo que reduzas o tempo da máquina ligada (já sei que nao é por causa das tuas amigas " tornado")nao é caso pra ficares inactivo..ou poes isso a foldar ou mandas o pc cá pra casa.:x2: (mas sem as tornado..isso dispenso.):lol:

[[]]blue.
 
Última edição:
lol. Epah o unico pc onde tenho net e' um Barton k ja' em idle tá a 60º e tá a default (Falta-me a Tornado k emprestei)... Foldar aki era impossivel, e n tenho pens para andar a levar para os outros PC's... Ainda por cima so' tenho um Gravador de DVD's k qd quero passar alguma coisa de máquina para máquina tenho de gravar num CD-RW e levar o gravador... E' "ligeiramente" chato... Mas ainda esta semana devo conseguir meter um Celeron @ 2.5Ghz a foldar... Não e' muito mas e' alguma coisa...

Quanto 'a parte dos users activos nem reparei nisso, nesse caso e' mais como disseram, o pessoal eskece-se de ligar, joga muito e por aí... Eu qd jogava notava logo uma diferença brutal nas Wu's...
 
Obrigado e aqui vai a tabela de dados completa.

Caros amigos foldadores,

Obrigado pela vossa apreciação e palavras de apreço. Tenho mais uns projectos/estudos na calha sobre temáticas do folding..mas por enquanto...não vou adiantar muito... para não criar expectativas demasiado altas.:007: :007:

Apenas posso dizer que no que depender de mim, quero ver se passo a colaborar regularmente com a equipa, criando e colocando materiais interessantes - essencialmente sobre o tópico "ciência" - que, directa ou indirectamente, tenham a ver com o Folding e que sirvam para "prender" os users (pois não esqueço que uma das razões que por aqui mais tem sido apontada como causa de abandono do projecto é o não aparecimento de notícias sobre o projecto, suas principais frentes de batalha e seus resultados).

Quanto ao "estudo" que aqui apresentei, gostaria de ver mais pessoas a dar a opinião e sugestões, pois com mais neurónios a pensar em simultâneo fica mais fácil arranjar soluções para potenciar a nossa produção diária. :) :)

Aproveito ainda para deixar a imagem da tabela completa da seriação das 50 equipas (por ordem decrescente de ppd/user activo).

Abraço e FOLDING FOREVER !!!


Aderito-PT


 
Última edição:
bem, eu lá vou vendendo pc's já com folding incluido no preço (com a respectiva autorização do cliente após explicação do projecto senão já teria muito mais maquinas mas, não é isso que me interessa) :D

desses pc's muitos não estarão ligados muito tempo mas segundo as stats esta semana até agora já foldaram 11 cpu's e 21 nos ultimos 50 dias

os unicos 20/7 é o meu desktop e o meu laptop
muitos dos outros não faço ideia do tempo que estão ligados
 
Boas!
Optimo, optimo post Aderito!
Sendo muito breve, porque ja quase tudo foi dito, acho que o problema é emsmo o esqucimento das pessoas em realção ao projecto.
Por aqui é o meu P4 3.2 que é qualquer coisinha 8quase nada, diga-se de passagem) que fica ligado, a foldar 24/7 desde Outubro, nonstop! ;) 'I'm very proud of it!' Quando chegar o meu Conroe depois falamos ( xD ).

Esperemos que esta remodelação do site (tambem com o objectivo de fazer noticias mais frequentes) mantenha as pessoas mais ligadas a nós.

Cumps
 
boas pessoal :)
tive a ler o primeiro post, nao li o resto :P pk estava com um pouco de pressa e nao tinha tempo para tal.. mas ja comentando o post digo o seguinte...

nao podemos ir por medias, pois eu pelo menos nao vejo um WU de 600 pontos a muito tempo...
ando a fazer o maximo de 400 pontos por exemplo, por isso de medias isso nao ker dizer nada para mim
o que interessa mesmo é nao parar as consolas e fazer o maximo possivel
outra coisa, ha que nao eskecer k nos temos dentro da nossa equipa muitas sub-equipas, que por acaso tenho reparado que tem vindo a descer o seu nivel de produçao
quando aos membros activos nao ha que ligar o que interessa é que os que estao por aki tem muitos pc a foldar :P eu por acaso neste momento so tenho o meu pc mas com duas consolas :(

ps: desde ja peço desculpa se tiver algum erro :D

:kfold:
 
efac disse:
[...]o que interessa mesmo é nao parar as consolas e fazer o maximo possivel

Efac, eu concordo em absoluto que o que interessa é cada um contribuir com o que pode mas isso não quer dizer (penso eu) que não se possa ver o que pode ser melhorado (e como), para que possamos aumentar ainda mais a nossa produção (e assim principalmente ajudar o projecto e, acessoriamente, obter o "gozo" de irmos subindo ainda mais no ranking").



efac disse:
nao podemos ir por medias, pois eu pelo menos nao vejo um WU de 600 pontos a muito tempo...
ando a fazer o maximo de 400 pontos por exemplo, por isso de medias isso nao ker dizer nada para mim
Ok... mas se as WUs boas andam desaparecidas..andam desaparecidas para todas as equipas (pois a "fonte" é a mesma) e a verdade é que nós continuamos no TOP 4 das menores produções diárias por user activo. Eu nem que seja por curiosidade (tenho destas coisas, o que é que queres ... :007:) gostava de saber porquê.


efac disse:
[...] outra coisa, ha que nao eskecer k nos temos dentro da nossa equipa muitas sub-equipas [...]
Pois, ainda mais estranho se torna, já que a existência de muitas sub-teams, ao contrário do que depreendo que queiras dizer, em geral faz aumentar a "produção média diária por user activo" e não baixar (pois cada sub-team aparece como apenas um "super user" que engloba na verdade muitos user individuais e, logo, tem pontuações altas).

efac disse:
[...] quando aos membros activos nao ha que ligar o que interessa é que os que estao por aki tem muitos pc a foldar :P
Hmmm ...será que a maioria terá mesmo capacidade/possibilidade de ter muitos pcs a foldar ? Mas mesmo que sim, que fosse verdade... num projecto com as características e objectivos deste, TODOS ainda somos poucos..e a verdade é que me custa (mais umam vez sou assim. fazer o quê....) ver que temos mais de 1700 users inactivos (ou sejam que já produziram e que por qualquer motivo esmoreceram e acabaram por desistir deste magnífico e nobre projecto). Logo, a par com a baixa produção diária dos users activos, penso que seria importante (e não só por causa da pontuação) saber as causas que os levaram a afastar-se do projecto, já que como disseste e muito bem "o que interessa mesmo é nao parar as consolas e fazer o maximo possivel". Ora este batalhão de users inactivos (pelas mais diversas razões) parou as consoolas e, logo, não estará a fazer o máximo possível. Porque será?? Eu queria saber e tentar aumentar esta família de novo ... (Penso que não é defeito..é feitio).:lol:


Abraço,

Aderito-PT



P.S.: Obviamente não me estou a referir a TODOS os 1700 users inactivos como tendo abandonado (pois sei mto bem que mtos estão em sub-teams)..mas a verdade é que 1700 me parecem mtos..mesmo nós tendo várias sub-teams.
 
Última edição:
ver que temos mais de 1700 users inactivos (ou sejam que já produziram e que por qualquer motivo esmoreceram e acabaram por desistir deste magnífico e nobre projecto). Logo, a par com a baixa produção diária dos users activos, penso que seria importante (e não só por causa da pontuação) saber as causas que os levaram a afastar-se do projecto, já que como disseste e muito bem "o que interessa mesmo é nao parar as consolas e fazer o maximo possivel". Ora este batalhão de users inactivos (pelas mais diversas razões) parou as consoolas e, logo, não estará a fazer o máximo possível. Porque será??


Boas,

Uma parte significativa de os users terem " desistido ", na minha opinião, é pelo facto de se intregarem em sub-equipas e por isso passaram a pertencer a um só user ( bom seria saber dos 1700 users inactivos quantos estão em sub-equipas ).
A outra parte que é incontestável ( os números falam por si ) é a nossa média ser de facto muito baixa em relação as outras equipas...( haverá alguma forma de optiminizar os pcs dos foldadores e eles estarem abertos a essa suposta iniciativa ).

Aquele abraço
 
Enquanto que há equipas que metem servidores e grandes máquinas empresarias a foldar, nós estamos limitados ao users domésticos.
Temos que apostar na modestia, todo o contributo até hoje tem um grande valor.
 
Back
Topo