1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

ó ppl voces estão um bocado confusos

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por frickazoide, 5 de Novembro de 2002. (Respostas: 3; Visualizações: 788)

  1. frickazoide

    frickazoide Power Member

    Vejam lá se percebem!

    Os esquentadores de agua quente que por acaso a maioria deles tb se chama Volcano tal com os dissipadores são um bom exemplo de como tudo funciona num PC.
    Nao sei se algum de voces já abriu algum esquentador ou viu como ele funciona. Entao pra quem nao viu que perceba agora.

    Os esquentadores têm uma fonte de aquecimento que são os queimadores (ou seja no nosso caso são os processadores) que servem pra aquecer a agua que circula num radiador (se assim se pode chamar, que no PC é o dissipador) feito todo ele em cobre (Sim Cobre não aluminio porque para o efeito que é a condutividade de calor, o cobre é superior ao aluminio, e nao tentem contrariar porque os fabricantes de caldeiras e esquentadores de agua quente nao sao burros).
    O cobre por aquecer mais depressa, tb por sua vez irá aquecer rapidamente agua que circula no radiador. Agora experimentem logo após de tomarem banho ou coisa do género desligarem o gás e deixar só a agua a passar (A agua funciona como a nossa Fan no dissipador) , rapidamente o radiador de cobre irá arrefecer porque sente a falta da fonte de calor e a agua tb irá arrefecer. E a razão pela qual os Radiadores sao feitos de cobre é esta qualidade/boa condutividade térmica/preço.

    Agora se me disserem pra escolher entre dissipador de cobre e dissipador de aluminio com base em cobre, a escolha como é obvio depois da explicação que dei vai para o dissipador de cobre

    Adeus e espero que isto do cobre vs aluminio fique esclarecido.
     
  2. HyperRush

    HyperRush Power Member

    ????????WTF No percebo....lol
     
  3. d_only_1

    d_only_1 Power Member

    Duh... mas alguém tem dúvidas qt a o cobre ser melhor q o alumínio em termos de conductividade térmica? Por alguma razão é q os coolers topo de gama usam o cobre. O q acontece é q por vezes o cooler na pode ser todo em cobre pois isto traz outros incovenientes: o cobre é bem mais pesado, e os encaixes do socket têm limites para o peso do cooler; o cobre é menos maleável que o alumínio, dificultando o processo de fabrico; sai bem mais caro um cooler ser todo em cobre.

    Valores de condutividade:
    Alumínio 221 W/m.k
    Cobre 393 W/m.k

    Já agora deixo aki uma leitura interessante: http://www.anandtech.com/showdoc.html?i=1115
     
  4. frickazoide

    frickazoide Power Member

Partilhar esta Página