Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.
Acho que o grande trinfuo da Blizzard foi ter criado o seu primeiro MMO e ter sido o sucesso que foi. Poucas software houses se podem orgulhar do mesmo. Mas isso é a filosofia da Blizzard, olha para os outros, faz igual... mas melhor.
blizzard, ncsoft e a velhinha gravity.
E ai é qe enganas eCKs eu fui dos primeiros tugas a ir para lá e toda gente qe lá andava dizia"HEY EU LEMBROME DISTO DO WARCRAFT" e isso vesse só nos icones de feitiços XD.
Alias senao fosse o warcraft qe historia teria o wow,muitas ideias sao tiradas de lá ,por exemplo a ultima expansao a tbc de onde axas qe eles tiraram a ideia do dark portal??e os death knight ???Sabe se lá que nome teria o ilidan senao fosse o warcraft. axo que senão fosse isso muito pessoal nem tinha entrado no jogo apenas seria mais um mmorpg .
Sim, mas hás-de ver que a battlenet foi o embrião de toda a plataforma WoW... e qdo me refiro a plataforma WoW não me refiro somente ao jogo, mas tudo, desde site, forum, sistema de informação que dão suporte ao billing, gestão das accounts, passando pela titanica infrastutura de servidores (quem pensa que o jogo simplesmente acenta ali no servidor sem mais nada para correr desengane-se, tem base de dados, tem sistema operativo, tem hardware, tem clustering... basta ver as aberturas de postos de trabalho, é desde analistas de sistema, a DBA's, programadores, gestores de projecto).
Eu que trabalho em TI (Tecnologias de Informação) vejo o WoW (bem, blizzard mas na vertente WoW) mais proximo de uma empresa de TI do que gamehouse. Tens depois todas as equipas de contact center, suporte online (portais) e ingame (GM's) com uma doutrina profissional exemplar.
E o que mais me revejo na blizzard é a política de DEV/QA que têm, com sistema estanque de development, com ciclos fixos e inalteráveis de entrega de patchs (que é a àrea em que estou mais ligado: integração). Têm bugs, ok, patch: tem uma fase distinta de development; tem uma fase distinta de QA interno; tem uma fase distinta de testes com os players; go live. Algo de muito grave? Hotfix (e são raros, embora os haja depois de um build grande). Nisto tudo encontro demasiados pontos coincidentes com TI. Isso porque o é. O jogo em si é a ponta do iceberg, e é o que mais visibilidade tem, mas tudo por trás é titanico.... desde o desenho de arquitectura: implementação LUA, de modo a dar oportunidade de criar addons e personalizar o UI por completo, ao facto de correr em quase todo o computador, inclusivé mac; passando pelo sistema de entrega de patchs aos players via p2p (sistema que stressa menos as plataformas proprias num dia em que de si é já stressante, relegando a carga para cada jogador, alem de que também fornecem links dos patchs nos forums). Eu vejo isso tudo como um exemplo de sucesso de projecto TI. O jogo simplesmente é o mobil para tudo isso.
Lineage 1 foi dos primeiros se não o primeiro MMORPG.
O primeiro verdadeiro MMORPG foi o Ultima Online, o Lineage apenas aperfeiçoou o conceito de World PVP, e o Lineage 2 é, actualmente, um jogo "condenado" com o mesmo problema de muitos outros MMORPGs, especialmente os da NCSoft, o grinding compulsivo e uma enorme disparidade entre classes e, no total, um grande problema de balanceamento de classes.
Actualmente, acho que o premio iria para a Blizzard, fez um unico MMORPG e soube faze-lo bem, mas também penso que a produtora do EVE Online, CCP, merece uma menção honrosa, é um MMORPG muito leve, muito acessível e, ao mesmo tempo, muito complexo, ao joga-lo sinto a "perícia" e refinação que poucos jogos possuem, peca por ser point'n'click e dar um sentimento de vazio e solidão, não o meu género de MMORPG.
A NCsoft é uma boa produtora, infelizmente a formula que aplicam nos jogos está demasiado gasta.
Quanto à Funcom, é uma questão de ver como é que vão trabalhar o Age of Conan, para mim o jogo "perde" ao inicio por ser demasiado instanciado e por ter uma variedade muito baixa de raças, ergo, só uma... parece-se mais com um Titan Quest Online do que propriamente um full MMORPG, não que tenha nada contra o jogo, apenas não o iriei jogar, especialmente pelos requisitos.