MMO o premio para melhor produtora de mmorpg´s vai para:

Acho que o grande trinfuo da Blizzard foi ter criado o seu primeiro MMO e ter sido o sucesso que foi. :) Poucas software houses se podem orgulhar do mesmo. Mas isso é a filosofia da Blizzard, olha para os outros, faz igual... mas melhor. :)
 
Acho que o grande trinfuo da Blizzard foi ter criado o seu primeiro MMO e ter sido o sucesso que foi. :) Poucas software houses se podem orgulhar do mesmo. Mas isso é a filosofia da Blizzard, olha para os outros, faz igual... mas melhor. :)

Sim, mas hás-de ver que a battlenet foi o embrião de toda a plataforma WoW... e qdo me refiro a plataforma WoW não me refiro somente ao jogo, mas tudo, desde site, forum, sistema de informação que dão suporte ao billing, gestão das accounts, passando pela titanica infrastutura de servidores (quem pensa que o jogo simplesmente acenta ali no servidor sem mais nada para correr desengane-se, tem base de dados, tem sistema operativo, tem hardware, tem clustering... basta ver as aberturas de postos de trabalho, é desde analistas de sistema, a DBA's, programadores, gestores de projecto).

Eu que trabalho em TI (Tecnologias de Informação) vejo o WoW (bem, blizzard mas na vertente WoW) mais proximo de uma empresa de TI do que gamehouse. Tens depois todas as equipas de contact center, suporte online (portais) e ingame (GM's) com uma doutrina profissional exemplar.
E o que mais me revejo na blizzard é a política de DEV/QA que têm, com sistema estanque de development, com ciclos fixos e inalteráveis de entrega de patchs (que é a àrea em que estou mais ligado: integração). Têm bugs, ok, patch: tem uma fase distinta de development; tem uma fase distinta de QA interno; tem uma fase distinta de testes com os players; go live. Algo de muito grave? Hotfix (e são raros, embora os haja depois de um build grande). Nisto tudo encontro demasiados pontos coincidentes com TI. Isso porque o é. O jogo em si é a ponta do iceberg, e é o que mais visibilidade tem, mas tudo por trás é titanico.... desde o desenho de arquitectura: implementação LUA, de modo a dar oportunidade de criar addons e personalizar o UI por completo, ao facto de correr em quase todo o computador, inclusivé mac; passando pelo sistema de entrega de patchs aos players via p2p (sistema que stressa menos as plataformas proprias num dia em que de si é já stressante, relegando a carga para cada jogador, alem de que também fornecem links dos patchs nos forums). Eu vejo isso tudo como um exemplo de sucesso de projecto TI. O jogo simplesmente é o mobil para tudo isso.
 
Ás vezes me pergunto, se o WOW nao tivesse warcraft no nome, teria tanto exito como teve? E se tivesse sido uma empresa q ninguem conhece a lançar em vez da blizzard?

Bem acho q ninguem vai conseguir responder em concreto, mas uma coisa é verdade este jogo teve 2 grandes catalizadores warcraft e blizzard. Eu diria q 70% do sucesso provem do nome.

HiTek, tantos tiros no escuro loool.
 
olha que não, o jogo em si é muito bom e posso-te dizer que muita gente que está a jogar nem conhecia o warcraft
 
blizzard, ncsoft e a velhinha gravity.
E ai é qe enganas eCKs eu fui dos primeiros tugas a ir para lá e toda gente qe lá andava dizia"HEY EU LEMBROME DISTO DO WARCRAFT" e isso vesse só nos icones de feitiços XD.
Alias senao fosse o warcraft qe historia teria o wow,muitas ideias sao tiradas de lá ,por exemplo a ultima expansao a tbc de onde axas qe eles tiraram a ideia do dark portal??e os death knight ???Sabe se lá que nome teria o ilidan senao fosse o warcraft. axo que senão fosse isso muito pessoal nem tinha entrado no jogo apenas seria mais um mmorpg .
 
Última edição:
sim no inicio o pessoal conhecia todo o warcraft, mas quando o WoW começou a ganhar fama muita gente que nunca jogou warcraft na vida foi para o WoW, e neste momento a maior parte das pessoas não jogaram warcraft, vendo logo pela quantidade de putos de 7 anos que andam por lá, quando o warcraft andou ai em altas ainda andavam a brincar com o action man
 
blizzard, ncsoft e a velhinha gravity.
E ai é qe enganas eCKs eu fui dos primeiros tugas a ir para lá e toda gente qe lá andava dizia"HEY EU LEMBROME DISTO DO WARCRAFT" e isso vesse só nos icones de feitiços XD.
Alias senao fosse o warcraft qe historia teria o wow,muitas ideias sao tiradas de lá ,por exemplo a ultima expansao a tbc de onde axas qe eles tiraram a ideia do dark portal??e os death knight ???Sabe se lá que nome teria o ilidan senao fosse o warcraft. axo que senão fosse isso muito pessoal nem tinha entrado no jogo apenas seria mais um mmorpg .

Acho que estao a ver mal as coisas. Se nao fosse o titulo ser o warcraft, a Blizzard para se meter no que meteu teria de pegar noutro titulo qualquer, que tivesse lore qb onde acentar o mmo. Nao porque o pessoal conhece, mas porque precisavam de background para a historia toda. Tudo o resto e' pegar no que fizeram e ajustar ao lore.
E discordo quanto a que seria mais um mmo. Independentemente qual fosse o franchise que a blizz pegasse, desde que tivesse tomado o esforco que tomou com o WoW, teria saida. Tiveste duas "levas" no WoW. Tiveste a primeira de uma minoria de fans do franchise warcraft, uma maioria de pessoal de L2, SWG e outros mmo's 'a procura de algo que os satisfizesse, e uma minoria de pessoal que comprou por comprar. A divulgacao do WoW teve uma componente de divulgacao boca-a-boca muito grande. O facto de ter sido lancado primeiro nos US e so 3 meses depois na EU ajudou imenso tambem, pois quando ca chegou andava tudo esfomeado por o ter (ja tinha dado provas).

Quanto a "eu lembro-me disto no warcraft"... eu tambem me lembrei de muita coisa do warcraft, inclusive o dos npc's ficarem fulos quando carregavas muitas vezes em cima deles (a la warcraft :P) mas nao foi por isso que comecei a jogar WoW na altura. O facto de ter "warcraft" era o que menos me interessava, era mais um mmo, simplesmente era o que mais prometia e mais dava. O sucesso todo do jogo foi basicamente a curva de aprendizagem suave, a possibilidade de alterares o ui todo como quiseres (dando-te uma experiencia de jogo mais pessoal), elementos do UI eram extremamente simples e nao intrusivos, o jogo tinha uma envolvencia sem igual ate hoje (quem se lembra de estar a lvlar em ashenvale e parar para ver o cenario e ouvir a musica? E os graficos e som para mim sao o que menos me importa num jogo).
A nivel de movimentos dos chars, nao tinhas qualquer obstaculo, era movimento total (so mais tarde comecaram a por zonas com bloqueio para o pessoal nao andar a trepar... tipo, subir para cima de ironforge pq diziam que havia la um aeroporto :P). Sao coisas tao pequenas que tornam o WoW num sucesso. Tao pequenas que raramente alguem se lembra que elas existem pois tomam-nas por garantido.

Nao digo que muitos nao tenham comecado a jogar por serem fans do warcraft. Digo sim e' que a maioria dos que comecaram a jogar na altura eram ja fans de outros mmo's e que ser ou nao o warcraft era o menos. Depois tiveste uma adesao cada vez maior por parte de jogadores que nunca na vida tinham jogado um mmo, pois viram os amigos a jogar e a dizer bem do jogo.
 
Sim, mas hás-de ver que a battlenet foi o embrião de toda a plataforma WoW... e qdo me refiro a plataforma WoW não me refiro somente ao jogo, mas tudo, desde site, forum, sistema de informação que dão suporte ao billing, gestão das accounts, passando pela titanica infrastutura de servidores (quem pensa que o jogo simplesmente acenta ali no servidor sem mais nada para correr desengane-se, tem base de dados, tem sistema operativo, tem hardware, tem clustering... basta ver as aberturas de postos de trabalho, é desde analistas de sistema, a DBA's, programadores, gestores de projecto).

Eu que trabalho em TI (Tecnologias de Informação) vejo o WoW (bem, blizzard mas na vertente WoW) mais proximo de uma empresa de TI do que gamehouse. Tens depois todas as equipas de contact center, suporte online (portais) e ingame (GM's) com uma doutrina profissional exemplar.
E o que mais me revejo na blizzard é a política de DEV/QA que têm, com sistema estanque de development, com ciclos fixos e inalteráveis de entrega de patchs (que é a àrea em que estou mais ligado: integração). Têm bugs, ok, patch: tem uma fase distinta de development; tem uma fase distinta de QA interno; tem uma fase distinta de testes com os players; go live. Algo de muito grave? Hotfix (e são raros, embora os haja depois de um build grande). Nisto tudo encontro demasiados pontos coincidentes com TI. Isso porque o é. O jogo em si é a ponta do iceberg, e é o que mais visibilidade tem, mas tudo por trás é titanico.... desde o desenho de arquitectura: implementação LUA, de modo a dar oportunidade de criar addons e personalizar o UI por completo, ao facto de correr em quase todo o computador, inclusivé mac; passando pelo sistema de entrega de patchs aos players via p2p (sistema que stressa menos as plataformas proprias num dia em que de si é já stressante, relegando a carga para cada jogador, alem de que também fornecem links dos patchs nos forums). Eu vejo isso tudo como um exemplo de sucesso de projecto TI. O jogo simplesmente é o mobil para tudo isso.

Tens toda a razão, Hi. A Blizzard de facto tem uma estrutura exemplar, mas para além disso tudo ainda consegue manter-se fiel aos seus principios e respeita o jogador, o fã e cria um laço com os mesmos que é difícil de existir em outras companhias. Acho que os produtos da Blizzard são um pouco como os da Apple, têm charme. :)

Sim adoro os jogos da Blizzard, sei ver o que está mal também.... Mas é isso que é magnifíco na Blizzard, algo que está mal não fica mal por muito tempo, eles corrigem os jogos, melhoram-nos e quando pensamos que não podem fazer algo mais viciante eles inventam outra coisa qualquer ainda pior. :) O Diablo foi jogado durante anos a fio, ainda é bastante jogado. Vejam o caso do Starcraft com 10 anos (mais). O WoW vai seguir pelo mesmo caminho. A Blizzard tem aquele toque especial que faz com que fiquemos agarrados aos seus jogos e acho que no fundo é porque eles sabem o que o jogador gosta.

Eu comecei a jogar WoW porque acho que joguei todos os Jogos da Blizzard até hoje e tirando alguns jogos de estratégia do Sid Meyers como o Colonization e Civilization, os jogos da Blizzard são de facto os meus preferidos. Joguei Warcraft 1, 2 e 3. Starcraft. Diablo 1 e 2 na net + LoD e Agora WoW. Anseio pelo SC2 quando chegar. :D
 
Última edição:
NC Soft
não só pelo numero de MMORPGs mas também por revolucioná-los.
Lineage 1 foi dos primeiros se não o primeiro MMORPG.
A grande evolução do Lineage 1 para o Lineage 2.
O seu proximo lançamento que será AION.
Entre outros...
Acho que sem duvida é das melhores se não a melhor.
 
Lineage 1 foi dos primeiros se não o primeiro MMORPG.

O primeiro verdadeiro MMORPG foi o Ultima Online, o Lineage apenas aperfeiçoou o conceito de World PVP, e o Lineage 2 é, actualmente, um jogo "condenado" com o mesmo problema de muitos outros MMORPGs, especialmente os da NCSoft, o grinding compulsivo e uma enorme disparidade entre classes e, no total, um grande problema de balanceamento de classes.

Actualmente, acho que o premio iria para a Blizzard, fez um unico MMORPG e soube faze-lo bem, mas também penso que a produtora do EVE Online, CCP, merece uma menção honrosa, é um MMORPG muito leve, muito acessível e, ao mesmo tempo, muito complexo, ao joga-lo sinto a "perícia" e refinação que poucos jogos possuem, peca por ser point'n'click e dar um sentimento de vazio e solidão, não o meu género de MMORPG.

A NCsoft é uma boa produtora, infelizmente a formula que aplicam nos jogos está demasiado gasta.
Quanto à Funcom, é uma questão de ver como é que vão trabalhar o Age of Conan, para mim o jogo "perde" ao inicio por ser demasiado instanciado e por ter uma variedade muito baixa de raças, ergo, só uma... parece-se mais com um Titan Quest Online do que propriamente um full MMORPG, não que tenha nada contra o jogo, apenas não o iriei jogar, especialmente pelos requisitos.
 
O primeiro verdadeiro MMORPG foi o Ultima Online, o Lineage apenas aperfeiçoou o conceito de World PVP, e o Lineage 2 é, actualmente, um jogo "condenado" com o mesmo problema de muitos outros MMORPGs, especialmente os da NCSoft, o grinding compulsivo e uma enorme disparidade entre classes e, no total, um grande problema de balanceamento de classes.

Actualmente, acho que o premio iria para a Blizzard, fez um unico MMORPG e soube faze-lo bem, mas também penso que a produtora do EVE Online, CCP, merece uma menção honrosa, é um MMORPG muito leve, muito acessível e, ao mesmo tempo, muito complexo, ao joga-lo sinto a "perícia" e refinação que poucos jogos possuem, peca por ser point'n'click e dar um sentimento de vazio e solidão, não o meu género de MMORPG.

A NCsoft é uma boa produtora, infelizmente a formula que aplicam nos jogos está demasiado gasta.
Quanto à Funcom, é uma questão de ver como é que vão trabalhar o Age of Conan, para mim o jogo "perde" ao inicio por ser demasiado instanciado e por ter uma variedade muito baixa de raças, ergo, só uma... parece-se mais com um Titan Quest Online do que propriamente um full MMORPG, não que tenha nada contra o jogo, apenas não o iriei jogar, especialmente pelos requisitos.

Devo concordar com algumas coisas mas... falar entre desiquilibrio nas classes em L2 por exemplo quando isso é 1 problema geral de todos os mmorpg penso eu, e WOW nesse sentido acho que ainda é pior vários amigos meus disseram que sofre do mesmo problema de desiquilbrio mas claro é mais virado para pve e ñ para pvp!
Já joguei vários mmorpg e L2 classe contra classe há muitos casos e dependendo do jogador.... consegues ganhar com uma classe que ñ tenha tanta popularidade, é ai que consiste o gozo do pvp para mim...ñ é ser mais 1 dakela classe ou da classe que facilmente ganha 1 pvp mas sim jogar com a classe que gosto e obter resultados banstantes satisfatórios, em mass pvp qualquer party com classes ranged bufada até aos dentes tomba tudo por onde passa!
Todos as produtoras estão de parabéns e cmo eu há muitas pessoas que vêm qualidades noutros jogos que para muitos ñ tem interesse, ninguém é senhor da razão e ainda bem!

Cmo disse acho que a ncsoft se encontra entre as melhores senão a melhor..., têm vários jogos para agradar a 1 publico mais vasto e de gostos diferentes no caso da blizzard se uma pessoa ñ gostar de wow ñ têm mais nenhuma escolha dentro dessa licença/empresa!
 
Back
Topo