1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O processador do futuro.

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por ASUS_SUPPORTER, 7 de Dezembro de 2007. (Respostas: 30; Visualizações: 6249)

1. ASUS_SUPPORTER

ASUS_SUPPORTER [email protected] Member

Quem me dera ter um.

2. davidjpb

davidjpb Power Member

Wow, potente, eles dizem 10/12 anos, mas daqui a uns 5/6 isto sai pelas mãos da Intel ou da AMD (ou a IBM acelera isto por causa da concorrência)

3. NSRD

NSRD Power Member

10/12 anos para sair, mas deve ir 1º para o segmento industrial/empresarial e só mais tarde chagará as nossas mãos...
    Quero ver os preços dos 1ºs processadores a sair.

4. Kill Me

Kill Me Power Member

não acredito que demore assim tanto, em 10/12 anos imagino já até onde terão desenvolvido os processadores actuais...

5. Gimenez

Gimenez Moderador Social
    Staff Member

1000 vezes mais rápido e 10 vezes mais económica :eek:
    O futuro reserva-nos coisas fantásticas...

6. ηο grαυιτμ

ηο grαυιτμ [email protected] Member

Silicon nanophotonics (será mais silicone nanofotónico :P)

Meus amigos, estamos em presença de pequenas redes de fibra polímera óptica. Ou seja, segue o mesmo caminho da nova tecnologia aplicada nos acessos de banda larga. Em vez de quad core, teremos um "dodeca core" (12 cores) perfeitamente funcional devido a esta tecologia muito mais eficaz do que os velhinhos transistores.
    E duvido que demore tanto tempo a ser comercializado... a Intel já utiliza processadores experimentais com essa tecnologia (diria uns 4/5 anos?) :001:

7. nosf

nosf Power Member

Caso esta tecnologia a ser aplicada, é ás interligações dos transistores, não é uma substituição dos mesmos, acho eu.

8. psyko_theripper

psyko_theripper Power Member

Não é bem assim, algumas coisas que estão a sair agora já estão a ser desenvolvidas há cerca de 4 anos (ou mais) que é o tempo que acho que vão demorar a sair estes processadores.
    Vai ser tão fixe quando chegarem: crysis vai parecer manteiga a andar a 200+ fps com tudo maxed out e aa e af tb maxed out (sim porque os gpus tb n devem demorar muito a seguir estes passos)

cumps

9. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Pode ser um grande avanço e reduzir o consumo de electricidade..
    Mas se demorar os 10/12 anos... Fazendo contas por alto, à 20/22 anos o topo [para pc's normais] devia ser o 286, à 10 estavamos no inicio dos Pentium III entre os 250/300 Mhz e actualmente vamos num Quad a 3Ghz [e a sair brevemente um 3.2Ghz].. Não digo que de dez em dez anos a evolução tem sido uma capacidade 1000 vezes superior, mas um bom pc de hoje tem uma capacidade mais de 100 vezes superior à de um de gama semelhante de à 10/12 anos [lembrar, por exemplo, que um único core a 2 Ghz de C2Duo faz mais que um Pentium IV a 3.2 ou 3.4 Ghz..].. Outro comparação possivel é as gráficas, que à 10/12 anos foi quando.. começaram a aparecer.. E hoje em dia têm uma capacidade de processamento impressionante..
    E.. o meu tlm que.. tem uma capacidade muito superior ao primeiro pc que mexi à 13 anos: um 486.. :D

Portanto esta noticia é boa, mas se analisarmos a evolução dos componentes informáticos e o facto de a evolução se fazer cada vez mais rápido, não é tão espectacular assim..

10. FastBoy

FastBoy Power Member

SIm, é a substituição dos transistors por... qualquer coisa do estilo transistor luminoso (fototransistor é outra coisa).

Basicamente, o transistor é composto por 3 camadas, e, a corrente passa da 1ª para a 3ª quando a 2ª é polarizada.

Aqui, o que vai acontecer, é que a luz passa da 1ª camada de vidro para para a 3ª segundo o mesmo principio, ou seja, os meninos da IBM arranjaram um substrato que mediante um determinado comprimento de onda, deixando passar outro comprimento de onda na ordem dos 810~1350nm

A intel ainda não dispõem de tal tecnologia, mas sim, consegue criar bus's de sistema em fibra ou bus's entre partes de um chip, não dispondo de um substituto do transistor

11. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Silicon = Silício :)

Quanto ao tempo, não deverá andar muito longe do que eles afirmam. Uma coisa é eles terem conseguido fazer funcionar o principio logico e criar protótipos à unidade, outra é ter um CPU funcional. Ainda irá uma grande distância daí até um CPU comercial, fabricado massivamente.

Os tempos de evolução dos CPU's até aos dias de hoje não podem servir de exemplo para se estimar quando é que esta nova tecnologia estará à venda nas lojas da Vobis. :P Houve uma evolução gradual e sempre sob o mesmo principio de funcionamento (corrente electrica em transistores de silicio). Esta de que se fala é uma arquitectura completamente nova sob todos os pontos de vista. Será uma revolução ao invés da evolução a que assistimos "diariamente".

12. luis15

luis15 Power Member

Como eles dizem só daqui a 10/12 anos...ou mais na minha opiniao...

Primeiro que eles fabriquem pc a luz solar, ainda demoram uns anos e depois esta tecnologia outros tantos...

Txiii, daqui la...

13. Anubis

Anubis Power Member

Acredito na parte do 1000x mais rápido, no 10x mais económico é que não :lol: pelo menos para o consumidor final

14. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Economico, mas não é em termos de €€ directamente....

Deve ser mais em termos de electricidade.

15. FastBoy

FastBoy Power Member

nem por isso, silicio é um semicondutor electrico opaco, o silicone é translucido ou transparente

barato, sim em termos energeticos e no própio CPU. Tal como acontece na fibra optica de redes, é de prever que as terminações sejam caras e a componente de vidro (ou outro condutor luminoso) seja muito barato. Em termos de preço, tudo depende de como são feitas as terminações.

16. petersaints

petersaints Power Member

Bem logo se verá... se não for esta a tecnologia do futuro será outra. Isto já se sabe prognósticos só depois do jogo :P

17. apmm17

apmm17 Power Member

Maquinas quanticas é que vao ser uma revoluçao, ja existe uma empresa que as fabrica para centros de investigaçao cientifica. Estas maquinas quebram com muita facilidade todos os tipos de incriptaçao que exitem.

18. gajo nú

gajo nú Power Member

Estes assim é que são bonitos!

19. Xmeagol

Xmeagol Power Member

o que me interessa é hoje, nao vou esperar 20 anos pa jogar crysis :p

20. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Silicon é Silício em inglês. Silicone é a mesma coisa em ambas as línguas. Se não houve typpo no artigo é porque é mesmo silício.

A opacidade ou transparência dos materiais tem a ver com a sua estrutura molecular, derivada da tendência que os átomos da substância terão em formar. O melhor exemplo disso é o carbono, que vai desde os vários tipos de carvão até ao diamante.

Quanto ao silício, encontrado na sílica na sua forma mais corrente, o dióxido de silício, pode assumir várias "formas" mas curiosamente a maior parte delas são mesmo transparentes, desde cristais, quartzo e o nosso conhecido vidro.

Resumindo, não só deverá estar correcta a informação do artigo como faz todo o sentido que seja este o material utilizado.

Partilhar esta Página