1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O q é o Vdrop?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por m980424, 15 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 2925)

1. m980424

m980424 Power Member

O Vdroop será a diferença de voltagem entre Windows idle e load, lido por exemplo no CPUz.

Em relação ao Vdrop, a minha dúvida é a qual das seguintes diferenças é q este se refere:

- Vcore introduzido na Bios - Vcore monitorizado na Bios

- Vcore introduzido na Bios - Vcore windows idle (CPUZ)

- Vcore monitorizado na Bios - Vcore windows idle (CPUZ)

2. gUzE

gUzE Power Member

- Vcore introduzido na Bios - Vcore windows idle (CPUZ)

Não necessariamente o cpuz

3. DMH

DMH 1st Folding then Sex

Uso antes o HW Monitor;)

4. lohka_86

lohka_86 Banido

O Speedfan nesse aspecto é excelente, mostra gráficos com a oscilação do vCore, aconselho.

5. Bad_Cop

Bad_Cop Power Member

na minha opinião, o vdrop é a difrença entre o vcore em idle e o vcore em load lido por um voltimetro ou software, por exemplo, o speedfan que pelo (pouco) que tenho experimentado tem leituras razoavelmente fiáveis.

à difrença entre o vcore atribuido na bios e o vcore em idle, no windows ou na bios, chamo-lhe undervolt.

as difrenças de leitura da bios para software do windows penso que será mais uma questão de leitura dos sensores e das compensações feitas, porque mesmo os diversos softwares interpretam por vezes a leitura do mesmo sensor de maneiras difrentes.

por exemplo, numa asus p5n-e sli o undervolt praticamente não existe, mas o vdrop é enorme (0.07-0.09v, por vezes). já numa gigabyte 965 ds3 o vdrop é muito pouco (0.01-0.02v) mas o undervolt é bem significativo (0.04-0.06v). na prática, com o mesmo vcore atribuido na bios elas têm praticamente a mesma voltagem em load (tudo isto lido pelo speedfan, não tive oportunidade de lhe meter o voltimetro e comparar).

Última edição: 15 de Fevereiro de 2008
  6. gUzE

gUzE Power Member

Penso que não existe nenhum nome "técnico" apropriado para estas situações. Mas o que referes é o que se chama de vdroop.

7. Dúvida cruel sobre o tal Vdrop

Tenho uma P5N-E SLI + C2D E7200 e tenho observado a grande variação na voltagem, por exemplo: Na Bios setei em 1,25625v mas o que aparece no CPUZ é 1,360v, no EVEREST, aparece 1,28v, no PC PROBE II marca 1,28v, no SPEEDFAN, 1,28v.

Afinal de contas, no que devo confiar, na Bios ou nos programas?

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Por acaso não tens a opção [+100mV] seleccionada na BIOS?

9. Como vai WindWalker?

Tem sim a opção mas está desabilitada.

10. WindWalker

WindWalker Power Member

Talvez actualizando a BIOS melhore. Mas se é próprio da mboard, o melhor é descer na BIOS para baixar o valor lido pelo cpu-z.

Partilhar esta Página