1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O QCLD volta ao ataque!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Slurpy, 4 de Outubro de 2006. (Respostas: 2; Visualizações: 696)

1. Caros gurus (andas por aí, Porto?),

Aqui fica mais um QCLD (Qualquer Coisa Lá Dentro) que me tem andado a tirar o sono e para cuja resolução bem preciso da vossa ajuda.

Adquiri recentemente equipamento para montar uma máquina, em torno da motherboard ASUS P5LD2 Deluxe, com Pentium D945 DC 3.4. O dissipador da CPU é um Foxconn LGA775.

O problema:

Ligada a máquina pela primeira vez, foi imediatamente notado que a dita fazia mais ruído que o aceitável, sempre ao mesmo nível.

Uma volta no BIOS Setup, descobriu-se rapidamente o sistema de controlo da velocidade da CPU fan, o Q-Fan. Uma vez activado, o comportamento passou a ser o seguinte:

Ligada a máquina, a fan fica por alguns segundos a trabalhar à máxima velocidade e depois passa para um regime com baixo ruído. Contudo, se for feito um restart, o BIOS emite uns bips e uma mensagem, "CPU Fan error", e obriga a carregar em F1 para prosseguir. Só voltamos a têr um boot normal (sem mensagem de erro) se a máquina for desligada.

Em si mesmo, isto não é um grande problema. O pior é que, utilizando o software PC Probe II (que vem com a motherboard), verifica-se que a CPU fan está a trabalhar a cerca de 660 RPM, e a temperatura da CPU ronda os 57 graus, em repouso! O BIOS detecta a baixa velocidade da fan e, naturalmente, emite a mensagem. Preocupante... porque tenho a sensação de estar a fritar lentamente o processador, uma vez que o regime da ventoinha não parece estar a acompanhar as subidas de temperatura do dito.

Pesquisando o forum da ASUS, dei com esta página...

http://vip.asus.com/forum/view.aspx...board_id=1&model=P5LD2&page=1&SLanguage=en-us

...onde se discute um problema muito semelhante e alguém refere que este é um problema do BIOS, já resolvido a partir da versão 1003. Presumo que isto se refira a outra versão da P5LD2, porque para a versão Deluxe o BIOS mais recente é o que eu tenho (603), existindo, contudo uma versão beta (0705), que eu tenho alguma reluctância em instalar (os betos, de qualquer sexo, nunca foram da minha preferência).

Já para a versão não-Deluxe, o BIOS já vai na versão 1207 e a versão beta é a 1401.

E pronto. Fica a pergunta: que fazer? E fica o pedido: HELP!

Desde já, os meus agradecimentos por todos os esforços que venham a envidar, bem sucedidos ou não.

Slurpy

Última edição: 4 de Outubro de 2006
  2. atlante

atlante Power Member

Instala a versao ß

Utiliza controlo das ventoinhas por software tipo speedfan

Instala um cooler melhor

cumps

3. Pois, vou tentar a beta e o Speedfan, do qual já tinha feito o download. Mas isto parece-me mesmo coisa do BIOS. Vamos vêr.

Thanx,

Slurpy

Partilhar esta Página