mas isto é tudo um ciclo vicioso...
Exemplo :
- Um jogo custa 5 milhões de euros a produzir.
- Cada cópia do jogo tem um custo de produção de 3 euros.
- Nos objectivos da empresa é crucial começar a ter retorno financeiro num espaço de 3 meses.
Para tal acontecer, e fazendo as contas, se vendessem o jogo a 10 euros, teriam um lucro efectivo de 7 euros por cada copia vendida.
Para conseguir equilibrar as contas em 3 meses teriam então de vender 714.285 copias (5000000 / 7).
No entanto, devido às estatísticas, eles sabem que só irão conseguir vender 400.000 copias do jogo devido à taxa de penetração da pirataria no mercado.
Como tal, têm de inflacionar o preço para conseguir cumprir os objectivos da empresa.
Inflacionando os preços, as pessoas acham caro, e recorrem à pirataria.
As vendas descem, os preços dos próximos productos a serem lançados aumenta, as pessoas compram menos.
É uma bola de neve...
Por outro lado, podia-se dizer "ah e tal, mas se eles descessem o preço para os 10 euros, ia comprar muito mais gente !"
O problema é que o crescimento do numero de vendas de um produto não ia ser instantâneo, e as pessoas estando habituadas a sacar, iam começar a perder o habito de forma gradual e lenta, o que acabava por acarretar prejuízos a curto e médio prazo.
Como tal, as empresas que investem milhões de euros nos seus produtos, também não estão dispostas a correr esses riscos.
O ideal seria as empresas descerem os preços para valores baixos e em simultâneo acabarem com a pirataria para que as pessoas começassem a comprar os produtos.
Depois há ainda outro problema (entre muitos).
Uma editora lança um jogo. Gasta milhões de euros na sua produção. O jogo revela-se um autêntico FLOP de vendas. Obviamente que no próximo jogo que lançarem, eles vão ter de tentar cobrir os custos do próximo jogo + as perdas do anterior, e mesmo assim arranjar espaço para lucrar (ninguém trabalha para aquecer)!
Logo teriam que subir os preços inevitavelmente !
O mercado é complicado, e eu também acho as coisas extremamente caras. O ultimo jogo que comprei foi o CS 1.6 e desde então basicamente jogo alguns RPGs e FPSs grátis. Praticamente não jogo nada por falta de tempo.
Eu não censuro quem recorre à pirataria, mas também não se pode censurar uma empresa cujo objectivo é ter lucro, de praticar os preços elevados. A conjuntura actual só vêm prejudicar o mercado.