1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O que aconselham?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por [_Rafeiro_], 16 de Dezembro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 839)

1. [_Rafeiro_]

[_Rafeiro_] Power Member

Boa Tarde!
    Por enquanto, o XP corre bem fluido etc etc, mas gostaria de me aventurar nisto do *unix world, mas tenho algumas reservas, nomeadamente na distribuiçao a escolher para instalar. Gostaria que me conselhassem algo user-friendly para me iniciar.

Não sei se é relevante, mas tenho um portatil dell latitude C600 (P3 850mhz ; 384mb de ram).

Cumps

2. casdio

casdio Power Member

Eu comecei com debian, agora tou no ubuntu... A parte dificil e saberes instalar, depois o resto e facil (quer dizer, vais ter que resolver os problemas com a ajuda do google, mas consegue-se)

3. ηο grαυιτμ

ηο grαυιτμ [email protected] Member

Se te vais iniciar, experimenta o Ubuntu, visto que, além de ser user-friendly, tem uma excelente comunidade. Assim se te deparares com algum problema, encontras facilmente ajuda ;)

4. skorzen

skorzen Power Member

E quem fala assim não é gago.

5. [_Rafeiro_]

[_Rafeiro_] Power Member

Parece que Ubuntu, aqui vou eu.. :p

Já agora, tem que estar instalado em partiçoes diferentes da do windows? Eu tenho 2 partiçoes, uma para o windows, outra para dados, ao instalar na mesma partiçao da do windows havera conflitos? E se instalar na dos dados, posso criar uma pasta, e lá dentro instalar o OS, ou obrigatoriamente tem que estar em c:\ ou d:\ ?

Desculpem começar com as duvidas.. mas como não estou em casa e tenho pouco tempo, ainda não vou efectuar a pesquisa merecida. Só amanhã :rolleyes:

Cumps

6. nuno_nunes

nuno_nunes Power Member

Também te podes lançar no linuxmint... pois é uma variável do ubuntu...

7. mavatar

mavatar Power Member

estou a tentar instalar unbuntu num tecra de 1900... PIII a 900mhz, 10gb de disco e memória, desconfio que seja 256, na melhor das hipoteses é 512... isto depois de uns erros básicos meus, arrancou a instalação... que dura há mais de 4horas... será normal??? ou é demasiado pesado para esta máquina? socorro!!!!

8. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

9. ηο grαυιτμ

ηο grαυιτμ [email protected] Member

Instala sempre SO's diferentes em partições diferentes para evitar qualquer género de conflito que pode levar à perda de dados. Aconselho-te fazer o particionamento em Windows, dado que estás mais à vontade neste SO (Acho o Partition Magic da Symantec muito eficaz), embora também o possas fazer sem problema nenhum aquando da instalação do Ubuntu.

No teu caso, deverá ficar uma partição primária para o Windows, a outra partição que usas para os dados pode ser primária ou lógica. Depois terás de criar uma partição primária para alojar o Ubuntu em sistema de ficheiros ext e outra ainda (primária ou lógica) para alojar o swap do linux (uma espécie de análogo do pagefile do windows) com aproximadamente o dobro do espaço da memoria ram.

10. [_Rafeiro_]

[_Rafeiro_] Power Member

Amanha ou terça a ver se me meto neste "mundo"

Cumps

11. ruivilela

ruivilela Power Member

Instala o Ubuntu. É o melhor para começar.

12. [_Rafeiro_]

[_Rafeiro_] Power Member

Bem, parece que vou mandar vir é um cd deles.. já que é gratis :p
    Eu até que fazia o download do ISO, mas isto de se ter a zapp como ISP.. No coments :-D

Já agora, qual a diferença entre Ubuntu, Kubuntu e Edubuntu ?

Cumps

13. esquiso

esquiso Power Member

O Desktop Environment. O Ubuntu e o Edubuntu usam GNOME e o Kubuntu usa o KDE.
    Se estas para começar neste mundo, aconselho duas coisas. Ler os stickys do fórum e fazer o search pelo forum e pelo Google. Resolvem muitos problemas ;)

14. RAMBox

RAMBox Power Member

Bem a minha opinião é diferente porque não experimentas Suse acho uma distro muito intuitiva para iniciantes.

15. dronepwn

dronepwn [email protected] Member

Eu iniciei-me à cerca de uma semana e pouco com Ubuntu, e até agora sem problemas de maior na adaptação. Aconselho!

Partilhar esta Página