O que acontece às retomas?

Por exemplo, comprei para o meu filho um sharp gx 25, impecavel, por 25€, num agente... Unlocked, com bateria nova... Ninguem me tira da ideia ser uma retoma... Eu tambem ja entreguei telemoveis em bom estado, por isso... E em todos os casos a factura nunca menciona a retoma...
 
"O fenómeno que dá pelo nome de «urban mining» consiste em procurar irídio e ouro dentro de velhos aparelhos electrónicos está a proliferar no Japão, escreve o jornal italiano Corriere della Sera. Esta actividade poderá tornar-se altamente produtiva tendo em conta a tendência para o aumento do preço dos metais preciosos.

O ouro e os metais preciosos são fundidos e revendidos sobre forma de barras e jóias ou utilizadas para os circuitos dos telemóveis, visto que são melhores condutores de que o cobre. Os outros materiais recuperados são reutilizados em novos produtos electrónicos. «Há metais mais ou menos preciosos, nós pretendemos reciclar o mais possível», explicou Tadahiko Sekigawa, presidente da Eco-System Recycling.

Segundo o estudo da Yokohama Metal Co Ltd, uma outra empresa de reciclagem, de uma tonelada de minerais em bruto obtêm-se apenas, em média, cinco gramas de ouro, enquanto de uma tonelada de telemóveis se obtêm 150 gramas ou mais. Na mesma quantidade há também 100 kg de cobre e 3 kg de prata.

A reciclagem electrónica é importante para o Japão que tem escassos recursos naturais com que alimentar a sua indústria de electrónica de centenas de milhões de dólares, mas dezenas de milhões de telemóveis velhos e outros aparelhos que todos os anos são deitados ao lixo.

«Para alguns trata-se apenas de uma montanha de lixo, mas para outros é uma mina de ouro», disse Nozumu Yamanaka, director do centro de reciclagem da Eco-Systems onde são tratadas toneladas de telemóveis. Na central de Honjo, a 80 km de Tóquio, os despojos electrónicos e industriais são inicialmente desmontados à mão e depois imersos em dissolventes químicos para eliminar os materiais não utilizáveis, o metal restante é depois refinado.

A Eco-Systems produz em média cerca de 200 a 300 kg de barras de ouro por mês, com um grau de pureza de 99,9%, a um valor que oscila entre os 5,9 e os 8,8 milhões de euros. Apesar do crescente interesse pelo ambiente e a reciclagem, o sector tem dificuldades em obter o número necessário de telemóveis para abastecer as suas centrais. Os 128 milhões de habitantes do Japão usam, em média, o telemóvel durante dois anos e oito meses, mas apenas 10 a 20% são reciclados por ano.

Pois é, aquilo que é simplesmente lixo para uns poderá efectivamente ser minas de ouro para outros. Não há dúvida nenhuma que estamos sempre aprendendo algo novo todos os dias."


cumps
 
Última edição:
já estou arrependido de todas as retomas k fiz:mad:

basshunter isso tenho ideia que se aplica mais aos telemoveis muito velhos ou avariados ou que já não dão para revender. Em Portugal ha duas ou tres empresas que se dedicam a isso (gestao de stocks para exportação) mas é um mercado onde ha muita concorrencia e convem não se saber muito sobre ele.

Nunca fiz nenhuma.. comprem online!

Exacto, boa dica!
 
Boas!

Se derem uma vista de olhos pelo telemoveis.com, poderam ver aonde vão parar grande parte das retomas...

Eu já fiz um negócio, dentro de uma loja da vodafone. Uma senhora queria comprar um tlm de 59€ e ia dar para retoma um nokia 8310 impecável, chamei-a à parte e ofereci-lhe 15€ por ele... Isto nas barbas do funcionário.
Outra: Costuma haver umas promoções na worten e tive a oportunidade de assistir a uma discussão (ligeira) entre dois emp. a ver qual é que ia ficar com uns tlm de retomas...
Acreditem, as retomas são o garante de muitas lojas de telemóveis... É vê-los a chegar e logo a seguir para a montra.
 
Back
Topo