1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O que aprender 1º ?

Discussão em 'Web Development' iniciada por 0NZ3, 19 de Junho de 2012. (Respostas: 18; Visualizações: 1105)

1. 0NZ3

0NZ3 Folding Member

Bem, ando com um bichinho para aprender a fazer sites. Já sei fazer algumas coisas (tive que aprender para fazer umas alterações num tema de wordpress) mas faltam-me muitas bases...

Gostava de começar pelo mais simples e ir progressivamente indo para o mais complicado. Gostava que me dissessem o que devo começar a aprender, que me fizessem uma "lista" com o que devo aprender.

Penso que o mais básico seja o Html mas quero opiniões de entendidos no assuntos.

Cumprimentos

2. fatm

fatm Power Member

html-css-javascript

3. 0NZ3

0NZ3 Folding Member

Recomendas que começe pelo HTML5 ou é indiferente?

EDIT: Gostava também que me dissessem os melhores sites para aprender, preferia em Português mas se for Inglês também serve!

Última edição: 19 de Junho de 2012
  4. tonebiclas

tonebiclas Power Member

primeiro aprende html4/xhtml
    depois css

depois html5 + css3

depois javascript

5. DannyPt

DannyPt Power Member

Olha eu estou como tu, mas já tenho algumas bases de html 5 e CSS3 e um nadinha de javascript.

Como foi dito, e muito bem, começa pelo HTML5 e CSS, depois dá uma olhada pelo Javascript...e assim sucessivamente. Se tiveres disciplina, rigor e vontade de aprender, com a experiência que fores acumulando vais lá :)

Um bom site, onde podes aprender algumas bases disto é o NewBoston. Se quiseres dá uma olhadana na parte dos tutoriais.

http://www.thenewboston.org/

6. maxperformance

maxperformance Power Member

começar em HTML5 ?????

começa por ordem:

HTML
    CSS

javascript
    php
    SQL

Jquery
    Ajax

quando dominares a questão, da uma vista de olhos no HTML5 que a full release\support é la para 2020.. para não falar que tentar aprender html5 sem conhecer javascript é no mínimo inutil..

7. esaramago123

esaramago123 Power Member

Claro que deve aprender HTML5... Se só começar a aprender quando tiver suporte completo nunca há-de fazer do web design profissão.
    Tens dezenas que coisas que já podes(e deves) usar:
    - Tags HTML5 (<header>, <footer>, <nav>, <section>, etc)
    - Media Queries
    - Muitas das dezenas de novos atributos do CSS3
    - SVG
    - Video/Audio
    - Selectores
    - Font-Faces
    - Validação de formulários
    - Etc...

PS: Não precisas de Javascript para nada disto que mencionei. Aliás, algumas destas coisas existem para não te fazer usar Javascript.

8. ImAnAlcoholic

ImAnAlcoholic Power Member

Hora vejamos dessa lista, o que é HTML5.

-> Tags. Sim
    -> MediaQueries. Não (Faz parte de CSS3)
    -> Attributos novos de CSS3. Não (CSS3)
    -> SVG. Não, o Konqueror já suportava isto em 2004...
    -> Video/Audio. Sim (Precisas de Javascript para fazer algo realmente util e bonito)
    -> Selectores. WTF? Não (CSS3)
    -> Font-Faces. Não (Isto já era suportado desde o IE4 e Netscape 4)
    -> Validação de formulário. Sim (é mais ou menos... Precisas de Javascript ou CSS3 para ser realmente util e bonito)

CSS3 não é HTML5, como developer não devias ir em cantigas de marketing.

As partes mais interessantes de HTML5 precisam de Javascript, umas tags novas ajudam à semantica, mas não trazem nada de novo, se pensares o contrário... usa a tag de <canvas> sem Javascript.

A minha opinião... Aprender HTML4/xHTML1 para começar, avançar para as tas de HTML5 em seguida. Aprender CSS 2.1 e avançar para o 3, é importante conhecer a história do que praticas para perceberes o porque das mudanças (exemplo. porque é que a tag de <a> sendo inline, passou a aceitar elementos block dentro dela em HTML5) e não repetires as coisas do passado (alguem se lembra do &nbsp ou table layouts...???). Pessoalmente aconselhava-te mesmo a ires até aos inicios, e perceber porque é que nem sempre a melhor tecnologia é a que vence. Scribe, SGML, XML são coisas de deverias conhecer pelo menos de nome para compreender o porque do HTML por exemplo

Por fim, aprender Javascript fora de um browser para realmente conhecer a linguagem, e depois dentro de um browser para perceber o que é Javascript do que é DOM e os "freebies" de cada browser... e por fim, quando achares que ja andas a escrever Javascript demais, ou perceberes que ainda tens de lidar com despojos de guerra, podes ir para uma library de Javascript... excepto jQuery por favor...

Documentação (desculpa mas nunca encontrei boa documentação em portugues)

-> http://htmldog.com/
    -> http://www.csszengarden.com/
    -> http://eloquentjavascript.net/
    -> http://code.google.com/edu/submissions/html-css-javascript/
    -> http://reference.sitepoint.com/html
    -> https://developer.mozilla.org/en-US/docs

9. kronozord

kronozord Power Member

XHTML - CSS2 - (My)SQL/PHP (ou outra linguagem server side) - javascript - HTML5 - CSS3 - SQL/(a linguagem de scripting que escolheste) - javascript
    No fundo é um ciclo infinito, estamos sempre a aprender. Quando achares que é um utilizador medio/avançado de algumas destas tecnologias podes começar a usar bilbliotecas e frameworks para acelarar o desenvolvimento. E não te esqueças de expandir os teus horizontes com XML, Xpath, Xquery, XSLT, SVG e até outras linguagens server side (PHP/ASP, Python, Ruby).

Porque? Eu até estava tentado a aprender a usar esta biblioteca, parece ser muito requisitada!

10. DannyPt

DannyPt Power Member

São tudo opiniões...eu começava em html5 + css3 a acabou.

Depois passava para o resto.

11. 0NZ3

0NZ3 Folding Member

Obrigado pelas sugestões. Inicialmente vou consolidar o que já sei de html4 e css 2.1 e 3.1 e depois.. Logo se vou, tenho que analisar os concelhos que me deram.

Obrigado também pelos sites que sugeriram.

Cumprimentos! ;)

12. ImAnAlcoholic

ImAnAlcoholic Power Member

e é, a library quando saiu tinha uma API bastante diferente do normal, com muita extensibilidade e muito inclinada a chaining, permitindo escrever código quase como se estives a falar inglês, isto permitiu enraizar ainda mais um vicio que já vinha do Javascript:

Devido à sua extensibilidade, chuveram plugins de jQuery.

Logo após a adopção do Sizzle (CSS Selector engine) a library ganhou uma performance tremenda, passando a ser desculpa para usar jQuery em vez de outras libraries. (Nota: 90% dos sites não precisam desse boost de performance)

Por isto tudo criou-se uma comunidade a volta de jQuery, ignorando as outras libraries que também continuaram a evoluir, ao ponto de que nada do que jQuery tenha, não exista noutra library, e muitas coisas noutras libraries não existem simplesmente em jQuery (exemplo: Classes em Mootools imitando a Classic inheritance, ou modulos em Dojo que permitem o uso de closures para criar 'behaviour' com 'data' privada)…

Ainda assim, jQuery reina em 92% dos sites actuais (sem contar com aqueles feitos na era AJ — Antes de jQuery)

Os meus contras acerca do jQuery

-> Péssima documentação (oficial), inconsistente no mínimo.

-> A API está a perder qualidade a cada version bump, e o nome dos métodos estão cada vez mais estranhos (ex.: $.prototype.eq para devolver o elemento no index X, até hoje não encontrei ninguém que adivinhasse o que fazia esse método pelo seu nome), têm de suportar montes de legacy code.... ...precisam mesmo de começar o jQuery 2.0 para limpar isso… ate porque:

Código:
    $(elemento).click(function () {}) // adiciona evento de click
    $(elemento).bind('click', function () {}) // adiciona evento de click
    $(elemento).live('click', function () {}) // adiciona evento de click
    $(body).delegate('elemento', 'click', function () {}) // adiciona evento de click
    $(elemento).on('click', function () {}) // adiciona evento de click
    $(elemento).on('elemento', 'click', function () {}) //adiciona evento de click

// acho que nao me estou a esquecer de mais nenhum… 

existem algumas diferenças no processo de como e que adiciona o evento, sendo que alguns fazem event delegation, mas o resultado final para todos os efeitos é o mesmo. clickas no elemento, chama aquela função…

-> É propicia a mau código devido aos conhecimentos médios de cada programador de jQuery e à sua "chainability", é frequente ver linhas intermináveis de chaining que simplesmente não fazem sentido, exemplo:

Código:
    $('body').find('#section').children('p').fadeOut().parents('article').slideToggle().on('click', function () { /*code*/ }).tiraMilho().and().fazPipocas();

Isto pode ser culpa do programador, mas a sua API dá a entender que isto é bom, embora os próprios devs de jQuery digam que não.

-> Não se conseguem decidir se é uma library de DOM/AJAX/Animation ou uma library de utilidade (Underscore, lodash…) ou ambos... O DOM/AJAX/Animation é o ponto forte do jQuery, mas eventualmente as pessoas acabam a usar como utilidade sacando alguns bugs escusados... o meu problema com isto, é que a library o permite, o que faz tocar no ponto anterior...

-> E no que toca a um principiante, ele eventualmente vai ter contacto com jQuery mais cedo ou mais tarde, pois jQuery está a tornar-se num standard, por isso não perde nada em começar com outra library (Mootools, Dojo…) e perceber as diferenças.

e infelizmente devido a certos devs, cada vez mais se torna necessário mostrar este site: http://justusejquery.com/

13. kronozord

kronozord Power Member

Se gostares de ler recomendo-te:

XHTML/CSS: HTML and CSS Web Standards Solutions: A Web Standardistas' Approach. Um verdadeiro must have para principiantes.
    PHP: Todos os livros do Larry Ullman, recomendo que comeces com o PHP for the Web: Visual QuickStart Guide (4th Edition). Procura no site, é implesmente do melhor que já li, grande autor mesmo.
    MySQL: Apesar dos livros do Larry terem algum mysql ainda não encontei um livro de sql/mysql que me encha as medidas. Procura nas editoras do costume (wrox,apress,o'reilly).
    Javascript: Simply Javascript, não é uma obra prima mas se já tiveres alguns conhecimentos de liguagens OOP (java,c#,etc) ajuda-te a começares no JS facil facil. Ao contrario do javascript visual quickstart guide 8th edition que é simplesmente o pior livro sobre software que já tive a infelicidade de começar a ler. Foge dele como o diabo da cruz!

Última edição: 20 de Junho de 2012
  14. esaramago123

Ok, fiz a parvoíce de misturar HTML5 com CSS3.
    De qualquer forma, apenas com HTML obviamente que não fazes nada bonito nem útil. No entanto, não precisas de Javascript para pores um placeholder num input, por exemplo, deves usar tags HTML5 - e também não precisas de nenhuma outra linguagem para isso - e se souberes Javascript e não souberes o que é <canvas> é como saber chinês mas não saber abrir a boca.
    Há muita gente que pensa que HTML5 é uma linguagem de programação e que é só para mentes brilhantes. No entanto, HTML5 é só uma versão do HTML.

15. nfk

nfk Power Member

Quer dizer que tens de escrever em vez de falar? Ainda bem que o javascript também não é oral.

16. m4xc4v413r4

m4xc4v413r4 Banido

Eu comecei por aprender xhtml/css/javascript e depois php.
    Aprendi o xhtml sempre em strict, acho que foi das melhores coisas que fiz porque assim fiquei habituado a "programar" em condições e não às 3 pancadas como 90% dos sites que se vê que estão cheios de erros no código, erros esse que têm de ser interpretados pelo browser, o que faz com que várias vezes browsers diferentes tenham um output diferente.

Quanto ao html5, já trabalhei com ele e acho que vale a pena... mas apenas depois, até porque se já souberes html, aprender html5 é rápido e fácil, basicamente só estás a acrescentar coisas ao que já sabes.

Eu sei que html5 agora está na moda (apesar de ainda nem estar perto de acabado), mas isso não quer dizer que se deva usar, principalmente se estamos a fazer um site para um cliente ou assim, acabamos por ter o dobro do trabalho com html5 só para ter a certeza que o site vai correr como queremos em todos os browsers.
    Temos que nos lembrar que nem todos entendem de informática... muito não entendem minimamente.

Claro que se disseres isso a pessoal que usa html5, ui.... é tudo mentira, é 1000X melhor etc etc etc... lol se querem usar usem, a mim não me afecta nada...

17. h4des

h4des Power Member

Então hà 2/3 anos atrás não se fazia nada de "bonito nem util"?

Essa de saber javascript mas não saber o que é o canvas ser inútil também não percebi. Javascript é muito mais do que desenhar coisinhas bonitas num canvas. Desde manipulação do DOM, comunicação com o servidor via AJAX, e muitas mais coisas que já existiam muito antes de os senhores do HTML5 inventarem o <canvas>.

Como já disseram antes, acho que quem se está a iniciar nesta área deve começar por perceber as origens para depois se preocupar com HTML5 e afins. Até porque o HTML4 ainda está longe de estar completamente ultrapassado e quem tem de fazer manutenção a sites mais antigos certamente vai lidar com ele.

18. esaramago123

O que eu disse foi em resposta ao ImAnAlcoholic, em resposta a mim. Se não lês-te a conversa ficaste um pouco descontextualizado.
    Ele disse que para validação de formulários com HTML5, para ficar uma coisa bonita e útil, precisava de CSS e Javascript. Eu respondi que para tudo em Webdesign ficar bonito e útil é necessário CSS e Javascript. Há 2/3 anos já existiam essas linguagens, portanto sim, já se faziam coisas úteis e bonitas.

Em relação ao <canvas>, não disse que se não conheceres essa tag não podes fazer nada em Javascript, disse que se souberes Javascript e não conheceres a tag <canvas> não o podes utilizar para esse fim específico.

19. Sidner

Sidner Power Member

http://www.codecademy.com/

É
    por onde estou a aprender, visto que, devido a uma equivalência parva, não vou ter esta cadeira na faculdade... Tens cursos de javascript e de html/css. Começa pelos de html, os de javascript, pelo menos o início, são mais para ensinar a programar do que outra coisa.

Partilhar esta Página