1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O que comprar com 749€?

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por Lyp, 25 de Outubro de 2012. (Respostas: 29; Visualizações: 2251)

1. Lyp

Lyp Power Member

Bom dia!

Tenho uma Nikon D3100 com as lentes 18-55mm e 55-200VR. O estabilizador da 55-200 avariou (fazia com que a lente treme-se quando focava) e foi para a garantia.

Ora, passaram os 30 dias (acaba hoje o prazo) e dizem-me para levar amanhã todo o equipamento, e vão reembolsar-me os 749€.

Já agora, o equipamento tinha extensão de garantia para 5 anos, que custou 89.90€, mas dizem que não reembolsam esse dinheiro, porque se refere ao equipamento em questão. Ainda não tinha 2 anos, portanto não cheguei a usufruir da extensão. Mas adiante.

A minha questão agora é a seguinte, o que comprar com os tem749€ na ***** (tem que ser na *****)?

Queria ficar com as 2 lentes iguais ou idênticas. A D5100 parece-me uma boa opção, mas olho também para a D3200, que apesar de mais cara (899€),se valesse a diferença não me importava de pôr o que falta... O que acham os mais entendidos, a D3200 vale a diferença (160€)?

Eu gosto da Nikon, nas a Canon não está descartada... Desde que ronde os 750€ ou mais um pouco.

O que se aconselha?

Obrigado desde já!

2. etnic

etnic Power Member

Eu ia para a D5100. que é a que eu tenho.

3. schon

schon Power Member

Se não te senstiste limitado pela d3100, comprava de novo (e ainda ficava com $$$ para outra coisa) ou se quiseres um "upgrade" d5100, descartava a d3200 (face a d5100).

4. Lyp

Lyp Power Member

Obrigado aos 2 pelas respostas.

Sinceramente não me sinto limitado pela D3100, pois é a minha primeira reflex, logo ainda estou muito verdinho.

No entanto, acho que a D5100 tem 2 coisas que sempre tive pena que a D3100 não tivesse: Display multidirecional, e saída para micro externo. O Display faz mesmo jeito, o micro externo nunca me fez muita falta pois poucos vídeos fiz... Mas com o micro da própria camera, o som do auto-focus é bem perceptível, o que se anularia com o externo.

A desvantagem da D5100 face à D3100 para mim é mesmo o tamanho, a D3100 é mais pequena e encaro isso como uma vantagem. Porém a diferença nem deve ser muita, tenho que ir pegar numa.

Que mais vantagem encontram na D5100 face à D3100?

5. schon

schon Power Member

A d5100 terá melhor IQ, melhor performance em isos elevados, um pouco mais de FPS em disparo continuo, tem bracketing pra o HDR, tem um ecrã com mais qualidade (permite fazer um melhor review as fotos que tirastes) e é um pouco mais maquina. Penso que a diferença de tamanho não será assim tanta.
    Pega nas duas e escolhe.

6. Radeon Force

Radeon Force I fold therefore I AM

Tambem estive na mesma duvida e acabei por me decidir pela a 5100 que por acaso chegou hoje e tem o mesmo kit que tu tinhas na 3100 e claro não percebo nada daquilo :D
    Adoro o display da 5100 e gosto do toque que ela propociona ( peguei na 3100 e nao gostei muito do toque dela ).

7. etnic

etnic Power Member

Que genero de fotografia pretendes tirar ?

8. EuSouFeio

EuSouFeio Power Member

Eles não colocaram a hipotese de substituir apenas a lente avariada!? Trocam-te o kit completo!? Se assim é, aproveita e faz um upgrade...

A D5100 com o mesmo conjunto de lentes, está marcada a 739€ no site *****. Apesar de constar com stock indisponivel, eles devem conseguir arranjar algum conjunto, nem que seja por encomenda.

Para além das vantagens já faladas (ecrã articulado e de melhor resolução, melhor performence em ISOs mais altas e do bracketing), tens ainda a função de "intervalometro" interno... o que pode dar jeito caso pretendas fazer algum time-lapse, e faz 4fps, contra os 3 da d3100.

No que diz respeito ao tamanho/peso... mal se nota a diferença.

Se não estou em erro, a D5100 consome menos energia, como a bateria é a mesma (enel14), significa que por cada carga, tiras mais fotos do que com a D3100.

Edit: quanto à questão da extensão da garantia, exige que a mesma se aplique à nova máquina/lentes, ou que te reembolsem o valor.

Na verdade, sendo comprada na *****, tens acesso à promoção de extenção da garantida da Finicom... de forma gratuita, mas apenas para o corpo.

Última edição: 25 de Outubro de 2012
  9. schon

schon Power Member

Estive a ver de que diferenças se estava a falar em dinheiro... se for pelos preços da ***** vai apara a d5100, a diferença de preço em relação a d3100 é pouca a meu ver (+ ao -a 80 euros).

10. tendo em conta que a ***** cobra os olhos da cara por uma canon, nao tens alternativas, vai para a D5100 :)

11. Lyp

Lyp Power Member

@schom, obrigado. E em relação ao preço, é isso mesmo, não é uma diferença assim muito grande, e ainda por cima cabe no orçamento.

@EuSouFeio, disseram-me que relativamente à garantia, não era reembolsável. Também me custa engolir pois foram 89€ dos quais não usufrui nem vou usufruir... A máquina não tem 2 anos ainda. Também acho que não vou ser mais papista que o papa, pois com os 749€ comprava a D3100 e ainda chegava para a extenção da garantia...

Quanto a eles devolverem o valor por inteiro em vez de me darem uma lente, também achei estranho e não estava a contar... Aliás, só acredito quando eles me derem o cartão com o valor... Amanha já sei dizer qualquer coisa.

Fui há pouco pegar na D5100 e de facto a diferença para a D3100 é muito curta.

@warlord, sem querer começar nenhuma guerra, também não tinha muito interesse em ir para a Canon, pois a 600D (que me parece a concorrente directa com a D5100), não ganha em nada a não ser no motor para o auto-focus que a D5100 não tem. Aproveito para perguntar se é assim muito importante?

De resto, num comparativo que vi assim de gás, a D5100 é ligeiramente melhor em algumas coisas... Ou seja, são máquinas equivalentes.

Obrigado a todos pelas respostas :)

12. Wildstar

Wildstar Power Member

A vantagem das Canon é que podes usar todas as lentes EOS desde 1987, com toda a funcionalidade (todas têm motor).
    Já com as Nikon D3x00 e D5x00 só tens focagem automática nas lentes motorizadas. A grande diferença é na Nikon 50 f/1.8, que com motor custa 200€ e sem motor custa 100€ (a Canon custa 100€), porque de resto não considero que as lentes antigas da Canon sejam grande oxaria.

13. Lyp

Lyp Power Member

Exacto, foi o que pensei... Usar lentes mais antigas sem motor. Óbvio que mais vale ter do que não ter, porém neste caso não acho determinante, até porque não tenho lentes antigas.

Actualmente as lentes são todas motorizadas, ou a Canon\Nikon continuam a fazer lentes não motorizadas a fim de as tornarem mais baratas?

14. as diferencas não são apenas essas, existe mt detalhe que nao aparece em comparativos lado-a-lado. um exemplo disso é a possibilidade de disparar flash externos remotamente usando o popup flash, ter DOF preview, ou ter metering com lentes não electronicas, features presentes na 600D e inexistentes na D5100. botões dedicado para mudar o ISO, o White Balance e o modo de AF? A 600D tem a D5100 não (tem um botao de FN que lhe podes atribuir uma função). A 600D tem um viewfinder maior que mostra o ISO seleccionado, o da D5100 é mais pequeno e não mostra essa informação. O modo video é melhor na 600D assim como o liveview. A D5100 por exemplo tem um sensor IR na parte da frente e na parte de tras, a canon so tem na frente. A D5100 tem um intervalometro, a canon não.

ou seja, são muitas as diferenças se começares a olhar para os promenores. se isso te interessa? não sei, é como a questão do motor de foco, depende do tipo de fotografia que vais fazer e das lentes que pensas vir a comprar.

15. etnic

etnic Power Member

"A 600D tem a D5100 não (tem um botao de FN que lhe podes atribuir uma função). A 600D tem um viewfinder maior que mostra o ISO seleccionado, o da D5100 é mais pequeno e não mostra essa informação." Essa informaçao nao esta correcta , tem o botao funçao e tem esse informaçao no viewfinder.

16. a informação está correcta, posso e ter-me explicado mal.

no viewfinder da canon o ISO actual está SEMPRE visivel, i.e. sabes sempre que iso estas a usar. na nikon não, provavelmente só fica visivel quando o estas a mudar.

em relação ao botão, como disse na nikon tens o botao de fn (um unico botao) a que podes atribuir UMA dessas funções (entre outras). Na canon tens um botão dedicado ao ISO, outro botão decidado ao AF, outro botão decidado ao WB, outro botão dedicado ao perfil de cor. ou seja podes mudar o ISO e mudar o WB sem ter de ir a nenhum menu.

17. etnic

etnic Power Member

Ou eu nao percebi bem :) .

18. hehe nao interessa, assim fica mais esclarecido :)

provavelmente são coisa que quem nunca usou nem dá por falta delas, porque também não sabe o jeito que dá ;)

PS: tenho quase a certeza que ja tive esta conversa noutro topico qualquer... se quiserem procurem, pode ser que me tenha escapado qq coisa :)

19. Lyp

Lyp Power Member

Viva!

A lente acabou por chegar ontem ou seja, no último dia do prazo da garantia. O funcionário da Wortem deve ter visto mal o percurso da lente, pois de manhã disse-me que nem em trânsito para a loja estava... Enfim.

Agradeço na mesma a vossa preciosa ajuda.

Para que o tópico tenha ainda um pouco mais de utilidade, de referir que caso a lente não tivesse vindo a tempo, seria devolvida a totalidade do montante para um cartão presente (penso que seja assim que se chama), o que me permitia comprar o que quisesse nas lojas *****. Hoje pude pôr os pontos nos I´s relativamente à extensão de garantia, e o valor desta também seria reembolsado pois ainda não tinha sido usufruída. Se já tivessem passado os 2 anos, e a extensão tivesse sido já activada, aí que não havia reembolso. Fica a informação.

Vou portanto continuar com a minha D3100, e ainda tenho muito para explorar. Fiquei com um pouco de amargo de boca, mas paciência :)

20. Lyp

Lyp Power Member

Ora bem, vou aproveitar o tópico apesar do assunto que se segue não estar relacionado com o propósito inicial...

Eu enviei a lente para a garantia porque, como referi acima, pensei que o VR tivesse alguma anomalia. Já veio, e está igual. Os sintomas da lente (55-200VR) é o seguinte:

-Com o VR desligado, o comportamento da lente é normal.

-Com o VR ligado, olhando pelo Viewfinder, nota-se uns movimentos, tipo um tremelique... O tremelique pode ser para cima e para baixo, ou de um lado para o outro. Por vezes é só ao focar, outras vezes treme mesmo sem focar. Quando treme, sente-se na mão uma pancadinha dentro da lente. Na minha ideia de leigo, era o estabilizador tipo a funcionar ao contrário.

De referir que com a minha lente 18-55 (sem VR), tudo funciona 5 estrelas, tal como a 55-200 com o VR desligado.

A lente veio de reparação, e quando cheguei a casa para testar, constatei que estava igual, ou seja, os tremeliques continuavam com o VR ligado.

Fui novamente à loja, e o funcionário da ***** arranjou uma lente igual à minha, supostamente nova. Testei com a minha máquina, e os sintomas são exactamente iguais ao que acontece na minha.

Fiquei confuso, e com as seguintes questões na cabeça:

-Será normal os tremeliques? Sinceramente, acho e espero que não.
    -Será algum problema na máquina? Pode ser...
    -A lente nova que estava na loja tem o mesmo problema da minha? Era uma coíncidência e pêras...

Estou na eminência de mandar maquina e todo o material para a garantia... Mas queria saber a opinião do pessoal mais experiente. Fiz uma pesquisa na net, mas não encontro grandes problemas com esta lente...

Alguém já passou por algo parecido, ou tem conhecimento deste problema?

Última edição: 31 de Outubro de 2012

Partilhar esta Página