O que comprar com 749€?

Na 18-55 quase que não se sente o VR a entrar, na 55-200 não sei, mas na 70-300 VR quando se faz o half press do shutter sente-se o VR a entrar mas sincermente não é tipo tremelique....
Esses tais tremeliques são quando carregas a meio o shutter , ou fica sempre a tremer até tu fazeres full press ?
 
O tremelique é aleátório, não está sempre a tremer. Pode ser quando faço half-press, mas por vezes mesmo sem focar noto o tremelique... Mesmo com a máquina quieta... Quando treme é normalmente (estive agora a testar) apenas um impulso...

Ah, como disse, a minha 18-55 não tem VR.

Obrigado pela ajuda.
 
Última edição:
Sinceramente não estou a ver, o mecanismo VR está na lente, pelo que parece-me estranho que a maquina esteja a provocar isso.
Como disse na 18-55 VR, não se notava o VR a entrar. Na 70-300 sinto um ligeiro tremido , mas só quando entra para estabilizar a imagem (nota-se logo a imagem estável pelo viewfinder).
Tenta testar a lente noutra maquina se puderes para tentar chegar a alguma conclusão.
 
o que te posso dizer é que das 3 lentes com estabilizador que tenho (IS no meu caso), cada uma tem um comportamento totalmente diferente.

a 18-55IS, nao oiço absolutamente nada nem sinto (vejo) absolutamente nada, tanto quanto faço half-press como quando largo o botao.
na 55-250IS, assim que faço half-press oiço o IS a começar a trabalhar e fica a fazer um barulho suave e continuo (enquanto estiver o shutter a meio), se tiver a olhar pelo viewfinder assim que toco no shutter noto que a imagem da um salto (proporcional a distancia focal que estiver a usar), se largo o botao oiço o motor a perder rotação ate parar e a imagem ficar a tremer mais.
na 24-105IS, quando faço half-press oiço o motor a dar um estalido (parece que a engrenagem tinha um pedaço de areia), quando largo o shutter, ao fim de 1s o motor volta a dar o estalido. na imagem nao noto saltos.

se notas um tremelique isso so deve acontecer quando o motor arranca ou para, em funcionamento continuo (manter o shutter a meio) diria que não deve acontecer. acontecer um tremelique no arranque é perfeitamente normal, quer dizer que a estabilização esta a ter efeito :)
 
Estive a ler melhor ...
Se depois de entrar o tal impuslo a imagem ficar estável, é porque o VR está a funcionar bem.
Sem estar a fazer half press o tal tremelique no viewfinder pode ser da tremedeira da tua mão, tenta pousar a maquina numa mesa e vê se deixa de tremer. (Provávelmente esse tremelique é maior a 200mm do que a 55).
O que o VR faz é compensar o tremelique das tuas mãos, a 200mm por muito estável que sejas o que vês é a tremideira ligeira das tuas mãos... isso não se nota tanto numa 18-55.
 
Pois... Não me digas que isto é normal...

A foto fica direita... Depois de focar, o viewfinder também fica estável. O tremelique é apenas um, não está a tremer constantemente.

Estive agora a testar para melhor descrever, e desta forma dá sempre o tal "toquesinho": Foco (Half press) e sinto o toquesinho na lente assim como o tal tremido (apenas um) no viewfinder. A focar permanece tudo estável. Se largar o half press mesmo sem tirar foto, acontece novamente a pancadinha. Se tirar a foto, é tudo igual e a segunda pancadinha e tremelique é depois do click da foto.

Pelo que tu me estás a dizer, o VR não está sempre activo, é isso? Será então que tudo isto é normal e só quando se foca o VR activa e provoca os sintomas que descrevi?

Quando dizes que o VR na tua 70-300 entra, é bem perceptivel?

Que carago, não me digas que andei a dar trabalho ao pessoal da Nikon e a lente não tinha nenhum problema... E os desgraçados ainda lhe trocaram o motor, pelo que dizia a ficha de reparação...
 
o tal toquezinho é perfeitemente normal, é o VR a entrar. Depois de tirar a foto, ou largar o shutter sente-se de novo isso, e o viewfinder começa a tremer(o VR deixa de compensar). Acontece exactamente isso na minha.
Se não usar o VR nota-se o viewfinder a tremer, o que é normal.
Faz como disse, pousa a maquina numa mesa estável e olha pelo viewfinder sem tocar no shutter(ou seja sem activar o VR), vais ver que nada treme, porque a propria mesa serve de estabilizador.
Se for isso, sim não tinha nenhum problema.
 
uma lente com VR nao tem o motor sempre a trabalhar, caso contrario ficavas sem bateria na maquina rapidamente (ele vai buscar a energia para rodar à bateria da tua maquina). ele apenas entre em movimento quando carregas no botao e para se largares o botao.
 
@schon, exactamente como dizes. Tudo como descreveste. E faz todo o sentido, o meu grande erro (ou ignorância) foi pensar que o VR estando ligado, estaria sempre "activo". Partindo do pressuposto que ele só fica activo quado se faz half press, tudo fica claro e com sentido.

@Warlord, obrigadíssimo também pelos teus feedbacks, tanto agora como na primeira parte do tópico. De facto se o VR funcionasse como a minha cabeça imaginava, não havia bateria que resistisse.

Resta-me desfrutar eheh.

Abraços :)
 
Back
Topo