O que comprar para por o flash a mexer? Tigger ou cabo, chinês ou chinês?

FAGomes

Power Member
Boas tardes,

Venho, mais uma vez, pedir a vossa opinião relativamente á compra de equipamento fotográfico.

Adquiri um flash Canon 430 Ex à 3 meses no Ebay, e tenho andado muito entretido flashar o tecto da minha casa.
No entanto gostava de explorar outras potencialidades, tirando-o da câmara.

Maioritariamente utilizo-o em modo ETTL, apesar de já ter feito várias experiencias em modo manual, ainda sinto que este modo me dá mais segurança.

Assim venho solicitar a vossa opinião em relação a que equipamento acham que devo adquirir agora:

Opção 1

CTR-301P Wireless Sync Flash Tigger Set + 2 Receivers,

Vindo dos chinocas por volta das 20£ , preço de Ebay. O problema é mas não tem ETTL, que eu ainda sinto necessidade.

Opção 2

TR-332 Wireless Flash Trigger Set E-TTL Canon CB17 – 115£

ou

TR-332 Flash Wireless Trigger SET 4 Canon E-TTL II B1US – 100£

A desvantagem que vejo nesta opção é o preço, que é quase o preço da opção 3, que é um transmissor mesmo do Canon (julgo eu).


Opção 3 –

Canon Speedlite Transmitter ST-E2 STE2 – cerca de 130£ vindo de hong kong

Esta opção não me parece mal, apesar de ser carote e não estar a pensar gastar tanto, mas já ficava para o futuro.
No entanto tenho algumas dúvidas. Isto de ser Canon e vir de Hong Kong……., penso que faz eTTL, mas não tenho a certeza e só tem 2 canais, portanto penso que só dá para 2 fashs, mas isso, eu só tenho 1 e até puder comprar outro ainda falta muito tempo.


Opção 4 –

Off-Camera E-TTL Flash Cable For Canon EOS Flashguns.– 60£

1.8M E-TTL Off Camera FLASH sync Cable Cord fr 430EX s – 20£


Neste caso a questão do preço parece-me bem, e tem ETTL, tenho é receio que, pelo facto de ter o cabo, o flash me vá parar ao chão por algum descuido e que me arrependa de não ter ido para um sistema sem fios em que possa “atirar” o flash para onde quero.
Se for para esta opção acho que não vale a pena comprar na net, mesmo que seja um pouco mais caro, por isso peço-vos também que, caso achem ser esta a melhor opção, me indiquem uma casa em Lisboa aonde possa comprar este cabo (vi na ***** on line e não tinham)

Resumindo, estou mais inclinado para , ou o cabo, mas acho que me arrependo ou para o transmissor Canon , mas o facto de ser chinês deixa-me a pulga atrás da orelha além de poder não compensar o preço.

EDIT* - A opção do transmissor canon, só mesmo se valer muito a pena, e muito bem pensado, porque eu entusiasmei-me com as Libras, 130£ são quase 200€, e isso já é muito dinheiro para o que eu pretendia gastar, 150€ no máximo, ainda por cima na Digital Wonder world está a 230€, já é muito dinheiro, é mais caro que o flash que me custou 170€.
É que com pouco mais compra-se o 580 no ebay.

Desde já agradeço os comentários
Cumprimentos,
FG
 
Última edição:
A minha Nikon (como todas as da sua classe) trazia um controlador wireless óptico incluído de borla ;-)

Eu tenho uns CTR-301P (1 emissor, 3 receptores) e recomendo.

Há um "clone" do ST-E2 da Yongnuo que custa metade do preço.

O wireless óptico (como o do ST-E2) permite TTL, mas também tem outras limitações (obrigatoriedade de linha de vista entre emissor e receptor, alcance limitado, problemas quando estas a fazer fill em ambiente muito iluminado)

O TTL wireless está overrated. É só para ricos.

E depois de perceberes o manual, vais ver que não queres outra coisa. Não é de modo algum o bicho de sete cabeças como o pintam.

O cabo só mesmo se quiseres fazer TTL com a máquina numa mão e o flash na outra.
 
Off-Camera E-TTL Flash Cable For Canon EOS Flashguns.– 60£

esse cabo é genérico, funciona com todas as marcas (canon, nikon, etc). se comprares um igual mas que funciona apenas em canon fica-te a 1/6 do preco...

eu ia para os triggers chinocas
 
A minha Nikon (como todas as da sua classe) trazia um controlador wireless óptico incluído de borla ;-).


J, pois, a minha é a 1000D, não tem esses extras.


O cabo só mesmo se quiseres fazer TTL com a máquina numa mão e o flash na outra.


Hum, não era bem isso que pretendia, assim esta opção parece-me muito redutora.




Caro Strobe e warlord, muito obrigado pelo esclarecimento. Acho que vou optar pelo CTR 301P, e brincar com o manual do flash, certamente irei estragar algumas fotos, mas também não se pagam….. e aprendo.
E sai bem mais barato, é um preço que me deixa bastante feliz.

Só uma mais uma dúvida, não há problema em ele vir da china, com alfândegas e companhias? Eu já comprei lá um adaptador para uma lente manual asahipentax e não houve problema, mas era uma coisa pequena.
 
O meu conjunto (1 emissor + 3 receptores) vieram de China sem problemas. Não conheço ninguém que tenha tido problemas com produtos de baixo valor como estes.
 
obrigatoriedade de linha de vista entre emissor e receptor
Not true. ;) Digo-te por experiência que está mesmo muito longe de ser verdade. Só no exterior (ou em espaços mesmo muito grandes) é que sinto necessidade disso e não é em todas as situações. E o mesmo em relação ao alcance, que é definitivamente limitado em comparação com alguns dos sistemas rádio, mas não é tão limitado como muitos julgam. Essas limitações que notas, em boa parte devem estar relacionadas com o facto de usares o flash da máquina, que é muito menos capaz que um SB900 ou 580EXII.

A verdade é que já houve quem montasse 12 flashes, na rua, ao sol, alguns sem linha de vista e quase todos com distâncias superiores a 5m. E funcionou. :p

O TTL wireless está overrated. É só para ricos.
Completamente. Mas o wireless também serve para controlar vários flashes em modo manual e isso tem as suas vantagens práticas.

Já agora, atenção que os TR-332 são quase tão caros quanto o ST-E2, mas não são a mesma coisa. Os TR-332 funcionam por rádio, que à partida resulta num funcionamento melhor, sem nenhuma das limitações de um sistema wireless TTL óptico.

De resto, sou mais um a recomendar os triggers chinocas. ;)
 
Not true. ;) Digo-te por experiência que está mesmo muito longe de ser verdade.

Estas a confundir as coisas. É absolutamente certo que o Wireless óptico precisa de linha de vista entre emissor e receptor (até o próprio Joe "CLS" McNally reconhece isso). Mas esta "linha de vista" não precisa de ser uma "linha recta": basta que a luz do emissor seja reflectida até chegar ao receptor. Em interiores é, de facto, bastante fácil de conseguir isto (paredes e tecto reflectem o suficiente). Quando tal não é possível, é preciso andar a fazer malabarismos com o emissor:

I remain inside with the camera. We ran a couple of SC-29 cords from the hot shoe of the D3X to a commander SB-900, justin clamped to the bars of the other window. You can see it, over there on the right.
_jm31728.jpg

(fonte: Joe McNally)

Também não tenhas dúvidas que o Sol > SB900 / 580EXII. Há que ter cuidado no posicionamento do receptor para que não fique "cego" pelo Sol. Há até quem ponha uma pala no receptor:

TeePee_3974.jpg

(fonte: Strobist)

Quanto ao alcance, concordo contigo que usando um SB-900 ou um 580EXII como controladores consegue-se "esticar" o alcance do wireless óptico. Mas isso só bem reforçar a minha ideia de que o "TTL wireless é só para ricos".

E já agora, esquecia-me de dizer, mas o que gosto mais dos sistemas wireless ópticos até nem é o TTL, mas o controlo manual dos flashes a partir da própria máquina.
 
Mas esta "linha de vista" não precisa de ser uma "linha recta": basta que a luz do emissor seja reflectida até chegar ao receptor. Em interiores é, de facto, bastante fácil de conseguir isto (paredes e tecto reflectem o suficiente).
Então essa "linha de vista" não é "linha de vista". lol Linha de vista é por definição uma linha recta, ao longo da qual o emissor está directamente visível ao receptor. Se o sinal precisa rebater em algum lado, não é linha de vista.

Quando tal não é possível, é preciso andar a fazer malabarismos com o emissor:

http://www.joemcnally.com/blog/wp-content/uploads/2010/03/_jm31728.jpg
(fonte: Joe McNally)

Também não tenhas dúvidas que o Sol > SB900 / 580EXII. Há que ter cuidado no posicionamento do receptor para que não fique "cego" pelo Sol.
Mas eu não tenho dúvidas nenhumas disso, daí eu ter referido que essas limitações se sentem principalmente no exterior. Esse exemplo do Joe McNally, se os flashes estivessem no interior, era possível que os flashes disparassem sem precisar de um SB900 ali pendurado. No entanto nunca precisei de palas, desde que esteja em linha de vista, até podem estar à chapa do sol.
 
Então essa "linha de vista" não é "linha de vista". lol Linha de vista é por definição uma linha recta, ao longo da qual o emissor está directamente visível ao receptor. Se o sinal precisa rebater em algum lado, não é linha de vista.

Se o que queres é levar a bicicleta a todo custo, leva lá a bicicleta! :P Fui suficientemente claro à primeira e para bom entendedor meia palavra basta.
 
Se o que queres é levar a bicicleta a todo custo, leva lá a bicicleta! :P Fui suficientemente claro à primeira e para bom entendedor meia palavra basta.
E eu é que quero a bicicleta a todo o custo?! Basta meia palavra, se essa palavra estiver correcta. Aquilo simplesmente não é linha de vista, logo não existe essa obrigatoriedade.
 
linha de vista = o flash nao dispara se estiver do outro lado de uma esquina, o que parece nao ser verdade ja que consegue disparar porque a luz reflete nas paredes...
 
Back
Topo