O que consegues fazer em linux que não consegues em Windows?

Status
Fechado a novas mensagens.

cheires

Power Member
É mesmo isso, já temos o tópico do que não se consegue fazer em linux, mas e o que consegues fazer apenas em linux?

Eu consigo redimensionar X fotos sem sequer as abrir.
Consigo converter documentos .doc para pdf (entre outras conversões deste tipo) sem sequer abrir os documentos.
Consigo ter 4 desktops abertos em simultâneo.
Consigo utilizar apenas a linha de comandos.
Consigo editar todos os ficheiros de configuração e ter o meu SO precisamente como quero.

Digam mais...
 
Além de algumas coisas já mencionadas, tenho paz e sossego !

Só para acrescentar que o CLI é uma ferramenta incrível, não é nenhum monstro de sete cabeças que muitos por aí falam.
 
Além de algumas coisas já mencionadas, tenho paz e sossego !

Só para acrescentar que o CLI é uma ferramenta incrível, não é nenhum monstro de sete cabeças que muitos por aí falam.

ja não é o monstro de 7 cabeças que se falava ha uns tempos, porque ha muitas alternativas gráficas

mas o poder é inegavel

lembro-me que no inicio no ubuntu usava o gestor de pacotes, mas com tempo deixei de o usar porque os comandos dão muitas mais opções
 
Por acaso só referi tarefas k se podem fazer em CLI, mas podem referir também tarefas em DUI linux que não conseguem fazer em windows.
Por exemplo, qualquer linux dá para tirar uma foto a qualquer parte do desktop sem usar a tecla printScreen e depois o paint.
Não digo que seja inpossível no windows, mas no linux isto vem instalado por defeito.
 
-Consigo converter documentos .doc para pdf (entre outras conversões deste tipo) sem sequer abrir os documentos.
-Consigo ter 2/4 desktops abertos em simultâneo. (copy paste :P)
-Não pagar por nada
-Ter um desktop completamente personalizado ao meu gosto
-Ter um sistema super ultra estável
-Não ter antivirus/firewall/antispys
-Não andar a procura de programas, basta ir ao synaptic manager
-Instavel por pen
-Controlar ao maximo a bateria do portatil
e muito mais...

Não digo que seja inpossível no windows, mas no linux isto vem instalado por defeito.
No Windows 6 e 7 tbm já vem instalado por defeito.
 
Última edição:
Consigo ter um sistema configurado à minha medida e do meu hardware sem para isso ter que usar um sistema operativo antigo.

Consigo configurar o meu desktop para se comportar tal como eu quero (especialmente atalhos de teclado + rato), sem ter que andar a instalar aplicações externas e pesadas.

Posso (mas não sou obrigado) usar uma poderosa linha de comandos que me permite fazer tudo de forma mais rápida.
 
ao longo do tempo foi ficando menos dependente do windows, por ter aprendido ao logo dos ultimos 3 anos, mas também porque cada vez existem mais ferramentas á disposição, que satisfazem perfeitamente as necessidades do dia-a-dia.

é bom que continue a evoluir a a cativar mais pessoal:P
 
1 - Eu consigo redimensionar X fotos sem sequer as abrir.
2 - Consigo converter documentos .doc para pdf (entre outras conversões deste tipo) sem sequer abrir os documentos.
3 - Consigo ter 4 desktops abertos em simultâneo.
4 - Consigo utilizar apenas a linha de comandos.
5 - Consigo editar todos os ficheiros de configuração e ter o meu SO precisamente como quero.

Digam mais...

1 - é possivel no windows.. há power toys de image resizing para fazer isso
2 - Com o programa certo também é possivel.. se bem que mais dificil
3 - Também possivel em windows, principalmente no XP
5 - Também dá em XP, mas é facto que no Linux é bem melhor

e pronto é isso.. Linux ganha na forma como as coisas estão "melhores" quando chega a performance e segurança
 
5 - Também dá em XP, mas é facto que no Linux é bem melhor
Desktops multiplos em windows?? Com que aplicaçao??
Em linux consigo organizar a minha "biblioteca" com apenas alguns comandos, em vez de estar a abrir pastas, copiar, colar, etc. Automatizar tarefas é o pao nosso de cada dia. A shell é um dos maiores beneficios de usar linux, sem a menor duvida. Quem ainda nao a sabe usar minimamente que APRENDA. Vao ver tarefas rotineiras feitas automaticamente ou muito rapidamente.
Viver sem a ameaça de malware é outro ponto a favor.
 
Consigo ter 4 desktops abertos em simultâneo.

podem explicar que querem dizer com isto? é que não percebo, 4 contas de utilizador ou msm 4 desktops?
 
Tenho o sistema como quero e aprendo com o meu sistema. Qualquer problema tem uma solução que não passa pelo inevitável format...BSOD comes to mind :wscared:
 
Posso resumir?

Consigo fazer tudo o que não consigo fazer em windows.

...

A primeira coisa q fiz quando comprei o portatil foi fazer format ao windows...:lol:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo