O que consegues fazer em linux que não consegues em Windows?

Status
Fechado a novas mensagens.
Consigo ter 4 desktops abertos em simultâneo.

podem explicar que querem dizer com isto? é que não percebo, 4 contas de utilizador ou msm 4 desktops?

consegues ter diferentes desktops (ecrãs)
pode encravar um desktop e podes utilizar outro
ou teres um a fazer uma tarefa pesada que te
ocupe o ecra e entretanto utilizas outro
ou num tens trabalho em outro "diversão"
etc
 
Consigo ter 4 desktops abertos em simultâneo.

podem explicar que querem dizer com isto? é que não percebo, 4 contas de utilizador ou msm 4 desktops?
O Linux é multiuser e multitask, dependendo da forma como utilizes esse SO, sim, podes ter vários utilizadores a usar o mesmo programa, o mesmo SO, com um só computador. Antes era perfeitamente banal usar um computador e vários terminais, mas claro, em ambientes Unix/Linux....
 
O Linux é multiuser e multitask, dependendo da forma como utilizes esse SO, sim, podes ter vários utilizadores a usar o mesmo programa, o mesmo SO, com um só computador. Antes era perfeitamente banal usar um computador e vários terminais, mas claro, em ambientes Unix/Linux....

andei a ler sobre linux e acho vergonhoso para comigo msm ainda n ter experimentado... qd tiver tempo a primeira coisa a fazer é fazer dual boot XP Linux. Depois passo por cá a dizer o que posso fazer em linux e não em windows, hehe. (já agora off-topic) que distribuição linux aconselham?
 
@rmrb

Se eu fosse a ti, 1º utilizava um live qualquer. (ubuntu por exemplo).

Depois informava-me bem sobre os dispositivos do linux (mais concretamente os discos - onde é que está o c:\ e o d:\ e por aí fora....) antes que faças algo que nao queres durante a instalação.

E depois partia para o dual-boot.

@ ontopic:

- consigo com um sistema muito minimo e leve, fazer um servidor sem ter que andar a correr 10 sites para sacar os programas, nem ter montes de lixo inutil para o efeito a que se destina a maquina.
- consigo ter a liberdade de usar uma shell para fazer exactamente o que quero e como quero.
- consigo um acesso remoto "DECENTE" e rápido à maquina a partir de qualquer lado. (deixando de lado os VNC e exportações de X)
- >) consigo confiar no meu pai a surfar na net sozinho no pc.
 
Última edição:
Consigo ter 4 desktops abertos em simultâneo.

podem explicar que querem dizer com isto? é que não percebo, 4 contas de utilizador ou msm 4 desktops?

Ambos. Podes ter 4 utilizadores ligados ao mesmo tempo, trocando de um para o outro com uma simples combinação de teclas CTRL + ALT + F[x] e podes ter 4 desktops para agrupares melhor as janelas.
 
O título não é o mais correcto portanto participem apenas se concordarem.
Para virar mais um tópico para guerrinhas é escusado.

O intuíto da criação deste tópico não foi criar guerrinhas.
Como existe o tópico de o que não consegues fazer em linux, penso que seria igualmente proveitoso explorar o contrário.
Por acaso no título do tópico tem a palavra windows, mas não quer dizer que se refira apenas a windows, pode-se também incluir MAC, mas uma vez que o MAC e o Llinux derivam do UNIX, penso que se faz mais ou menos as mesmas coisas em MAC e em Linux.
Uma vez que esta secção (penso eu) será para "abrir" um pouco os olhos aos menos conhecededores das vantagens de utilizar linux, e não apenas das desvantagens. Abrir novos horizontes, e explicar que nem só com o rato e com uma janelinha bonita se fazem coisas.
Penso que cada um é livre de pensar por si, e sendo assim temos que mostrar as vantagens e desvantagens de ambos os lados.
Mas isto é só aquilo que eu penso.
 
Última edição:
O problema na distancia das tuas intenções àquilo que os utilizadores fazem... o post do Romani48 é elucidativo disso.
Bem mas pelo menos parece que foi um caso pontual, porque as restantes respostas têm sido bem mais construtivas.

Em relação à minha participação no tópico, acho que o principal factor que me leva a preferir o Linux é a liberdade de escolha, porque mesmo que opte por estar sempre com a mesma ditro, mesmo DE e mesmos programas, tenho a liberdade para mudar. Outra ponto é o facto de conseguir aprender muito mais sobre o sistema operativo e sobre o computador em si do que em Windows, porque em Linux as "tripas" não estão escondidas atrás de GUIs. :)
 
O intuíto da criação deste tópico não foi criar guerrinhas.
Como existe o tópico de o que não consegues fazer em linux, penso que seria igualmente proveitoso explorar o contrário.
Por acaso no título do tópico tem a palavra windows, mas não quer dizer que se refira apenas a windows, pode-se também incluir MAC, mas uma vez que o MAC e o Llinux derivam do UNIX, penso que se faz mais ou menos as mesmas coisas em MAC e em Linux.
Uma vez que esta secção (penso eu) será para "abrir" um pouco os olhos aos menos conhecededores das vantagens de utilizar linux, e não apenas das desvantagens. Abrir novos horizontes, e explicar que nem só com o rato e com uma janelinha bonita se fazem coisas.
Penso que cada um é livre de pensar por si, e sendo assim temos que mostrar as vantagens e desvantagens de ambos os lados.
Mas isto é só aquilo que eu penso.
A "chega" não era para quem criou, mas para quem vinha "deflamar" ;)
Faz sim sentido, como disseste, a existência deste género de tópicos, apenas tenho de precaver por causa de utilizadores que gostam de vir aqui "pegar fogo à casa" ;)

Peace :D
 
Durmo descansado pois não tenho problemas de viroses e afins :003:.
Tenho um sistema estável e altamente configurável.
Não preciso de "reboots" sempre que instalo novo software.

Miguel
 
A "chega" não era para quem criou, mas para quem vinha "deflamar" ;)
Faz sim sentido, como disseste, a existência deste género de tópicos, apenas tenho de precaver por causa de utilizadores que gostam de vir aqui "pegar fogo à casa" ;)

Peace :D

Claro, compreendo perfeitamente. Apenas, na qualidade de criador do tópico, quis justificar a sua criação.
Acho bem que não se entre em fanatismos, embora seja um acérrimo defensor de linux, sou também um utilizador de windows.
Penso que dizer que um é melhor que o outro é incorrecto. Ambos têm coisas boas e coisas más.
;)
 
Durmo descansado pois não tenho problemas de viroses e afins :003:.
(...)
Miguel

Vamos a ter calma, pois isto é como a história dos browsers, quanto maior for a conta de mercado mais falhas se encontram...
Ainda não há muito tempo um tipo postou num blog How to write a Linux virus in 5 easy steps. Não, não é uma enorme ameaça e ao que parece é algo que já se conhece há muito tempo e por alguma razão ainda por cá circula.
É certo que actualmente o Windows está bem mais furado e com a desvantagem de não saberem ao certo o que se passa debaixo daqueles GUIs todos :rolleyes:
 
Vamos a ter calma, pois isto é como a história dos browsers, quanto maior for a conta de mercado mais falhas se encontram...
Ainda não há muito tempo um tipo postou num blog How to write a Linux virus in 5 easy steps. Não, não é uma enorme ameaça e ao que parece é algo que já se conhece há muito tempo e por alguma razão ainda por cá circula.
É certo que actualmente o Windows está bem mais furado e com a desvantagem de não saberem ao certo o que se passa debaixo daqueles GUIs todos :rolleyes:
Em primeiro lugar isso não é um vírus, é um género de malware, depois disso afecta malta que usa o KDE e conta com a ajuda do utilizador, caso contrário, não vai lá, e para acrescentar, não funciona em todas as distribuições.... Além disso, afecta o utilizador e não o SO.
Devemos sempre ter cuidado com a segurança já que o Linux tem também as suas falhas e ignorar os potenciais riscos é meio caminho andado para a desgraça ! Mesmo assim, convém ter a consciência que para desenvolver um vírus ou malware eficaz que se propague de forma idêntica ao que acontece no Win, terá de ser desenvolvido algo nunca visto até agora.
Convinha também ler alguns artigos que contestam esse artigo pois contém informação importante e depois cada um pode tirar as suas próprias conclusões.
;)
 
Em primeiro lugar isso não é um vírus, é um género de malware, depois disso afecta malta que usa o KDE e conta com a ajuda do utilizador, caso contrário, não vai lá, e para acrescentar, não funciona em todas as distribuições.... Além disso, afecta o utilizador e não o SO.
Devemos sempre ter cuidado com a segurança já que o Linux tem também as suas falhas e ignorar os potenciais riscos é meio caminho andado para a desgraça ! Mesmo assim, convém ter a consciência que para desenvolver um vírus ou malware eficaz que se propague de forma idêntica ao que acontece no Win, terá de ser desenvolvido algo nunca visto até agora.
Convinha também ler alguns artigos que contestam esse artigo pois contém informação importante e depois cada um pode tirar as suas próprias conclusões.
;)
Nada mais, nada menos. E alem disso esta situaçao vai estar resolvida no KDE 4.3, em principio, ja que vi um blogger no KDEplanet com um esboço para resolver a situaçao
 
Boas..
A melhor coisa que Linux tem e Win não.. sao os repos.
O exemplo do ubuntu...
acabas de instalar o o SO, ou de aquirir o pc.. com linux (I'm dreaming!!!!!!!!)
apetece-te ir, digamos ao irc... reparas que nao tens nenhum cliente de irc instalado... que pode acontecer?

1ªa hipotese... es um ex utilizador de Windows e, como te parece obvio usas a melhor ferramenta que o windows te ensinou a usar.. o Google, ai é um site :S sorry... procuras por "linux irc client" etc... acabas por sacar um source code klker e ver meia duzia de dicas de como compilar... resultado desinstatlas ubuntu passado 5 minutos porque é complicado.... (isto aconteceu-me 2 vezes ate eu conseguir chegar ao nirvana.. a 2a hipotese)

2a hipotese.. es um gajo normal, calmo, e que até nem percebe muito de informatica portanto que r soluçõe ssimples.. entao instalas Ubuntu (exemplo).. e queres instalar o tal irc client... abres um tal de synaptic... ves la um botao que diz search... procuras por irc... até encontras um de de xchat por exemplo.. instalas... abres um menu ORGANIZADO.. por temas!!!!!!!!! (Xiii meu deus.. vou instalar linux no quarto todo a ver se organizo e arrumo assim esta bagunça)... e la esta.. o prog pronto a usar..

conclusao?? instalas software...... nao precisas andar a procura pela net do que te possa resoler o problema... tens tudo á mao... nao me digam que windows é mais user friendly que isto....
 
Em primeiro lugar isso não é um vírus, é um género de malware,(...)
Certíssimo, tinha a impressão de ter alterado, mas afinal deixei vírus. Erro meu, obrigado pela chamada de atenção.

(...)depois disso afecta malta que usa o KDE(...)
Fiquei com a ideia de que o problema está na forma como os .desktop são tratados e este ficheiros são usados por KDE/GNOME/XFCE....

(...) conta com a ajuda do utilizador, caso contrário, não vai lá, (...)
A conhecimento do utilizador é sempre algo importante, um sistema não consegue ser à prova de toda a ignorância. Uns são mais robustos que outros.

Além disso, afecta o utilizador e não o SO.
Epah, IMHO, este ponto é complicado. Tu preferes perder o teu sistema ou os teus dados? Possivelmente os dados são mais importantes. Graças aos (já falados) repositórios eu com 1 comando recupero o meu sistema, vá e outro comando para copiar os ficheiros de config do meu backup. Mas os dados que tenho na minha área é bem mais chato...



Devemos sempre ter cuidado com a segurança já que o Linux tem também as suas falhas e ignorar os potenciais riscos é meio caminho andado para a desgraça ! Mesmo assim, convém ter a consciência que para desenvolver um vírus ou malware eficaz que se propague de forma idêntica ao que acontece no Win, terá de ser desenvolvido algo nunca visto até agora.(...)

Era exactamente isto que queria transmitir e não a ideia de que o Linux é um tanque totalmente blindado e que nada o atinge. A atenção e discernimento do seu utilizador é algo igualmente importante.
 
- consigo facilmente fazer um Live CD com o meu remaster de todo o SO com as aplicações e configurações que quero e para levar para qualquer lado...

- consigo fazer da mesma forma um Live USB onde ainda podem ser gravadas as alterações feitas, e posso levar esse pen drive para casa de um amigo e fazer aí boot do meu SO com todas as minhas aplicações e dados (muitas vezes perante olhares de espanto e incredulidade!!)

- consigo ter um sistema "gordo", com tudo a que tenho direito, incluindo uma interface toda eye-candy e cheia de bells and whistles, ou em alternativa no outro extremo ter um SO espartano que cabe em 64M de RAM... e por baixo, em ambos os casos sei que por baixo o que tenho é na mesma o familiar Linux!

- consigo mais facilmente fazer com que o SO seja o que eu quero, em vez de ficar limitado àquilo que uma qualquer empresa quer que seja.
 
Desktops multiplos em windows?? Com que aplicaçao??
Em linux consigo organizar a minha "biblioteca" com apenas alguns comandos, em vez de estar a abrir pastas, copiar, colar, etc. Automatizar tarefas é o pao nosso de cada dia. A shell é um dos maiores beneficios de usar linux, sem a menor duvida. Quem ainda nao a sabe usar minimamente que APRENDA. Vao ver tarefas rotineiras feitas automaticamente ou muito rapidamente.
Viver sem a ameaça de malware é outro ponto a favor.
Aprender como?
Ou melhor, pesquisar o quê no google?

É que, na consola, pouco faço... :|



- consigo facilmente fazer um Live CD com o meu remaster de todo o SO com as aplicações e configurações que quero e para levar para qualquer lado...

- consigo fazer da mesma forma um Live USB onde ainda podem ser gravadas as alterações feitas, e posso levar esse pen drive para casa de um amigo e fazer aí boot do meu SO com todas as minhas aplicações e dados (muitas vezes perante olhares de espanto e incredulidade!!!

Como fazes isso? Também quero aprender :P
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo