o que devo comprar?

_Fighter_

Power Member
Boas!

Como na área da informática convem estar sempre a aprender mais e mais, eu decidi montar um servidor em minha casa de forma a ganhar experiência. Quer na montagem e instalação dos softwares necessários, quer depois a fazer testes.

Em principio, quero um servidor de: webmail, ftp, web, armazenamento de arquivos e talvez um servidorzito de Counter-Strike para o meu irmão (se ele se portar bem:002:).

A minha pergunta é:
quais são os requisitos minimos de forma a ter um servidor de qualidade razoável?

Embora saiba que não é nada barato, pretendo comprar um router que já disponha de ligação Gigabit de forma a poder transferir dados (jogos, musica, filmes, etc...) do meu computador pessoal (que tem placa gigabit ethernet) para o servidor (que em principio irá ter este --> disco <--) de forma rápida e fácil.

Conheçem algum router que já aceite ligações Gigabit e que não tenha um preço astronómico?

Cumps
 
Última edição:
A minha pergunta é: quais são os requisitos minimos de forma a ter um servidor de qualidade razoável?

Viva.

Se fosse eu, colocaria um p3 com 256 de ram a correr Free-BSD, chega e sobra para aquilo que pretendes fazer.
Neste caso tens a vantagem de reaproveitar material antigo e o ambiente agradeçe.
Quanto ao gigarouter verifica bem se não pretendes ter uma rede a 1g com ligação a um router 'normal', ou se queres mesmo um router a funcionar nessa velocidade, tudo depende da verba disponivel para se 'investir'.

Boa sorte

Gu@rdian
 
Obrigado pela resposta Guardi@n.

Portanto tu achas que um p3 com 256mb dá para fazer de:

  • Servidor Web de forma a alojar dois ou três websites;
  • Servidor FTP de forma a outros poderem sacar alguns documentos ou programas de vez em quando;
  • Servidor Webmail de forma a criar um endereço de e-mail para uma das empresas que vai tambem alojar o site no servidor (já me disseram que para isso tenho que comprar um dominio. Não sábes se é verdade?);
  • E por fim, armazenamento de ficheiros de forma a ter uma "pequena" media librery em casa.
?

Não percebi muito bem o que explicas-te acerca do router. Eu já tenho um router wireless em casa mas é de 10/100 mbps. Não tenho de ter um de 10/100/1000mbps para poder transferir dados à velocidade desejada (1Gb/s) ?

Cumps,
Fighter
 
Eu peço a quem me puder ajudar que o faça pff. Sério.. Eu nao faço a minima dos requesitos necessários para fazer o que quero.

Sempre que vejo um post aqui no forum em que eu posso ajudar, eu faço-o. Só vos peço que fassam o mesmo.

Cumps,
Fighter
 
por a logica o que tu tas a pedir tem que ser um pc com bastante velocidade de processamento de dados e uma ligação a net bastante rapida...

logo com um p3 vai ser dificil fazeres uma coisa rapida e fiavel.
 
por a logica o que tu tas a pedir tem que ser um pc com bastante velocidade de processamento de dados e uma ligação a net bastante rapida...

logo com um p3 vai ser dificil fazeres uma coisa rapida e fiavel.

Tambem me pareçe que sim.

Consegues ser mais especifico? CPU... Memórias...

Thks WhizzZ
 
tudo depende de quanto estas disposto a gastar...

ve aqui nos topicos existem varias configurações mt boas a bons preços.

tem sempre em conta que convem teres bastante memoria (na minha opiniao minimo 2gb) um bom C2D, e discos grandes e rapidos (WD 500gb sata II 16mb cache por ex) ah e não esquecer da fonte que convem ser algo bom :) (LC 600W por ex)

tens mt por onde escolher tudo depende do teu bolso
 
Obrigado pela ajuda WhizzZ!

Em relação à verba, ainda não sei bem... Não tenho urgencia neste projecto. É algo para se ir fazendo portanto enquanto não me despedirem por assédio sexual ou qualquer coisa do género, a verba não é problema:-D

Quanto ao gigarouter verifica bem se não pretendes ter uma rede a 1g com ligação a um router 'normal', ou se queres mesmo um router a funcionar nessa velocidade, tudo depende da verba disponivel para se 'investir'.

Sabes-me dizer alguma coisa em relação a isto? Eu para ter uma rede a 1000mb/s nao tenho que ter um router com a mesma capacidade (já para nao falar da cablagem correcta)?

Cumps e mais uma vez,
Thks WhizzZ!
 
para teres uma rede de 1000mb n precisas de ter o router de 1000 (ao que parece ja existem mas sao um pouco caros) podes ter o teu router normal e ligar um switch 100/1000 que fica logo a funcionar a 1000 com a cablagem certa e claro com as placas de rede nos varios computadores suportem os 1000mb's...

n te esquecas que isto é uma solucao para trabalhares a 1000mb's numa rede INTERNA.
 
Para alojares paginas para empresas c/ dominio pt num servidor teu precisas de IP fixo fornecido pelo teu ISP e 2 servidores de DNS. Ja para nao falar k precisas de uma boa largura de banda de upload. Caso nao cumpras os requisitos a FCCN reserva-se no direito de cancelar os dominios.

De lembrar k os ISPs proibem que prestes servicos de alojamento a terceiros sem previa autorizacao deles.

Se keres fazer as coisas nakela da experiencia e brincadeira podes usar um dns dinamico gratuito, alojar o servidor de CS e algumas paginas pessoais mas o teu grande problema ira ser sempre largura de banda de upload, basta alguem comecar a ver as tuas paginas ou a sacar ***** coisa k o servidor de CS comeca a lagar...
 
Se keres fazer as coisas nakela da experiencia e brincadeira podes usar um dns dinamico gratuito, alojar o servidor de CS e algumas paginas pessoais mas o teu grande problema ira ser sempre largura de banda de upload, basta alguem comecar a ver as tuas paginas ou a sacar ***** coisa k o servidor de CS comeca a lagar...

por o que estou a entender aquilo é so para os amigos e pouco mais ... ate pk como eh logico ele n terá largura de banda suficiente para fazer nada de grandes servidores em casa.
 
  • Servidor Web de forma a alojar dois ou três websites;
  • Servidor FTP de forma a outros poderem sacar alguns documentos ou programas de vez em quando;
  • Servidor Webmail de forma a criar um endereço de e-mail para uma das empresas que vai tambem alojar o site no servidor (já me disseram que para isso tenho que comprar um dominio. Não sábes se é verdade?);
  • E por fim, armazenamento de ficheiros de forma a ter uma "pequena" media librery em casa.
?
...
 
clix 24mb 1024 de upload ja da uma ajuda. o pior eh o dominio. ja tinha lido isso mas n me lembrei que ele tinha escrito isso :\
 
para teres uma rede de 1000mb n precisas de ter o router de 1000 (ao que parece ja existem mas sao um pouco caros) podes ter o teu router normal e ligar um switch 100/1000 que fica logo a funcionar a 1000 com a cablagem certa e claro com as placas de rede nos varios computadores suportem os 1000mb's...
Bem... Tiraste-me um peso de cima. É bom saber que tenho uma solução bem mais barata para ter velocidade Gigabit na minha rede interna do que comprar um router de 300€.

Para alojares paginas para empresas c/ dominio pt num servidor teu precisas de IP fixo fornecido pelo teu ISP e 2 servidores de DNS. Ja para nao falar k precisas de uma boa largura de banda de upload. Caso nao cumpras os requisitos a FCCN reserva-se no direito de cancelar os dominios.
Era isto que eu queria saber!:) A largura de banda e o upload nao me pareçe que vá ser problema pois tenho um colega que trabalha para a PT que é capaz de me fazer um preço fixe. Tenho que pagar muito mais para ter uma velocidade de upload decente? A FCCN exige que eu tenha dois servidores DNS? Desculpem a minha ignorância mas para isso vou precisar de dois computadores ou posso ter os dois serviços num só computador?

Como já disse, o servidor de CS é algo absolutamente secundário pois o meu intuito é aprender com isto tudo e facilitar a vida a duas empresas que vão deixar de pagar para ter os seus sites num dominio.

clix 24mb 1024 de upload ja da uma ajuda. o pior eh o dominio.
Aconcelhas clix por alguma razão especial? E se na minha área de residencia, a net ainda não passar (por exemplo) dos 4Mb? Se isso acontecer é melhor esquecer a ideia de ter um servidor web em casa certo? Já aconteceu a um colega meu pagar 24Mb e ter 4Mb...

Ainda continuo confuso em relação à velocidade de processamento necessária no CPU para que tudo isto corra sem problemas.

Peço desculpa por todas estas perguntas mas como devem perceber, não vou gastar imenso dinheiro sem antes estar devidamente informado.

O meu grande obrigado ao WhizZ e ao Warlord.

Cumps,
Fighter
 
boas,

antes de mais queria-te dizer que estamso ca para ajudar por isso podes fazer as perguntas que quiseres :) as que me forem possiveis te esclarecer podes contar com o meu post :)

em relação a ligação a net falei na clix pk vi a tal promoção de 24mb's com upload de 1024. no entanto podes falar com o teu ISP e perguntar se eles têm algum pacote que te permita ter uma taxa de upload melhor. n tenho experiencia com isso que estas a pensar em fazer por isso tambem não sei ao certo qual seria a velocidade de upload minimamente aconselhavel para que pudesse funcionar 2 site's a 100% sem tempos de espera muito altos. (isso tambem vai depender do "peso" do site)

em relacao a velocidade de processamento um C2D (que estao a optimos preços agora) chega-te prefeitamente e memoria é que te aconselho a teres BASTANTE uns 4gb's ja deve chegar para estares a vontade.

Tiago ;)
 
E se na minha área de residencia, a net ainda não passar (por exemplo) dos 4Mb? Se isso acontecer é melhor esquecer a ideia de ter um servidor web em casa certo?

?

Em relação ao cpu, gosto mais de AMD, portanto sou capaz de comprar qualquer coisa deste género:
http://www.*****.pt/detalhe_produto...rocessadores&idProduto=585&catalogotipo=novos

Consegues-me justificar a aquisição de 4GB de ram?:)

Cumps,
Fighter
 
Tas a brincar certo? lol

Eu sei para que serve a ram, apenas nao sei se será realmente necessário 4 gigas. Talvez seja, mas como disse, eu nao sei...

Cumps


visto que tas a pensar em fazer um servidor de webmail, ftp, web, armazenamento de arquivos e talvez um servidorzito de Counter-Strike, tudo isso a correr ao mesmo tempo vai precisar de usar bastante ram pois vais ter mts processos em execução que te vao papar muita memoria.... dai eu dizer que precisas de bastante memoria e que 4 gigas deveria de chegar.
 
Back
Topo