o que e o DMA?

coala

Power Member
quem tiver paciencia podia.me explicar o que e o DMA, e quais sao as melhores defeniçoes para eu por na bios da board, tenho um HHD e um DVD no mm cabo de IDE e no outro um CDW, tks
 
Hmm... Sinceramente coala, eu desaconselho-te teres o DVD e o disco no mesmo IDE... Corrigam-me se eu estiver enganado, mas isso dá barraca em termos de velocidade de transferência entre o DVD e o disco...
Mais vale teres o CDRW e o DVD no mesmo cabo IDE penso eu de que...

Quanto ao DMA, posto de uma maneira simplista, trata-se de uma maneira rápida de transferir informação no interior do PC (por exemplo, é muitas vezes utilizado para ler a informação de uma placa de rede e escrevê-la na memória do PC, e vice-versa), tornando-se assim num instrumento essencial na operação de placas de rede, de som e afins... Tens 8 canais DMA num PC, sendo que apenas 3 destes são indicados para a atribuir a periféricos como os referidos acima (mais concretamente os canais 5, 6 e 7). A partir daqui cabe-te a ti decidir como queres atribuir os canais, mas penso que em qualquer PC moderno, normalmente a BIOS toma a decisão por ti...
 
Última edição:
Direct Memory Access
Direct Memory Access (DMA) is a capability provided by some computer bus architectures that allows data to be sent directly from an attached device (such as a disk drive) to the memory on the computer's motherboard. The microprocessor is freed from involvement with the data transfer, thus speeding up overall computer operation.
(...)



ou ainda...


DMA
Direct Memory Access: a process by which data moves directly between a disk drive (or other device) and system memory without requiring the involvement of the CPU, thus allowing the system to continue processing other tasks while the new data is being retrieved.
 
DMA- Acesso diecto á memória-

É um protocolo de comunicação entre dispositivos diversos (Discos rígido/flexível, CD ROM, Jazz Drive, ZIP Drive, etc.) e o computador.
 
Back
Topo