O que é o (K)Ubuntu? E como instalar !

bash

Membro
Preface

Como qualquer bom How 2 temos de ter 1 preface :P eh he. inicialmente este how2 teve so a circular em foruns. agora dentro de pouco tempo ira sair um pdf com imagens para melhor o utilizador compreender.

Preface End

F.A.Q

P: Qual a diferença ente Kubuntu/Ubuntu/Xubuntu é só na p00ta da letra ou que?

R:Meu caro mentecapto Kubuntu/Ubuntu/Xubuntu são a mesma coisa só muda o DE (Desktop Environment). Kubuntu é baseado no KDE. Ubuntu tem como default o Gnome(Não se preocupem este duende não vos come o pc :)), tendo em conta que Ubuntu foi originalmente construido para usar gnome esta é a melhor opção :). Xubuntu tem como DE o xfce4, este é muito leve para o sistema.

P: Eu ainda estou habituado ao meu windows... Tenho medo de saltar fora da "Janela" e perder-me! Sera muito diferente isso do WM para o meu querido windows ?

R: Não meu caro utilizador de um grande monte de lixo. KDE é o WM apropriado para si! Aproveite já e formate o seu pc e meta kubuntu :) pelo simpatico preço de 0,0€ é incrivel não é? (Escusam de fazer posts a responder a esta pergunta, isto é uma pergunta retorica :)) KDE é o DE mais amigo do utilizador é intuitivo e bonito :D

P:Que Anti-virus há para o ubuntu? Tenho medo de me constipar quando for para GNU/Linux digam-me o nome da vacina para eu sacar na minha mulinha antes de ir para o lénux :).

R:A unica coisa que tens com preocupar é com o pô do sistema :P . Os virus de GNU/Linux são pouco eficazes e quase não prejudicam o sistema.

P:Estou tão exitado... Parece que vou ter a minha primeira vez.. Quero instalar o GNUÉ/LÊNIX que tenho de fazer?

R:A primeira coisa que tens de fazer é ires bater uma para te descontraires :). A segunda é fazeres download do CD ou DVD de instalação. E a terceira é continuares a ler este post ;).

Nota Pessoal do Autor: Quando forem sacar o CD ou DVD do ubuntu se tiverem um sistema AMD 64, não saquem o CD/DVD de (K)Ubuntu AMD 64, porque devido ao facto de AMD 64 ser uma tecnologia recente há poucos programas compativeis com SO's (Sistema Operativos) baseados em AMD 64. E como começam agora a aprender vão pela forma mais facil.

Como instalar:
(Eu aqui só garanto que este metodo funcione em INTEL e AMD 64 em Power PC nao testei)

Fazer o download do Ubuntu CD e gravar para um cd.

Reniciar o PC com o CD na drive.

No momento em que vos aparece o menu ubuntu para escrever a frente de boot : escrevam server

Depois basta seguir as instruções fazer as partições (podem escolher neste ponto para fazer as partições automaticamente ou manualmente). Eu aqui digo partições porque tem de criar uma partição ext3 (para meter o OS) e outra swap (que faz o mesmo efeito da memoria virtual do windows).

Depois de instalarem o ubuntu reniciem e façam login com o utilizador que defeniram durante a instalação.

Agora façam os seguinte comandos após terem logado no sistema.

Código:
 sudo passwd root
(metam a password que defeniram do vosso utilizador durante a instalação) Depois metam duas vezes a password que querem para o utilizador root, isto é metem uma vez confirmam e metam uma segunda vez e confirmam.

Código:
su
identificam-se como utilizador root

Código:
cd /etc/apt
rm -rf sources.listAgora para todos:
wget http://cyberia.tuxsp.org/~satanick/sources.list (download desta se tiverem problemas com trafego inter)
wget http://cyberia.tuxsp.org/~kuvalski/sources.list (download desta se não tiverem problemas com trafego, esta é a melhor é inter)
apt-get update
apt-get upgrade
Agora só para os utilizadores de AMD 64: (Se não for um utlizador AMD 64 siga em frente e salte este ponto)

Código:
apt-get install linux-k7
shutdown -h -r now (para reniciar)
(depois identificam-se como o vosso utilizador)
su (para identificarem-se como root)
apt-get remove linux-386
Agora para todos:

Chegamos ao ponto de escolher o nosso DE.
Proximo Capitulo:
Para GNOME:
Código:
apt-get install ubuntu-desktop
Para KDE:
Código:
apt-get install kubuntu-desktop
Para xfce4:
Código:
apt-get install xubuntu-desktop
Após a instalação basta fazer o seguinte comando:

Para GNOME:

Código:
gdm
Para KDE:

Código:
kdm
Para xfce4:

Código:
apt-get install gdm
killall -9 gdm
gdm
The End:

E pronto tem uma sistema Gnu/Linux perfeitamente funcional no vosso computador.

Conselho do Autor:

Aprendam os comandos de GNU/Linux bem... Depois levem umas quantas gajas a vossa casa mostrei o quanto voces sabem que elas ficam exitadas por nos perceberemos muito da coisa :D. (Vão por mim que eu já testei e funcionou).

Mantenham um aspecto agradavel no vosso desktop bonito e limpo elas gostam tambem eu só tenho isto bonito porque elas acham fofo :D.

IMPORTANTE:
Usar este metodo apenas se tiver um router ou uma ligação de internet por ethernet. Se for modem adsl por usb ou por ethernet quem tenham de fazer login para entrar na internet não tentem este metodo porque vai-se tonar muito dificil só para instalar o modem.

Agradecimentos:

Queria antes de mais agradecer ao meu Pai e a minha Mãe sei eles nada disto era possivel!!!

Queria agradecer a minha visinha por me ter inspirado para isto se ela não começa-se a cantar. Eu não tinha posto Juno Reactor ao maximo e feito este post.

Desculpas:

Peço desculpa se a parte das gajas se não funcionar com voces... Isso é porque voçes são feios :P

E peço desculpa pelo mau pretuguese :D

E desculpa pela extenção do post

Se quiserem este post no vosso forum peçam e não ripem isto deu trabalho. Se custar a pedir metam os creditos no forum.


Patrocinios: UnderPT - Mais que uma rede, Uma comunidade.
ubuntu Guide PT
 
Última edição:
Quando vi este post julguei que me tinha enganado e estava na seccao de anedotas (secas) :joker:

A parte disso, tem alguns erros. Assim de repente acho que INTEL =/ arquitectura i386. Alias os pentium4 recentes sao i686 ;)

KDE e Gnome nao sao Window Managers mas sim Desktop Environments...

E porque nao usar na mesma sudo? E porque escolher a opcao server para instalar as coisas a mao? Quem vai mexer em linux pela primeira vez (claramente o publico alvo desse post), quer fazer as coisas de forma "automatica"...

Epa, sao picuinhices mas gosto de chamar os bois pelos nomes :lol:

PS: E a parte de bater uma acho mal tambem...entao e as meninas? Nao podem instalar um "Urubu" no seu portatil cor-de-rosa acabadinho de sair da loja? :D
 
O ubuntu guide nao oficial foi o iGama que o meteu a circular... uma pessoa pode fazer as coisas mas depois nao ha tempo para as actulizara ou porque trabalha ou porque tem aulas...
 
este foi um dos posts mais estranhos que já vi aqui na tech..:lol:

algumas partes do texto podiam ser editadas ...já que nao trazem nada no contexto do post a nao ser carolices e algum mau gosto.

de resto até está engraçado.:x2:
 
bash disse:
O ubuntu guide nao oficial foi o iGama que o meteu a circular... uma pessoa pode fazer as coisas mas depois nao ha tempo para as actulizara ou porque trabalha ou porque tem aulas...

O mais estranho do guia é que tem lá 5.10 quando é para o 5.04 aliás como é o guia que está feito no original. Se querem traduzir o guia para o 5.10 têm que traduzir este: http://easylinux.info/wiki/Ubuntu

Aeplava a que tivessem a preocupação de colocar aqui info rigorosa ou então pelo menos colocassem um aviso. Assim ganhavamos todos.
 
Metro disse:
O mais estranho do guia é que tem lá 5.10 quando é para o 5.04 aliás como é o guia que está feito no original. Se querem traduzir o guia para o 5.10 têm que traduzir este: http://easylinux.info/wiki/Ubuntu

Aeplava a que tivessem a preocupação de colocar aqui info rigorosa ou então pelo menos colocassem um aviso. Assim ganhavamos todos.

Sim e isso ta a começar a ser feito, ja fui contactado por eles para tal.

Eu começei a desenvolver o ubuntuguide pt 5.10 quando ainda n havia nada, sendo eu proprio a ver as coisas, sendo normal algumas coisas ja tarem out, não tenho tido mt tempo para actualizar com a faculdade a mistura.
 
iGama disse:
Sim e isso ta a começar a ser feito, ja fui contactado por eles para tal.

Eu começei a desenvolver o ubuntuguide pt 5.10 quando ainda n havia nada, sendo eu proprio a ver as coisas, sendo normal algumas coisas ja tarem out, não tenho tido mt tempo para actualizar com a faculdade a mistura.

Perfeito.
O link que coloquei penso que é uma base de trabalho melhor do que o anterior guia.

Em Abril sai o Dapper. Faz sentido começar agora com a tradução do Breezy? É capaz de não.
 
Mas que m3rda é esta? LOL! Bater uma para te descontraires? Oh meu, não havia necessidade (apesar de me ter feito rir). Isto é realmente um texto à la Bash! :D
 
O botao Applications nao funciona

Hey, pessoal,

Falaram do linux e gostei da ideia,decidi experimentar o Xubunto.
Instalei sem dificuldades nem problemas, mas ao fim de o ter instalado, o botao Application (deduzo que seja parecido ao botao Iniciar do Windows)nao funcionava, e ainda por cima sem querer, removi o botao.

Como sou novato, nao faço a minima ideia de como voltar a por o botao nem sei s depois voltará a funcionar...será que podem-m ajudar?E o problema de o botao nao funcionar, será que instalei mal?

Obrigado, espero que me possam ajudar, visto que gostava de ingressar no mundo do Linux! :001:
 
Obrigado. tentei fazer isso, mas nao encontro painel nenhum que contenha esse nome, e depois tenho de o configurar, nao?Mais uma vez obrigado
 
Back
Topo