o que é para vocês um bom site de assistência técnica?

]-noBOdy-[

Power Member
Boas pessoal,

Como o título do tópico indica, "o que é para vocês um bom site de assistência técnica"?.

Coloco esta questão, pois julgo que existe um enorme fosso entre o triângulo cliente-operadores-assistência ou entre o próprio cliente e a assistência. Por exemplo, que informações julgam pertinentes para constar do site?

Dou alguns exemplos:
- evolução da "folha de obra" do telemóvel/produto a arranjar?
- Estado do envio do produto (se foi colocado na assistência através do operador);
- firmware?
- Software?
- Trabalhos possíveis não presentes na garantia como seja a troca de capas e afins?

E serviços? que serviços julgam pertinentes? Um exemplo: envio de uma sms a indicar ao cliente que o seu telemóvel está arranjado?

Digam de vossa justiça TUDO o que consideram importante na assistência de um telemóvel. Apelo à participação de todos, sem excepção, uma vez que pretendo obter algumas conclusões objectivas para o futuro.

Um muito obrigado a todos.
 
A *****(SE, Motorola) já faz praticamente tudo o que apresentas no exemplo :)

De salientar, que aqd do tlm pronto, eles informam nao por sms mas por telefonema :)
 
nada disso, ainda há muito a fazer .... ainda para mais agora também temos a LG, consolidámos a huawei (placas 3G) e vêm mais umas novidades.....

Claro que só se pode melhorar se o pessoal participar....nem que seja dizer o que está bem ou mesmo o que está bem mas pode ser melhorado....
 
Uma vez que, excepto o Blackibiza, ninguém aderiu a este brainstorming, deixo aqui algumas notas:
- Conclui que para vocês a assistência não é importante. Depois quando tiverem problemas, lembrem-se do esforço de alguns em melhorar serviços;
- A comunidade que muitos users aqui apregoam apenas tem como objectivo satisfazer-lhes as dúvidas, leia-se, indicarmos qual o melhor telemóvel, saber preços, características, etc .... Tudo o que implique o mínimo de esforço para ajudar os demais é para esquecer;

Posto isto, resta-me perguntar se isto é uma verdadeira comunidade/fórum ou se apenas é um qualquer local para uns chaterarem os outros (quando digo outros, falo em particular do nunyx, eu, Ares e mais alguns users). No mais, pondero se justifica perder tempo a participar no fórum.

Uma nota final: Blackibiza, agradeço o teu feedback.
Nunyx: Está wayyyy offtopic, mas não consegui estar calado. Em praticamente todas as threads acontece isto. No entanto, recebo entre 20 e 30 PM por dia de pessoas a tirar dúvidas, saber preços, como proceder para assistência, etc ..... Por tudo isto, muitas desculpas da minha parte.
 
pcascais, percebo o teu desabafo. Mas quanto ao brainstorming, penso que a grande maioria não se importa com muitas informações sobre o serviço de assistência, mas sim com a qualidade do mesmo, e rapidez na resolução de problemas para não se ficar sem telemóvel durante muito tempo.

Sei que não é bem isto que pretendes, mas é o que quase todos querem ver na assistência técnica. Seria mais fornecer informações sobre o estado do telemóvel a arranjar (por exemplo) e o tempo aproximado até ser entregue.
 
Olá!

Só agora vi este tópico. Claro que para mim a assistência técnica é bastante importante na escolha de qualquer produto que envolva um preço na casa das dezenas de euros.

Para mim seria importante que qualquer produto, neste caso telemóveis, fique reparado o mais depressa possível.
Mas mais do que esperar muito tempo o que me chateia mais é não saber quanto tempo esperar.
Uma hipótese seria haver um site onde se pudesse seguir todos os passos do produto, à semelhança do que se faz com as encomendas da UPS por exemplo. Poderia conter um histórico sobre onde anda o telemóvel, o que é que já foi feito nele, o que é que ainda falta fazer e uma estimativa de quanto tempo demorará mais.

Sei que esta seria uma proposta complexa de realizar, mas se fosse para a frente seria excelente. É melhor do que estar à espera de um telefonema que nunca se sabe quando vai chegar a dizer "O seu telemóvel está reparado" ou estar sempre a passar na loja e a ouvir "Ainda não chegou da reparação. Agora talvez só para a semana...".

EDIT: Só agora vi... é como o nunyx diz no post dele, mais informação sobre o estado da reparação.
 
Perfeita, Perfeita, Perfeita era a assistencia tecnica da siemens, na SOS Mobile, os tlm eram reparados de um dia para o outro, ou se quiseses pagavas 10 euros, e eram reparados em 1 hora, depois podias descontar os 10 euros, na compra de acessorios, ou outros telefones.
 
para mim estas são as mais importantes das que referiste,

- evolução da "folha de obra" do telemóvel/produto a arranjar?
- Estado do envio do produto (se foi colocado na assistência através do operador);
- Trabalhos possíveis não presentes na garantia como seja a troca de capas e afins?

e acho que os serviços deviam ser obrigados a dizer o que fazem... fui por o meu nokia ao cat da optimus, e regressou com uma folha a dizer: reparação mecânica, actualização do software

ora, o software era o mesmo com que foi, e reparação mecânica foi o q? apertar parafusos? eu percebo que muitos clientes não queiram saber, mas quem se interessa gosta de saber o que foi feito...
 
Exatamente! Concordo plenamente contigo tmgp!!! A meu ver acho que pelo menos na loja poderiam saber por anda o telemóvel e que na folha de reparação deveria expecificar exactamente o que foi feito no telemóvel, não estou a dizer para contarem passinho por passinho :lol:, mas ao menos especificassem melhor pois a base de trabalho deles e fazer o menos possivel.
Mas perfeito perfeito era se essa informação estivesse disponivel num site, pois assim nem era preciso deslocarmo-nos à loja!! Pois a meu ver o cliente tem o direito de saber o que estao a fazer no seu telemovel.:)

Espero ter ajudado

jncevcosta
http://www.techzonept.com/member.php?u=14416
 
Antes de mais, obrigado a todos pelas opiniões ... :)

Wolftec: a assitência de um telefone, por "lei" das marcas (no nosso caso, LG, SE, Motorola, huawei) tem que ser feita no máximo entre 3 e 5 dias úteis ...... É certo que os telefones geralmente demoram 1, 2 ou mesmo 3 meses a ser entregues ..... isso acontece devido a problemas logísticos que as operadoras têm ... Infelizmente não é da nossa responsabilidade ....

Quanto às demais afirmações do tmgp e do jncevcosta, blackibiza e nunyx .... concordo totalmente com vocês .... Actualmente já temos esse gateway, no entanto está desactivado, uma vez que a maioria das assistências é feita via operadoras...e as mesmas não querem que assim se processe ... estamos a trabalhar nesse sentido.

Já agora: envio de sms a indicar que o telemóvel está arranjado, que dizem? Ou preferem mail (uma vez que nem todas as pessoas têm 2 telefones...)?

No site da assistência, indicação de software para comprar ou fazer download gratuito suportado pelas marcas? Que acham? Ou a oferta existente está bem explicita?

Explicitação de condições de garantia, interessa-vos?

mais, mais ..... digam tudo o que vos interessa .....
 
Já agora: envio de sms a indicar que o telemóvel está arranjado, que dizem? Ou preferem mail (uma vez que nem todas as pessoas têm 2 telefones...)?

Bom, se o meu telemóvel fosse para arranjar eu provavelmente teria que arranjar um de substituição, talvez algum velhinho que andasse lá por casa. E quanto à internet normalmente vejo o meu mail, à excepção dos fins de semana ou das férias.
Por isso é ela por ela, e talvez o ideal fosse SMS e mail :)


No site da assistência, indicação de software para comprar ou fazer download gratuito suportado pelas marcas? Que acham? Ou a oferta existente está bem explicita?

Actualmente não conheço muito sobre a oferta das várias marcas. Contudo penso que um site de assistência técnica deve ser o mais completo possível, e por isso poderia incluir indicação do software mais importante/actual/popular para os telemóveis, não só o software desenvolvido pela marca do telemóvel como o desenvolvido por terceiros.


Explicitação de condições de garantia, interessa-vos?

Sim :) Explicitação de tudo o que a garantia do telemóvel abrange.
 
considero importante a comunicacao do tlm qd pronto..ker por mail ker por msg...qd pus o meu nokia no club nokia dixeram k mandavam mail...claro k nada..ha terceira x dixeram k ia p a fabrica,o k ralamente nao aconteceu e se eu nao ligasse ficava 15dias sem ele..qd la fui sugeri k dessem ao cliente k escreve o mail,pk assim tinham a certeza k o cliente recebia..uma vez k ha mails marados..ah,fica tb aki a nota k deviam dar formacao ao funcionarios de balcao,pk devido a falta ou nenhuma formacao,tive de la por o tlm 3x..qd bastava so configurar o tamanho da foto,e nem o funcionario nem suposto tecnico souberam resolver isso..qt a garantias,deviam ser smp explicadas ao pessoal,e nada de letras k so se ve com lupa...atencao,falo so da nokia,devido a ser a marca que tnh agora..ah,um dos privilegios de ser do club nokia e qd acontece estas situacoes,eles arranajm + rapido o tlm e dao um de substituicao,e das 3x ninguem falou nisso..
 
Como já disse anteriormente, sinto que a ***** já faz quase td o que é preciso. Mas se o querem aprimorar é muito bom! pois um exemplo que é nokia, penso que a maior marca de telemoveis no mercado portugues, nao chega sequer aos calcanhares do que existe actualmente na *****.

Aproveito pra dizer que:

Ainda fui do tempo em que levei o meu T28's à ***** e o tecnico de luvinhas arranjou o tlm ah minha frente!!!
Isso sim é que eram bons tempos! "o serviço perfeito"
 
lol blackibiza .... ainda hoje acontece isso (não à tua frente, mas no laboratório, na hora) quando o problema é algo simples e quando o cliente leva o telemóvel directamente à assistência.

Quanto às propostas e respectivo paralelismo face à Nokia, muitas dessas ideias estão em desenvolvimento, mas a palavra final depende sempre do fabricante, como devem calcular ....
 
Pessoalmente não ligo muito à qualidade da assistência técnica, já me perderam como cliente no momento que o telemóvel avariou (e não nunca tive nenhum que avariasse).

Sim sou lixado e intolerante mas marcas existem muitas. No entanto dou alguma flexibilidade aos problemas e também sou capaz de voltar há marca passado um ano ou dois. Em electrónica num espaço de tempo desses uma marca pode inverter totalmente.

Agora para não ser muito offtopic, o que eu realmente aprecio é ter boas estimativas do tempo para a reparação. Prefiro saber que vou estar uma semana sem dado aparelho e ter uma data certa para ir buscar e chegar lá e ter o problema resolvido que andar a receber apitos "o técnico lavou as mãos", "o técnico foi mandar uma mija", etc...
Também acho piada a saber o que fizeram mas isso é porque sou eng elect a maioria das pessoas não ligo puto a isso.
 
hmm....pelo teu post depreendi que preferes ir directamente à assistência do que estar a mandar o telemóvel a arranjar através de um operador.....
 
Back
Topo