O que é que as marcas de portáteis fazem de melhor?

hvtek

Membro
Estava aqui com uma dúvida de leigo... a pergunta talvez seja um pouco estúpida, mas só agora que estou à procura de um portátil novo é que comecei a pensar nisto... :zzz:

Há várias marcas de portáteis, HP, Asus, Toshiba, etc... mas muitas das componentes são feitas por empresas independentes (Intel, AMD, nVIDIA, ATI, Creative, etc...). O que é que é feito pelas próprias marcas? A caixa, o ecrã, a motherboard e as interfaces, suponho... e nesse caso, quais são as marcas que fazem as melhores peças, e que permitem tirar melhor partido das componentes feitas por outras empresas? As propriedades de tudo o resto (CPU, placa gráfica, memória...) é independente dessas marcas, e conheço-as suficientemente bem para saber o que escolher. Mas gostava de saber mais sobre o que é que cada uma das marcas de portáteis faz para os seus portáteis, e quais são as melhores no que fazem.
 
As marcas não fazem praticamente nada, nem a caixa nem coisa nenhuma. A maioria dos portáteis são feitos por grandes frabicantes OEM como a Compal ou a Quanta.

A Asus por exemplo faz portáteis porque ela própria é um OEM para outros fabricantes. Mas ia separar os negócios, não sei se já concluiu isso.
 
O que é que as marcas de portáteis fazem de melhor?

Publicidade :lol:

Sinceramente não estou a ver muitas marcas a fazerem as componentes.. Talvez a samsung Lg sony e outras marcas que estejam relaccionadas com outros tipos de produtos possam utilizalos nos seus portateis.. como ecrãs e pouco mais

Cumpts
 
Última edição pelo moderador:
Isso quer dizer que tanto faz a marca que se compra? Que a única coisa que interessa é apenas a combinação de componentes como CPU, placa gráficas, número e tipo de interfaces, etc? Que um ACER não é diferente de um Toshiba se possuirem a mesma configuração (talvez apenas no aspecto exterior, ou na assistência técnica)?
 
Última edição:
Depende da fiabilidade da marca, eu por exemplo não tenho grande opinião da acer, mas gosto da hp.

Mas era realmente isso que eu gostaria de saber... para além da assistência técnica, isto é, só na parte da componente física do portátil, o que é que distingue intrinsecamente um Acer de um HP, que lhes dão fiabilidades diferentes, partindo do princípio que teriam a mesma configuração?
 
Nisso já não te posso ajudar, porque sou mesmo muito noobzinho nisto, mas acho ( posso tar a dizer asneiras) desde que consigas obter o máximo que as configurações te podem oferecer, acho que provavelmente só o visual e pouco mais como a assistência técnica que já referiste em cima.
 
Mas era realmente isso que eu gostaria de saber... para além da assistência técnica, isto é, só na parte da componente física do portátil, o que é que distingue intrinsecamente um Acer de um HP, que lhes dão fiabilidades diferentes, partindo do princípio que teriam a mesma configuração?

Simples. as marcas ao comprarem esses componentes que vêm das mesmas fábricas, tem componentes iguais mas com preços diferentes devido aos testes de qualidade. as marcas melhores (consideradas as mais fiáveis) compram os de nível superior, as marcas que querem vender a preços mais baixos optam por componentes dos níveis mais baixos (ex:acer). e isso acaba-se por revelar no preço final. não significa que vás ter obrigatoriamente problemas com o acer, mas a probabilidade é maior.
E depois tens a importÂncia da assistência, e isso conta mt, pq bom produto ou n pode dar smp problemas e aí o tipo de assistÊncia da marca faz diferença
 
Pensa assim: imagina que tu tens uma certa variedade de ingredientes para fazer uma feijoada à transmontana. Outra pessoa tem exactamente os mesmos ingredientes e tem de fazer também uma feijoada à transmontana.

Mesmo usando os mesmos ingredientes, o "método", a "construção" da feijoada vai ser muito diferente, porque cada um tem as suas ideias. Tanto pode ficar um prato delicioso como intragável.

Na construção de um portátil acontece a mesma coisa. Podem ter os mesmos "ingredientes", mas a forma como são combinados, equilibrados, testados de forma harmoniosa para produzir algo de qualidade difere de marca para marca. É a chamada Fiabilidade e Qualidade de construção. Aquilo que se faz com os ingredientes é o que conta e marca a diferença.

Ah, e é preciso saber que algumas marcas fabricam, por exemplo, a motherboard do portátil. E isto vai contar muito.
 
Mas alguém está ligado ao ramo dos portáteis a nível da produção para saber quem tem realmente controle de qualidade? E quem tem melhor do que quem?
Lê-se aqui tanta coisa com convicção que me pergunto se haverá assim tanto conhecimento de causa...
 
Mas alguém está ligado ao ramo dos portáteis a nível da produção para saber quem tem realmente controle de qualidade? E quem tem melhor do que quem?
Lê-se aqui tanta coisa com convicção que me pergunto se haverá assim tanto conhecimento de causa...


se fizesses um pc de trabalho de casa, vias uns sitezinhos na net e chegavas a esta mesma brilhante conclusão. E até nem é este o meu caso, tenho um amigo que trabalha há mais de 20 anos em informática/ electrónica como vendedor, representante e técnico de várias marcas que mo disse. ou tb vais dizer que isso não significa nd? que uma pessoa que mexe em computadores há meia duzia de anos em casa é que sabe td? tu tb não tens conhecimento para dizer que as peças de um mercedes são melhores que as de um FIAT mas sabe-lo e se falares com um mecânico ele sabe bem explicar-te o porquê.
 
Última edição pelo moderador:
Mas alguém está ligado ao ramo dos portáteis a nível da produção para saber quem tem realmente controle de qualidade? E quem tem melhor do que quem?
Lê-se aqui tanta coisa com convicção que me pergunto se haverá assim tanto conhecimento de causa...
é um forum, e faz parte da mística não se saber assim tanto acerca de cada pessoa... perderia toda a piada...

cabe-te a ti, com a ajuda dos outros users, chegar ao teu objectivo...

relativamente ao que foi dito, posso adiantar que é mais ou menos como o bzoiro indicou...

queres um exemplo simples? a hp testou inúmeras aplicações, e chegou á conclusão que a memória robson não trazia um benefício assim tão grande face ao custo, logo, quanto entregou o seu projecto, entregou sem a memória robson, porque eles (a marca)assim decidiram, face ao r&d que fizeram in house...

para além da conjugação de componentes, existe a qualidade dos mesmos, como já foi dito, e também o tempo e a exigência em termos de standards de qualidade, para além do r&d... muitas tecnologias são desenvolvidas in house pelas marcas, tal como a história das portas usb terem energia mesmo quando os portáteis estão desligados na toshiba, ou o novo sistema 3d guard que suspende a leitura/escrita dos discos durante movimentos bruscos como quedas, que depois são implementados pelos OEM.

isso não impede portanto, que um barebone compal feio porcou e mau saia da mesma fábrica que um hp todo brilhante e bonito...
 
E há que ver que, seja o produto qual for, uma marca faz componentes de qualidade variável. Não estou a falar de problemas de controlo de qualidade, mas de fazer intencionalmente componentes mais fracos, para que possam ser usados em produtos que são vendidos por um preço menor.
 
A diferença entre um ACER e um HP... é por exemplo que a HP faz os portateis para tb parecerem bonitos, ja a ACER nao dá tanta importancia a isso. Esta é apenas uma das muitas diferenças ...

Se fores ver o material usado nos ACER normalmente parece muito mais fragil do que um HP (quem diz HP.. diz VAIO por ai fora...)

Se comprares um VAIO tambem pagas a marca, daí verem-se vaios a custarem + 200 .. 300€ e a terem as mesmas ou piores caracteristicas que um toshiba por exemplo

cumpz x)
 
Última edição pelo moderador:
Podemos considerar também o software que a própria marca inclui nos seus produtos como por exemplo os de gestão de energia e wireless,que não dão noutras marcas,e podemos ver pelo caso da toshiba com o seu ConfigFree o qual aparece-nos um radar no monitor para localizar redes wireless,o que o torna muito original e eficaz.Digo isto como um exemplo daquilo que as marcas oferecem de diferente nos seus produtos.Baseia-se tudo em software próprio uma vez que no que diz ao hardware,os componentes são quase todos iguais.Isto é apenas o meu ponto de vista em relação ás marcas.Também não podemos esquecer a assistência técnica.....

Cumpz
 
Back
Topo