O quê é que interessa quando se está a jogar contra outros jogadores?

Afinal o que interessa?


  • Total voters
    244

Triston

Aku Soku Zan SM
Com a minha recente adesão às consolas da geração actual re encontrei um velho hábito de jogar contra outras pessoas, algo que antigamente estava reservado quase só às minhas passagens pelos salões de jogos e poucos torneios em que me inscrevia.

No entanto há uma coisa que me tem vindo a intrigar progressivamente que é a presente tendência que sinto que há nos jogadores que é a de ganhar a qualquer custo.

Eu passo a explicar:

Eu ainda sou do tempo do Street Fighter II original (há 18 anos atrás), nessa altura eu sentia que havia uma espécie de código de conduta que não estava escrito em lado nenhum em que não só importava ganhar mas acima de tudo o que importava era ganhar bem.

Utilizando o SFII como exemplo, ganhar com um golpe baixo era uma vitória, sim, mas com um sabor a vazio que pouco ou nada mais valia do que uma derrota, uma pessoa para ganhar bem tinha de o fazer com um golpe especial e de preferência precedido por uma combo própria que no fundo era a sua "imagem de marca".

Um outro hábito que me lembro que havia era um certo fair play, por exemplo se se notava que o outro jogador caia no mesmo erro duas vezes à terceira não se aproveitava esse erro, chamava-se a atenção para o mesmo para ele perceber onde estava a errar ou então quando se notava que o jogador era claramente inferior (e isso via-se só pela forma como se movimentava no primeiro round) muitas vezes até se lhe "dava" um round para ele aproveitar a moeda dele ao máximo.

Voltando aos dias de hoje é com alguma pena que eu vejo que esse tipo de conduta quase que desapareceu,

O primeiro contacto que tive com esta nova realidade nos jogos foi no Soul Calibur IV, é que além do lag que senti notei uma certa tendência que eu considerei irritante que era que a maior parte dos jogadores pura e simplesmente spammavam golpes baixos e médios o que sem o lag era facilmente contornável com guard impacts mas que com o lag se tornava em algo impossível de combater a não ser fazendo exactamente o mesmo e depois a sorte e a velocidade do spam resolviam o combate.

No entanto eu ficava-me sempre a perguntar que raio de gosto é que havia em ganhar assim...

Entretanto comecei a jogar Street Fighter IV online e aí sim comecei a notar um padrão principalmente depois da chegada do tournament mode que é a utilização do método que eu chamo "a cagadinha" que basicamente consiste em saltar para a frente com o golpe fraco (murro ou pontapé) e depois spammar golpes baixos ou então agarrar, esta "tática" pode ser bastante eficiente contra pessoal que joga contra personagens cujos golpes são charged já que por norma quem joga com essas personagens utiliza muito o pressionar da diagonal baixo-trás para poder utilizar qualquer um dos charges (seja baixo -> cima ou trás -> frente), no entanto a utilização repetitiva dessa tática é tudo menos bonita e acaba por se tornar bastante irritante. O pior de tudo é que quanto mais se sobe nos pontos maior é a probabilidade de ver alguém a utilizar "a cagadinha" probabilidade essa que sobe consideravelmente quando se começam a sentir "atrás no marcador"

Note-se que este post não é um rant, eu não estou a falar de pessoal que claramente joga noutra divisão e não precisa deste tipo de cheesy tactic para nada, estou mesmo a falar daquele pessoal que basicamente não sabe fazer mais nada no jogo que não seja utilizar este tipo de tática para ganhar.

A minha opinião acerca disso já a dei acima, para jogar ou ganhar assim, para mim, mais valia perder ou nem jogar, no entanto eu tenho consciência que já não sou novo por isso tenho curiosidade em saber o quê que interessa quando se está a jogar contra outros jogadores,

Só interessa jogar ganhar ou interessa jogar e ganhar bem?

Nota: Atenção que eu não estou a falar em fazer batota (utilizar cheats ou scripts), isso, a meu ver, não é sequer jogar, é enganar-se a si próprio.
 
Última edição:
É complicado por vezes também do estado de espirito da pessoa, sou sincera acho que não interessa jogar só bem, todos nós gostamos de vitórias e tal, é completamente desvastante quando sabemos que estamos a jogar bem no entanto perdemos porque simplesmente a outra pessoa tem aquela "caga" que nós não temos.

Eu vejo por mim, começo a irritar-me profundamente quando sei que tou a fazer tudo bem, mas mesmo assim não chegar lá, por vezes dá vontade de continuar a tentar, mas chega a uma altura que cansa.

Gosto sempre de ganhar, independentemente se estiver a jogar mal ou bem, no meu caso normalmente só jogos jogos de fps em TDM e por vezes conta bastante a equipa que temos, há infelizmente pessoal que ao jogar em equipa só pensa neles próprios e querem matar mais mas muitas vezes saem a perder.

Btw votei na 2 hipotese... A vitória interessa, mas não é tudo simplesmente porque acho que as pessoas tem de ter consciencia quando votam na terceira hipotese porque quando jogam bem e perdem andam às cabeçadas às paredes quase...
 
Mas isto não acontece só no SF ou no Soul Calibur, jogadores a fazer "batota" é uma constante no CS Source, por exemplo. Lembro-me de há uns anos atrás, eu jogava aquilo todos os dias, nos servidores portugueses em que jogava raramente encontrava acampados, raramente faziam spawn kills, raramente aparecia alguém a gritar "cheater! cheater!" sempre que morria.

Só que infelizmente o jogo tem sido gradualmente invadido por putos e gente que não tem a mínima noção de "trabalho de equipa" e "fair play" e fazem tudo o que conseguirem para ganhar, desde matar colegas de equipa, flashar colegas de equipa, acampar atrás de portas, etc... E quando morrem, a maioria deles têm logo tendência para chamar nomes a quem os matou e tentar a todo o custo bani-los do servidor. Se o admin for assim, então o servidor é para esquecer, quantas vezes não fui já banido porque dei um headshot de uma grande distância ou matei o admin à faca? Enfim...

Votei "O que interessa é jogar bem" porque no fundo o objectivo dos jogos é divertir, que interessa se ganhamos ou não? ;)
 
Última edição:
O que interessa é ganhar, se estou a perder o meu tempo naquilo ao menos que tire algum mérito disso mas tambem depende do jogo, nem todos jogo para ganhar.
 
A vitória interessa mas não é tudo (se puder ser uma boa vitória melhor).
Digo isto, porque jogo essencialmente FPSs na consola (quase sempre em modos que envolvam jogo de equipa). É claro que gosto de ganhar, mas em jogos de equipa, ponho em 1º lugar a equipa e só depois "eu" (se for preciso morrer pela equipa, ajudando-a a ganhar pontos, nao tenho problemas em fazê-lo). Também prezo muito o factor diversao e o fair play (só uso micro quando jogo com amigos que conheço pessoalmente, e por acaso foram poucas as vezes que apanhei com gente que adora spammar atraves do micro).
 
Eu pessoalmente jogo para me divertir e claro tento sempre jogar bem! Mas para mim a vitoria não é um "plus" assim importante...(sabe bem claro lol)
 
Tem dias. No Cod4 às vezes apetece-me estar mais táctico e minimizar as mortes tentando maximizar os frags (para mim, jogar bem. E não andar aos pulos estilo rã como andam alguns). Outras vezes, quando há muita gente, essa abordagem é frustrante e tento ter o maior numero de frags, não tendo tanta atenção às mortes. Mas por isso é que prefiro servers com 6-10 players no max.
 
Última edição:
Gosto imenso de jogar, apesar de não ter muito jeito para alguns tipo de jogos e de não ter tempo para aprofundar grandes componentes táticas.

Como tenho a minha net é muito limitada (algo que brevemente vai ser alterado pois penso mudar para a fibra), para mim o multiplayer resume-se a jogar directamente contra outras pessoas no PC, que rna Wii.

Como geralmente as pessoas com quem jogo, ainda jogam menos do que eu a vitória torna-se o que menos interessa - o que mais interessa é convivio.
 
O que interessa é jogar bem (se for uma vitória melhor ainda).

Em Clan Wars (Killzone 2) por vezes perdemos (obviamente) mas na maioria das vezes sabemos que fomos superiores porque a equipa adversária pontuou e foi para a base esconder-se com/sem o objectivo e "não nos deixam jogar".

Essas derrotas só fazem com que deixe de jogar, prefiro jogar com equipas que joguem muito e levar 7-0 mas ao menos aprendo a jogar, não é com aqueles n00b's em que perdemos 4-3 porque foram para a base esconderem-se.
 
No caso específico dos 2d/3d fighters a chave para se ter uma boa experiência online é jogar-se apenas com pessoas que se conhece minimamente (em fóruns como este, por exemplo). Aí é possível experienciar tudo aquilo que o Triston referiu: entreajuda, competição saudável, respeito mútuo, enfim, diversão. Jogar com desconhecidos em random matches é para esquecer. Há pessoal que até fica infinitamente no ecrã de selecção da personagem para nos levar a sair e ganhar uma vitória por desistência, lol. Mil vezes defrontar o computador, por mais reles que a IA seja.
 
Tem dias. No Cod4 às vezes apetece-me estar mais táctico e minimizar as mortes tentando maximizar os frags (para mim, jogar bem. E não andar aos pulos estilo rã como andam alguns). Outras vezes, quando há muita gente, essa abordagem é frustrante e tento ter o maior numero de frags, não tendo tanta atenção às mortes. Mas por isso é que prefiro servers com 6-10 players no max.

O meu objectivo é ter ratio de 2:1, mas o meu estilo de jogo é correr e matar ao estilo ra lol, porque se não escolhia sniper ou heavy machine gun e ficava quieto, matava alguns e morria poucas vezes.

Segunda ou terceira opção. Odeio quem joga de maneira repetitiva e secante por exemplo no Mario Strikes Charged.
 
Pessoalmente, gosto de tentar jogar bem. Se ganhar olha, alegria :P

Depende de com quem se está a jogar.
Se for on-lin um gajo é logo bombardeado com pessoal maluco que parece que faz vida daquilo e se não ganhar somos cheaters, ou n00bs com sorte, etc. (claro, há quem não seja assim)
Isso enerva uma pessoa, porquê? Afinal o jogo é uma diversão ou um modo de vida?
Qualquer coisa vale para ganharem.

Falando em jogos com amigos, aí já é outra coisa.
O espírito é totalmente diferente.
Se estivermos a jogar um jogo de futebol e acabarmos o jogo com penáltis, repetimos porque o objectivo não era ganhar assim. Perde-se logo a piada.
Nos clássicos "jogos de porrada"(ultimamente andamos a jogar Dragon Ball Z Tenkaichi), tenta-se sempre ao máximo escolher personagens equilibradas, para as hipóteses serem as mesmas. Claro que às vezes, quem não tem tanta experiência, até escolher alguém mais forte, para conseguir ter mais alguma hipótese.
Jogos de condução é igual.
Para quê ganhar à força? Para isso joga-se sozinho...
 
O que me importa, como jogador de counter strike source, é apenas o divertimento.
Eu jogo isto com um grupo de amigos que fui criando ao longo do tempo, e é com eles que constituo uma equipa. Sinto-me bem a jogar, aprendemos varias coisas uns com os outros e acima de tudo divertimo-nos.
Não façam de um jogo a vossa vida ;D
 
como dizia Camões:

mudam-se os tempos
mudam-se as vontades
muda-se a temperança



isto está cada vez pior, eu agora estou a gerir um sv de source e já dei alguns bans anteccedidos de slays e kicks devido a SK, rushs em mapas pequenos, campers e linguagem imprópia. agora também ando a criar um grupo de mix's de source, com pessoal que tenha algum skill mas que acima de tudo se saiba divertir e jogar em equipa.
 
Para mim o que interessa, acima de tudo é a diversão. O resto vem por acréscimo.
Não gosto é daqueles gajos, que quando vêem que alguém da sua equipa joga mal, ou que não sabe jogar, dizem-lhe insultos a torto e a direito. Sem se lembrarem, que um dia também foram assim.

Mas como disse, o importante é a diversão. Nada melhor que nos rirmos um bocadinho.
 
Pessoalmente acho que essa falta de 'fair-play' é decorrente de estar a jogar atrás de um monitor, ao invés de por exemplo lado a lado numa arcade, ou numa lan party com amigos.

No entanto acho que o facto de spammar certas vantagens de um dado jogo é expectável - se está lá é passível de ser usado. Neste caso culpo mais os game designers que deveriam identificar esse problema no desenvolvimento de um dado jogo, especialmente quando se pretende que seja jogado através da internet.
 
A vitória é importante, mas não é tudo. O bom trabalho de equipa é mais importante que a vitória. Às vezes passo-me em servidores de TF2, mesmo portugueses, quando não há o mínimo de organização na equipa. Claro que me vão dizer que em servidores públicos isso não acontece, etc., mas não é bem assim, porque já vi acontecer e já tive óptimos jogos em equipa.

Além de que não vou dedicar a minha vida inteira àquilo para ganhar acesso a servers privados, claro. E jogar em clans não é para mim.

Por isso, para mim a vitória é importante, mas o mais importante é um bom trabalho de equipa. Se pudermos juntar os dois, então é garantido que uma sessão de jogo online é muito gratificante.
 
só me interessa a vitória se for um jogo que empurre para isso. Caso seja para me divertir à grande, pouco me interessa a quantidade de vezes que perco.
 
O mais importante é divertir.... claro que entra num FPS e estar sempre a levar na boca sem matar ninguém fica-se sem diversão LoL Mas fico contente por não ficar nos ultimos lugares :P
 
Por acaso já senti, e bem, o que o Triston se refere em relação ao Soul Calibur IV e o Street Fighter IV, desde tácticas completamente manhosas ao abuso exagerado de uma só skill ou combo, felizmente ainda apanho jogadores em que se sua até à ultima percentagem de vida e sabem variar o seu estilo de combate.

Quanto a FPS não jogo muito online, jogo um pouco de Call of Duty IV e não tenho grandes razões de queixa em relação tipo de jogo, claro que nada bate um jogo de esquadrões organizados no BattleField II, mas também esse jogo tem um excelente sistema para promover isso.

De jogos de corridas também não me queixo muito, Forza Motosport 2 e PGR4 jogam-se bem online, ainda não me calhou o "mítico" jogador que anda em sentido contrário na pista ou que pensa que está a jogar Destruction Derby (Flatout para os mais novos).

Já no Counter-Strike, enfim...



Mas, no fundo, mais vale jogar com amigos, além de não passares a vida a ouvir "cunt, your mamma" e afins no jogo o pessoal até que passa um bom tempo...

Agora se eu descobrisse como afinal usar o headset da X360 para ser ouvido...
 
Back
Topo