1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O que é que usam para convecer amigos/familiares a usar Linux?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por neonl, 18 de Novembro de 2007. (Respostas: 55; Visualizações: 3185)

1. neonl

neonl Banido

Boas.

Estava a ver o tópico de "Há quanto não usam windows" e lembrei-me de criar este: que argumentos usam para (tentar) convencer amigos e familiares a usar o S.O. livre (aka.: GNU/Linux)?

Eu já tentei com algumas pessoas e confesso que não tive muito sucesso. Pelos vistos as pessoas não são muito sensíveis ao argumento da velocidade e estabilidade. Devem ter um fetiche por crashes, ecrãs azuis e lentidão :D:D!

Cumps

P.S.: Ponham também o argumento que VOS convenceu a mudar (para melhor).

Última edição: 18 de Novembro de 2007
  2. slack_guy

slack_guy Power Member

Alguns amigos e vizinhos meus usam GNU/Linux (Slackware, claro) porque me pediram para lhes resolver problemas de bicharada nos seus computadores. Como a única forma eficaz (que eu conheço) de resolver estes problemas de uma vez por todas é desinstalar o Windows e instalar Linux, foi o que fiz. E não doeu nada. Alguns já o têm há 3 anos e sem problemas.

Com empresas a conversa é acerca de número$.

3. skorzen

skorzen Power Member

Bem... Eu nunca pus ninguém a usar GNU/Linux, apenas deixei as pessoas com curiosidade sobre as vantagens dele sobre o Windows e depois, quem quiser que experimente.

As pessoas têm sempre o medo da mudança pois nunca experimentaram outra coisa na vida e, como estão bem (ou pelo menos, estão convencidas que estão bem) interrogam-se sobre o porquê de mudar.

A mim ninguém me influenciou a usar GNU/Linux. Fui utilizador de Windows durante cerca de 5 anos e, à medida que comecei a conhecer melhor a informática, descobri este S.O.. Não tenho bem a certeza das datas mas devo ter começado a utilizá-lo em princípios de 2006, sempre em conjunto com o Windows, porque a mudança repentina de um sistema para o outro nunca é aconselhada a quem nunca experimentou GNU/Linux. Depois, há coisa de alguns meses, eliminei definitivamente o Windows da minha vida pessoal e apenas uso GNU/Linux. Estou descobrir coisas novas, a ter mais conhecimentos e espero vir a usá-lo para o resto da minha vida.

4. JTorres

JTorres Power Member

Já tentei convencer alguns amigos e o meu primo, mas sem sucesso.:(
    tambem nao arranjei argumentos de jeito....
    quando lhes falei de sistemas linux eles perguntaram me logo se dava para jogar jogos que tinham acabado de sair. Eu disse que provavelmente nao daria por causa da placa grafica (para nao dizer do sistema operativo).

É dificil de os convencer a usar linux pk eles só pensam em jogos do tipo fifa, carbon, UT.....:lol:

5. _joaosantos_

_joaosantos_ What is folding?

eu sei que isto não se enquadra muito bem ao tópico, porem tem qq coisa a haver:)
    eu nao uso linux, por uma razão muito simples, os jogos...agora se desse para jogar os meus joguinhos no linux..podem ter a certeza absoluta que mudava..

e lanço aqui um desafio (se quiserem é claro) : se me conseguirem convencer, de que apesar de não jogar jogos, o linux é melhor que o windows, eu mudo!! (e jTorres, eu nao jogo fifa, carbon nem UT, jogo World in Conflict, Settlers, Crysis..)

cumps

6. Heron

Heron Power Member

Se tu jogas regularmente jogos windows-only e não queres fazer dual-boot então linux não é para ti. Não há muito mais a dizer.

7. PT7

PT7 Power Member

espera que o wine funcione melhor e esses jogos são capazes de vir a correr em linux :001:

8. _joaosantos_

pois..eu até pensei em fazer dual-boot...mas para que??ou se usa linux ou windows..

ou estarei enganado?

9. Paulo Truta

Paulo Truta [email protected] Member

Pois... ese é o grande problema... é o ter 2 SO no PC...
    Ou uso windows ou Linux... E como gosto de jogar um bocadinho, e no meu curso preciso de aplicações que só funcionam em windows, estou a usar apenas esse SO... mas se desse para jogar... podem querer que mudava... até porque gosto bastante do Ubuntu e já o usei durante uns meses, mas não me dá jeito nenhum andar a mudar de SO só para jogar...
    Cumprimentos ;)

10. InforMed

InforMed Power Member

Eu uso ubuntu e vou apenas ao Windows para jogar! É um pouco incomodo, mas como gosto do ubuntu não o abandono! :)

11. Conde

Conde Power Member

Eu não tento convencer ninguém a usar linux. Se me vierem fazer perguntas... respondo sem problema, claro que também aproveito sempre para mandar a minha piada anti-windows... mas acho que cada um deve usar o que mais lhe convém. Acho que se andarmos a chatear as pessoas a tentar impingir um SO só acabamos por obter o efeito contrário. O ideal é como já foi dito... mostrar... deixar a curiosidade crescer na pessoa... e será ela própria a decidir pela mudança à medida que as más experiências com o windows acontecem.

E acho errado quando dizem que linux não é para jogos, já joguei bastante em linux grandes vicios, como Enemy Territory e o mais recente... TORCS (não é nenhum NFS carbon, mas para mim serve). E acho que os jogos de topo é so uma questão de tempo até correrem nativamente. As coisas estão a mudar.

12. Cabalo

Cabalo Power Member

Eu não tento convencer amigos meus a usar linux.
    Todos têm PCs com gráficas de gamas médias/altas, logo querem é jogos, e nisso o linux é a total nulidade.

13. _joaosantos_

estou mesmo confiante de que em pouco tempo, iremos ter compatibilidade windows/linux no que diz respeito a jogos

14. JTorres

JTorres Power Member

Espero bem que sim!!:)

15. InforMed

InforMed Power Member

Eu não estou nada confiante! :) :(

16. Cage57

Cage57 Power Member

O monopolio da microsoft é muito grande mas quem sabe, eu adorava que acontece-se e o mais rapido possivel mas....

17. madskaddie

madskaddie Power Member

Eu já deixei de tentar "convencer" a mudar. Quem estiver interessado pode vir ter comigo que tenho o maior prazer em ajudar na instalação/migração,...

O meu único argumento é que me recuso a instalar software pirateado, portanto sempre que me vêm com pedidos de MS Office, eu desvio para OO (aproveito para esclarecer a questão de licenciamento, que o Office não vÊm com o SO, que só pode haver uma instalação por licença,...). Em relação ao linux e uma vez que as máquinas hoje em dia já trazem Windows legal, não me parece que esta técnica seja minimamente efectiva.

Mas para mim, o mais importante era convencer os políticos a mudarem a extrema dependência do estado (ministérios, AR, escolas, hospitais, polícia, repartições, ...) em sistemas propietários.

18. Romani48

Romani48 Power Member

convenci um amigo a mudar dizendo...

pah não jogas no pc pois não? e isto ta sempre a dar erros e tá lento

vah vou te instalar aqui uma coisa bonita..

e prontos.. ficou com o linux mint :D

19. flsantos

flsantos Power Member

A empresa onde presto serviços adquiriu recentemente dois portáteis para o trabalho, lá consegui convencê-los a utilizar linux. Foi um cabo dos trabalhos convence a malta da informática a comprar equipamento sem sistema operativo, por fim lá conseguimos.
    Recebo os computadores, instalo o Sabayon (pois a gráfica é uma ATI x2300) e ficou logo com os efeitos todos "pipis" sem muita dor de cabeça (numa hora tinha os dois pcs a funcionar). O mais engraçado é que a filha da chefe com 12 anos olhou atentamente para o computador e virou-se para a mãe: Isto é que é linux? Qual é a diferença? Pensei que fosse algo mais complicado.
    Acho que os melhores argumentos são a sua utilização, tentar convencer alguém a mudar já é demais.
    Vejam, experimentem e perguntem...

20. RFPA

RFPA Power Member

Bem, convencer as pessoas que não são jogadoras ávidas é mais fácil. Ao meu pai bastou-me dizer-lhe que um k7 500mhz com 256 mb de ram funciona melhor com linux. lol Não foi bem convencer, foi impor. :) Ele agora diz: "eh pah, isto até é mais simples do que o Xp!". Bem, e ele safa-se, mesmo a trabalhar com o OpenOffice. Acho que há muito preconceito relativamente ao uso de Linux e, nalguns casos e com justificação, uma inadequação entre os desejos dos utilizadores e o que o Linux tem para oferecer. Se o suporte para os jogos no Linux for melhorado, não tenho dúvidas que a adesão a este sistema será maior.

Partilhar esta Página