O que é que vicia uma bateria de portátil?

zeta

Membro
Boas,

Abri este tópico porque não encontrei nenhum outro semelhante já criado (peço desculpa se estiver enganado).

Penso que este é um tema bastante controverso, pois todos os dias oiço opiniões contraditórias.

O que é que na vossa opinião leva a que a uma bateria de portátil vicie e até que ponto seria benéfico remove-la deixando o portátil ligado apenas à corrente?

Uns dizem ...

"Não deixes a bateria dentro do portátil caso esta já esteja carregada e continue ligada à corrente"

Outros dizem ...

"Sempre deixei a bateria dentro do portátil e nunca viciou"

Ou ...

"Se a bateria for removida e não for usada durante algum tempo vai-se descarregando e pode inclusive viciar"

Ainda ...

"Deves deixar sempre a bateria dentro do portátil, pois caso haja um pico de tensão, os estragos reflectir-se-ão na bateria e não no portátil"

Gostaria de saber a vossa opinião acerca destes tópicos e possíveis conselhos que levem a uma utilização saudável da bateria de qualquer portátil :)
 
Apenas te digo uma cena:

Deixa a bateria acabar TODINHA! Vi um portatil de um colega meu, trabalha com a bateria ligada à corrente mas quando começa a usar a bateria gasta mesmo até à ultima (tirou as cenas da hibernação aos X% e tudo) e a bateria dele com um ano está NOVA!

Eu não fiz isso e a minha bateria com o mesmo tempo está a metade da capacidade original :(
 
Vou-te ser sincero, tenho um Asus A6Va com os seus 9 meses de vida e estou-me marimbando para o estado da bateria, elas viciam-se, ponto final, se comprares uma bateria e nunca tocáres na mesma, passados dois anos, ela está viciada, elas tem uma vida util, sejam usadas ou não!

Enfim... se deres Mesmo uso á bateria tenta dar o menos uso possivel a ela, quando tiveres acesso a uma tomada liga o portatil com a bateria desmontada e quando tiveres que usar a bateria, usa-a até ao fim antes de a voltares a carregar, como um telemovel.

A teconologia actual das baterias (litium) teoricamente quer lá saber de como carregas ou deixas de carregar o portatil.. está dividida em celulas independentes, tanto faz se usas 80% ou 5% dela, o que acontece é que, com o tempo e uso as celulas danificam-se, dai a impressão da bateria estar "viciada".

Eu tenho, 99% das vezes que uso o portatil, acesso a uma fonte de energia e assim devo continuar a ter, não tou para andar a montar e desmontar a bateria a torto e direito...
 
No meu Acer, tenho essa teoria, tá sempre ligado à corrente.. Mas qdo se desliga, é pra ir até ao fim.

Já vai nos seus 2 anos e ainda no outro dia me fez 5 horitas e meia, com o brilho no minimo, a processar texto com umas olhadelas na net e no messenge.r.
 
VinE disse:
No meu Acer, tenho essa teoria, tá sempre ligado à corrente.. Mas qdo se desliga, é pra ir até ao fim.

Já vai nos seus 2 anos e ainda no outro dia me fez 5 horitas e meia, com o brilho no minimo, a processar texto com umas olhadelas na net e no messenge.r.

Um colega meu faz isso e tem a bateria nova...

Saca o Centrino Hardware Control e vê o WearLevel da bateria... A dele tá a 0 (zero) ou seja, nova (com um ano de uso). A minha vai em 42% :(
 
Tenho a bateria no meu compaq à 3 anos e ainda consigo ver um filme completo sem ele ir a baixo! O que acontece é que o Windows mede mal a capacidade da bateria e passados alguns minutos diz bateria baixa! Desliguei a opção de fazer alguma coisa com a bateria baixa e assim ela descarrega toda! Esse é o truque para fazer durar uma bateria, descaregar completamente e fazer uma carga completa sem interrupções. ;)

Cumprimentos

Duque.
 
n ha volta a dar

Eu acho k n ha volta a dar a isso...elas acabam sp por viciar.....

a minha ja esta viciada tb e tou 1 pouco a marimbar pra isso..

mas dizem k se tiveres a trabalhar com o portatil ligado a corrente , e com a bateria la metida no portatil , vicias a bateria... por isso knd tiveres a trabalhar com ele ligado a corrente saca a bateria cm precaução...

apesar d n me fiar mt nessa,,,acho k elas acabam sp por viciar...
 
7% de wear... Tendo em conta que isto tem quase dois anos a ser usando intensamente todos os dias nao tá mau pois nao?


bateria.png
 
Última edição:
Vine, está excelente mesmo!! 2 anos? kem me dera... Tenho a minha à coisa de 1 ano e ***** coisa e vai em 44% (nunca tinha tido portatil e geri mal a coisa) :(
 
O meu ritual segue-se:

1o-Ligar à corrente
2o-Esperar q a luz fique azul (costuma demorar 2 segundos)
3o-Ligar

-

1o-Shutdown
2o-Esperar mesmo até que ele desligue por completo
3o-Retirar a alimentação

Se por acaso tenho que retirar a coisa a meio, é deixar ir até ao fim
De 2 em 2 meses praí tenho o cuidado de retirar o "hibernar" e deixar a miuda queimar tudo...

That's All
 
Tirei esse programa e estava um pouco preocupado pq o portátil tem um ano e meio quase mas para minha surpresa obtive isto:

battery3by.jpg


:D
 
Back
Topo