O que é RAID ?? E Ultra-DMA ???

MaxDamage

Power Member
É o seguinte, tenho nos ultimos tempos peskisado sobre as novas boards d varias markas e tenho deparado kom varias especificações sobre as kuais gostava d ver esklarecidas umas duvidas..

1- alguem m sabe dizer konkretamente o k e RAID, a ideia k eu tenho e k permite adicionar mais discos ou drives .. estou correcto ? e o ker dizer exactamente RAID 0, RAID 1 e RAID 0+1 ??

2- Vejo em especificações de algumas motherboards o suporte d discos ATA-100, ate aki td bem, mas outras referem Ultra-DMA 66/100 ou 100/133 ( axo k é assim ), k ker isto dizer ?? é apenas uma outra maneira d deskrever ATA -100 ??
No site da nova board P4C800 da Asus, em "Specification" na parte dos Acessorios refere k kom a board vem 1 Cabo FDD, 1 Cabo IDE, 2 Ultra-Dma 133/100/66 e 2 S-ATA. Ora, por haver a distinçao entre cabos IDE e Ultra-DMA, presumo k server para perifericos/discos diferentes. Se estou errado digam-me por favor.
 
1 - Raid é uma forma de protecção contra a perda de dados ( pelo menos na teoria ). Isto faz-se criando um volume lógico com 2 ou mais discos.
Na prática imagina ter um C:\ com 2 ou + discos.

Raids mais utilizados:

Raid 0 - Striping - Na prática, tens 2 ou mais discos em que a escrita e a leitura é dividida por esses discos ( com clusters de 8, 16, etc kb ).
Vantagem - ganhas performance
Desvantagem - Se um disco for ao ar, perdes todos os dados.
Nem sempre se considera isto uma forma de Raid, já que não tens qq protecção de dados.

Raid 1 - Mirroring - Na prática, O controlador escreve os mesmos dados para dois ou + discos diferentes.
Vantagem - Se um disco der o berro, tens os dados no outro(s)
Desvantagem - Perdes espaço em disco. Perdes em performance de escrita, mas podes ganhar na leitura, já que o ele aceita a leitura dos dados do 1º disco que lhe responder.

Raid 0 + 1 - Soma dos 2 ultimos - Tens que ter no minimo 4 discos.
Vantagens - As vantagens dos 2 ultimos.
Desvantagem - Controlador de hardware. Se ele meter os calculos no cpu, ficas com o proc atolado.

Raid 5 - Paridade de dados - No minimo 3 discos. O controlador faz calculos que faz paridade. Podes perder um disco e continua tudo a funcionar. Quando metes um disco novo no sitio do que foi à vida, fazes um "rebuild" e tens o raid refeito.
Vantagens - Boa protecção de dados e boa performance
Desvantagens - No caso de falha perdes performance; design do controlador complexo

Meti esta explicação sem dados técnicos, para perceberes melhor ( não sei se consegui ). Na net encontras os pormenores técnicos de cada tipo de Raid.

A maior parte das motherboads já trás um controlador com suporte para Raid 0 e 1 ( algumas tb têm para 0 + 1 ), mas normalmente os calculos são feitos pelo cpu.
A nivel de empresas usa-se muito o Raid 5.
Tens muitos mais tipos de Raid. Na net encontras melhores expliacações.

2 - Ultra Dma 66/100/133 são diferentes velocidades maximas que o controlador pode atingir em ligação aos dispositivos. A diferença entre 100 e 133 é zero. Talvez notes alguma diferença com muitos dispositivos ligados. Mesmo a diferença entre 66 e 133 é minima.
Quanto às especificações da Asus. O cabo ide deve ser dos antigos (Ata 33), mas posso estar enganado.

Edit: Escrevi 2 vezes Raid 0. Obrigado Pnabais.
 
Última edição:
Uma pequena correcçao ... o Nemesis escreveu
"Raid 0 - Mirroring - Na prática, O controlador ... "
Mas calculo que queria dizer Raid 1.


MaxDamage,

"1- alguem m sabe dizer konkretamente o k e RAID, a ideia k eu tenho e k permite adicionar mais discos ou drives .. estou correcto ?"

Penso que a explicação do Nemesis sobre RAID já deu para perceberes.

Quanto à tua questão sobre os discos extras, os chipsets das boards normalmente permitem ligar 4 dispositivos IDE ( 2 canais, 2 dispositivos por canal) e não têm RAID.

Uma board que tenha RAID IDE é porque têm controladores IDE adicionais, e por isso, tens a possibilidade de colocares mais discos IDE extra, mesmo que não coloques os discos em RAID.

Mas convem ver a coisa caso a caso, porque nem todos os controladores RAID das boards são iguais.



"por haver a distinçao entre cabos IDE e Ultra-DMA, presumo k server para perifericos/discos diferentes."


Existem 2 Cabos UDMA.

O cabo inicial que têm 40 Fios e existe um cabo que apareceu depois com 80 Fios, que têm os 40 Fios iniciais + 40 Fios de massa entre cada 1 deles.
Só o cabo é que é diferente, os encaixes são iguais. Podes colocar qualquer um deles num disco IDE.

A diferença é que o novo cabo permite utilizar frequencias de transferencia superiores em relação ao novo.

É suposto usares os cabos da seguinte forma:

- Cabo velho 40 Pinos - Modos UDMA 33 e anteriores. Usado normalmente para os CD-ROM's, DVD's, discos antigos, etc.

- Cabo novo 80 Pinos - Modos UDMA 66 e superiores. Usado para discos mais recentes, que suportem esses modos de DMA (nota: Qualquer disco acima dos 15G/20G em principio já é UDMA 66 ou superior).

Resumindo, discos ligas com os cabos de 80 pinos, os outros perifericos podes ligar (ou não) com os cabos de 40 pinos.
Eu tenho tudo ligado com cabos de 80 Pinos.
 
Tenho uma Epox ep-8k5a2+ e keria meter um WD SE 80gb e um IBM 60gb em RAID 0. Suponho k depois de tar concluido o meu objectivo vou ter uma drive apenas com 140gb certo? Ou seja, o C:\ com 140gb.
Já agora, actualmente tenho-os ligado em IDE "normal", se passar agora para RAID 0 vou ter k formatar kkr coisa, ou é só ligar, instalar os controladores e fica logo a bombar?
 
Originally posted by MaLuCo-MaN
Tenho uma Epox ep-8k5a2+ e keria meter um WD SE 80gb e um IBM 60gb em RAID 0. Suponho k depois de tar concluido o meu objectivo vou ter uma drive apenas com 140gb certo? Ou seja, o C:\ com 140gb.
Já agora, actualmente tenho-os ligado em IDE "normal", se passar agora para RAID 0 vou ter k formatar kkr coisa, ou é só ligar, instalar os controladores e fica logo a bombar?

Até hoje e que eu saiba, só se pode fazer raid com drives iguais. No teu caso não vais conseguir pq tens drives de diferentes capacidades.
 
Originally posted by Nemesis11
Até hoje e que eu saiba, só se pode fazer raid com drives iguais. No teu caso não vais conseguir pq tens drives de diferentes capacidades.

Pode-se fazer RAID 0 com drives de capacidades diferentes, mas é o único "modo" de RAID que o permite, acho eu.

[]'s ^_^
 
Não se esqueçam que o RAID não é só feito por hardware (através de controladoras) mas também através de software.

Here's a short description of what is supported in the Linux RAID patches. Some of this information is absolutely basic RAID info, but I've added a few notices about what's special in the Linux implementation of the levels. Just skip this section if you know RAID.

The current RAID patches for Linux supports the following levels:

Linear mode

Two or more disks are combined into one physical device. The disks are ``appended'' to each other, so writing linearly to the RAID device will fill up disk 0 first, then disk 1 and so on. The disks does not have to be of the same size. In fact, size doesn't matter at all here :)
There is no redundancy in this level. If one disk crashes you will most probably lose all your data. You can however be lucky to recover some data, since the filesystem will just be missing one large consecutive chunk of data.
The read and write performance will not increase for single reads/writes. But if several users use the device, you may be lucky that one user effectively is using the first disk, and the other user is accessing files which happen to reside on the second disk. If that happens, you will see a performance gain.

RAID-0

Also called ``stripe'' mode. The devices should (but need not) have the same size. Operations on the array will be split on the devices; for example, a large write could be split up as 4 kB to disk 0, 4 kB to disk 1, 4 kB to disk 2, then 4 kB to disk 0 again, and so on. If one device is much larger than the other devices, that extra space is still utilized in the RAID device, but you will be accessing this larger disk alone, during writes in the high end of your RAID device. This of course hurts performance.
Like linear, there is no redundancy in this level either. Unlike linear mode, you will not be able to rescue any data if a drive fails. If you remove a drive from a RAID-0 set, the RAID device will not just miss one consecutive block of data, it will be filled with small holes all over the device. e2fsck or other filesystem recovery tools will probably not be able to recover much from such a device.
The read and write performance will increase, because reads and writes are done in parallel on the devices. This is usually the main reason for running RAID-0. If the busses to the disks are fast enough, you can get very close to N*P MB/sec.

RAID-1

This is the first mode which actually has redundancy. RAID-1 can be used on two or more disks with zero or more spare-disks. This mode maintains an exact mirror of the information on one disk on the other disk(s). Of Course, the disks must be of equal size. If one disk is larger than another, your RAID device will be the size of the smallest disk.
If up to N-1 disks are removed (or crashes), all data are still intact. If there are spare disks available, and if the system (eg. SCSI drivers or IDE chipset etc.) survived the crash, reconstruction of the mirror will immediately begin on one of the spare disks, after detection of the drive fault.
Write performance is often worse than on a single device, because identical copies of the data written must be sent to every disk in the array. With large RAID-1 arrays this can be a real problem, as you may saturate the PCI bus with these extra copies. This is in fact one of the very few places where Hardware RAID solutions can have an edge over Software solutions - if you use a hardware RAID card, the extra write copies of the data will not have to go over the PCI bus, since it is the RAID controller that will generate the extra copy. Read performance is good, especially if you have multiple readers or seek-intensive workloads. The RAID code employs a rather good read-balancing algorithm, that will simply let the disk whose heads are closest to the wanted disk position perform the read operation. Since seek operations are relatively expensive on modern disks (a seek time of 6 ms equals a read of 123 kB at 20 MB/sec), picking the disk that will have the shortest seek time does actually give a noticeable performance improvement.

RAID-4

This RAID level is not used very often. It can be used on three or more disks. Instead of completely mirroring the information, it keeps parity information on one drive, and writes data to the other disks in a RAID-0 like way. Because one disk is reserved for parity information, the size of the array will be (N-1)*S, where S is the size of the smallest drive in the array. As in RAID-1, the disks should either be of equal size, or you will just have to accept that the S in the (N-1)*S formula above will be the size of the smallest drive in the array.
If one drive fails, the parity information can be used to reconstruct all data. If two drives fail, all data is lost.
The reason this level is not more frequently used, is because the parity information is kept on one drive. This information must be updated every time one of the other disks are written to. Thus, the parity disk will become a bottleneck, if it is not a lot faster than the other disks. However, if you just happen to have a lot of slow disks and a very fast one, this RAID level can be very useful.

RAID-5

This is perhaps the most useful RAID mode when one wishes to combine a larger number of physical disks, and still maintain some redundancy. RAID-5 can be used on three or more disks, with zero or more spare-disks. The resulting RAID-5 device size will be (N-1)*S, just like RAID-4. The big difference between RAID-5 and -4 is, that the parity information is distributed evenly among the participating drives, avoiding the bottleneck problem in RAID-4.
If one of the disks fail, all data are still intact, thanks to the parity information. If spare disks are available, reconstruction will begin immediately after the device failure. If two disks fail simultaneously, all data are lost. RAID-5 can survive one disk failure, but not two or more.
Both read and write performance usually increase, but can be hard to predict how much. Reads are similar to RAID-0 reads, writes can be either rather expensive (requiring read-in prior to write, in order to be able to calculate the correct parity information), or similar to RAID-1 writes. The write efficiency depends heavily on the amount of memory in the machine, and the usage pattern of the array. Heavily scattered writes are bound to be more expensive.

--------------------------------------------------------

Spare disks
Spare disks are disks that do not take part in the RAID set until one of the active disks fail. When a device failure is detected, that device is marked as ``bad'' and reconstruction is immediately started on the first spare-disk available.

Thus, spare disks add a nice extra safety to especially RAID-5 systems that perhaps are hard to get to (physically). One can allow the system to run for some time, with a faulty device, since all redundancy is preserved by means of the spare disk.

You cannot be sure that your system will keep running after a disk crash though. The RAID layer should handle device failures just fine, but SCSI drivers could be broken on error handling, or the IDE chipset could lock up, or a lot of other things could happen.

Also, once reconstruction to a hot-spare begins, the RAID layer will start reading from all the other disks to re-create the redundant information. If multiple disks have built up bad blocks over time, the reconstruction itself can actually trigger a failure on one of the "good" disks. This will lead to a complete RAID failure. If you do frequent backups of the entire filesystem on the RAID array, then it is highly unlikely that you would ever get in this situation - this is another very good reason for taking frequent backups. Remember, RAID is not a substitute for backups.
 
Originally posted by Meqif
Pode-se fazer RAID 0 com drives de capacidades diferentes, mas é o único "modo" de RAID que o permite, acho eu.

[]'s ^_^


Tens mm a certeza nisso? Ou seja, fico com 140gb apenas numa drive?

E já agora, a minha pergunta anterior: "Actualmente tenho-os ligado em IDE "normal", se passar agora para RAID 0 vou ter k formatar kkr coisa, ou é só ligar, instalar os controladores e fica logo a bombar?"

Cumprimentos
 
Originally posted by MaLuCo-MaN
Tens mm a certeza nisso? Ou seja, fico com 140gb apenas numa drive?

E já agora, a minha pergunta anterior: "Actualmente tenho-os ligado em IDE "normal", se passar agora para RAID 0 vou ter k formatar kkr coisa, ou é só ligar, instalar os controladores e fica logo a bombar?"
De certeza que no modo 0 (e apenas nesse), podes usar hdd's de capacidades diferentes, se tens que reformatar ou não, não tenho a certeza, mas acho que sim.
 
Deves ter que formatar. Os unicos ( a nivel de desktop ) que ouvi que não era preciso formatar é o Raid Sata das novas 875 (instalas numa drive o SO, metes o outro disco e dizes ao software que queres raid ).
 
Bom, já responderam por mim :D

Nemesis, quanto mais oiço falar nos discos SATA mais vontade tenho de arranjar um :) Mas não tenho guito... :(

[]'s ^_^
 
Erm.... é lixado formatar. O disco onde tá instalado o SO até podia formatar, agora o outro é lixado.... (disco de backup... 50gb de cenas). Mas thks ppl :)
 
Megif,

"Pode-se fazer RAID 0 com drives de capacidades diferentes, mas é o único "modo" de RAID que o permite,"

Não creio que possas. Ou melhor, talvez seja possivel, mas "desperdiçando" o tamanho extra do disco maior.


MaLuCo-MaN,

Tens que formatar os discos, porque a formatação vai ser feita de forma a que os discos sejam acedidos em paralelo. Um ficheiro não está em 1 disco, está metade num e metade noutro.

Se 1 disco avariar, vai tudo à vida.

Se quisesses fazer Raid 1, já não deverias precisar de instalar, porque o 2º disco seria um "mirror" do primeiro.

Korben,

"Não se esqueçam que o RAID não é só feito por hardware (através de controladoras) mas também através de software."

Mas por software é uma treta.
 
Originally posted by Meqif
Bom, já responderam por mim :D

Nemesis, quanto mais oiço falar nos discos SATA mais vontade tenho de arranjar um :) Mas não tenho guito... :(

[]'s ^_^

Quanto mais oiço falar em Sata, menos vontade tenho de os comprar.
Não pelo interface ( que parece ser bom ), mas porque nenhum disco chega perto dos limites do sata. Faz-me lembrar o agp8x.
Saiem 2 WD 200Gb para mim ( se houver dinheiro ) para a próxima maquina.

Já agora sem ser o disco da seagate, quantos discos sata há no mercado?
 
Originally posted by MaLuCo-MaN
Tens mm a certeza nisso? Ou seja, fico com 140gb apenas numa drive?

não ficas com 140 não, ficas sim com 120, o contolador assume aos discos a capacidade do menor, mas para raid é sempre aconselhável ter 2 discos iguais, evitam-se muitas questões


mas o que faz o raid 0 é mesmo ir partindo os ficheiro em partes intervaladas de, por exemplo, 2MB, daí o que me parece que ao colocar os discos em RAID durante a configuração destes eles são formatados
 
Originally posted by Nemesis11
Quanto mais oiço falar em Sata, menos vontade tenho de os comprar.
Não pelo interface ( que parece ser bom ), mas porque nenhum disco chega perto dos limites do sata. Faz-me lembrar o agp8x.
Saiem 2 WD 200Gb para mim ( se houver dinheiro ) para a próxima maquina.

Já agora sem ser o disco da seagate, quantos discos sata há no mercado?

Eu sei que a tecnlogia de armazenamento está a chegar longe relativamente à capacidade, mas como dizes os discos ainda são lentos para o SATA...
Mas quando eu finalmente tiver o dinheiro para um, já deve ter havido algum avanço, espero eu...
Ah, e julgo que para além da Seagate também há uns discos SATA da Western Digital ;) Julgo que vi isso num site de reviews, não sei qual...

P.S.: Se calhar ainda compro um disco portátil USB2 ou Firewire... preciso de um para o anime :D

[]'s ^_^
 
bem... quem diz q Sata ainda n vale a pena pq os discos n tÊm capacidade... ainda não viu os WD Raptor ;)
grandes maquinas mm... vou comprar 1 e qd tiver 2 ponho em raid 0 e isso é k vai rullar :009: :009: :009:
 
Back
Topo