o que e RAID?

Assim mesmo por alto, as board têm a possibilidade de vir com mais uma controlador , por exemplo a promisse


A controladora tem 2 modos de funcionamento, podes utilizar para meteres os discos que tens libertanto assim as controladoras normais ( primary e secundary ) para outros devices tipo zip, gravadores, leitores etc

ou

podes utilizar para fazeres em raid. Se tiveres 2 discos iguais ( mesmo modelo ) podes utilizar os 2 discos como 1 so e acho ( pk nunca tive uma destas ) a leitura e escrita é mais rapida pois ( e é aconselhado cada disco num canal ) tens 2 canais para leitura/escrita ( ou seja tens 2 connectores na board com uma cor diferente das controladoras normais tipo amarelo ou laranja )
Tb podes da seguinte forma, tás a escrever num disco e ele tá a replicar no outro de igual forma, talque se um se for a vida tens o outro.

Incovenientes do 1º, se um disco morre é muito mau, do 2º de certa forma tás a desperdicar espaço.


[duvida] Agora não tenho a certeza mas alguem depois te diz algo mas o 1º metodo é o raid0-striping e o segundo raid1- mirror. As controladoras que vêm na board normalmente suportam o raid0, raid1, 1+0 [/duvida]
 
bem eu fiz um tutorial sobre RAID para a nova página
( ainda se lembram do concurso :D )

e depois quando a nova página aparecer (se Deus quiser) poderás informar-te melhor ...
 
o post do jfbbms como resumo do que é RAID para o utilizador doméstico tá bem bom...

O RAID em casa (em minha opinião) é útil para quem quer ter segurança nos dados através de um disco suplente a espelhar(RAID1 mirrored) ou quem quer mais performance (RAID0 striped) (e correr risco de perder tudo o que lá esteja se o array fôr à vida), ou ambos em RAID0+1.

Há muitos guias, tutoriais e ajuda na net.. é só procurares se quiseres aprofundar o assunto ;)

Tenho RAID0 em casa com ATA133 em dois Maxtor. Pá.. é bo... mas já apanhei dois sustos ao brincar com o MBR pensei que tinha lixado o array.
Tive de apagar o array e reconstrui-lo com software específico... mas tá-se!!:001:

hope it helps :)

c ya :003:
 
Back
Topo