O que é realmente o upscale 1080P?

rapant

Power Member
Tenho ouvido falar muito nisto e agora como vou comprar um Home Cinema com esta função queria saber finalmente na pratica o que isto faz.
Se eu colocar um DVD normal e clicar em determinada tecla melhora a definição para 1080P é isso?
 
O dvd tem uma resolução de 720×576, para a mostrares num LCD ou plasma, alguém tem que inventar as linhas que faltam, se não aparecia-te um rectângulo com barras pretas à volta.

O upscale é esta invenção de linhas. Pode ser feito melhor ou pior, pode ser feito pelo leitor de DVD, ou, caso este não o faça, é feito pela televisão.

Agora qual deles faz melhor depende de que modelos estamos a falar. Numa TV de entrada de gama, provavelmente um leitor de DVD que faça o upscale é uma boa aposta, numa TV de gama média-alta, provavelmente a TV fará um melhor trabalho que o leitor de DVD.
 
O dvd tem uma resolução de 720×576, para a mostrares num LCD ou plasma, alguém tem que inventar as linhas que faltam, se não aparecia-te um rectângulo com barras pretas à volta.

O upscale é esta invenção de linhas. Pode ser feito melhor ou pior, pode ser feito pelo leitor de DVD, ou, caso este não o faça, é feito pela televisão.

Agora qual deles faz melhor depende de que modelos estamos a falar. Numa TV de entrada de gama, provavelmente um leitor de DVD que faça o upscale é uma boa aposta, numa TV de gama média-alta, provavelmente a TV fará um melhor trabalho que o leitor de DVD.

Tenho um LCD LE40A552, não é propriamente um "entrada de gama", calculo que o upscale seja o resultado de uma ligação HDMI certo? uma vez que nas ligações por scart por exemplo ficas sempre com as barras pretas em baixo e em cima.
 
Os leitores de DVd que fazem upscale é por HDMI, mas a Tv faz upscale a qualquer ligação que receba, seja HDMI ou Scart.

Ficas com barras pretas porque a maior parte dos filmes não são em 16:9 mas sim mais achatados, para tirares as barras pretas tinhas que esticar a imagem, o que não tem nenhum interesse porque as porporções ficam deformadas.
 
Os leitores de DVd que fazem upscale é por HDMI, mas a Tv faz upscale a qualquer ligação que receba, seja HDMI ou Scart.

Referes-te ao zoom 16:9? para "encher" o encrân "manualmente", pelo menos é essa função que o meu LCD tem. Depois tem outra que só funciona em HDMI e também "enche o ecrân" na Samsung é o "digitalização prec." ou "Just Scan" em Ingles. como ainda não tenho nada ligado em HDMI ainda não experimentei
 
Back
Topo