1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O que é um fotógrafo profissional?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Rui Marto, 5 de Janeiro de 2009. (Respostas: 37; Visualizações: 3301)

  1. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Foi uma questão que surgiu noutro tópico e que achei pertinente, até porque ainda ontem estive horas a ler sobre os vários tipos de fotógrafos.
    Não irei transcrever tudo, visto que são várias páginas, mas deixo aqui um resumo:

    - Fotografia amadora permite ter uma maior liberdade que trabalhos profissionais, mas ser um profissional torna os factores comerciais (fiabilidade, métodos rápidos e económicos e boa organização) tão importantes como as suas capacidades fotográficas. Muitas vezes tem que se criar fotos interessantes em situações bastante restritas. Trabalha-se quase sempre de baixo de um prazo, com um orçamento limitado para produções (modelos, cenários, adereços, etc) e no fim tem que se garantir um trabalho bom, mesmo nas condições mais difíceis, e que, acima de tudo, corresponda de forma satisfatória ao exigido pelo cliente.
    - Seguindo a mesma tradição que em outras formas artísticas, alguns fotógrafos de "fine art" mais avançados trabalham de forma independente. Criam reputação através de exposições, livros, venda directa de fotos, etc. O trabalho que fazem é principalmente para si mesmos, tendo por isso quase tanta liberdade como o fotógrafo amador, com a diferença de o seu sucesso estar inteiramente dependente da qualidade, quer técnica quer artística, do seu trabalho. No entanto, muitas vezes, parte do salário provém de outro emprego.
    - Fotografia profissional é estruturada ao mercado. Comercial ou industrial, casamentos, retratos, imprensa e documentário, publicidade e editorial ou científica.

    Posto isto, um fotógrafo profissional é aquele que trabalha com fotografia e cuja função é garantir um certo nível de qualidade e consistência no tipo de trabalho que faz ou que lhe é encomendado, dentro de prazos e orçamentos estipulados.
     
    Última edição: 5 de Janeiro de 2009
  2. orpheusmyth

    orpheusmyth Power Member

    Aí está. É que há muita gente que pensa que é profissional só porque ganha uns cobres com isso e nem lá perto está. Lá por eu montar umas redes wireless de vez em quando, mesmo que o faça bem não significa que seja técnico de informática.
     
  3. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Exacto. Ser profissional é algo mais. Não é ganhar uns cobres, é viver mesmo às custas da fotografia. E por razões de sobrevivência no próprio mercado, é-lhe exigido que o trabalho atinja certos níveis (de qualidade, fiabilidade e preço), caso contrário o cliente também não volta.
    Depois vem o óbvio. Para se fazer vários tipos de fotografia, não basta pegar na máquina e começar a disparar.
    Além das questões de responsabilidade/fiabilidade, como certos fotógrafos que conheço, que são "profissionais" de casamentos, mas que em 1000 fotos aproveitam 10 e no fim acabam a pedir desculpas aos noivos porque lhes arruinaram o registo de um dos dias mais importantes na sua vida.
     
  4. Almeida100

    Almeida100 What is folding?

    A definição de profissional é uma pessoa que ganha a vida exclusivamente com uma certa actividade.

    Lembro-me de há uns anos um desenhador gozar com isso, dizendo que sendo assim em Portugal não havia artistas de BD profissionais, era impossível :D
     
  5. Batmuman

    Batmuman Banido

    Ser profissional é ser mais alto
    é ser maior do que os homens
    Fotografar como quem beija
    É ser mendigo e focar como quem seja

    É ter de mil fotos o explendor
    e não saber sequer que se deseja
    é ter cá dentro uma foto que flameja
    é ter lentes e corpos de condor

    É ter alma, é ter lentes de infinito
    Por elmo as manhãs fotográficas e assim
    É condensar a foto num só grito...

    E é fotografar-te assim perdidamente
    e é seres corpo e lente e vida em mim
    e dizê-lo fotografando... a toda a gente!

    de: Florbela Espanca-me

    Este é o VERDADEIRO profissional :P
     
    Última edição: 5 de Janeiro de 2009
  6. timber

    timber Zwame Advisor

    Um fotografo profissional é um tipo que ganha dinheiro a fazer fotografia (51% dos seus proveitos, por exemplo, como patamar). Apenas isto.
     
  7. Ra7or

    Ra7or Mestre BOINC

    Por acaso fui eu que puxei o assunto.

    Vou deixar aqui o que disse:

    Acho que é um assunto muito importante de se debater.

    Para mim um profissional vive da fotografia, conhece o seu equipamento como a palma da sua mão, sabe as limitações do equipamento e as suas e acima de tudo tem de ter uma execução técnica muito boa. O lado artístico pode aparecer também, depende dos dias, do pedido, da liberdade etc.

    Um amador não vive da fotografia, porque de resto só mudam umas palavrinhas, os têm para podem e a parte da execução técnica que pode ou não falhar.

    Um profissional não é mais nem menos que um amador/entusiasta (gosto mais de entusiasta, parece que amador é mais "burro":P), apenas para um é profissão e para outro é hobby/lazer.

    É assim que distingo profissional de entusiasta.;)

    No fundo o que interessa é a dedicação pela arte e não o que está hoje muito na moda, os fast-foods, ou seja, compro hoje uma máquina e amanha já percebo bués da coisa. É preciso tempo, dedicação, amor, e muita paciência e perseverança. Pena que hoje não seja bem assim, mas é geral, seja nas relações, fotografia, escola, exercicio fisico.
     
  8. orpheusmyth

    orpheusmyth Power Member

    É que segundo algumas pessoas aqui, se eu der explicações seja lá do que for 51% do meu tempo já sou profissional? Acho que não podemos misturar as coisas.
     
  9. Arrakis_Dune

    Arrakis_Dune Power Member

    É acima de tudo alguem com sorte, porque faz aquilo que gosta e ainda recebe.. Pode-se ser profissional, não se pode é sempre ser fotoógrafo.. É uma arte ;)
     
  10. timber

    timber Zwame Advisor

    Sim. Um profissional é pago para fazer algo, se é pago para fazer fotografia é um fotografo profissional.

    Aliás nunca cobrei um tusto por explicações e não tenho dúvidas que o faço melhor que muitos profissionais da área.

    Se é bom ganha a capacidade de cobrar mais no mercado, se é mau nem por isso.

    E isto é válido para todo o tipo de profissionais. A Fotografia apenas tem a peculiaridade de não ter um nível mínimo fácil de definir. Num médico por exemplo é muito simples, tem que pertencer à Ordem, o que implica ter uns 20 anos de estudo e formação. Isto torna o nível mínimo do profissional de Medicina relativamente alto e fácil de identificar. No entanto, mesmo assim, o mercado também funciona na Medicina. O Prof. Zé Mangalho cobra mais pelas suas consultas que o Dr. Carlos Alho. No caso da Fotografia o mercado é mais desregulado.
     
    Última edição: 5 de Janeiro de 2009
  11. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    n vamos confundir fotografo profissinal com bom fotógrafo
    há mt gente a tirar fotos amadoras com mt mais qualidade que fotografos de profissão

    para mim fotógrafo profissional é aquele que tem uma certificação sobre isso, seja bom ou mau, ganhe ou n dinheiro com isso.

    posso ter um curso do IADE e um diploma e n ganhar dinheiro com fotografia, mas sou um profissional na área, da mm maneira como posso ganhar dinheiro com a fotografia, mas n ter nada que me acredite como fotógrafo
     
  12. guiZmo

    guiZmo Power Member


    Acho q o q estás a dizer é um bocado disparatado. Pq profissional nao é aquele q tem o "canudo". Sei q ha por ai mta gente q tira licenciatura em qq area, e só pq tem no cheque a dizer Dr, ou Eng. sao profissionais na sua area, nao percebendo nada do q estão a fazer.

    Para mim um profissional é alguem q sabe com o q trabalha, sabe o q faz isto e aquilo, quer tenha formaçao na area ou nao. É alguem q trabalha com qualidade. Eu tenho formaçao na area informatica, trabalho dentro da mesma area, e nao me acho um profissional. Acho-me sim, alguem q ate percebe disto.

    Mas esta é a mha opiniao.
     
  13. Almeida100

    Almeida100 What is folding?

    Profissional:
    [​IMG]

    adj. 2 gén.,
    relativo a profissão;
    que prepara alguém para uma profissão;
    que é regularmente remunerado pelo trabalho que executa ou actividade que exerce (em oposição a amador);

    s. m.,
    pessoa que tem conhecimentos da sua profissão, especialista.


    Ou seja, se formos ser picuínhas depende do uso que derem à palavra:

    1) Se disserem algo como «Ele é um fotográfo profissional!», então é alguém que é remunerado pelo seu trabalho como fotográfo.

    2) Se for algo tipo «Este gajo é um profissional!», então quer dizer que é um especialista na matéria.

    O dicionário não engana! :D

    P.S. O meu pai é um reformado profissional, já com vários anos na área.
     
  14. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    n confundamos bom com profissional.
    como disse acima, o ter o canudo n invalida ser mau, no entanto estudou/especializou-se em determinada área, logo considero-o um profissional da área.
    considerar bom ou mau profissional é outra história

    senão n faz sentido haver especializações nem diferenciações. cada um faz o que tem jeito e pronto.
     
  15. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Não está em causa se há amadores a tirar fotos melhores, está em causa que um profissional tem obrigação disso perante o cliente.

    Se tiras um curso mas não exerces, és formado, não és profissional.
     
  16. edumad

    edumad I fold therefore I AM

    Se forem ver as definiçoes do dicionario, vao ver que ha algumas exclusoes as perspectivas de algumas pessoas.

    Na minha opiniao nao me sinto confortavel a chamar profissional a um fotografo ate conhecer melhor o seu trabalho e como trabalha.

    Ganhar dinheiro com a fotografia nao quer dizer que essa seja a actividade em que te concentras, nem que a encares com responsabilidade. Ter um curso e montar um estudio e fazer trabalhos, tambem nao quer dizer que o trabalho seja fiavel.

    Para nos amadores, entusiastas, hobbyist, ou profissionais e uma discussao sem fim inevitavelmente repleta de ciumes e preconceitos.
    Para quem quiser pagar alguem para fazer um certo trabalho fotografico o que interessa e o preco, qualidade da fotografia e do trabalho final e fiabilidade. Esta ultima e a marca de um bom fotografo e de um fotografo responsavel. Juntar boas fotos num portfolio e facil, conseguir boas fotos consistentemente e fazer o necessario para cumprir requesitos e horarios e o mais dificil.
     
  17. tomassantos

    tomassantos To fold or to FOLD?

    Esclareçam-me uma dúvida: Como é que um fotógrafo entre no trabalho, tirando fotografias e mostrando o seu valor, ou estudando a matéria, como noutras profissões?
     
  18. timber

    timber Zwame Advisor

    Qualquer profissional tem obrigação perante o cliente, o chefe, o patrão, whatever. Não cumprir apenas o faz um mau profissional e não um amador.

    O grande problema da Fotografia (e tantas outras profissões) é não ter um mecanismo razoável e simples de certificação. É basicamente tudo ao molho e fé em Deus.
     
  19. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Sim sim, nem eu quiz dizer o contrário. Apenas disse que o profissional tem obrigação (independentemente de a cumprir e ser bom ou mau profissional) enquanto que o amador é livre de qualquer obrigação.

    PS: Chegaram-me uns rumores de que estavam a tentar mudar isso, passando a ser apenas possível obter passes de imprensa e afins a profissionais credênciados. E que para se obter o cartão de profissional poderá passar a haver um exame para atestar conhecimentos.
    Não é grande coisa, mas já muito.
     
    Última edição: 5 de Janeiro de 2009
  20. kryo

    kryo Power Member

    cá para mim, profissional é ter um papel plastificado a dizer fotografo profissional, com certificaçao do pai natal!
     

Partilhar esta Página