O que é um MAC

G85

Power Member
É com muito prazer que volto a criar um tópico que julgo fundamental para os dias que se desenrolam. Tenho visto variados comentários e notícias em relação aos MAC mas no entanto o que sei sobre eles e muito pouco ou mesmo irrelevante, logo posso assumir-me como um ignorante nesta matéria, mas como eu sei que não sou o único(existem muitos na mesma situação que eu) decidi tentar perguntar de uma forma geral o que é um MAC.

Tenho falado com muita gente que está dentro do ramo da informática e muito poucos conseguem-me falar "algo" sobre mac, por isso mais um motivo para colocar as seguintes dúvidas:

O que é um MAC?

Segundo sei (posso estar redondamente enganado) é um SO que normalmente está incluido num computador com configurações especiais(normalmente fabricados pela Apple?).

Será isto verdade? mesmo que seja em parte, quem estiver mesmo dentro deste assunto que faça uma breve explicação.

Para que serve um MAC?

Então mas afinal para que serve um mac? por vezes oiço falar em máquinas que nem são tão potentes como "aparenta" e nelas correm mac, no entanto oiço falar que são "power PC's" à mesma, ora bem que grande confusão vem para aqui não é? Espero que me ajudem. Então para que serve esses power pc's? Já ouvi dizer que se baseia mais para a àrea de design, é verdade?

Porque são tão caros as Máquinas que suportam estes SO's (se não estou em erro)?


Como podem calcular vai para aqui muita confusão, isto porque:

- Sempre que se fala em mac já se está muito muito à frente e quem não percebe fica para trás
- por vezes quem não entende tem o dom de parecer que percebe e dá indicações erradas

Com isto pretendo deixar um tópico que sirva de introdução ao forum e que dissolva várias dúvidas inclusivé as minhas, se houver outro tópico que esteja relacionado, façam favor de aqui o postar

Cumps ;)
 
Última edição:
ui... pandora box is open...

Mac é a designação de um conjunto de hardware e software (sistema operativo) desenvolvido pela Apple.

Se no domínio do hardware esta empresa se tem pautado por ter um caminho próprio longe do mundo dos pcs e componentes, vulgo X86, tem usado sempre um processador específico, que nas últimas gerações se chamava Power PC (g3; g4 e g5 são as versões que me lembro) desenvolvido por uma divisão da IBM e construído por uma empresa chamada freescale, (da Motorola).
No Software têm um sistema operativo chamado MAC OS X (ten) que já teve várias versões cada uma com um nome de um felino dos grandes... neste momento temos o tiger X.4 ou 10.4 e espera-se ainda este ano o leopard 10.5

Até ao ano passado os processadores ***** eram fabulosos com uma tecnologia que era surpreendentemente mais rápida que os X86 que conhecemos do mundo dos pcs (vulgo intel e amds)... no ano passado o Steve Jobs literalmente deitou-se com o inimigo e avançou que ia migrar tudo para X86, com algumas pequenas alterações desenvolvidas dentro da Apple.

Neste momento a Apple tem 2 linhas de computadores diferenciadas pelo processador/tecnologia

***** (a ser descontinuado):

Ibook - portátil de entrada de gama
PowerBook - Portátil de topo
Imac G5 - é aquele branco em que tudo está no monitor escondidinho
Power Mac - Aquelas caixas cinzentas lindas que têm refrigeração a aágua... é o topo da performance
emac - Entrada de gama com ecrã CRT- aqueles às cores
Mac MINI - O computador do mundo mais pequeno :) (sem monitor, teclado e rato)
Xserve - aqueles servidores fininhos para se meter em armários

Já em Intel:
-MacBOOK Pro - vem substituir os powerBooks
-IMAC - substitui os IMACs G5

Para veres o lineup completo clica aqui
http://store.apple.com/1-800-MY-APPLE/WebObjects/AppleStore/

Um Mac é um computador pessoal desenvolvido com o objectivo de ser fácil, seguro e directo, seguindo a máxima de usabilidade da Apple "it just works", mas é um computador... e um computador... e hoje em dia (desde dia 10/Janeiro) apenas a forma como interages com ele (sistema operativo) é diferente de um PC que corre windows.

Estes sitemas sempre foram mais artes graficas oriented pois tinham um conjunto de comandos no chip (altivec) que aceleravam algumas tarefas associadas com tratamento de imagem, tendo em Portugal /Europa um alvo muito específico e fiel. Nos EUA um mac é um computador e é usado exaustivamente em todas as áreas, nomeadamente o mundo estudantil...

Em PT podes ver macs em acção nos morangos com açucar, na casa dos tipos mais ricos da novela :)

Assim, e resumindo, um apple é um conjunto de peças físicas seleccionadas (que normalmente não se podem substituir) arrumadas numa caixa com atenção ao detalhe e aspecto visual, que corre um sistema operativo orientado para o utilizador, igualmente com atenção ao detalhe e aspecto visual... é bunitu... e caro.

Vantagens de um Apple
1- Estabilidade - por ser algo "fechado" a lista de hardware suportado é reduzida, sempre com a garantia de funcionar à primeira, e com drivers dedicados e optimizados
2- aspecto - irrepreensível
3- Segurança - com base no UNIX, quase não há Virus que lá entre
4- Usabilidade, usabilidade, usabilidade - a interface é tão boa que até meados do ano passado os pcs vinham com um rato só com um botão pois não precisavam de mais para teres acesso a todas as funções

Desvantagens
1- Preço
2- Dificuldade de upgrade em virtude de apertado controlo do hardware
3- preço dos componentes oficiais é ridículo to say the least
4- Pouco software comparando com Windows
5- Poucos jogos, o que leva a que os maczealots digam que é uma máquina de trabalho...
6- preço ridiículo.
7- há quem diga que o preço compensa pela qualidade dos materiais/software... mas é ridículo quanto a mim :)


Assim para desfazer algumas das tuas dúvidas...

-Um mac é um computador (hardware+software) montado pela Apple
-***** é o nome de um chip (tal como Pentium) só que desenvolvido pela IBM de propósito para a Apple
- É um computador que desenvolve as funções todas de um... computador (há mula e office da Microsoft)
 
Última edição:
G85 disse:
É com muito prazer que volto a criar um tópico que julgo fundamental para os dias que se desenrolam. Tenho visto variados comentários e notícias em relação aos MAC mas no entanto o que sei sobre eles e muito pouco ou mesmo irrelevante, logo posso assumir-me como um ignorante nesta matéria, mas como eu sei que não sou o único(existem muitos na mesma situação que eu) decidi tentar perguntar de uma forma geral o que é um MAC.

Tenho falado com muita gente que está dentro do ramo da informática e muito poucos conseguem-me falar "algo" sobre mac, por isso mais um motivo para colocar as seguintes dúvidas:

O que é um MAC?

Segundo sei (posso estar redondamente enganado) é um SO que normalmente está incluido num computador com configurações especiais(normalmente fabricados pela Apple?).

Será isto verdade? mesmo que seja em parte, quem estiver mesmo dentro deste assunto que faça uma breve explicação.

Para que serve um MAC?

Então mas afinal para que serve um mac? por vezes oiço falar em máquinas que nem são tão potentes como "aparenta" e teem mac e no entanto oiço falar que são "power PC's" à mesma .. ora bem que grande confusão vem para aqui não é? .. espero que me ajudem? .. então para que serve esses power pc's? .. já ouvi dizer que se baseia mais para a àrea de design? é verdade?

Porque são tão caros as Máquinas que suportam estes SO's (se não estou em erro)?


Como podem calcular vai para aqui muita confusão, isto porque:

- Sempre que se fala em mac já se está muito muito à frente e quem não percebe fica para trás
- por vezes quem não entende tem o dom de parecer que percebe e dá indicações erradas

Com isto pretendo deixar um tópico que sirva de introdução ao forum e que dissolva várias dúvidas inclusivé as minhas, se houver outro tópico que esteja relacionado, façam favor de aqui o postar

Cumps ;)

Ora bem. Para responder ás tuas questões:

O mac é o nome vulgarmente dado a um macintosh. O Sistema operativo é o OSX, não sendo portanto mac.
Mac é normalmente o nome dado ao hardware (seja ele um desktop ou um laptop) fabricado pela apple (única e exclusivamente).

***** era a arquitectura usada (até recentemente) pela apple para construír os seus computadores.
Basicamente o ***** é um processador construído pela ibm ou pela motorola, que pertence aos risc, e que são diferentes em termos de constituíção dos x86 (intel, amd) que são cisc.
Um ***** precisa tipicamente de menos ciclos de relógio para realizar as mm operações que um x86, o que significa que mesmo tendo menos mhz, consegue ser tão ou mais rápido que um x86.
Quanto ao facto de serem melhores para design, isso é só uma consequência da arquitectura, que faz com que as operações necessárias para, por exemplo o rendering de imagem, sejam mais rápidas. No entanto, pode ser usado diáriamente, como pc de escritório (desde que não se trabalhe com software específico de windows).

Quanto ao preço, são caras por tudo aquilo que involve. Desde a forma como o hardware está montado, até ao facto de serem apenas as máquinas da apple a suportar nativamente o SO a que te referes (apesar de já o poderes correr num pc vulgar, desde que minimamente decente).
 
here we go again... :p

peço só que evitem as chamadas "flame wars". Vamos deixar qual é melhor para depois.

Simplesmente tenho um mac e adoro. É melhor que windows? Para mim é. Já não me lembro de me chatear com erros estupidos daqueles que não sabemos de onde ou pq apareceram. O Mac simplesmente... funciona. é bastante atractivo e intuitivo. Claro que agora às vezes até tenho saudades do windows mas qd o uso passado 10 minutos já quero o mac. a sério é mt bom mm. Não dá para jogos? Não me afecta. E agora os novos Macs vão dar para correr windows por isso... ou então simplesmente instalas o OS X X86 para experimentares mas acredita é outra coisa ters uma maça na parte da frente do ecrã ;) a sério é diferente. és mais bonito. tem linhas mais cuidadas. por isso tb é mais caro (digo eu) no entanto tenho um mac e foi o mais barato que encontrei 1080 € um ibook g4. maravilha não o trocava por nada. ainda hoje uma amiga me mostrou o tsunami dela, um 12 polegadas tb e não é a mm coisa. talvez com o sistema operativo fosse lá mas... o Mac é o conjunto do SO e do hardware, as linhas cuidadas, o aspecto, a combinação. Muita gente diz que são "conices" mas n o entanto são coisas que nos agradam. é como nos carros mts coisas são conices mas no entanto queremos ter.
 
[N] disse:
here we go again... :p

peço só que evitem as chamadas "flame wars". Vamos deixar qual é melhor para depois.

Simplesmente tenho um mac e adoro. É melhor que windows? Para mim é. Já não me lembro de me chatear com erros estupidos daqueles que não sabemos de onde ou pq apareceram. O Mac simplesmente... funciona. é bastante atractivo e intuitivo. Claro que agora às vezes até tenho saudades do windows mas qd o uso passado 10 minutos já quero o mac. a sério é mt bom mm. Não dá para jogos? Não me afecta. E agora os novos Macs vão dar para correr windows por isso... ou então simplesmente instalas o OS X X86 para experimentares mas acredita é outra coisa ters uma maça na parte da frente do ecrã ;) a sério é diferente. és mais bonito. tem linhas mais cuidadas. por isso tb é mais caro (digo eu) no entanto tenho um mac e foi o mais barato que encontrei 1080 € um ibook g4. maravilha não o trocava por nada. ainda hoje uma amiga me mostrou o tsunami dela, um 12 polegadas tb e não é a mm coisa. talvez com o sistema operativo fosse lá mas... o Mac é o conjunto do SO e do hardware, as linhas cuidadas, o aspecto, a combinação. Muita gente diz que são "conices" mas n o entanto são coisas que nos agradam. é como nos carros mts coisas são conices mas no entanto queremos ter.

Não querendo entrar em offtopic, não tenho tanta certeza acerca de dar para correr windows.
Se for emulado, não interessa .. isso já dava.
Nativamente duvido, até pq os macs não têm bios, o que complica a presença do windows ...
Sinceramente, tenho muitas dúvidas que dê para correr nativamente, mas vamos ver. Se der, acho que a apple vai assassinar a dell, caso estes não mudem para amd.

Peço desculpa pelo offtopic.
Se quiserem apagar ou mover, it's cool by me ... Era só pq realmente também é uma dúvida que tenho.
 
Ora bem, acho que com isto ficamos todos esclarecidos!

Só tenho algo a rematar [N], se tu não lidares com erros, quando os tiveres não sabes como reagir.

Cumps e thx to all, espero que este tópico sirva de introdução e quando necessário seja updated.
 
Atenção porque o preço inflacionado de um Apple deve-se também devido ao pacote de software que traz. Quando se compra um mac, temos uma máquina já equipada com tudo o que faz falta a um home-user.
 
- Um MAC é uma coisa.

- Um Mac é outra (ou melhor, outras).

- Um Macintosh esse, é um PC que tirou e adaptou o seu nome da variante favorita de maçãs do seu criador, Jeff Raskin ("McIntosh", adaptada para "Macintosh" por ser mais fácil dizer e escrever em várias línguas) que, correntemente, difere dos outros por ser feito em alumínio claro (tb há outras marcas que usam Magnésio ou Fibra de Carbono, mas...) e tem um design elegante, corre uma versão de Unix baseada num core BSD -tb há os FreeBSD, OpenBSD e NetBSD, entre outros, e também alguns parcialmente BSD, como o código de rede dos Windows NT a XP (o Windows Vista tem um código de rede completamente novo, baseado em IPv6), ou o BeOS-, que é uma das 3 grandes famílias Unix-like (System V, BSD, Linux) e cuja base já tem mais de 30 anos.


Este POSIX-like (apesar do que a Apple reclama, esta não submeteu o kernel para certificação POSIX, como o fez a MS e os outros fabricantes de "*Nix'es" e Linux) possui um interface gráfico avançado com uns efeitos engraçados acelerados pela placa gráfica em OpenGL, tem uma core-base de software virada sobretudo para a edição de imagem, desenho vectorial, edição de vídeo full-frame e HD, e aínda algum web design.
Possui software para aplicações empresariais, embora o custo da plataforma seja pouco atraente para compradores em "bulk" (grandes quantidades de máquinas todas iguais a preços "descontados"), e a dependência de uma versão simplificada do Microsoft Office (em comparação com a versão normal para PC's Windows) não ajuda.
Há uns tempos, uma versão de uma suite de software conhecida como OpenOffice.org (o ".org" foi lá colocado por motivos de problemas com o trademark) tem vindo a ganhar alguns adeptos por ser grátis, compatível com documentos do MS Office e correr em várias plataformas Unix, Mac e Linux, embora a versão mais completa seja paga e conhecida pelo nome original de StarOffice (propriedade actual da SUN Microsystems).


Por outro lado, o software de edição de vídeo tem sido extensivamente usado em grandes produções de cinema, sendo a família Final Cut Pro o seu pináculo tecnológico e que compete com o AVID (embora não esteja bem aínda ao seu nível).


Desde há uns meses, a Apple parece tb querer criar um concorrente de alguns produtos da Adobe no mercado da edição fotográfica ("Aperture"), talvez para tentar tirar uma fatia do lucrativo mercado do Adobe Photoshop a essa empresa.


No segmento do entretenimento, o iPod (leitor de música -e agora também vídeo, "sort of"- portátil) é o standard actual (embora, paradoxalmente, a esmagadora maioria de users do leitor e da loja de música e vídeo online iTunes sejam utilizadores de PC's com Windows).
Há aínda uma suite de software virada para os editores de vídeo, photos, música, websites/blogs/podcast's na óptica do amador, conhecida por "iLife".


Há umas vozes que observam que o Ipod pode criar um efeito de admiração ou "Halo-effect" (design, etc) que leva à compra de mais PC's Apple, mas essa teoria é fácilmente desmontada porque se tratam de mercados completamente diferentes (a Playstation ou o Walkman não fizeram subir a venda de VAIO's à Sony, por exemplo).


Em termos de jogos, a oferta de produtos recentes é tradicionalmente fraca, e a maior parte do que existe é um "port" simples das versões Windows, mas com a performance mais fraca (pois o interface do Sistema Operativo "OS X" em OpenGL tem de partilhar recursos em simultâneo com os jogos na placa gráfica).


Existem aínda versões rackmount (encastráveis em grande número dentro de um ou mais "armários" gigantes para funções de servidor) de sistemas Apple -"Xserve G5"-, mas estas, sofrendo de problemas vários tais como elevado preço, inadequação do sistema operativo para certos workload's e performance-por-watt das CPU's ***** 970, ou "G5" baixa tornaram estes sistemas pouco atractivos.
Isto foi agravado pela concorrência dos preços imbatíveis (mas custos em calor e energia consumida) dos servidores com Intel Xeon, bem como da nova "estrela" em ascenção do segmento, o AMD Opteron.


Aínda assim, o Macintosh é uma família de computadores que ajudou a definir tendências e modas (interface gráfico, compacticidade, compra de música online, uso generalizado de ligações de periféricos com USB e USB 2.0, Firewire/IEEE1394, cores de caixas mais atractivas por oposição ao tradicional Beije, design mais racional -embora por vezes excessivamente rendido à forma em vez da função, como no iMac v2, o rato de um botão, ou o design dos Powerbook G3- e elegante.



There, acho que isto resume o essencial em relativamente poucas palavras.
 
Sinceramente acho que devias ler:

http://en.wikipedia.org/wiki/Apple_Macintosh

Encontras aqui tudo o que precisas saber...

Nestas threads (aqui na secção Apple do fórum) vais encontrar imensas opiniões completamente biased a favor ou contra os Macintosh (desde uma espécie de NeoNiilistas Apple que declararam guerra contra "as mentiras convencionais da Apple", até aos acólitos fanáticos (MacZealots) que fizeram da Apple uma nova religião e do Steve Jobs um guru, um profeta). Aliás, já as vejo a formarem-se...

Aconselho também caso estejas mesmo interessado e queiras perder tempo com isto a fazer uma breve pesquisa por este fórum e pelo Google onde encontras opiniões e perspectivas de ambos os lados.

Como não quero entrar em grandes discussões e dissertações como já aconteceu no passado o meu post fica-se por aqui.
 
Última edição:
Boas!

Não vejo ninguém a entrar pelo caminho do fanatismo. Acho curioso que se levantem primeiro as vozes contra esses excessos. Até parece que é isso que desejam por tão vincadamente fazerem referência a tal, e várias vezes.

Sobre o Mac creio que já foi tudo dito. O post do blastr e o link para a wikipedia fazem um bom resumo. O resto é fanatismo ou pormenores que não interessam. Tal como o sexo, o melhor é experimentar.
 
... e um iMac não é assim tão caro como isso. Pelo menos é que constato quando vejo telemóveis de mais de 500 Euros desaparecerem das lojas num ápice ou pela quantidade de bons modelos que vejo nas mãos das pessoas um pouco por todo lado. Se há dinheiro para um objecto com utilidade limitada também haverá para uma máquina que ajuda qualquer um a crescer. O novo modelo iMac de 17'' é uma excelente máquina (não tanto para jogos, e ainda bem) e custa 1350 Euros. Conseguem ir buscar 250 Euros ao IRS e ainda se comprarem numa ***** com 6% ou 10% nos dias do aderente fica a coisa por pouco menos de 1000 Euros. Acho que é a melhor "coisa" que um pai pode oferecer aos seus filhos e não só. ;)
 
Última edição:
ajax disse:
Boas!

Não vejo ninguém a entrar pelo caminho do fanatismo. Acho curioso que se levantem primeiro as vozes contra esses excessos. Até parece que é isso que desejam por tão vincadamente fazerem referência a tal, e várias vezes.

Sobre o Mac creio que já foi tudo dito. O post do blastr e o link para a wikipedia fazem um bom resumo. O resto é fanatismo ou pormenores que não interessam. Tal como o sexo, o melhor é experimentar.
Se já tivesses a experiência que os membros mais antigos têm nestes assuntos compreenderias perfeitamente a nossa postura...
 
:lol: Apple meus senhores... Apple Please... Mac (isso era o nome da marca antigamente)

Para resumir, Apple e OS X são um universo a parte.. Steve Job, rival do Bill Gates criou uma máquina na sua própria arquitetura, com as suas próprias caracteristicas.

Digamos por outras palavras.. "imagina um poder de ditadura (Bill Gates e derivados), a oposição é como a Apple" :x2: granda comparação ehehehehehehehehe..

O que o menino Bill fez o Steve Jobs fez ao contrário .... ahahahahaha..
 
Mestrinho disse:
:lol: Apple meus senhores... Apple Please... Mac (isso era o nome da marca antigamente)
Nop... vai aparecer em todos os computadores Apple... o Proprio Steve o disse... (MACBookPro)

igamos por outras palavras.. "imagina um poder de ditadura (Bill Gates e derivados), a oposição é como a Apple"
mas ao contrário porque a apple só corre nas configurações que eles vendem... o Windows corre em tudo... dando mais escolha de hardware...
 
Apple = empresa -> (c)Apple

Mac, Mac OS, iPod -> Produtos -> Macintosh is a trademark from Apple.

A mesma coisa que:
Adobe = empresa
Photoshop, Illustrator, Indesign, Acrobat -> produtos.

Microsoft = empresa
xbox, windows, train simulator, fight simulator -> productos.
 
Apple -> empresa discográfica fundada pelos Beatles em 1968 e que aínda hoje existe

Applecorps.jpg


Apple Records' logo, featuring a Granny Smith apple.
 
Back
Topo