O que é uma boa fonte?

WindWalker

Power Member
Tenho uma fonte qualquer OEM de 350W cuja entrada de corrente máxima é [email protected] já vi uma Enermax de 460W com a mesma entrada de corrente...

Agora a pergunta...Porque é que não se fazem fontes de alta eficiência? Qual é o interesse em ter uma fonte de 550W se ela gasta até 6A e outras gastarem apenas 4/5A? Vender mais barato?

As empresas esquecem-se da crise energética que poderá vir em breve...E em vez de produzirem fontes melhores e mais caras vendem aqueles c4g4lhO3s que terão forte impacto na sociedade e contribuirão para essa crise...Apesar de não parecer faz-se tudo para distingir APENAS a potência e a marca nas fontes...Onde está a eficiência? (esta omissão vai sair cara...)


Tudo por dinheiro...Quando não houver energia para gastar, o que é que vão fazer com ele?
 
Última edição:
Pah, não entendo boi disto... Mas foi o que consegui encontrar da minha...

- Entrada - 180 - 264V @ 47 - 63Hz / 4A

Quanto a eficiencia eles estimam 65% minimo em carga máxima...
 
Já vi fontes com >90% de eficiência...Não dizia era se era em carga máxima...Nem sei o que é isso...queres dizer se a fonte for de N Watts a eficiência mínima a N Watts?
 
WindWalker uma fonte em carga, ou em aquecimento rende muito menos, não sei se a nivel de Watts ou A's mas penso que a nivel de ambos :) Daí qd metes o Pc em full load as linhas baixarem...

EDIT: 90% ? Viste mal... Andei a vasculhar e as melhores ainda só vão nos 80% :P OCZ/Seasonic/Enermax/BeQuiet

The 80% AC/DC efficiency puts the OCZ in a select group of high efficiency PSUs.

A primeira fonte com 80% de eficiencia foi a Seasonic de 400W há um ano :) 20Fev 2005...
 
Última edição:
uma boa fonte é:
-eficiente energeticamente
-tem linhas estaveis
-faz pouco barulho, apesar de esta não ser uma caracteristica essencial
-tem PFC activo
-tem uma boa capacidade de absorção de picos de corrente (isto é +/- como os melões, quanto mais pesado melhor :D)

a eficiencia da fonte, bem como tudo o que disse anteriormente, é encarecedor da unidade, e poucas pessoas estão informadas em relação a fontes de alimentação. querem é saber dos watts, e isso não faz, de forma alguma, uma fonte.

mas este é um bom topico.
 
Que eu saiba, não temos, nem vamos ter tao cedo problemas energeticos (e ñ vão ser as fontes de alimentação de computadores o mal do mundo...e se o petrolio acabar, o k era optimo...energias renovaveis ñ te dizem nada?) e desde que as fontes ñ keimem pk acabas de fazer um upgrade e precisas de uma fonte mais potente...tass.
Não axas que estas a exagerar um bocado.
 
Optik1 disse:
Que eu saiba, não temos, nem vamos ter tao cedo problemas energeticos (e ñ vão ser as fontes de alimentação de computadores o mal do mundo...

Então tens que te informar melhor...Estimativa de 50 anos de petróleo e 200 de carvão,até se esgotarem.

As fontes não são o mal do mundo mas são parte dele...Multiplica uns milhões de fontes pelo que consomem...E vais ver a quantidade de bombas atómicas a que equivale a energia gasta (0.0006*c² em Joules)

Já agora...A energia que chega às casas é cerca de 5% da produzida na sua origem...Só para teres uma ideia da produzida à custa de, entre outros, mas em menor quantidade (felizmente), queima de petróleo.


Optik1 disse:
e se o petrolio acabar, o k era optimo...energias renovaveis ñ te dizem nada?

Apesar de ser adepto das energias renováveis, queria vê-las a fabricar todos os polímeros das placas que tens dentro da torre, a tua roupa, o teu telemóvel, etc.

O petróleo não serve só para energia...Mas se ele acabar...Acaba quase tudo (sem querer ser drástico)...
 
Última edição:
Pessoal é a desligar o PC JÁ!!!

Ainda ficam de consciencia pesada pelo fim do plastico.

:lol:

Trata-te...

PS: é certo e sabido que o petrolio vai acabar, e se vao durar 50 anos, pra k é que havemos de melhorar o rendimento das fontes, já k ñ adianta nada...
 
1. 50 anos é muito tempo.
2. por essa ordem de ideias, ate a mais simples lampada é o mal do mundo.
3. reciclagem

tudo o que consome energia é potencialmente ineficiente. e 100% de eficiencia, é algo impossivel de atingir.
;)
 
1º-num percebi bem porke tem uma hiperligação aqui...[email protected]..kual é a ideia do outlook?
2º-uma boa fonte seguindo ali o eskema do koncaman (k ta bem)..devera tb ter uma boa intensidade na linha dos 12V num é verdade?(penso k faltava isso)e se virem la uns condensadores bem grandes inda melhor é(lol)
3º-xey pah num se peguem a porrada
4º-ai alguns posts tao muito pouko informativos
5º-isso dos 3A é a intensidade que alimenta a fonte....n tem muito a haver com as caracteristikas em si da fonte
6º-Janela fora com fontes OEM
7º-os Watts importam knd tens muitos componentes no pc...drivers e muitos leds,e n so
8º-Espero k tenha ajudado
9º-Abraço e boa noite
10º-so para ser bonito deixo aki um 10º...9º num fikava bem
 
Optik1 disse:
Pessoal é a desligar o PC JÁ!!!

Ainda ficam de consciencia pesada pelo fim do plastico.

:lol:

Trata-te...

PS: é certo e sabido que o petrolio vai acabar, e se vao durar 50 anos, pra k é que havemos de melhorar o rendimento das fontes, já k ñ adianta nada...

Levaste a minha ideia ao extremo...Não era isso que eu queria dizer.

Koncaman disse:
50 anos é muito tempo.

Veremos...O problema de muita gente é ver as coisas a curto-prazo e nunca a longo-prazo...

Koncaman disse:
2. por essa ordem de ideias, ate a mais simples lampada é o mal do mundo.

A mais simples não, mas umas boas centenas que todos os dias alguém esquece de apagar...

Koncaman disse:
3. reciclagem

Uma ideia muito bonita, mas na grande maioria ainda é só mesmo uma ideia...
Ainda não vi foi ninguém daquelas pessoas que atiram lixo para o chão fazerem o mesmo em casa >( ...Quem me dera que esse lixo vos batesse na tola a alguns Km/h...Deve ser falta de força nas mãos.

Koncaman disse:
tudo o que consome energia é potencialmente ineficiente. e 100% de eficiencia, é algo impossivel de atingir.

Desde o 3ºciclo que sei o que é energia dissipada...E que a energia nunca é 100% aproveitada na sua forma útil.
 
Back
Topo