O que faz de uma consola boa?

Os exclusivos da Nintendo para mim são razão mais do que suficiente para preferir uma consola da Nintendo em detrimento das consolas da Sony e Microsoft :D tal como o foram os exclusivos da SEGA.

pronto, são gostos, tb tenho um cubo, mas tens de admitir q ha tudo pa ps2:

arpgs, srpgs, plataformas 3d, shooters, epa... tudo.. bons e maus..

eu, por ex, gosto de srpgs e enquanto o fire emblem é capaz de ser o q me da mais prazer jogar (gc). n posso ignorar a colecçao da nippon ichi pra ps2. mais nenhuma consola me da tt por onde lhe pegar.
 
diz qual o genero de jogos q n tens na ps2

tem tudo menos os exclusivos nintendo q não evoluiram dos percursores n64, pelo contrario..
mario Kart? super smash bros? rogue squadron? Super mario e Zelda (e não digas "Jak" e shadow of the colossus e tal, porque podem ser bons jogos, mas não conseguem substituir o mario e o zelda... a zelda)? F-zero? Eternal Darkness? Pikmin?
pode ter havido parecidos, mas nenhums com aquela qualidade
 
mario64>sunshine
ocarina>all

:P


naaa... por acaso n sei... n tenho nenhum zelda po cubo :( tb n tenho tempo pa me dedicar assim a fundo num jogo... :'(
 
Última edição:
O que faz uma consola boa é ter bons jogos. Hardware é inconsequente se não for aproveitado! Dito isto, para mim a SNES (uma máquina com mais de 15 anos) é ainda a melhor consola, porque tem os melhores jogos!

Essa é tambem a opinião de uma grande maioria do publico gamer em todo o mundo!

E não deixa de ser curioso, que quando penso numa consola em termos nostálgicos vem-me sempre à cabeça a SNES, apesar da minha primeira consola ter sido a MegaDrive!

Quanto ao tópico, é óbvio que as capacidades técnicas de uma consola ajudam bastante no resultado final dos jogos, mas para todos os efeitos não são "obrigatórias"; se é verdade que a SNES ganhou a guerra das consolas do seu tempo (por uma margem relativamente pequena quando comparada com os padrões actuais), não foi necessáriamente por ter um hardware gráfico mais poderoso, apesar do processador ser mais lento do que o da Mega Drive; foi isso sim, pelo "appeal" dos jogos que possuía.
Quem se viciou até à exaustão com o super mario kart, o super swiv, ou o legend of zelda, percebe a "ideia"! (E depois, a maquina na altura tinha os FF,... logo!)

Quanto à megadrive, é preciso dizer que, pelo menos cá em portugal era uma consola mais "acessível", (tinha mais jogos) e alguns não perdiam nada para as versões da SNES; depois fo ia consola mais bonita de sempre, e o visual arrojado e "maroto" do Sonic foi uma arma de marketing do mais eficaz possível em Portugal; não admira que se tenha vendido mais cá do que a SNES!

Nas gerações seguintes assistimos ao descalabro da Sega pela sua má gestão das duas consolas mais potentes no mercado da altura; coisa que a Sony aproveitou, e bem, para fazer vingar o seu "produto"!

Ironicamente, ou talvez não, assistimos agora à "queda" da Sony no actual mercado da nova geração de consolas, e decerto que não é por falta de capacidades da PS3!...

Resumindo, aquilo que faz uma consola "boa", não é tanto as suas "specs" (embora isso possa influênciar o "calibre" dos seus jogos...) mas sim a sua aceitação por parte do publico, e MUITO IMPORTANTE! Da boa gestão da sua marca! (Este factor muito mais importante do que se pensa)

Basta olharmos para a Nintendo, que apesar da consequente perda de quota de mercado, soube dar a volta por cima, pegou o touro de "cernelha" e não pelos "cornos", como se costuma dizer, e apareceu com um produto novo, "refrescado" (Wii) e que, curiosamente foi de encontro aos desejos de um público-alvo que provavelmente tería comprado a primeira PS, o "casual-gamer-prestes-a-se-tornar-fanboy-gamer"!

Quanto à Microsoft, palavras para quê? O Tio "Bill Gaytas" é uma autêntica máquina de fazer dinheiro e seríam capazes de vender nem que seja frigoríficos aos esquimós, não esmorecendo das capacidades da Xbox 360, como é óbvio!

Quanto à Sony, pode-se dizer que a sua ambição e arrogância os levou a "meter a pata na poça". Senão vejamos,... preço desajustado para os Europeus, poucos jogos no lançamento,e o mais "grave" de tudo, um abismal atraso no seu lançamento, que foi exactamente um dos "cavalos de batalha" da Sony nas gerações anteriores; ter uma máquina de jogos "cá fora" antes das rivais para ganharem logo cota de mercado à partida!

No fim de contas, parece que importa menos as specs de uma consola do que aquilo que se julga, o mais importante continua a ser a vastidão e diversidade do catálogo de jogos e, cada vez mais importante, uma boa gestão da mesma por parte da sua marca.

\w/
 
A gamecube em relaçao a ps2 so nao tem um ou outro estilo de jogo, como por exemplo carros onde nao a nada de especial a nao ser mario kart:double dash, que em multiplayer é um vicio ou por exemplo mais um que conheço de carros e que graficamente é um desastre mas é super divertido em multiplayer, Rally Championship, é mau mas o multiplayer salva o jogo e torna-o excelente se jogado a varias pessoas.
 
Back
Topo