1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O que faz um computador avariar do nada?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Dialmedia, 11 de Setembro de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 631)

  1. Dialmedia

    Dialmedia Power Member

    Boas malta,

    A história é simples: Ontem fui a casa de um colega, abri a torre dele para simplesmente montar uma placa de rede, voltei a fechar tudo e... o computador liga mas não arranca. Não dá bip nem aparece imagem no monitor, mas a fonte trabalha.

    Ontem ainda chegou a funcionar em pleno depois de 3/4 tentativas e assim ficou operacional durante a noite toda, mas hoje de manhã o meu colega ligou-me a dizer que não consegue e já tentou de diversas maneiras.

    Já não é a primeira vez que me deparo com este problema, mas mesmo assim fui ler vários tópicos e pedir a opinião de vários utilizadores aqui na Techzone.

    E nos tópicos que li reparei no seguinte: Este problema acontece sem um "padrão" comum. Tanto podemos estar no computador normalmente, reiniciar devido a um update ou outra coisa qualquer, e acontecer isto. Ou de manhã ao acordar e ligar o computador a 1ª vez, acontecer isto. Ou estarmos a jogar, o computador bloquear e ao reiniciar, acontecer isto. Até mesmo pessoas que compraram um computador às peças e ao ligar a primeira vez acontecer este mesmo problema

    Ainda mais curioso é que a solução nem sempre é a mesma. Ora é a fonte, ou a motherboard, ou a placa gráfica ou em casos mais raros as memórias e o CPU.

    O que será que aconteceu ontem? Pura coincidência? É que o PC nunca tinha sido aberto (ainda tinha o autocolante da garantia que já expirou) e claro que se alguém tiver que levar com as culpas, serei eu.

    Já faço estes biscates de apoio técnico há bastante tempo e este é um dos fenómenos que mais me intriga, um computador avariar... do nada!

    Cumps.
     
  2. filipe3x

    filipe3x Power Member

    Electricidade Estática
     
  3. Pedro_Oliveira

    Pedro_Oliveira Power Member

    já pensaste que se antes funcionava bem, e só nao funciona depois de ter a placa de rede, pode ser da placa?

    De resto, e respondendo à dúvida mais geral, há algo que as pessoas têm que ter a noção em portugal. Para além de os aparelhos e os componentes terem um limite de vida, a verdade é que temos das piores electricidades da europa. Imensos picos, que estragam muitos aparelhos. Não é por acaso que as vezes num dia se estragam duas ou tres coisas nas nossas casas. É tudo culpa da maravilhosa energia que temos. Quanto a dúvida, os aparelhos que falas, trabalham com energia, o pc, as placas.. é tudo energia que lá passa. O porque de se estragar algumas vezes logo a fonte, ou noutras, uma etapa mais a frente (memória) já terá a ver com alguma aleatoriedade, ou até mesmo o tipo de pico e o trabalho q o pc estava a efectuar.
     
    Última edição: 11 de Setembro de 2008
  4. Chamo a isso ficar com a 'criança' nas mãos.

    Para isso tenho uma regra de ouro, nunca intervir numa maquina sem verificar primeiro o estado dela.
    Nada que um pincel e alcool iso-propilico não resolva o teu problema, limpar bem os contactos do cpu, memorias e grafica. Fica como novo.
    Cuidado com a força efectuada quando se está a inserir outras placas no 'bus'.

    Boa sorte.
     

Partilhar esta Página