O que fazer com o tempo livre?

eXistenZ

Banido
Esta pergunta é relativamente simples:

Sei os basicos de:

- Visual C++
- Visual Basic

Também sei de Pascal e Turbo C (mas estão praticamente extinatos e só se usam para fins educativos). Aqui vai:

Ora bem, que linguagem é que devo estudar/aprofundar para o curso de Informática de Sistemas (pelo que sei até agora é o melhor para quem tem como preferencia a programação, o que é o meu caso)?

A verdade é que não sei nada disto, fix o jogo do galo em C mas aquilo nem IA tem, até que podia ter mas não estou para me dar ao trabalho :P

Por isso venham os conselhos/palpites/insultos ... mas que venha alguma coisa ;p

ahh ... não tem a ver com programação, mas sei os basicos de Flash, o uso do Dreamweaver (ok ok ... é facil :p ), e vou começar com o Turbo CAD 2000 (hey ... aqulo são PIV 1.7 mas o prof dix que o 2000 é = ao 2002 só que o 2002 mete coisas para maior interacção com a Web ... whatever ... ).

Bem, mais uma vez agradeço quaisquer sujestões.
Portem-se,
Moralez
 
O meu conselho (embora não saiba nada do curso de Informática de Sistemas):

- Java -> Linguagem para aprenderes a programar !!!
- C/ C++ -> Linguagem para aprenderes a desesperar !!!
- SQL/PLSQL -> Linguagem para brincares!

Por esta ordem ...

Diverte-te ....
 
Originally posted by hmf

- Java -> Linguagem para aprenderes a programar !!!
- C/ C++ -> Linguagem para aprenderes a desesperar !!!

Por esta ordem ...


POR ESSA ORDEM !?!?!? deves tar a gozar ...

1º C - mother of all languages ... (kind of ... veio depois do BCPL e do A ...)
2º C++/java - no fundo vão dar ao mesmo ...
 
Tafinho, apoiado! apesar de detestar java :P

PS. :NET n é linguagem de programação, é um ambiente de programação penso eu de que :D

PS Again. Delphi é mto fixe para brincar, faz-se cenas mto cool's :)

Outro PS. Estou no curso de Engenharia informatica e já passei ao 2º ano por Delphi, C++, Java, C, Assembly e camlight se n me esqueço de nenhuma, aprende um pouco de todas, vais precisar :)
 
POR ESSA ORDEM !?!?!? deves tar a gozar ...

Ok , já estou a ver o estilo ..., primeiro tenho que dizer que aprendi claro C primeiro que java ( na universidade)..., só não quero dar um choque ao eXistenZ, porque como tu deves saber o C é bem mais dificil q o java.

2º O java é muito mais fácil que o c++ (a unica semelhança mesmo é ser orientada por objectos ....), um bom livro de java e tás a brincar à programação no espaço de horas .....

O tempo que é necessário para aprofundar os conhecimentos de C é muito mais elevado que do Java, para já não falar que embora exista ansi C, o java é muito mais standard.

O Java é mais utilizado na industria tecnológica e permite qq um fazer uma mini aplicação na web /applet ( embora não seja num espaço de horas), o que torna mais fácil uma pessoa se interessar.

Vai lá explicar apontadores (e apontadores a sério) a qq um !!!!, não é uma coisa que se aprenda ás 3 pancadas ....

O Java ( ao contrário do c/c++ ) tem plataformas de desenvolvimento mais "limpas" e o tempo para tirar bugs é inferior (para quem esteja a apreender)

Tb Concordo contigo em certos aspectos ...., é mais fácil para fazer coisas muito simples o c do que o java ( c++ não falo porque não gosto) e precisas menos de bases mais avançadas ( objectos), mas no entanto pelo que sei o nosso amigo eXistenZ, já deve saber mais ou menos fazer umas coisinhas ...), podendo brincar com uma coisa nova.

Agora em relação ao .net ..., o que é que vçs consideram o .net c# !!! asp.net vb.net ou essa treta toda da microsoft. !!!, o c# para mim não passa de um clone do java ( depois de terem levado nas orelhas em tribunal com o j++)

Agora em relação ao Crisis ..., deves andar de certeza na FCT, em que cadeira tens java no 2º ano ( é que estou a fazer agora projecto e não sabia dessa). Se bem me lembro só agora tem em lp1 java...( 2º trabalho acho), esse trabalho não passa de uma introdução ao java e ~unca usas as potencialidades do java ... aunda por cima sem nenhum compilador de jeito (em linux / modo de texto), instala um bom ambinte para windows que vez que é uma maravilha ... :D


Espero não vos ter massado ...
 
Obrigado pelas sujestões todas ppl!

Já agora, afinal é ou não o curso de Engenhaira de Sistemas Informáticos o mais orientado para programação? É que estou a dar uma vista de olhos pela Faculdade de Ciencias do Porto e isto é só matemática :eek: !

E depois estou aqui a ver o da Feup ... estou tramado .... Alguém ai que saiba disto? Vai ser giro vai .... com media de 13,5 não tenho grandes hipoteses ... só tenho a esperança de tirar boa nota dos exames .... mas para isso preciso de Começar a marrar muito .... bem .... é pelo meu futuro :rolleyes:

Bem ... digam ai o que sabem sff ... os cursos que são meio SW e meio HW ... maioria HW e maioria SW ,, ficava muito agradecido :)

Portem-se,
Moralez
 
hummm keres so programaçao ? isso é uma BECA limitado ....

ve engenharia informatica na nova (www.fct.unl.pt) .. e nao é por falta de programaçoes que nao gostas , agora ve bem se so keres mesmo isso ... é k programaçao é uns 40% do curso ... e o curso todo nao se faz nos 5anos previstos ...
 
ai ai ai ....

Possessed :

tb andas lá na nova ???


Raptor :

kual praia ... isso era nos bons velhos tempos .. quando um gajo se começa a dedicar é noites em frente aos pcs ... e vai-se deixando as matematicas ( k sao cadeiras diurnas e k se estudar a base de fotocopias ... nao é preciso perceber o k se faz apenas decorar a maneira como se faz ...) para trás ....

mas nao deixas de ter razao .. volta nao volta é snooker , petiscos ou mesmo bola na costa ... amanha as 11h tou lá ... :)
 
Cursos de Engenharia Informática em Portugal só te aconselho 4 e por esta ordem:

- FCT/UNL ( onde estou a acabar :) , pertinho da praia, pessoal fixe que não vende apontamentos, bom curriculo, muitas opcionais interessantes,pode-se levar o carro, bons professores (a maioria não todos), disponibilidade dos docentes ...... , etc ..., etc ...., e o mais importante .....ondas na costa :D :D :D hehehehe)

- Técnico (Bom curso, boa ligação com empresas, pessoal vende apontamentos, pessoal estranho ..., faculdade no centro de lisboa onde é impossivel estacionar, faculdade feia, depressiva, muito pessoal de bom juizo muda para a FCT passado um tempo :P , etc ....)

- Aveiro

- Ciências(Lisboa) Perto do estádio do Sporting :D


PS: Podem haver outras faculdade boas, desculpas se ofendi alguém :D :D :D
 
Já que estamos a falar de faculdades que leccionam Informática, gostava de (re)lembrar que a FCT foi a 1ª faculdade nacional a ter licenciatura informática (4º e 5º exclusivamente) para os bacharéis do Técnico e ISEL em 1979. Passou a ter licenciatura completa entre 83-85 (não me recordo, mas foi antes do Técnico ter começado com a licenciatura).

Quanto a faculdades esquecidas, está a Faculdade de Engenharia da Universidade do Minho, infelizmente a única onde se ensina alguma coisa de jeito em computação gráfica neste país!
 
Eu sabia que havia uma de jeito lá para cima ..., não tinha a certeza se era braga se minho ( para mim o norte é todo igual) ..., mas pelos vistos é Minho ....
 
eXistenZ ,

Se queres progrmação a pacotes, Minho is the way to go...
Não há que enganar.
Na FCUP só apanhas teoria e na FEUP é uma mistura de Matemática com alguma programação.

Eu entrei na FEUP este ano e até é fixe, mas podia ser melhor.

inté
 
Originally posted by hmf
Cursos de Engenharia Informática em Portugal só te aconselho 4 e por esta ordem:

- FCT/UNL ( onde estou a acabar :) , pertinho da praia, pessoal fixe que não vende apontamentos, bom curriculo, muitas opcionais interessantes,pode-se levar o carro, bons professores (a maioria não todos), disponibilidade dos docentes ...... , etc ..., etc ...., e o mais importante .....ondas na costa :D :D :D hehehehe)

- Técnico (Bom curso, boa ligação com empresas, pessoal vende apontamentos, pessoal estranho ..., faculdade no centro de lisboa onde é impossivel estacionar, faculdade feia, depressiva, muito pessoal de bom juizo muda para a FCT passado um tempo :P , etc ....)

- Aveiro

- Ciências(Lisboa) Perto do estádio do Sporting :D


PS: Podem haver outras faculdade boas, desculpas se ofendi alguém :D :D :D

Bem para falares assim é porque frequentaste todos estas faculdades e portanto podes inequivocamente fazer essa recomendação.

Falando no meu caso pessoal (Técnico) posso sublinhar algumas das características.

"Bom curso, boa ligação com empresas"
Penso que sim, apesar de não ser o meu curso parecia estar bem estruturado.

"pessoal vende apontamentos, pessoal estranho"
Há de facto pessoal assim, mas são uma minoria, e no caso do meu curso (Electrotécnica) eram mesmo uma pequena minoria. E se disseres que não há pessoal desse na Nova, custar-me-á a acreditar.

"faculdade no centro de lisboa onde é impossivel estacionar"
Vantagem de estar no centro, desvantagem do estacionamento, mas com muitos trasportes públicos para lá.

"faculdade feia, depressiva"
Depende dos pavilhões, uns são antigos e desajustados outros são modernos e funcionais. Mas admito que em instalações a tua seja melhor apesar de não a conhecer, uma vez que é uma faculdade mais recente. Mas em todo o caso fica sabendo que boa parte das licenciaturas do Técnico estão previstas irem para o Tagus Park (informática já lá há).

"muito pessoal de bom juizo muda para a FCT passado um tempo :P "
Esta vais-me desculpar mas se estás a sugerir que a maior parte aspira ir para a Nova isso é uma grande barcorada. Num estudo feito há cerca de 4 anos (penso que pelo ME, mas não tenho a certeza) dizia que cerca de 70% do pessoal que entrava na Nova era por 2ª opção em relação ao IST!!! As coisas podem ter mudado, mas não creio que seja assim tanto.

Para finalizar tenho muito boa impressão da faculdade do Minho em termos de informática (talvez a melhor impressão), da FCT/UNL para além da minha claro :D
Aveiro tenho boa impressão em termos de telecomunicações, em termos de informática nunca me constou nada. FCL não tenho grande feedback nem do ISCTE.
 
Bem, detesto a guerra entre faculdades, e é o que se está a assistir.

Ok gostos são gostos e podem me chatear a vontade mas a minha realidade é a seguinte.

tive 3 anos no IST, ao fim do primeiro tinha uma bolsa como técnico de investigação (quantos conhecem assim?) fazia software para eles.

Caguei na cena, não estava a ter o que queria mudei para o ISEL, por cá ando mto bem.

Saí de tal maneira a gostar do IST que nem equivalencias pedi, atenção não fui propriamente um gajo mal sucedido no IST, simplesmente detestava.

É verdade que tb mudei de curso, agora estou em Engª de Sistemas de Telecomunicações e Electrónica.

Isto é para todos os que aconselham uma faculdade ou outra: A maior parte do pessoal que gosta ou não gosta, tem maioritariamente a ver com o ambiente/modo de funcionamento da mesma. Antes de escolherem tentem passar pela Faculdade, conhecer alguem de lá e sim assistir a uma ou outra aula do primeiro semestre. E acima de tudo por favor vejam os curriculos, alguns dissabores evitam-se com isso.

Um abraço e boa sorte para aqueles que andam em altura de escolhas.
 
"tive 3 anos no IST, ao fim do primeiro tinha uma bolsa como técnico de investigação (quantos conhecem assim?) fazia software para eles."


que tipo de software ?
 
resposta

Kerem um curso de Engenharia informatica a serio vai para o ISEL, 40% do curso e programaçao e mais 40% é hardware.
So c++ ... e java.....e verdade...kem gostar de saber como funciona mp3, wav .... tcp/ip e por ai tb e bem vindo.
 
Back
Topo