O que fazer quando Linux Bloqueia?

rodri123

Membro
Boas pessoal...

Não sou muito experiente no mundo Linux, mas também não sou novato neste mundo....

Sou utilizador no Linux Mint 13 Mate(x64) e estou muito contente com esta distro, apesar ter alguns bloqueios inesperados, não acontece todos os dias e nem consigo prever(no windows conseguimos prever tudo), anda meses e semanas sem bloquear, mas quando bloqueia só mesmo carregar no botão Power para encerrar o sistema para depois voltar a liga-lo.

No caso do Windows ainda funciona a combinação "Crtl-Alt-Del" e conseguimos fechar o processo que esta a mais, quando no Linux só funciona o rato, há alguma maneira quando voltar a bloquear não ter de encerar do Linux....

pk isto acontece?

Quando bloqueia nao tenho assim muitas app's abertas, tenho memoria livre, tudo funciona bem, tudo OK....

cumps
-> rodri123
 
Boas pessoal...

Não sou muito experiente no mundo Linux, mas também não sou novato neste mundo....

Sou utilizador no Linux Mint 13 Mate(x64) e estou muito contente com esta distro, apesar ter alguns bloqueios inesperados, não acontece todos os dias e nem consigo prever(no windows conseguimos prever tudo), anda meses e semanas sem bloquear, mas quando bloqueia só mesmo carregar no botão Power para encerrar o sistema para depois voltar a liga-lo.

No caso do Windows ainda funciona a combinação "Crtl-Alt-Del" e conseguimos fechar o processo que esta a mais, quando no Linux só funciona o rato, há alguma maneira quando voltar a bloquear não ter de encerar do Linux....

pk isto acontece?

Quando bloqueia nao tenho assim muitas app's abertas, tenho memoria livre, tudo funciona bem, tudo OK....

cumps
-> rodri123


não é o linux que bloqueia é sim a interface gráfica , quando linux bloqueá é porque alguma coisa muito errado se passa com a configuração do kernel , pois o linux é um kernel e não um sistema operativo mas sim um componente faz parte do sistema operativo , sistema Operativo que apelamos de Linux , chama-se na realidade GNU/Linux , passando a tua questão quando isso acontece faz o seguinte .

mudamos para o ambiente de terminal clicando
Ctrl mais ALt mais F1 ou 2,3,4,5,F6 , F7 ou F8 é o ambiente gráfico isto no caso do ubuntu 12.04 para matar o ambiente faz-se o seguinte , se essa versão do linux mint for basado no ubuntu podes utilizar o seguintes comandos , anteção tens que saber qual é o gestor de iniciação de sessão que eles "LinuxMint" estão a utilizar

sudo stop gdm ( para o gnome 3 ou 2 )
sudo stop kdm ( para o KDE)
sudo stop lightdm (para o ubuntu unity )

para iniciar utiliza-se o
sudo start gdm ( para o gnome 3 )

sudo start kdm ( para o KDE)
sudo start lightdm (para o ubuntu unity )

ou então fazes
Código:
 sudo reboot
para reiniciar o sistema


uma questão , utilizas a opção suspender o computador ? é que isso não funciona muito bem em alguns pcs .

 
Última edição:
Boas

CMatomic obrigado pela dica

so tenho mais umas duvidas, no meu caso utilizo o ambiente gráfico Mate , vou utilizar os comandos do gnome 3 / 2,

quando faço o seguinte comando
"sudo stop gdm e sudo start gdm" estou a reiniciar o meu ambiente gráfico?

cumps
 
Boas

CMatomic obrigado pela dica

so tenho mais umas duvidas, no meu caso utilizo o ambiente gráfico Mate , vou utilizar os comandos do gnome 3 / 2,

quando faço o seguinte comando
"sudo stop gdm e sudo start gdm" estou a reiniciar o meu ambiente gráfico?

cumps

como expliquei acima

sudo stop gdm para matar o ambiente gráfico

sudo start gdm para iniciar o ambiente gráfico
 
eles estão utilizar uma nova versão do gdm


MDM is a new Display Manager, which code is based on GDM 2.20. It provides graphical configuration tools, themeability, remote, automatic and timed login, event scripting, language selection and it comes with more features than any other Display Manager currently available.


se não der com o gdm

tenta com

sudo stop mdm

sudo start mdm


e se ainda não resultar

tenta

sudo init 5
para matar o ambiente gráfico

sudo init 3

para iniciar o ambiente gráfico
 
Há também em distros linux sequências de teclas para dar a volta aos bloqueios. Eu uso Debian, no Mint também deve usar as mesmas sequências de teclas e as que conheço são:
- Reiniciar Xserver (ambiente gráfico) "Ctrl+Alt+BackSpace", ás vezes é preciso activar nas opção do teclado a opção Xkill para funcionar
- Fechar janela que bloqueou "Ctrl+Alt+Esc", cursor muda para caveira e depois clicar em cima da janela que bloqueou
- Reiniciar o PC "Ctrl+Alt+Delete"
 
"alt+printscr+k" resulta para reiniciar o X

outras combinações "engraçadas":
nota: nao me responsabilizo por perdas de dados, sistemas danificados nem dados fisicos que possam acontecer (apesar de não ser suposto acontecer nada disso, mas nunca fiando)
Desligando o computadorA primeira combinação de emergência é usada para sincronizar os discos e desligar o computador instantaneamente evitando problemas nos sistemas de arquivos. Ela é ideal para quem precisa desligar o computador rapidamente sem danificar seus sistemas de arquivos, ou quando a máquina trava e por qualquer motivo não permite um desligamento natural através do init.

Mantendo ALT pressionado, tecle Print Screen e depois O.Reiniciando o computador
Assim como o Ctrl+Alt+Del do MS-DOS o kernel do Linux também possui uma chamada de emergência que permite reiniciar a máquina, com a vantagem de sincronizar os discos evitando danos no sistema de arquivos. Veja como fazer:

Mantendo ALT pressionado, tecle Print Screen e depois B.Sincronizando os discos
Se você acha que a força vai cair e precisa trabalhar até a ultima hora mas tem medo de danificar seu sistema de arquivo, poderá sincronizar seus discos de tempos em tempos.
Para sincronizar discos em caso de emergência:

Mantendo ALT pressionado, tecle Print Screen e depois S.Segurança
Se por algum motivo algo está ameaçando a segurança do seu sistema, como a execução acidental de um script malicioso como root ou de programa desconhecido, poderá colocar os discos como somente leitura e evitar danos mais sérios.

Mantendo ALT pressionado, tecle Print Screen e depois U.
 
Também sou um bocado nabo nisto, mas tinha lido (e é o que faço sempre) que a maneira segura de encerrar ou reiniciar o sistema no caso de bloqueio era fazer Alt Gr + PrtSc(SysRq), e sem largar carregar por esta sequencia e devagar em R, E, I, S, U, B. Isto reinicia. Se for para encerrar em vez de B é no O. A Explicação que se segue vem da Wikipedia. Se procurarem no google por REISUB encontram mta coisa.


unRaw (take control of keyboard back from X), tErminate (send SIGTERM to all processes, allowing them to terminate gracefully), kIll (send SIGKILL to all processes, forcing them to terminate immediately), Sync (flush data to disk), Unmount (remount all filesystems read-only), reBoot.
 
Última edição:
Back
Topo