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O que fazer se a tua *PlayStation avariar.

Discussão em 'PlayStation' iniciada por MK24ever, 23 de Novembro de 2007. (Respostas: 7704; Visualizações: 546712)

  1. MK24ever

    MK24ever Power Member

    ACTUALIZADO JUNHO 2015:

    Contactar o número de apoio ao cliente Playstation: 308 804 245 (recomendado para clientes com consolas fora do prazo de garantia)

    ou

    Passo 1: Ir a http://playstation.com/selfservice
    Passo 2: Seguir as indicações do site (escolher dispositivo, indicar avaria, inserir numero de série, dar morada, mail e contacto telefónico)
    Passo 3: Imprimir a etiqueta UPS que está no e-mail enviado depois do passo 2 e marcar a recolha com a UPS pelo numero 707 23 23 23
    Passo 4: Aguardar a recepção do equipamento reparado/substituição.

    NOTA IMPORTANTE: Dado a gigantesca afluência que este meu tópico tem tido, tanto por curiosos como por pessoas que encontram este tópico em motores de busca e a quem a avaria sucedeu, bem como claro dos já membros residentes da ZWAME, deixem-me lembrar que este tópico sendo um catalizador de pessoas a quem a PS3 avariou pode transmitir a idéia de que as PS3 avariam quase todas, pois os posts são quase todos de pessoas a quem isso aconteceu.

    Consultar também Lista de erros PS3

    *Tópico mais dedicado à PS3, mas funciona de forma parecida com os outros equipamentos Sony Playstation.

    Ah pois é, infelizmente as avarias não são um exclusivo da Microsoft e até as PS3 de vez em quando dão problemas.

    Quando uma PS3 avaria deves seguir uma série de passos para procederes à resolução dessa situação.

    Em primeiro lugar aconselho verificares bem se a avaria constatada existe de facto, muitas vezes, coisas simples como a tomada eléctrica onde a PS3 está ligada não ter luz poder induzir o utilizador em erro ou outras situações do género.

    Se o problema for a nível de software podes e deves sempre pesquizar na Internet por pessoas com o mesmo problema ou problemas semelhantes, muitas vezes pode tratar-se de um problema pontual devido a um Firmware mais instável, problemas em servidores, problemas na tua ligação à NET entre outros problemas que podem não ser crónicos, ou seja, a resolução deles pode ser simples e rápida, não necessitando da intervenção da assistência técnica., atenção, nunca abras a consola para tentares descobrir o problema ou mesmo por simples curiosidade, isso além de perigoso, invalida a garantia da consola e traz-te as devidas consequências desse facto.

    Se o problema não poder ser solucionado de outra forma que não com a assitência técnica então tens que solicitar essa assistência, mas antes disso consulta a politica de devoluções da loja onde adquiriste a consola (se o fizes-te à relativamente pouco tempo *1 a 30 dias*, podes ter a sorte de a poder trocar directamente por um equipamento novo ou ser reembolsado se assim o preferires, lojas como a ***** e Fnac dão alguns dias para estas situações, mas nunca é muito tempo, portanto não te descuides...

    Se já não tiveres essa opção então...

    A primeira coisa que te vais perguntar é como contactar a assistência técnica e do que precisas, pois bem, eu dou uma ajuda.

    O numero de telefone da Playstation Portugal é o 707 23 23 10.

    Antes de ligares para lá vê se o teu telefone chega perto da consola porque podes ter que fazer alguns testes na consola que te vão ser pedidos pelo técnico, tens também de ter a factura original (talão da compra) em teu poder para dizeres o dia em que a compras-te ou outros dados, o talão é indispensável.

    Caso o técnico da Playstation verifique que o problema não pode ser resolvido telefónicamente atravéz das indicações que vão dando, normalmente a solução fica em enviar a tua consola para uma morada que eles vão indicar para ser arranjada, ou directamente trocada por uma "nova*" após avaliação.
    Se o teu caso for esse, eles vão-te dar todas as indicações de como o deves fazer, mas eu passo já a explicar.

    Deves enviar SÓ a consola, nada de cabos ou comandos ou periféricos ( a não ser que o problema os involva).

    Deves mandar a consola numa caixa que NÃO a original de preferência bem acondicionada (se tiveres uma caixa de uma PS2 das primeiras que saíram (das grandes) é mesmo à medida, deves descaractrizar a caixa com papel ou fita-cola para não se perceber do que era a caixa, ou então vais aos CTT e eles vendem caixas de vários tamanhos, mas isto é pouco importante pois o transporte é feito por transportadora e é normalmente seguro).

    Aconselho a fazeres backup dos saves de todos os teus jogos e de ficheiros que te interessem pois podes ficar sem nada se vier uma nova* consola ou eles tiverem de apagar/trocar/formatar o disco rigido, podes copiar os teus dados para uma PEN ou um disco rigido USB externo. Os jogos poderás depois fazer download na nova consola sem teres de comprar tudo de novo se mantiveres a tua PSN ID.

    Na caixa deves ter visivel a morada do destinatário e a tua morada. Deve constar igualmente, na parte de fora da caixa em sitio visivel o numero da avaria (este numero é-te fornecido pelo técnico no telefonema).

    Junto à consola tens de enviar uma folha com todos os teus dados pessoais (nome, morada, telefone, e-mail e nº de contribuinte.) e uma fotócopia do talão da compra.

    No fim de tudo bem fechado e embalado tens de ligar à SEUR (transportadora) e marcar a recolha da tua PS3, o numero da SEUR é 707 50 10 10, podes se preferir e for perto levar a embalagem directamente a uma filial SEUR, (sempre são menos trambolhões que a caixa leva...), a SEUR trabalha com a STOCKUNO (empresa responsável pelo serviço técnico playstation) à muitos anos e saberão encaminhar bem a encomenda. O despacho é Grátis.

    Depois disto resta-te aguardar, o prazo normal é entre 15 a 20 dias uteis, se esse prazo passar podes ligar novamente para a playstation e pedir informações sobre o estado da reparação da tua consola, assim sempre sabes como estão as coisas e diminui a anciedade.

    E prontos, é tudo!

    Espero que este tutorial ajude muito poucos utilizadores, mas que ajude bem esses muito poucos.

    Se me lembrar de mais algum pormenor eu ponho aqui.

    Nota: Quando ligares para a Playstation tens de o fazer durante a semana das 10:00 às 22:00 e aos sábados das 10:00 às 18:00, podes ter de tentar muita vez até conseguires ligação.

    Fiquem bem. [​IMG]

    PS: Não é preciso pagar nada para despachar a consola pela transportadora, tudo à excepção do telefonema (numero azul) é grátis neste processo todo.

    Curiosidades: As consolas não são enviadas para a Sony mas sim para uma empresa espanhola especializada em promoção/serviço pós venda e logisitica de productos, a Stock Uno!

    Na maioria dos casos as consolas são trocadas por aparelhos novos* pois fica mais barato, é mais fácil e mais rápido, a Stockuno limita-se a constatar o estado do producto avariado enviado e procede à sua troca por outro do mesmo modelo, mas não se pense que é "toma lá dá cá"...

    UPDATE 1: O "*" em "consola nova*" deve-se ao facto de que as consolas enviadas por troca da consola avariada enviada não serem literalmente novas!

    Ou seja, a tua PS3 avaria, ligas para lá e eles dizem que te trocam a PS3 por uma nova PS3, mas essa PS3 não é nova (é nova só para ti), hoje liguei para a Sony e confrontei a telefonista com essa situação, ela informou-me que as consolas enviadas em troca da avariada são consolas "reconstruidas" e não novas, ou seja, são consolas que já estiveram avariadas e foram arranjadas, ou com peças novas ou com peças de outras PS3 avariadas. Isto não é matematicamente sempre assim, há casos de as PS3 serem novas, de qualquer forma as consolas vêm impecáveis.

    UPDATE 2: As garantias não são renovadas com os novos* equipamentos, ou seja, se a tua PS3 avariar passado um ano após a compra e tu a mandares para a garantia e eles te enviarem uma nova* PS3, essa PS3 só vai ter o "resto" da garantia da primeira e não uma garantia nova de 2 anos.




    Normalmente a morada de envio das consolas é: (filial em Lisboa)

    Stock Uno
    Lezíria Parque Lote 1
    Polo Industrial do Forte da Casa
    2625-437 Forte da Casa
    Lisboa (Portugal)

    Telefone: 21 798 11 61

    [ACTUALIZADO]
    Ora como o prometido é devido vou finalizar este post, como sabem a minha PS3 já chegou e melhor que nunca.
    Passaram-se 4 semanas e 2 dias desde a fatídica noite em que a minha ex-PS3 se zangou com tudo o que era redondo, espalmado e com 12 cm de diametro (a drive óptica foi-se!), mas depois de uns telefonemas à assistência Playstation Portugal eis que chega uma nova PS3 para meu encanto.


    A seguir vou postar fotos de como as PS3 novas vêm acondicionadas com um breve descrição.



    A PS3 vem numa caixa pouco discreta como podem ver na foto abaixo, grita Stockuno por todo o lado e até tem o modelo da consola na caixa por fora, felizmente os tipos da transportadora são todos ricos e ninguém rouba as consolas.
    [​IMG]

    A consola vem dentro de uma outra caixa preparada para poder suportar a violência das deslocações, nenhuma parte da consola está em contacto com o cartão da caixa de fora.
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    Outro pormenor do protector em cartão:
    [​IMG]

    Agora que estamos a chegar à consola deparamo-nos com este "plástico" protector, ponho as aspas em plástico porque sinceramente não percebo se aquilo é mesmo plástico, é macio como veludo e não faz barulho nenhum ao ser amachucado, é um material muito interessante, super adequado para o fim a que se propões e reciclável! :D

    [​IMG]

    Depois desta protecção tirada ainda nos deparamos com outra, esta é bem especial e passo a explicar porquê.
    O aspecto do plástico que vem a proteger directamente a consola parece ter sido posto por crianças de 5 anos, vem cheio de bolhas e dá a sensação que a consola deve estar toda mal tratada e riscada por baixo, o plástico cobre toda a consola à excepção da frente metálica prateada, mas a verdade meus amigos é que à medida que ía tirando esse plástico adesivo me ía apercebendo que a consola vinha simplesmente absolutamente perfeita, sem o minimo risquinho ou mancha ou fosse o que fosse, na realidade acho que vinha melhor que a minha ex-PS3 quando a tirei da caixa original, fiquei super surpreendido e claro, muito feliz, pois na minha ex-ps3 já tinha um risco feio criado pelo meu filho (ai se não fosse meu filho.... :D ).

    [​IMG]

    E prontos, resta-me dizer que ao contrário do que disse primeiro penso que a PS3 é mesmo nova e não reconstruida, pois cheira literalmente a nova e tudo está perfeito, até me parece mais silenciosa que a minha primeira PS3, ao principio duvidei porque na entrada multi-AV tinha lá uma marquinha no plástico e eu pensei que era de já lá ter estado ligado um cabo, mas afinal a marca era do fabrico, seja como for a Playstation 3 que me foi enviada vinha perfeita e não consigo encontrar o minimo motivo para não estar satisfeito, a não ser no tempo de espera, mas é melhor esperar um pouco e ficar bem servido que receber as coisas aldrabadas.
    Para finalizar, e desta é que é, liguei a PS3, voltei a activar a minha conta PSN (tem essa opção quando nos vamos registar "de novo", e depois na store bastou clicar em "transferências" e lá estavam os jogos todos que eu tinha comprado, foi só fazer download de novo e tudo funciona às mil maravilhas, mesmo o warhawk que diziam que não ía dar.

    Agora é só FUN!

    UPDATE:

    Um outro pormenor importante mencionado pelo membro josapaster e que interessará a todos é que foram aprovados dois diplomas no conselho de ministros do governo que dizem:
    Ou seja, assim que esta lei entrar de facto em vigor todas as empresas são obrigadas por lei a reparar ou trocar o producto num prazo máximo de 30 dias, depois desse prazo haverá base legal para processar a empresa, coisa que claro, as empresas não querem pois perderiam esses processos, assim podemos esperar uma melhoria no serviço de reparações, o que inclui as Playstation claro.

    Mas notem: Os prazos gigantescos a que se tém assistido pode ser uma situação anormal e talvez o teu caso já não implique enveredar por nenhuma destas ultimas notas, lembro que o prazo médio para arranjos na Sony era de 15 dias úteis, esperemos que eles resolvam depressa os problemas que têm tido e voltem a cumprir prazos aceitáveis para a reparação das consolas.

    Sempre que tiver alguma actualização por parte da Sony, das Leis do País ou dicas de membros irei actualizando este tópico inicial!
    Bons jogos Malta!

    FONTE: by MK24ever em playstation-world.net



    ACTUALIZAÇÃO SOBRE AS NOVAS LEIS DE GARANTIA.

    Direitos do Consumidor, Garantias e Prazos

    Em 2003, através do Decreto Lei 67/2003 de 8 de Abril, que transpôs para o direito interno uma Directiva Comunitária de 1999, foi criado um conjunto de regras relativas à venda de bens de consumo e às garantias a ela associadas tendo em vista a salvaguarda dos direitos dos consumidores nessas matérias.

    O recente Decreto-Lei 84/2008 de 21 de Maio introduziu algumas alterações impostas pelas novas condições do mercado e pelo desajuste de certos aspectos do regime jurídico anterior face à realidade.

    Vale a pena, pela sua importância prática, citar a lei no que se refere a alguns dos Direitos do Consumidor, Garantias e prazos para exercício de direitos:

    Quanto aos Direitos do Consumidor:

    — Caso se verifique uma desconformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito à reposição dessa conformidade, sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, ou ainda à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.

    — Tratando-se de um bem imóvel, a reparação ou a substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, tendo em conta a natureza do defeito, e tratando – se de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias

    — Os direitos do consumidor resultantes da desconformidade do bem com o contrato transmitem-se a terceiro adquirente do bem.



    Quanto aos Prazos de Garantia

    — O consumidor pode exercer os seus direitos resultantes da desconformidade do bem com o contrato quando a falta de conformidade se manifestar dentro de um prazo de 2 ou de 5 anos a contar da entrega do bem, consoante se trate, respectivamente, de coisa móvel ou imóvel.

    — Tratando-se de coisa móvel usada, o prazo previsto no número anterior pode ser reduzido a 1 ano, por acordo das partes.

    Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo goza de um prazo de garantia de 2 ou de 5 anos a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente, de bem móvel ou imóvel.

    Os prazos de garantia suspendem-se, a partir da data da denúncia, durante o período em que o consumidor estiver privado do uso dos bens.



    Quanto ao Prazo para exercício de direitos

    — Os direitos atribuídos ao consumidor emergentes da desconformidade do bem com o contrato caducam no termo de qualquer dos prazos da garantia ( 2 e 5 anos) caso não haja denúncia de desconformidades pelo consumidor nesse período, sem prejuízo das seguintes regras:

    a) — Para exercer os seus direitos, o consumidor deve denunciar ao vendedor a falta de conformidade num prazo de 2 meses, caso se trate de bem móvel, ou de 1 ano, caso se trate de bem imóvel, a contar da data em que a tenha detectado.

    b)— Caso o consumidor tenha efectuado a denúncia da desconformidade, tratando -se de bem móvel, os seus direitos de consumidor supra referidos caducam decorridos 2 anos a contar da data da denúncia e, tratando-se de bem imóvel, no prazo de 3 anos a contar desta mesma data.

    c) — O prazo indicado na alínea anterior suspende – se durante o período em que o consumidor estiver privado do uso dos bens com o objectivo de realização das operações de reparação ou substituição, bem como durante o período em que durar a tentativa de resolução extrajudicial do conflito de consumo que opõe o consumidor ao vendedor ou ao produtor, com excepção da arbitragem.

    E, finalmente, refira-se que o novo diploma estabelece um novo regime sancionatório que se pretende dissuasor, cabendo mais uma vez à já atarefadíssima ASAE a fiscalização da aplicação deste Decreto-Lei.

    Nota pessoal: Agora falta saber se os productos comprados antes da entrada em vigor deste decreto de lei já são abrangidos por ela...

    UPDATE 31/10/2008: (Dica de
    wild_oscar)

    - O direito do consumidor de exigir um prazo de 30 dias para reparação do produto só existe se o produto com defeito for entregue na LOJA onde se comprou.

    Por outras palavras: se entregarem a PS3 directamente à Sony, e se eles disserem que demoram 5 semanas, serão 5 semanas. Para estar ao abrigo do prazo de 30 dias, entreguem a consola na loja.
     
    Última edição: 8 de Junho de 2015
  2. MK24ever

    MK24ever Power Member

    Olá a todos!

    Como havia prometido no infame tópico "O que fazer se a tua playstation avariar" aqui fica um tópico exclusivamente dedicado a quem tenha uma PS3 avariada fora de garantia e a queira arranjar pessoalmente!
    Notem que este tópico é para já só dedicado aos casos de YLOD (luz amarela da morte) e RLOD (Luz vermelha da morte), que indica uma avaria geral do sistema.
    Estas avarias têm em 95% dos casos a mesma causa, que é uma falha de comunicação entre um componente da PS3, isto acontece quando uma soldadura "quebra" e deixa de passar energia eléctrica, como um estrada que ficou cortada, isto acontece, porque segundo os mais entendidos, o facto de já não se poder usar chumbo na solda devido a leis ambientais tornou a solda mais quebradiças e menos flexivel, o que explica de certa forma porque é que esta geração de consolas tém tanto problema (a lei é relativamente recente). As consolas são aparelhos pouco ventilados, são um PC potente numa caixa de fórforos, a continuação de altas temperaturas e arrefecimento constante são a mistura fatal para estas novas consolas.

    A solução para este problema (quase sempre só temporária) consiste em aquecer a motherboard e os chips de tal forma que a solda ao amolecer volta a "ligar" e a PS3 volta a funcionar pois essa estrada anteriormente partida já deixa passar informação. Esta é uma forma muito simples de descrever o que se vai fazer, e está aberta a discussão, não sei se será exactamente assim.

    A quem se destina este tutorial?

    Esta solução resolve o problema TEMPORARIAMENTE, portanto não pensem que é uma solução definitiva, mas pode ser repetida!
    Portanto o tutorial é para aqueles que, depois de terem uma PS3 a dar a YLOD ou RLOD e queiram fazer um backup para uma nova PS3 ou HDD o possam fazer e recuperar dados e saves, notem que uma cópia para uma nova PS3 recupera jogos e saves não protegidos, a cópia para um HDD não repões jogos numa nova PS3, só os saves e os dados multimédia e informação de contas! Serve também para ter a PS3 a funcionar mais uns tempos, há casos a durar mais que um ano (raros) e outros a durar poucas horas, e mesmo minutos, No meu caso já fiz esta operação 4 vezes, a primeira vez durou 3 meses, a segunda vez 3 semanas, a terceira vez 6h e a quarta vez ainda está em curso, foi à cerca de uma semana. Esta solução pode também ser útil para retirar um jogo ou filme BR que tenha ficado na drive em PS3 de lançamento que não dão para efectuar o truque do "eject forçado".



    Passemos portanto ao tutorial propriamente dito!

    Este tutorial é para a PS3 de 60Gb de lançamento em particular (a que tinha 4 portas USB e leitor de cartões entre outras diferenças)

    O tutorial está de duas formas, uma é um vídeo de 50min em HD que realizei e que podem ver no youtube clicando sobre o logo youtube em baixo, é a forma mais fácil e mais prática para aprenderem, usem o texto como apoio.

    CLICAR NO LOGO > [​IMG]

    *não se esqueçam de subscrever e comentar :)


    A segunda forma é um tutorial em texto que será basicamente uma tradução de um tutorial de outra pessoa (gilksy1), que tém também um video tutorial (em inglês) e ao qual eu tenho um link na descrição do meu vídeo!

    ATENÇÃO: Por favor nota que este tutorial é essencialmente para aqueles que têm a PS3 fora de garantia, se ainda tiverem a PS3 na garantia mandem-na para a Sony em vez de tentarem fazer o que se segue! Este tutorial é para tentar arranjar problemas ligados unicamente à motherboard, problemas na fonte de alimentação e drive de Bluray não serão resolvidos neste tutorial! Ao seguir este guia eu não garanto que fiquem com a PS3 arranjada, e recuso na totalidade qualquer problema ou asneira que façam ao seguir este tutorial, sigam-no por vossa própria conta e risco!

    Comecemos!


    Autor original da versão inglesa: gilsjy1


    Ferramentas necessárias:

    Pistola de ar quente (com controlo de temperatura de preferência)
    Alchool ou Artic Clean (O segundo de preferência porque é bem melhor que o Álcool)
    Aspirador e/ou ar comprimido para limpeza
    Chave de fendas e de estrela
    Chave de torque ou de fendas que dê para tirar o parafuso que segura a tampa.

    1. Tira o autocolante que está colado na parte de baixo da PS3, junto à porta do disco rigido.
    Ao fazerem isto invalidam a garantia!


    2. Usando uma chave de fendas pequena ou uma chave torque (como as que são usadas para abrir os telemóveis) retirar o parafuso que segura a tampa de cima da PS3. (imagem abaixo)


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    3. Deslizar a tampa para a esquerda até bater e levantá-la com cuidado.


    4. Tirar todos os parafusos marcados na imagem de baixo com uma chave de estrelas.



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    5. Levantar a carcaça de trás para a frente mantendo a parte da frente pousada, depois levantar para a esquerda como mostra na imagem em baixo.



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    6. Retirar o cabo do leitor de cartões levantando a presilha preta que o aperta à ficha onde está ligado.



    [​IMG]


    7. Levantar e inclinar a drive bluray para a direita para desligar o cabo que se encontra por baixo, desligar também o cabo da frente que alimenta a drive com energia, como mostra em baixo. (com a excepção do cabo de energia da Drive bluray que já estava desligado quando a foto foi tirada.)



    [​IMG]


    8. Desapertar os 5 parafusos que seguram a fonte da alimentação e desligar a mesma da board, está tudo assinalado na imagem de baixo! Existe um pouco de fita cola que está colada no lado da fonte de alimentação a segurar o cabo fino preto, retirar essa fita-cola. Não se esqueçam de guardar os parafusos junto às peças a que pertencem para depois não trocarem parafusos de sitio!



    [​IMG]


    9. Retirar o cabo largo da placa wi-fi/bluetooth (levantando a patilha) e desapertar os 4 parafusos que seguram essa placa/antena.



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    10. Retirar a tampa do disco rigido como mostra em baixo.



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    11. Desapertar parafuso azul que segura o disco e retirar o mesmo usando a patilha e deslizando-o para o lado com a abertura (podem seguir o manual da PS3 se tiverem dificuldades nesta parte, lá explica exactamente como fazer)



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    12. Retirar disco rigido.



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    13. Retirar os 4 parafusos que seguram o circuito de on/off e eject e retirar esse circuito e a chapa onde está agarrado, o cabo que está ligado a esse circuito é só puchar para cima e ele sai.



    14. Desapertar os 8 parafusos que seguram o resto da PS3 à carcaça de baixo.



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    15. Retirar o bloco principal da carcaça como ilustrado em baixo. (Já fora da carcaça)



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    16. Retirar a parte plástica de trás da PS3 abrindo ligeiramente os clips de plástico que a seguram e puxando para fora.



    17. Desapertar os 4 parafusos que seguram as chapas de esforço do dissipador.



    [​IMG]


    18. Levantar a cobertura metálica (caso não tenham retirado já os cabos façam o cuidado de não os estragar, deixando-os passar pelos buracos) Atenção vejam se as borrachas sairam agarradas à chapa e tomem nota de onde elas estão para não se esquerem de onde elas estavam).



    [​IMG]


    19. Segurando também na ventoinha virem a board ao contrário e desliguem-na da board.



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    20. Retirar os 2 parafusos que estão a segurar o alojamento do disco rigido à placa mãe e desligar a ficha da pilha de memória! Retirar depois a chapa metálica.



    [​IMG]


    [​IMG]


    21. Limpar a pasta térmica velha dos dois chips principais (GPU e CPU) com Artic Clean 1 ou Alchool, não deixem ficar residuos nenhuns!



    22. Limpar também as duas chapas do dissipador de calor da mesma forma que o CPU e GPU, é fundamental este ficarem impecáveis!



    23. Usando um aspirador e ar comprimido (se tiverem) limpém todo o pó existente nas peças que retiraram até agora, incluindo a carcaça da PS3, desmontem a ventoinha da PS3 (tirando os 3 parafusos que a seguram aos dissipadores) e limpém as láminas da mesma, vejam bem se as grelhas do dissipador ficam bem limpas!



    24. Imagém típica de uma PS3 depois de desmontanda. Imagem em baixo.



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    Placas do dissipador antes de estarem limpas. Imagem em baixo.

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    25. Depois de tudo limpo devem ficar com algo do género da imagem em baixo.



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    Agora vém a parte complicada...


    26. Verifiquem a chapa do topo (pelo lado de baixo) por marcas de sobre-aquecimento, como podem ver neste caso, esta PS3 aqueceu mesmo muito antes de ter dado a YLOD.



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    27. Coloquem a motherboard da PS3 numa superficie plana e resistente ao calor, uma tábua de passar a ferro serve ou uma tábua de madeira.



    28. Liguem a pistola de ar quente a uma temperatura de cerca de 350ºC e a velocidade da ventoinha (se tiver) em velocidade lenta para evitar que o vento mova a solda do sitio depois de aquecida. Aguardem até a pistola atingir a temperatura certa e estabilizar antes de começarem.



    29. Usando movimentos circulares mantenham a pistola de ar quente sobre as áreas assinaladas em baixo, mantenham a pistola a cerca de 2 cm durante todo o tempo.



    30. Primeiro no CPU. (CELL)



    31. Depois de 15 a 20 segundos passem para a próxima área.



    32.Depois de todas as partes assinaladas terem sido aquecidas deixem a motherboard arrefecer SEM LHE MEXER por cerca de 10 a 15 minutos.



    [​IMG]
    (A imagem mostra ainda a pasta térmica, limpar ANTES de aquecer)


    33. Se ouvirem pequenos estalos a vir da board enquanto esta está a arrefecer não se preocupém, é normal.



    34. Do outro lado do CPU.



    35. Aquecer de 10 a 15 segundos em cada área.



    [​IMG]
    (Os autocolante negros que a imagem ainda mostra têm de ser retirados ANTES de a aquecer)
    Se não tiverem retirado os cabos todos antes de a aquecerem mantenham-nos afastados de muito calor, o melhor mesmo é tirá-los!


    36. Depois de todas as áreas indicadas tiverem sido aquecidas deixar a board arrefecer novamente, lembrem-se de não mexer a board do sitio enquanto esta estiver quente!! Novamente, se ouvirem pequenos estalos a vir da board é uma coisa normal.



    ................................................................................Parabéns!!.........................................................................


    Acabas-te de reparar uma PS3 que tinha o YLOD/RLOD!
    38. Agora está na altura de aplicar nova pasta térmica, devem seguir as recomendações do fabricante da pasta que utilizarem na melhor forma de a aplicarem, recomendo Artic Silver 5 pelas suas características superiores!


    39. A pasta usada neste exemplo não é Artic Silver, mas à falta de cão caça-se com gato não é verdade?...



    40. Utilizando a bisnaga fornecida, colocar uma pequena quantidade no CPU e GPU e espalhar da forma mais uniforme que conseguirem, usem um cartão de crádito ou débito caso não venha nada fornecido com a pasta para ajudar a aplicar. Usem mesmo POUCA quantidade, nestas coisas parece que menos é mais, a quantidade ideal seria a da grossura de uma folha de pepal, portanto um bocado de pasta do tamanho de um grão de arroz é quase suficiente!



    42. Imagem de exemplo da pasta aplicada. (Neste caso parece-me pasta a mais...)



    [​IMG]


    É chegado o momento de voltar a montar a PS3!
    Para isso é só seguir este guia na ordem inverda (na parte da desmontagem evidentemente).
    Assegurem-se que TODOS os cabos ficam bem ligados e presos com as patilhas, certifiquem-se que eles entram bem dentro das fichas!!

    Se tiverem alguma questão usem as PM do fórum ou comentém no meu vídeo do youtube!

    AUTOR versão original: gilksy1
    AUTOR versão PT: MK24ever

    NOTA: O Autor original deste tutorial foi contactado por mim para permissão da tradução deste tutorial, mas pediu que colocasse um link para o site do paypal para que quem quiser doar alguma coisa pelo tuto que doe, assim sendo, e assumindo esse compromisso aqui fica o link.
    Or when you’ve fixed your ps3

    Ficam também aqui os agradecimentos a ACE_J66 por ceder a PS3 para este tuto.



    E OK, está tudo, espero que vos possa ajudar muito! Não se esqueçam de deixar os vossos comentários e depois digam-me se conseguiram arranjar a vossa PS3!! O unico agradecimento que pelo é mesmo só uma subscrição no meu canal do youtube, já que à data deste poste tenho.... ZERO! :o

    E já sabem... morrer é pior!

    By: MK24ever
     
    Última edição pelo moderador: 16 de Setembro de 2015
  3. BEKASpro

    BEKASpro Power Member

    Isto devia ser Sticky!!

    É muito util!!

    cumps.
     
  4. Dark_Warrior

    Dark_Warrior Power Member

    Sticky nisto devido á sua grande utilidade.
     
  5. Pinto55

    Pinto55 Power Member

    Concordo!Tópico muito bom e bastante informativo!Sticky please.Cumps,
     
  6. Mon-sieur Bome

    Mon-sieur Bome Power Member

    Tás de parabens por este tutorial vais ajudar nos futuramente (ou nao xD).
     
  7. MK24ever

    MK24ever Power Member

    Obrigado pelo vosso feedback.

    À medida que o meu próprio caso se for desenrolando eu vou actualizando o tutorial com o que achar necessário.
     
  8. Old Snake

    Old Snake Power Member

    Muito bom tópico MK24ever ;)
     
  9. Plinks

    Plinks Power Member

    Parabens pelo topico, metam Sticky.
     
  10. blackout

    blackout Power Member

    Espero sinceramente nunca vir a ter de recorrer a este processo, mas para o caso de se dar o caso, muito obrigado pelo topico.
     
  11. Annie

    Annie Power Member

    Isto não é verdade, apesar de ser o que os telefonistas dizem. O meu irmão precisou de mandar para Madrid uma ps2 slim e quando chegou a consola ele abriu-a e viu o que muitos diziam - as consolas são recondicionadas metem uma carcaça nova mas as peças lá dentro são de outras que também foram para enviar. E isto se tiverem sorte porque ele mandou em julho e so recebeu-a há algumas semanas. Diziam sempre que estava sem stock. Já vi uma thread de pessoas a queixarem-se do mesmo aqui.
     
  12. nemesis26

    nemesis26 Power Member

    Que Roubo telefonar 2 vezes para números começados por 707 é um roubo sabe deus quando tenho telefonara para tvcabo apoio cliente levam minutos e minutos vão sempre cerca 5-10€ .

    Mais uma coisa Enviem a consola Limpa pois parece que consolas com "pó" ou sujas não dá para garantia e são enviadas de volta.

    :lol:

    Muito bom para quem não sabe o que fazer.
     
  13. Aenima_pt

    Aenima_pt What is folding?

    Só falta adicionar ao tutorial que quem tem a consola à menos de 15 dias, pode e deve ir à loja onde a comprou que devolvem o dinheiro ou trocam por outra nova. Isto pode ser feito mesmo que a consola não esteja avariada, no caso de se terem arrependido e quererem o dinheiro de volta (Nem todas as lojas usam esta politica dos 15 dias, a Fnac é uma das que usam).
    Se tiverem comprado à menos de 1 mês, e só em caso de avaria, tb podem devolver a consola à loja que eles trocam por outra nova. A partir desse mês é que é preferível tratar directamente com a Sony e seguir os passos que estão no Tutorial.


    Eu já tive de passar por esse procedimento, no meu caso tive mesmo de enviar a consola para Espanha (Stock Uno Madrid), como foi em Abril, talvez agora tenham aberto essa filial em Lisboa e seja para aí que as consolas vão.

    O tutorial está muito bom, pois explica tudo passo a passo, os únicos encargos que temos é os 2 telefonemas e ter de arranjar uma caixa de cartão com a medida da ps3 (no meu caso fui ao pingo doce aqui da zona e arranjaram-me uma caixa de vinhos mesmo à medida.

    A minha consola demorou exactamente 15 dias úteis a chegar (3 semanas) e enviaram-me uma consola novinha em folha.
    O serviço prestado pelo telefone no apoio a cliente no meu caso foi 5 estrelas.
     
  14. MK24ever

    MK24ever Power Member

    Obrigado pela Dica, já editei.
     
  15. MK24ever

    MK24ever Power Member

    Para gastares €10 numa chamada para um numero *707 tens de estar no minimo 66 minutos ao telefone... eu não estive nem 20 minutos nos dois telefonemas, fica mais caro saires de carro e teres de levar o producto avariado à loja, aqui até o vêm buscar a tua casa, que mais se pode pedir??..

    Essa história do pó tem muito que se lhe diga, primeiro o caso é suspeito, pois o queixoso era actor... não tinha papel da garantia e sabia muito bem como gerar atenção mediática em torno dele... para bom entendedor meia palavra basta...

    E vejam o estado *impossivel da PS3 "dele"...

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    Conheço PS3's a trabalhar em ***** desde o lançamento ao nível do chão, a correr Blurays o dia todo e que nunca são limpas, em melhores condições que essa das imagens... este tipo precisa que lhe limpassem era o cebo...

    De qualquer maneira o teu comentário tem uma certa lógica de ser, não mandem a PS3 com aspecto de maus tratos, e lembrem-se de cuidar dela como qualquer outro producto electrónico caro...

    A minha era religiosamente tratada, nem um risquinho tinha, era limpa com espanador exclusivo paa ela e tudo... :D

    ... contudo avariou .... :( mimos a mais também estragam acho eu... :lol:
     
  16. Plinks

    Plinks Power Member

    Essa PS3 tava numa pedreira não? :D
     
  17. nemesis26

    nemesis26 Power Member

    Pois só se for por telefone fixo pois da Vodafone para 707 demoro cerca de 15min +- e cobram sempre 5 -7€ já fiquei sem saldo a pala disso.
     
  18. MK24ever

    MK24ever Power Member


    Pois, por telemóvel é muitooo mais caro para estes numeros.
     
  19. Ryuken

    Ryuken Banido

    A minha coloco sempre que não a uso durante um longo periodo de tempo, um saquinho anti-estático para o pó ir todo lá parar e não sujar a linda consola :D
     
  20. nunoxad

    nunoxad Power Member


    Concordo plenamente com o Mon-sieur Bome :003: as palavras dele sao as minhas :D
     

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