O que gostarias de ver melhorado no ecossistema Apple?

chrispy

Power Member
Apesar da Apple ter grandes funcionalidades e excelentes serviços, há sempre espaço para melhorar. Recentemente comecei a pensar nas partes da Apple que me chateiam um bocado e que gostaria de ver reformuladas:

- Mail app: Especialmente no Mac, acho o programa datado, tanto visualmente como em termos de organização.

- iCloud Drive: Comparando com outras opções como Google Drive, acho que já está na hora do iCloud receber alguma atenção e tornar-se mais user-friendly, com novas capacidades, para servir para mais do que backups (no meu use case).

- Produtividade: Pages, Numbers e Keynote são excelentes alternativas aos serviços do Office mas em termos de trabalho colaborativo na cloud, continua uns níveis atrás da oferta da Google e mesmo da Microsoft com o Office 365

- iCloud: No mesmo sentido dos últimos pontos, toda a experiência iCloud está basicamente inalterada ao longo de vários anos e precisa de levar uma volta para se tornar um centro online tanto de produtividade como de uso pessoa.

Que partes da Apple sentem que podiam ser melhores?
 
Apesar da Apple ter grandes funcionalidades e excelentes serviços, há sempre espaço para melhorar. Recentemente comecei a pensar nas partes da Apple que me chateiam um bocado e que gostaria de ver reformuladas:

- Mail app: Especialmente no Mac, acho o programa datado, tanto visualmente como em termos de organização.

- iCloud Drive: Comparando com outras opções como Google Drive, acho que já está na hora do iCloud receber alguma atenção e tornar-se mais user-friendly, com novas capacidades, para servir para mais do que backups (no meu use case).

- Produtividade: Pages, Numbers e Keynote são excelentes alternativas aos serviços do Office mas em termos de trabalho colaborativo na cloud, continua uns níveis atrás da oferta da Google e mesmo da Microsoft com o Office 365

- iCloud: No mesmo sentido dos últimos pontos, toda a experiência iCloud está basicamente inalterada ao longo de vários anos e precisa de levar uma volta para se tornar um centro online tanto de produtividade como de uso pessoa.

Que partes da Apple sentem que podiam ser melhores?
Concordo com o ponto do ICloud. Primeiramente até acho que seria interessante ter subscrições anuais, pois este serviço acaba por ser um must enquanto tivermos produtos Apple.
A sua integração com outros dispositivos é bastante caricata e limitada, por exemplo, tentar fazer o download das fotos que temos no icloud na web tem o limite de 1000 fotos (o que é completamente irrisório nos dias de hoje).

Em questões de conectividade entre os dispositivos Apple, acho que estamos bem servidos, a nova adição do Universal Control vem mesmo a calhar. No entanto, a partilha de ecrã do Iphone para o Mac deixa o Mac inutilizável (pois apenas aparece o mirror do iphone e não consigo fazer mais nada).

O facto de ser possível utilizar o Ipad como Double Screen do Mac também ainda tem as suas falhas:
1- Se utilizar sem cabo, por vezes bloqueia a transmissão e obriga-me a ligar por cabo.
2 - Nada é possível utilizar o Touch do ipad para interagir.


O MacOs também apresenta algumas pequenas “falhas” principalmente para quem usa/usou windows. Como é o caso de a opção “cortar” ou Ctrl + x não ser possível no MacOS. O mesmo serve para não existir uma opção para a criação de um determinado ficheiro, como .txt, .js etc.

Já no iOS, ao pesquisar um número (ao contrário do Android) não vão sendo apresentadas opções consoante o número que está a ser digitado, só no fim do número completo é que este mostra de quem se trata aquele número por ex.

Ora, não sei se este feedback vai muito ao ponto que querias referir, mas estes são os pontos que me deixam mais confuso.
 
Tudo coisas que realmente podem ser afinadas. O sidecar nota-se que ainda está no início e não ter o cut é uma coisa que me faz confusão também!
 
Tudo o que tem sido falado +

- Numa App incomoda-me o fato de apenas poder comprar ou subscrever pela App Store. O que acontece se por alguma razão a Apple suspende os serviços da App Store na Europa? Complicado.

- Para pagamentos contactless incomoda-me que esteja fechado no Apple Pay da Apple. Por exemplo, creio que o MBWay fornece um um serviço mais completo e igualmente seguro mas a Apple impede que se integre com o NFC. Tanto no iPhone como no Apple Watch.

- O suporte de rato no iPad OS deveria funcionar como o macOS

...
 
Última edição:
- Mais espaço de armazenamento gratuíto no iCloud. A concorrência já está nos 15GB há algum tempo e nós continuamos nos 5GB. A mim não me faz diferença porque tenho o plano de 200GB.

- A app do iCloud Drive (+ Fotos) para Windows é completamente abominável. Parece que foi feita de propósito para não funcionar bem.
 
Serviço iCloud só mesmo o básico para a cópia de segurança dos equipamentos. De resto, é muito fraquinho.

Quanto a comandos, faz-me confusão a inexistência simples de um F2 para editar uma célula no excel (Sei que há o CRTL U, mas...). Felizmente trabalho muito pouco com excel.

Faz-me uma imensa confusão o CMD/TAB não conseguir separar ficheiros da mesma aplicação, como por exemplo, dois ficheiros de word, mas só aplicações (estou no Catalina).

Como must - acho que não se consegue fazer no windows - conseguirmos converter um doc word em pdf utilizando o Finder. Poupa imenso tempo para quem precisa converter documentos para pdf.
 
Faz-me uma imensa confusão o CMD/TAB não conseguir separar ficheiros da mesma aplicação, como por exemplo, dois ficheiros de word, mas só aplicações (estou no Catalina).

Isto para mim é o pior. Nunca percebi a dificuldade de colocarem esta funcionalidade a funcionar. Não deve ser complicado já que os outros OS já têm há muitos anos.
 
A transferencia de ficheiros entre iOS e pc/mac, ligar o telefone ao pc para transferir um único ficheiro isolado da muito mais trabalho que devia e quase que obriga a ir pelo iCloud
 
Mesmo por cabo é mau tendo em conta que pelo menos os iPhones têm uma velocidade de transferência ridiculamente baixa através do usb, que ainda é 2.0
 
Back
Topo